Guias de Viagem - Perguntas e Respostas

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Guia de Viagem impresso sobre a Europa

Nova mensagempor lowpower » 28 Abr 2010, 00:00

Galera, juro que procurei mais nao encontrei nenhum topico com algum livro de guia da europa!

Alguem indica algum guia/livro para levar para viagem? O da folha eh bom mesmo? seria um bom auxilo quando estiver la?

Vlw!
Imagem
lowpower
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 25 Mar 2010, 12:04
Próximo Destino: Who knows?
Reputation point: 306

Re: Guia Europa!

Nova mensagempor Silnei » 28 Abr 2010, 08:23

Guia impresso Nacional tem O Viajante com o Guia Criativo Para o Viajante Independente na Europa

E os importados
Lonely Planet
Rough Guide
Let's Go

O viajante e o Lonely Planet vc acha nas boas livrarias online. Tem os guias da Folha de São Paulo, mas não são guias direcionados para o público viajante independente / Mochileiros / Viagens econômicas.

A editora da Folha também lançou algumas edições do Rough Guides traduzidas para o português, mas acho que ainda não tem o da Europa:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u321354.shtml

Veja esse tópico abaixo que há uma discussão exatamente sobre esse assunto:
guias-turisticos-t13803.html
Minhas Fotos: Flickr | Picasa |
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 20 Mai 2002, 01:00
Reputation point: 1425

Re: Guia de Viagem impresso sobre a Europa

Nova mensagempor lowpower » 28 Abr 2010, 11:41

Vlw cara!
Imagem
lowpower
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 25 Mar 2010, 12:04
Próximo Destino: Who knows?
Reputation point: 306

Nova mensagempor Danilo_ » 27 Mai 2010, 23:04

Guia Criativo Para o Viajante Independente na Europa, comprei e recomendo.
Inclusive ele é específico para mochileiros, os "lonelys planets" e afins, são mto completos, mas dedicam mto espaço à restaurantes, bons hoteis...enfim, coisas que não interessam mto aos mochileiros.
Danilo_

Data de registro: 14 Fev 2010, 20:46
Reputation point: 225

Nova mensagempor MMAlbertini » 27 Mai 2010, 23:46

Eu adoro os guias visuais da Folha
http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/135553/
Devo ter uns 10 ou 12 já.

Pq é sempre bom ver a foto para associar o lugar. Tenho cisma com os guias que são letras do começo ao fim.
Frommers, Lonely, não tem uma foto sequer...
MMAlbertini

Data de registro: 31 Out 2005, 09:24
Próximo Destino: Chile
Reputation point: 672

Nova mensagempor mcm » 28 Mai 2010, 16:50

Sugiro o guia do Viajante, é bem descolado.

Fora isso há o eterno debate Lonely Planet x Rough Guides, com cada um tendo sua preferência.

Eu entendo que nenhum guia supre inteiramente o que vc quer, mas adoro ler e acho fundamental ter um para planejar melhor uma viagem.

Sobre os guias da Folha: outro dia, na Saraiva, me deparei com o da Folha sobre o México. Ao lado dele estava o original, em inglês, importado (o da Folha é tradução, parece). Relação de preços: o importado (original, com impostos e etc.) era METADE do preço -- coisa como R$ 97 x R$ 45.

Portanto, se inglês não for um problema para vc, sugiro ir direto aos originais. Ou ficar com O Viajante, que já é bem bacana.
mcm

Data de registro: 10 Mai 2010, 10:27
Reputation point: 1343

Re: Guias de Viagem - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor Adrison Souza » 17 Abr 2011, 14:16

Galera

Sempre qdo viajo procuro o máximo de informação possível, e para isso busco informações nos guias, revistas e site, segue as minhas preferencias:

Guia: Frommers e Guia Visual Folha
Revista: Lonely Planet
Site: Mochileiros

Com estas informações eu monto o roteiro da viagem para aproveitar o máximo possível todas as atrações do local. O Frommers ele tem mais texto, já o Guia Visual Folha mais fotos.

Abraço
Adrison Souza

Data de registro: 26 Out 2010, 12:15
Próximo Destino: Portugal
Reputation point: 178

Nova mensagempor luizniquet » 10 Mai 2011, 09:05

lowpower escreveu:Galera, juro que procurei mais nao encontrei nenhum topico com algum livro de guia da europa!

Alguem indica algum guia/livro para levar para viagem? O da folha eh bom mesmo? seria um bom auxilo quando estiver la?

Vlw!

Em minha opinião, os melhores guias são os da Lonely Planet, sem dúvida. Não são guias perfeitos, é claro, e você deve lê-los com senso crítico. Mas, dentre os disponíveis no mercado, é, a meu ver, a melhor opção. Como estão em inglês (ou espanhol), você deve ter conhecimento de alguma dessas linguas.

Os guias Rough Guides são bons também, e já li vários deles.. mas acho que os da Lonely Planet são mais completos.. e com um foco melhor em viagens para mochileiros...

Eu particularmente não gosto dos guias da Folha. São muito bonitos e coloridos, com belas fotos.. mas o conteúdo deixa a desejar, em variedade, profundidade, atualização (que é fundamental) e no foco para mochileiros.

O Guia do Viajante é nacional, o que é um vantagem, mas não acho que esteja no mesmo nível do Lonely Planet. Mas, para quem não sabe inglês ou espanhol, é uma alternativa. Eu também já usei o guia GTB para a Argentina e a Bolívia. Achei o guia, bom, simpático. Não sei se é bem atualizado (lembre-se que o Lonely Planet edita novos guias a cada ano). Mas é outra alternativa.

De qualquer forma, levar um guia para sua viagem é fundamental! Pode fazer muita diferença na sua viagem. Se estiver em dúvida sobre qual levar, leve dois! Quem sabe um guia completo em inglês, para tentar ler com calma, e um outro em português, para leituras rápidas?

Abraços,

Luiz Fernando
Ei, não deixe de visitar meu site: http://www.cruzandofronteiras.com.br
Lá você encontra dicas, relatos de viagens, roteiros, artigos, sugestão de filmes e livros, enquetes e muito mais!
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Abr 2011, 18:40
Próximo Destino: Turquia e China! Nov/2012!
Reputation point: 1322

Guias de viagem: qual escolher?

Nova mensagempor luizniquet » 20 Mai 2011, 15:45

Guias de viagem: qual escolher?, por Luiz Fernando Niquet

Está disponível no mercado um grande número de guias para os mais variados países. Se considerarmos os guias produzidos no país, aqueles já traduzidos para o português e ainda os importados, um viajante pode escolher dentre uma dezena de opções ou até mais, dependendo do destino escolhido. Por isso, sempre encontro viajantes com a mesma dúvida: qual guia levar?

Inicialmente, temos que levar em consideração a língua em que o guia está disponível. Caso o viajante não deseje um guia em inglês ou mesmo em espanhol, as suas escolhas ficam bastante reduzidas. Infelizmente, os melhores guias ainda são os importados, como é o caso do Lonely Planet e do Rough Guide. Mas temos alguns bons guias em português, que podem auxiliar nesses casos.

Um guia nacional de qualidade é o “O Guia Criativo para o Viajante Independente”, disponível para a Europa e América do Sul (incluindo guias específicos para a Argentina e Chile). Esses guias são produzidos pela equipe do site O Viajante, e são úteis para mochileiros que não dominam o inglês. São os únicos guias específicos para mochileiros produzidos no país. Infelizmente, esses guias não são atualizados tão constantemente como os guias estrangeiros. A última edição do Guia para a Europa, por exemplo, é de 2008, uma eternidade para guias de viagem, já que hotéis, restaurantes e os preços das atrações estão mudando a toda hora!

Outra opção nacional é o Guia do Turista Brasileiro (GTB). São pequenos e simpáticos guias, disponíveis para a Argentina, Peru, Bolívia e Itália, além de edições específicas para Londres e Nova Iorque. Eu já utilizei esse guia em minha viagem ao Peru e à Bolívia e gostei. Apesar de ser um guia simples, é prático e direto. Não são guias voltados especificamente para mochileiros, mas as recomendações são variadas em relação aos preços e à qualidade. Infelizmente, também possui os mesmos problemas de atualização quando comparamos aos guias importados.

Existe, ainda, o Guia Visual Publifolha. Eu também já utilizei esses guias em minhas viagens e não gostei. Apesar de bonitos e coloridos, contendo belas imagens e ilustrações, não são bons em relação a recomendações de hotéis, restaurantes e transportes. Isso acaba prejudicando a sua função como um guia, já que os utilizo exatamente para me orientar nesses aspectos. Porém, como uma forma de conhecer mais o seu destino e as suas atrações, vale a pena dar uma lida.

Partindo para os guias importados, o meu favorito é o Lonely Planet, o mais vendido guia de viagem do mundo. Além de serem bastante atuais, com novas edições lançadas a cada ano (apesar das mudanças de um ano para o outro não serem muitas), esses guias são bastante focados nos viajantes independentes, e oferecem desde opções econômicas até algumas alternativas de luxo – para aqueles momentos em que você quer esbanjar um pouco. Além disso, o panorama histórico, político, social e cultural que o guia oferece me ajuda muito a entender o país que estou visitando. Existem guias em inglês e espanhol, e estão disponíveis para praticamente qualquer país do mundo! Este é, sem dúvida, o guia que eu mais recomendo.

Mas o Lonely Planet não é perfeito, é claro. Já tive problemas com guias pouco atualizados e com informações equivocadas, principalmente nas edições da Venezuela e da Colômbia. Na África do Sul alguns preços estavam bastante desatualizados, o que prejudicou o planejamento da viagem. Mesmo assim, ainda acho que os guias são muito bons. Afinal, não existem guias perfeitos!

Outro guia importado que já utilizei foi o guia Rough Guide. Semelhante ao Lonely Planet, é bastante completo, inclusive nas informações gerais dos países. Oferece uma visão cultural e histórica muito boa, além de informações detalhadas das cidades e regiões. Eu utilizei esse guia em minha viagem ao Peru, e li também a versão sobre o Marrocos. É, sem dúvida, um guia de muita qualidade. Existem versões para muitos países, geralmente em inglês – mas já encontrei algumas versões traduzidas para o português.

Além dos guias citados acima, existem ainda muitos outros, com as mais diversas características, como o renomado Guia Michelin, o Frommer’s, o Let’s Go (que por um tempo disputou com o Lonely Planet a preferência mundial dos mochileiros), o Footprint, o Fodor’s e muitos outros. Alguns deles eu já li e experimentei, outros ainda não. Acredito que um viajante deve experimentar os guias disponíveis e compará-los. Só assim cada um descobre o guia que combina mais seu estilo.
Lá você encontra dicas, relatos de viagens, roteiros, artigos, sugestão de filmes e livros, enquetes e muito mais!
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Re: Guias de viagem: qual escolher?

Nova mensagempor alessandrojiora » 20 Mai 2011, 16:07

Luiz
Complementando seu topico, ainda temos à disposição do Guia Frommers Europa, totalmente em português, com 1052 paginas. Ele é completo, com mapas da rede de metro das principais cidades europeias, alem de ter tb roteiros basicos do que vc deve visitar em cada cidade.

Eu uso muito em todas viagens, e no planejamento das mesmas.

ABRAÇOS

Alessandro
Turismólogo
Blumenau/SC
alessandrojiora
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 06 Set 2009, 15:32
Próximo Destino: 01 a 28/11/2011 - 3a Eurotrip - Madrid, Lisboa, Sintra, Porto, Londres, Paris, Versailles, Barcelona, Montserrat, Valência. Toledo. Madrid e Lima(Peru)
Reputation point: 352

Re: Guias de viagem: qual escolher?

Nova mensagempor luizniquet » 20 Mai 2011, 16:09

alessandrojiora escreveu:Luiz
Complementando seu topico, ainda temos à disposição do Guia Frommers Europa, totalmente em português, com 1052 paginas. Ele é completo, com mapas da rede de metro das principais cidades europeias, alem de ter tb roteiros basicos do que vc deve visitar em cada cidade.

Eu uso muito em todas viagens, e no planejamento das mesmas.

ABRAÇOS

Alessandro
Turismólogo
Blumenau/SC

Opa, Alessandro, não conhecia essa versão em português! Vou dar uma procurada numa livraria, pelo menos para conhecer! Valeu pela dica!
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Anterior

Retornar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem