Ir para conteúdo

Hawaii - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Admin

Oi China,

 

O valor de US$ 20 para um lugar como o Hawaii é um verdadeira pechincha e como não há muitos albergues na ilha, o melhor é reservar o quanto antes.

 

Este sistema de reserva não cobra nenhum valor a mais nas diárias. Apenas uma taxa de US$2(dois doláres) por reserva.

 

Por isso tente reservar o número de dias que vai ficar em cada albergue para não ter problemas com falta de disponibilidade.

 

Confira os disponíveis:

 

Em Oahu

 

Hokondo Waikiki Beachside Hostel

Diária quarto coletivo: US$ 20

http://www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br/hosteldetails.php/HostelNumber.389

 

 

Polynesian Hostel Beach Club

Diária quarto coletivo: US$ 21

http://www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br/hosteldetails.php/HostelNumber.3264

 

Em Big Island

 

Hedonisia Hawaii

Diária quarto coletivo: US$ 20

http://www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br/hosteldetails.php/HostelNumber.7941

 

Em Maui

 

Banana Bungalow Maui Hostel

Diária quarto coletivo: US$ 22

http://www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br/hosteldetails.php/HostelNumber.3262

 

 

Em Kauai

 

Kauai International Hostel

Diária quarto coletivo: US$ 20

http://www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br/hosteldetails.php/HostelNumber.5122

 

 

Um abraço,

 

Silnei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

PRA QUEM TA INDO, TALVEZ ESTE RELATO AJUDE:

 

AS FOTOS ESTAO NO www.pupo.com.br/hawaii

 

20/10/2005 - Fatos Rapidos

- O Hawaii eh o pedaco de terra mais novo do planeta Terra. O filho cacula, que foi mimado e presenteado com indescritiveis paisagens polinesias.

 

- Eh tambem o arquipelago mais isolado do mundo. Esta a 4 mil kilometros do continente mais proximo.

 

- Este isolamento geografico e a nova idade das ilhas, desenvolveu nas ilhas do Hawaii uma natureza peculiar. (Ex. as flores a arvores do Hawaii nao tem espinhos, pois nao encontraram predadores naturais durante sua evolucao).

 

- o vulcao Kilauea esta em atividade ha mais de 20 anos, ininterruptamente, jorrando lava no mar, fazendo a ilha do Hawaii crescer todos os dias. (deste jeito ele logo chega perto de algum continente)

 

- O Hawaii tem somente 1,2 milhoes de habitantes, mas recebe anualmente a visita de 6 milhoes de turistas. Mesmo assim, consegue manter selvagem a grande maioria de seu territorio, pois a grande massa de turismo se concentra em poucos nucleos.

 

20/10/2005 - JAAA ???

Nem sai de casa e ja comecou o suspense.

Vou esperar ate domingo a noite pra saber se meu voo vai poder sair na segunda de manha.

(devo chegar em Miami na segunda de tarde e sair para Honolulu na quarta de manha).

2 dias em Miami, com a Wilma soprando, nao eh bem o que eu esperava dos meus primeiros dias de ferias. mas vamos la !

Noticia da Web de agora:

Wilma é considerado o mais forte furacão a se formar no Atlântico nos ultimos 40 anos. Meteorologistas do NHC afirmam que o fenômeno deve chegar na costa da Flórida entre o domingo (23) e a segunda-feira (24).

 

26/10/2005 - very first flight

chegamos em miami recebidos por aplausos dos funcionarios do aeroporto e pelas cameras de TV.

tudo surreal. aquele aeroporto enorme, vazio, escuro, sem avioes no patio.

 

sera que eu morri ? sera que eh um episodio do alem da imaginacao ?

 

demorei um pouco pra entender que era o primeiro (e seria o unico) voo que chegaria naquela dia, apos o furacao.

aquele aeroporto gigante, deserto, foi estranho.

depois acabei ouvindo no radio a noticia sobre a TAM, a primeira companhia a voar em miami apos o furacao.

resultado, a conexao que era pra eu pegar hoje pra honolulu nao vai sair em menos de 2 dias.

2 DIAS EM MIAMI ???

 

 

26/10/2005 - DARK MIAMI

as filas sao longas, ate pra comprar uma coca-cola gelada. neste ambiente estranho andei e andei pelas ruas com uma lanterna, o unico som era das sirenes da policia e bombeiros. mas eu nao podia ver muita coisa.

a cidade escura, em silencio, os cenarios sao estranhos, daqueles que eu so tinha visto em filmes.

cheguei no apartamento, sem ter ideia de onde estava, subindo escadas escuras, sem lanterna, sem velas, me segurando nas paredes. sera que estou mesmo aqui ?

 

eric, o dono do apartamento estava preocupado com meu conforto, pois nao tinha agua quente, nao tinha cozinha, nem luz...

 

mas eu estava OK, tentando entrar no clima. sai as ruas pra comprar alguma comida, tava morto de fome. os poucos lugares abertos, vendiam pizza, sanduiche, cosas simples, nas esquinas.

 

as 9 da noite teve o toque de recolher e a policia pedia pro pessoal voltar pra casa. mas ninguem voltava, pelo contrario, aos poucos a cidade foi ganhando mais vida, os bares se enchendo na beira da praia, a luz de velas, sem musica, e o pessoal animado, com cara de que a noite ainda vai longe. mas nao a minha. to morto, precisava dormir, meu voo sairia as 7 pro hawaii.

 

26/10/2005 - ESTRAGOS

pra dizer a verdade, ate gostei de ficar aqui, eu tinha ficado curioso pra ver a cidade de dia e checar os estragos. tipo urubu mesmo. hoje andei o dia todo por miami beach. gostaria de poder publicar as fotos aqui. alias, so estou aqui, num cyber cafe, porque a luz acaba de voltar em algumas ruas.

 

a cidade esta sem telefone tambem, so consegui ligar usando celular de outros brasileiros que conheci ontem e que me ajudaram muito. mas o dia foi otimo. estou no bairro mais interessante, com os edificios art deco. os restaurantes e bares mais badalados. que alias estao todos cobrando 50% ou dando bebida sem cobrar nada. a praia esta linda, vazia. a baia esta feia, cheia de barcos afundados, que so se pode ver alguns pedacos deles.

 

eh um dia lindo de sol aqui, as pessoas estao abrindo as janelas e limpando tudo. as ruas estao cheia de gente varrendo, e os moradores estao dando comida e bebida pro pessoal que esta trabalhando. algumas cenas bem interessantes. de repente vi um bando de papagaios voando, depois 2 tucanos. como assim ? eles devem ter fugido de algum viveiro, me disseram mais tarde. (30 dias depois eu soube que fugiram de um parque tematico).

 

tambem tem bastante gente procurando seus cachorros perdidos e algumas pessoas com cachorros que encontraram na rua, andando com cartazes, procurando os donos. mesmo nesta zona, as pessoas estao felizes, rindo. poucos carros circulam, pois na ha como tirar gasolinas dos postos sem luz.

 

meu novo voo sai pra honolulu amanha cedo, mas terei que ir a dallas antes. acho que vou dar uma volta por la, ja que terei 6 horas.

 

27/10/2005 - CLANDESTINO

entrei escondido num hotel no aeroporto pra conectar a internet pelo business center deles. to aqui agora, se eu for preso, ja sabem a pista onde me procurar. a noite de ontem foi legal, apesar do toque de recolher, tava uma festa, pois a luz voltou em algumas ruas de comercio, de restaurantes e da praia. mas eu continuei tomando banhos frios com velas. o povo gritava de feliz. familia, nao posso telefonar, pois os phones ainda nao funcionam. melhor eu sair rapido antes que me peguem. nao quero virar noticia. to indo pro hawaii, atatchau !

 

28/10/2005 - CHEGUEI !!

2 horas de aeropoto + 14 horas de voo + 3 horas pra achar a casa.

cheguei aqui morto, desci do onibus e dei de cara com um puta por de sol na praia de waikiki. porra ! joguei as mochilas na calcada, cade a maquina, porra !? tirei umas fotos, maior galera assistindo, o mar cheio de gente, as ondas, putaqueopariu, perfeitas.

 

mas eu tava morto, nao parei 5 minutos e segui procurando a casa. vou ficar aqui 4 dias, entre waikiki e honolulu, 1 quadra do mar. na casa moram uma garota e 2 caras, todos fazendo de tudo pra me agradar e eu so quero banho e cama. mas fui educado, sai jantar, passei numa apple e ja comecei a gastar, ja to com meu ipod ! agora todos sairam da casa, cairam na balada. eu fiquei. eh muita informacao pra uma cabeca.

 

28/10/2005

PONTO ALTO DA MINHA PRIMEIRA NOITE EM HONOLULU:

Neste exato momento: sentado no chao do apto, marisa monte tocando, to sozinho no apto no 11 andar a parede ao lado eh de vidro, vejo os predios, a praia.

pensando: agora eh que vai comecar.

 

29/10/2005 - PRIMEIROS WOWS !

primeiro dia no hawaii. mal consegui dormir, olhando a lua, vi o dia clarear, saimos bem cedinho pra hanauma, uma pequena cratera extinta, agora no mar, cheia de recifes, onde se faz muito mergulho e snorkel. estava vazo qdo chegamos e foi muuuuito tesao. aos poucos foi enchendo demais e as 10 da manha ja estava lotado.

 

nunca vi tantos peixes, tantas cores, corais, estrelas, moluscos, wow. e tambem nunca tomei tanta agua salgada, me afoguei varias vezes. o foda eh que nao se pode tocar no corais, entao voce nunca pode sair da posicao vertical, flutuando.

 

alem de ser proibido, tocar no corais nao eh exatamente a coisa mais segura e gostosa pra se fazer. como eu estava sozinho dentro dagua o tempo todo, as vezes me assustava com cardumes de peixes muito grandes ou com algum peixe mal encarado que vinha pra cima de mim.

 

29/10/2005 - O CANTINHO DA ILHA DE OAHU

o passeio continuou pelo canto da ilha, subindo pra makapu'u. sem palavras. pedras, aguas esmeraldas, montanhas muito ingremes, passaros, nao vou nem tentar. olhem a foto pra ter uma pequena mostra.

 

 

DIAMOND HEAD E WAIMANALO KAUPO

as arvores tem pernas e pes !

estou na floresta dos hobbits !

 

e chegamos numa base militar. alias, ohau eh cheia de militares, pois eh uma importante base naval e area dos EUA.

 

O max eh da marinha e entramos em uma praia fechada, excusiva pra treinos militares. muito linda tambem, agua azul clarinha, vazia, areia branca (aqui eh raro). ondas perfeitinhas. to louco pra cair na agua, mas ainda nao rolou.

 

depois fomos fazer uma escalada numa outra cratera de vulcao que so entrou em erupcao uma unica vez, entao nao tem exatamente uma cratera, tem mais a forma de um cone, quase sem o buraco central, mas varios laterais.

 

ja estava muito quente este horario, 2 da tarde do meu primeiro dia e eu ja tinha gastado 2 rolos inteiros de filme.

 

 

29/10/2005 - IOLANI PALACE

fim de tarde, fui caminhando pro centro de honolulu, visitar os predios historicos e aprender mais sobre a historia das ilhas, muito legal.

o iolani eh o unico palacio real dos EUA pois o hawaii foi conquistado/comprado pelos americanos quando a ilha era uma monarquia. qdo os EUA tomaram conta do hawaii, o palacio serviu de prisao para o rei e a rainha. ele foi morto e ela ficou presa muitos anos. eles sao herois aqui, com estatuas e homenagens em toda parte.

 

 

 

mais homenageados que eles eh o grande kamehameha, o cara que conseguiu unificar as ilhas qdo elas eram de chefes diferentes. o cara foi lutando, conquistando ilha por ilha, encurralando os inimigos nas encostas ate que eles caiam dos desfiladeiros na agua, sem nunca se entregar. o ultimo inimigo foi sacrificado em publico, numa cerimonia que simbolizou a unificacao das ilhas. kamehameha eh a principal figura historica por aqui.

 

 

30/10/2005 - ELETRIC BAY

wow, 3 dias sem acessar, nem lembro mais, tanta coisa. fui velejar no barco de um amigo do amigo do amigo do amigo.

 

 

fomos ate uma praia distante, chamada eletric bay. eletric porque dali saem cabos de eletricidade para outras ilhas. o resultado eh que os cabos subterraneos esquentam muito a agua perto deles. os peixes adoram.

fizemos mergulho neste local. eh tanto peixe, tanto peixe ! nao tenho ideia de quantas especies diferentes eu vi. parecia desenho animado, tantas cores, eu poderia ficar la uma semana, a paz, a sensacao de estar em outro planeta.

 

quando eu tava saindo da agua havia uma centena de golfinhos dando um show, bem perto de onde estavamos. pulos, gritos, mergulhos. entao me disseram que os golfinhos sao um bom sinal, pois se eles estao ali, os tubaroes nao vao chegar.

 

 

COMO ASSIM ???? ninguem me falou que tinha tubarao aqui.

 

o barco estragou na hora de voltar e tive que mergulhar embaixo do barco junto com outro cara para ajudar a consertar o lance. foi foda, pois a esta altura eu tava com panico de tubaroes.

 

 

voltei e fui direto pra waikiki, fazer meu primeiro surf.

 

A PRIMEIRA ONDA

a primeira onda do hawaii a gente nunca esquece. nem a segunda. nem a terceira. nem a quarta.... e foram longas, pois em waikiki elas quebram muito longe da areia, gordas, vc fica em cima da onda ate cansar. o fundo da praia eh de coral, entao tem que ficar muito esperto e NUNCA por o pe no chao. cansa pra caralho, pois vc nao fica parado. e da medo, pois vi varias pessoas saindo com o pe cortado. eu sai com mao sangrando. o foda eh qdo vc ta em cima onda e sabe que vai cair ou pular, e fica olhando os corais em baixo, sabendo que se encostar, vai cortar.

 

<< olha o crowd desta praia, sem duvida a praia mais cheia do mundo.

 

voltei pra casa cantando baby consuelo, O HAWAII, SEJA AQUI, TUDO QUE SONHARES, TODOS OS LUGARES, AS ONDAS DOS MARES...

 

WAIKIKI

 

 

a praia de waikiki eh lotada de turistas surfando, pegando ondas pela primeira vez na vida. mesmo com tanta gente nao tem stress. tem muita onda, muito espaco, todo mundo sorrindo, num aloha total. alias aqui ninguem faz cara feia nem na fila do banco. eu acho que eh alguma coisa que o governo poe na agua. todo mundo tem cara de bobo, sorrindo pra todo mundo o tempo todo, ate eu. eu peguei um onibus errado e fui pedir informacao pra outro motorista que me convidou pra entrar no onibus sem pagar. eu fui pedir pra trocar dinheiro numa loja pra poder usar o telefone publico e me ofereceram o telefone da loja. e por ai vai. o clima de aloha eh lei. os executivos aqui usam aquelas horrosas camisas floridas. ninguem (NINGUEM) usa gravata nem terno. o pessoal de banco, de hotel, de seguranca, mais arrumadinhos, usam uma camisa polo e bermuda.

 

eu so precisava ter trazido 1/4 da roupa que trouxe, pois ate agora so usei 2 bermudas e 2 camiseta. e minahs sandalias havaianas, claro. que aqui, tem pra vender em todas parte.

 

01/11/2005 - HALLOWEEN

desde sexta-feira passada que ta cheio de gente fantasiada na rua. mas hoje, a maioria esta. e me disseram que a partir das 8 da noite, vai ter muito pouca gente sem fantasia em waikiki. muito legal de ver. o primeiro haloween a gente nunca esquece. e dependendo da fantasia, a gente nunca escreve.

 

A VOLTA NA ILHA

hoje fiz a volta completa na ilha, fui ate o north shore, onde esta pipeline, waimea, sunset, jaws e outros points famosos das ondas gigantes. mas elas nao estavam la.

 

pelo caminho de volta na ilha, muitos lugares pitorescos, montanhas, vilas de hippies, de surfers, praias absurdamente lindas com agua verde e azul.

 

voltei pra waikiki e fiz check in no albergue. vou ficar somente ate amanha. amanha vou pra kailua. to morto de cansado, como sempre, mas preciso ir pro halloween.

 

o albergue da juventude em waikiki

 

 

 

 

04/11/2005 - O BLOG ACABOU !!

acho que este blog acaba por aqui, to surfando no hawaii,

 

tenho mais o que fazer que ficar escrevendo, hahahaha.

 

 

 

 

ontem fui visitar o vale dos templos, especialmente um templo budista.

foi uma manha incrivel.

 

 

 

 

de tarde surfe, de noite, morto. hoje surfei o dia todo. todo dia faz sol. o calor eh igual de dia e de noite. ninguem passa calor, ninguem passa frio. parece temperatura de shopping center, mas com vento e ar puro. to agitando os lances pra ir pras outras ilhas, mas os precos das passagens aereas sao salgados. lugar onde ficar eu ja arranjei. alias, aqui em oahu to ficando numa casa muito louca, em kailua. um dos cara que mora la eh o criador do www.couchsurfing.com uma menina eh treinadora de golfinhos. outro tao bicho grilo qto. todo mundo de kite surf, parapente, etc.

o brazuca me emprestou o carro oficial do couchsurfing, entao to motorizado, rodando a ilha toda, sem gastar com aluguel de carro. o carro eh uma lata velha, nunca entrei numa coisa tao velha, mas torna a viagem mais divertida e pitoresca. se liga galera !!! nao to acessando muito internet pois custa 6 dolares/hora no lugar mais barato.

 

 

 

ontem fiz minha terceira volta pela ilha. desta vez sozinho. parando em todos os cantos, descobrindo uns lugares vazios, fora do mapa. o eh carro velho, mas anda bem. estive em um lugar com uma pedra enorme com um buraco no meio. isso aconteceu no ultimo tsunami forte que teve aqui, por volta de 1950. este tsunami mudou a geografia de parte da costa. o nome do lugar eh impossivel de decorar, como todos por aqui.

 

este eh o buraco que o tsunami fez na pedra^

 

 

NOKOLULU HUMUHUMU'A PU'U

eu costumo dizer que tudo chama nokululu humuhumu'a pu'u. todo mundo me pergunta o que eu fiz por aqui e eu sempre respondo : estive na praia nokululu humuhumu'a pu'u, depois fiz uma trilha no nokululu humuhumu'a pu'u, depois fomos fazer snorkel em nokululu humuhumu'a pu'u, e por fim almocamos no nokululu humuhumu'a pu'u restaurant. todo ri um monte, e depois qdo me apresento, dizem que meu nome eh estranho.

 

olha so:

-peixe que esta em todos os cardapios:Humuhumunukunukapuaa

-nome da princesa: Lili'uokalani Kawananakoa

-nome da ilha: Ihikapapalaumaewa

-nome das pedras na praia: Ko'ie'ie Loko I'a

-nome da palavra certificado (tem 8 vogais seguidas): HOOIAIOIA

 

alias, pupo aqui significa aperitivo, esta em todo os cardapios. como nao to afim de ser aperitivo, comecei a me apresentar como jose.

 

 

NORTH SHORE

ah ! so pra registrar, o north shore estava sem ondas grandes de novo. acho que eh tudo uma grande mentira, as ondas gigantes do hawaii nao existem. continuo acompanhando o swell, torcendo pra entrar um grande pra eu ver antes de ir embora. ir embora ? hahaha, nunca mais.

 

a praia atras de mim eh Waimea, ta?!

 

TURTLE BEACH

enquanto eu rodava a ilha, eu procurar uma praia que li no jornal, que dizia que nenhum turista acha. uma praia cheia de tartarugas. aceitei o desafio e me embrenhei por la. no caminho, ja desisitindo, parei em uma praia que tinha umas familias, pra comer algo e descancar. parei com meu pes dentro da agua, em 1 minuto, putaqueopariu ! ele foi chegando, chegando, enorme, em minha direcao.

 

parecia um encontro marcado, tive que sair da frente pois o tartarugo (macho, eu soube depois) ia me atropelar mesmo. foi uma sensacao tao boa, tao natural, ver aquele bicho de mais de 300 anos, saindo da agua, do meu lado, com toda calma do mundo, sem medo. o pessoal comecou a chegar perto pra ver, fiquei de papo com uma bioologa que me ensinou tudo sobre tartarugas. em uns 15 minutos comecaram a chegar mais tartarugas, e mais e mais e mais. o meu filme acabou, fiquei chateado por nao poder fotografar as outras.

 

mas ja tava mesmo na hora de ir embora, esta praia estava infestada de tartarugas, que coisa horrivel! acabei nem indo procurar mais o tal secret spot, pois tive overdose de tartarugas.

 

TUDO BELEZINHA

 

muitas vezes eh dificil acreditar que estou aqui.

pra esta foto fiquei sentado 10 minutos esperando o momento exato do sol e dos surfistas.

foram tantos...

 

de tarde, surfe, por do sol, muito hula hula, como sempre. tem que ter muita paciencia pra aguentar 365 dias de sol, por de sol, etc. alias, waikiki eh o lugar no mundo onde as ondas quebram com mais intensidade o ano inteiro. sao praticamente 360 dias por ano de ondas perfeitinhas. TODO MUNDO surfa aqui. velhinhas japones turistas, lutadores de sumo, criancas, cachorros, ate o papai noel eu vi ontem dentro dagua, pegando a sua primeira onda. todos os turistas experimentam, pois eh muito facil em waikiki.

 

foda sao os precos. paguei 60 dolares pra alugar a prancha por 4 dias. e foi uma pechincha. para os japoneses, 30% dos turistas, tudo aqui eh barato. para o brazuca aqui, tudo inacessivel. mas o que importa mesmo, eh este por do sol, igualzinho desta foto, que eu vejo todas as tardes, no meio das palmeiras. e nao custa nada.

 

HUMPF! CORAIS !

os corais sao taos bonitos, tao cheios de vida marinha, e estao em toda parte, infelizmente. meus pes e maos precisam de plastica. todo dia um corte novo nos corais. eh uma delicia pegar a onda, mas tenho panico de olhar pra baixo e ver onde vou cair. e qdo caio, nao posso nadar, tenho que boiar, puxar a prancha e subir. claro, tem lugar que da pra nadar e lugar que nao da. mas como nao conheco, nao arrisco muito.

 

BIG ISLAND

amanha to indo pra big islando, ver o vulcao kilauea, que esta em plena atividade. nao sei como sera meu acesso a web por la, se demorar pra dar noticias nao se assutem. mas se demorar mais de 2 anos, talvez eu tenha derretido na lava, ou resolvido construir uma cabana e ficar por la.

 

HAWAIIAN STYLE

""No arquipélago mais isolado do mundo, a mais de 4.000 km do continente mais próximo, a natureza peculiar, a riqueza da cultura e o espírito relaxado do Havaí encantam escritores, poetas e exploradores há mais de 200 anos. Ali, quase esquecidos no meio do Pacífico, as rosas não têm espinhos, vulcões cospem fogo sem trégua e ondas gigantes se erguem do mar.

 

Alheios aos caprichos da natureza, os habitantes saúdam uns aos outros com seu simpático "aloha", palavra que, além de "bem-vindo", "oi" e "tchau", "paz" e "amor", significa todo o espírito das ilhas ao evocar as bênçãos e as dádivas divinas.

 

Mesmo na cosmopolita capital, Honolulu, na ilha de Oahu, somente marinheiros de primeira viagem saem às ruas com ternos ou camisas formais. No ritmo do arquipélago, todo dia da semana é casual, e as vestes largas e confortáveis, em tecidos decorados com frutas tropicais, coqueiros e dançarinas de hula, são objeto de desejo do mais yuppie dos havaianos.

 

Eles colecionam tudo que surge no estilo das chamadas -não sem motivo- "aloha shirts", ou camisas "aloha". Ao primeiro sinal do fim do expediente, todo mundo corre para a praia. Crianças, velhos, jovens, homens e mulheres se aglomeram na areia com a prancha debaixo do braço, deixando bem claro que o surfe é realmente o esporte nacional.

 

Iniciantes titubeiam meio sem jeito em águas quase paradas, e ídolos mundiais disputam espaço entre as ondas que chegam a 20 m de altura no inverno. No interior das ilhas, trilhas isoladas percorrem enormes gargantas cavadas pela ação do vento, das chuvas e de gigantescos deslizamentos de terra que tornearam os contornos desse arquipélago vulcânico. Rios emoldurados por bananeiras e samambaias gigantes são alimentados por centenas de cachoeiras que brotam do alto das montanhas.

 

Resorts luxuosos exibem seus restaurantes finos e campos de golfe bem ao lado das plantações de abacaxi, das enormes fazendas de gado ou dos campos de taro, um tubérculo que, semelhante ao inhame, compõe a base da alimentação local.

 

Nas estradas, automóveis caindo aos pedaços, lotados de surfistas em busca da fama, dividem espaço com os esportivos conversíveis dos turistas. Tal diversidade faz do Havaí um paraíso inesgotável. Nas ondas de Oahu, nos vulcões da ilha do Havaí, nas praias de Maui ou nos cânions de Kauai, o inesperado é a regra, e cada canto inexplorado, o início de uma nova aventura.""

 

SOBRE A BIG ISLAND (NOME ORIGINAL: ILHA DO HAWAII)

 

(a foto e o texto nao sao meus)

 

"" o último dia 3 de janeiro, o Kilauea, o vulcão mais ativo do mundo, completou 20 anos de erupção contínua. Nesse tempo, já despejou lava capaz de acrescentar à ilha do Havaí 5.000 quilômetros de terra, criando uma paisagem crua e seca, em que florestas tropicais são interrompidas por rios de pedra recém-endurecida. Com a força da natureza, desaparecem, sem aviso prévio, plantações, estradas e até mesmo cidades inteiras.

 

Viver na ilha é uma aventura constante. A cada dia, a terra fervendo brota do chão e toma um rumo imprevisível. De tempos em tempos, a costa é atingida por ondas violentas, com mais de 100 km de extensão, as tsunami, provocadas, entre outras causas, por terremotos nos continentes mais próximos. A lembrança disso está no sofisticado sistema de alerta, com dezenas de alto-falantes espalhados pela costa. O inverno cobre de neve o topo dos vulcões.

 

Mesmo a capital, Hilo, teve seus edifícios históricos totalmente destruídos duas vezes por tsunami. Em 1946, um terremoto no Alasca provocou as ondas gigantes. A tsunami de 1960 começou no Chile. A cidade também já foi ameaçada pela lava, que chegou a menos de 6 km de seus limites. A chuva cai quase 280 dias por ano.

 

Mas esse ambiente aparentemente inóspito acolhe viajantes do mundo todo, interessados nas praias pedregosas, no espetáculo de fogo do Parque Nacional dos Vulcões, onde fica o Kilauea, e na amabilidade do povo.

 

Na ilha, esparsamente povoada, foram encontrados os mais antigos vestígios de agrupamentos polinésios e, ainda hoje, vive ali a maior comunidade de população nativa havaiana entre as grandes ilhas do arquipélago.

 

No interior, enormes fazendas de gado nos arredores da cidade de Waimea estabeleceram uma genuína cultura caubói, conhecida localmente como "pañiolo".

 

Aliada aos resquícios da indústria do açúcar, que movimentou a economia até os anos 30, produziu uma arquitetura simples e de aspecto rural, com casinhas baixas, pintadas de cores vivas, dispostas ao longo de calçadas elevadas de madeira. Cada uma abriga charmosas galerias de arte, restaurantes e lojinhas de produtos naturais. Muitas ainda reúnem comunidades alternativas, remanescentes dos anos 60.

 

Na costa, exóticas praias de areia negra, na chuvosa Hilo ou na ensolarada Kailua-Kona, no outro lado da ilha, cedem espaço a sete vales escarpados que partem da capital rumo ao norte.

 

O maior deles, o vale Waipio, percorre quase 10 km em direção ao centro da ilha. Uma via íngreme, com 1,5 km de extensão, leva ao fundo do vale.

 

Pode ser percorrida apenas por veículos com tração nas quatro rodas ou pelos que se dispuserem a caminhar 30 minutos de descida difícil e outros 40 de subida inclemente na volta. Lá embaixo, uma trilhazinha plana conduz à praia de água brava, ladeada por uma cachoeira que cai diretamente no mar.

 

Um desvio na estrada cênica que leva a Waipio passa por outra cachoeira bem mais famosa, a Akaka, com 120 m de queda. Para chegar até lá, percorre-se uma trilha fácil de menos de meia hora no meio da vegetação tropical no pequeno parque estadual que conserva a área.

 

Mas a grande atração da ilha são mesmo seus vulcões, responsáveis por um ciclo constante de criação e destruição. Unidos por uma mesma base no fundo do mar, o Mauna Kea e o Mauna Loa formam o maior conjunto vulcânico da Terra e dominam a paisagem seja qual for o ponto de vista.

 

Só o Mauna Loa, com seus 4.169 m de altitude, ocupa mais da metade da superfície da ilha.

 

Na garganta que separa as duas montanhas, a estrada de Saddle, quase sem tráfego, liga as duas costas da ilha. Nos seus 89 km, o cenário varia de floresta tropical a campos de lava endurecida. No meio do caminho, uma estrada sem identificação leva ao topo do Mauna Kea, onde há 12 dos mais precisos telescópios do mundo.

 

Tudo isso faz da ilha do Havaí um laboratório natural, onde o céu e a terra em formação podem ser observados sem barreiras.

 

06/11/2005 - DOMINGAO SEM FAUSTAO

nao ha nada como um domingo apos o outro... to puto ! puto neto ! nao consegui pegar o voo hoje de manha. o lance eh que tudo gira em torno dos hoteis e dos resorts, entao se vc esta fora do circuito eh dificil fazer um monte de coisas. por exemplo, pra comprar o ticket pra voar de uma ilha pra outra vc precisa de um cartao de credito do hawaii, de um hotel ou de uma agencia de viagens. tive que pegar um CC emprestado.

 

mas o foda foi tentar ir ao aeroporto de onde estou hospedado. nao ha onibus, taxis, que cheguem la tao cedo. e as companhias de shutlle service, nao atendem fora dos hoteis. (o pior foi perder quase 200 dolares da promocao que eu tinha conseguido nos tickets.) ate pra alugar o carro eu fui dentro de um hotel fingir que era hospede. alias, eu faco isso todo dia, pois waikiki tem a maior concentracao de hoteis de luxo do mundo. toda noite em entro em um, assisto um showzinho, tomo uma coca, de frente pro mar, etc.

 

entao agora vou ter que fingir que estou hospedado num hotel de novo pra contratar um shuttle amanha. enquanto isso, vou curtir mais um domingo de sol no hawaii. que dureza. nada como um domingo apos o outro...

 

HA MARES QUE VEM PARA BEM

Perdi o voo, e no mesmo dia conheci o cara que ia me hospedar nos proximos dias na big island (eu ia passar a primeira noite no hostel). Ele estava em Oahu, Waikiki. muita sorte ! No final, por coincidencia, ele iria no mesmo voo que eu pra big island, entao acabei nao indo pro hostel.

 

08/11/2005 - COMECANDO

O voo pra ilha foi muito louco, do aviao eu vi os vulcoes, as lavas, uma estrada destruida, vaaaaarias cachoeiras. Cheguei no aeroporto, peguei o carro alugado e por sorte novamente, me deram um upgrade pois nao tinha carros economicos. Estou com um carrao, tudo automatico, tem mais botao e alavanca que eu ja vi. Saindo do aeroporto fui direto continuar a trip, nem passei na casa do dave, pois ele ia trabalhar direto. Peguei uma Estrada que acaba numas trilhas para umas cachoeiras.

 

sobrevoando a big island e maui:

 

 

60 metros de descida, 130 metros de subida e depois mais 70 metros de descida novamente. Cansa, mas eh lindo de morrer. So selva, os passaros, foi uma manha incrivel. Mas fora isso, o mais impressionante deste lugar eh o estilo. Tudo eh muito antigo, mistura de faroeste com polinesia. As casinhas, as lojinhas, tudo antigo, nao muito preservado. Eh uma ilha magica, parada no tempo. Hilo, a capital, desisitu de crescer, pois foi destruida varias vezes por tsunamis. Outras cidades, florestas e estradas sumiram nas lavas do Kilauea e de outros que nao lembro o nome.

Tudo eh muito diferente, o numero de informacoes por minuto eh grande. Visitei o museu dos tsunamis, recebi treinamento do que fazer na hora H. ia ser muito azar, nao ? Nao. O havai eh o lugar do mundo onde mais se registrou tsunamis.

 

 

PAI ! MAE ! TO NA POLINESIA !

De repente me deu um estalo: caralho ! To no meio do nada, no arquipelago mais isolado do mundo, na ilha mais nova do mundo. Aqui tem deserto, tem floresta tropical (rain florest), tem vulcao, muitos rios e cachoeiras. Po, mais uma vez caiu ficha, sou um cara privilegiado. Alguns lugares aqui parecem o fim do mundo, ou o comeco. Eh o comeco da vida pra este lugar,. Fiquei muito emocionado, chorei.

 

Aqui eh um lugar da polinesia cuja cultura nao foi tao influenciada pelos asiaticos e brancos. Templos, tatuagens de monte (todo mundo usa tatuagem, todo mundo mesmo), as musicas. Minha tatuagem aqui parece coisa de menininha, pois ate as velinhas tem o corpo cheio de tramas e estampas.

 

 

E FUI PRO MATO !

Porra ! Depois do passeio fui seguindo o dave pelas estradas, ate chegar na fazenda onde ele mora, no meio do nada. eh uma mansao. Me assustei. Meu quarto (deve ter uns 5) eh maior que quarto de hotel 5 estrelas. Todos os quartos e salas tem vista pro mar e pra floresta. Como vim parar aqui ? Ele recebe gente do hospitality direto, mas so quem tem patience pra vir aqua no meio do nada. ou no meio do tudo, depende do ponto de vista.

Fico somente (infelizmente) 3 dias aqui e volto pra Oahu. Vai ser foda voltar pra cidade, aqui esta tao bonito. Aqui nao tem predio, nao tem shopping center. As casinhas sao tao velinhas, vou procurar fotos na internet pra postar agora. Eh.. ta na hora de comprar uma camera digital mesmo.

 

Ps. Enquanto eu escrevia, um enorme carrocho veio rosnar pra mim, um lagartinho pulou do teto no meu pe e to cheio de picadas de insetos. Tudo tem seu preco. To sozinho na casa, ansioso, receoso. Ai qto barulho esquisito...

 

09/11/2005

NOITE INQUIETA, MANHA DE SUSTO

 

Passei a noite sozinho na casa na fazenda, a sala e quarto nao tem cortina, so uma parede de vidro que da pra floresta e pro mar. de dia tava lindo, de noite horroso. De manha o dave voltou, e no meio da conversa ele disse que a fazenda eh de maconha. Sem maiores comentarios...

 

 

LAVA ME, TENDER, LAVA ME !

Sai bem cedo, tipo 6:30 pra ir ao mar, visitar praias de areia negra. Muito bonitas. Tem uma que a lava fechou uma lagoa na praia, e a agua eh quente. Andando pela estrada, sozinho, muito tempo, nenhum turista alem de mim a manha toda. A paisagem eh muito louca. As vezes a estrada fica no nivel do mar, encostada na agua. Os respingos das ondas molham o parabrisa do carro. Nao eh uma sensacao muito confortavel, sozinho dirigindo quase dentro da agua...

 

o quarto, a cidade velho oeste e as arvores petrificadas de lava

 

As vezes a estrada tem lava dos dois lados. Fico pensando que estou entre o tsunami o vulcao. Se eu morrer aqui ninguem nem vai saber onde eu estava. De repente a estrada acaba bem abruptamente numa montanha de lava. Tem uns barzinhos, uma loja de frutas, mas tudo fechado.

O tempo fecha tambem, comecou um temporal. Voltei pra casa no meio do temporal, me perdi nas estradas vazias. Tudo tao deserto, a floresta tao novinha, a unica coisa que faz lembrar que vc esta nos EUA eh que a estrada eh bem conservada.

 

a estrada colada no mar, as lavas ao lado da estrada, papai noel indo surfar.

 

ESTOU EM MARTE !

De tarde fui visitar o Kilauea, meu maior tesao de vir pro Hawaii, depois das ondas de Waikiki. A chuva nao parou nem diminuiu. Chovia forte em todos os momentos que parei pra olhar a paisagem. Alem de mim, o carro e a maquina fotografica tambem estavam encharcados. Foda-se, nao eh todo dia que o maior vulcao ativo do mundo ativo na minha frente.

 

 

Imagina uma cratera do tamanho de um grande estadio de futebol. Agora imagina varias, uma perto da outra. Agora imagina uma gigante, com todas as outras dentro. Nao vou nem tentar explicicar. Nao cabe na camera, nao cabe na vista, nao cabe no teclado. O mais perto disso que me lembro era um filme do Schwarzenegger que ele andava na superficie de marte. E andava, e andava, e andava...

 

 

a lava tem varias formas, cores e texturas.

A LAVA ENCONTRA O MAR

A estrada vai descendo, descendo muito, ate o nivel do mar. chegando la parou de chover, gracas a deus, pois eu queria fazer uma trilha no meio da lava ate o local onde as lavas estao caindo no mar, soltando explosoes e fumaca. De longe eu vejo a fumaca, nao tem quase ninguem aqui, pois estava chovendo muito. O caminho de ida eh uma loucura, no meio do nada, sem estrada, sem planta nem animal, sem nada alem de lava e lava. Meus pontos de referencia pra andar sao o mar do meu lado direito e a fumaca a minha frente. Andei por uma hora. Cheguei no limite onde se pode caminhar. Sentei, nao pude ver lava incandescente pois a fumaca dela caindo no mar estava bloqueando a visao. vou tentar de novo amanha.

 

 

Fiquei ali sentado, meio frustradao, meio com a esperanca de ver algo. Meio horinha sozinho, parece um dia inteiro. Qdo eu ja tava resolvendo ir embora, pensando na caminhada da volta, percebi que varias pedras de lava, inclusive a qual eu estava sentado comecaram a soltar fumaca. Com cheiro de enxofre. Fiquei um pouco receoso, pois tava sozinho ali e a fumaca eh toxica, alem do medinho desta porra resolver explodir de novo.

 

se mandei !

 

 

NO PARKING

No caminho da volta encontrei algumas pessoas no caminho contrario, indo ver as lavas. Isso me ajudou a achar o caminho de volta, uma vez que nao tinha mais a fumaca pra me guiar. De repente vi um pedaco de asfasto, intacto, com algumas folhagens em volta. As lavas tomaram conta do de uma area gigante, mas pouparam este pequeno pedaco de asfalto. Nao tinha mais de 5 metros de diametro. Fiquei imaginando uma pessoa ali, no meio das lavas descendo. Seria uma pessoa de sorte ou de azar ? Levei uma hora pra ir e 2 pra voltar, pois acho que me perdi varias vezes.

 

a lava cobrindo o asfalto e a placa de proibido estacionar.

 

Bem pertinho, no meio das lavas, um pedaco de uma placa de transito: NAO ESTACIONE. As lavas nao respeteitaram, hahaha. Voltei pro carro, e a tempestade voltou, que sorte minha, mas, po, coitado daquele povo la no meio do nada com esta chuva.

 

VOLTANDO

Me perdi de novo no meio destas cidades com nomes esquisitos e estradas idem. Liguei pro dave pedindo socorro. Ainda bem que ele estava em casa, pois aqui nesta ilha nao funciona celular. Chegamos em casa agora, chegou mais um cara da Australia aqui. A chuva nao parou ate agora, sao oito da noite, to morto, vou dormir. Amanha volto pra Oahu, espero tempo bom de manha, pra poder explorar um pouco mais esta ilha. Eh uma pena eu nao ter mais tempo aqui, mas nao vale a pena ficar esperando o tempo melhorar, pois aqua chovi a maioria dos dias do ano.

 

 

De qualquer maneira, ja fico feliz tambem so de saber que vou voltar pra Waikiki, onde todo dia eh domingo de sol.

 

LAIRA LAIRA, PAZ E AMOR, LAIRA LAIRA

ultimo dia na terra dos laira laira. depois de passar 3 dias comendo comida organica, ja to com vontade de atacar o burger king. na big island tem muita gente vivendo estilos "alternativos" de vida. em comunidades fumando muita maconha, comendo uns cogumelos alucinogenos. passei meu ultimo dia tentando descancar, sem explorar muito, mas foi muito legal. preciso de ferias das minhas ferias. alguns dias sem novidade, sem aprender, sem tentar entender.

 

 

na casa chegou o autraliano, meio mudo, nao consegui engatar uma conversa. andando pela praia principal de hilo, a maior cidade, vi um muro no meio do mar. depois descobri que eh um muro anti-tsunami. ah ???!!! dificil acreditar que aquilo vai segurar alguma coisa. vamos esperar pra ver ? o muro foi feito em 64, apos o ultimo grande tsunami. thats it ! im goin to the airport now, back to oahu.

 

BACK TO WAIKIKI

de volta ao apto do jeff, o roommate do max, do primeiro apartamento. isso aqui eh uma zona tao grande. tanta coisa jogada no chao que nao sei a cor do carpet. os lixos e loucas sujas se amontoam, tirei ate umas fotos. logo depois de chegar fui com o jeff no aeroporto buscar outro australiano que vai ficar aqui uns dias. 19 anos nao entendo nada que ele fala, um sotaque de beavis and buthead....

 

passeamos em waikiki, asssisti mais uma vez a lua descer no mar, puta ceu estrelado. eh isso, amanha mais um domingo de sol em waikiki. quero surfar, comer e dormir por 2 semanas.

 

FERIADAO

ontem, sexta, foi feriado aqui. Dia dos Veterenos de Guerra. tava tudo lotado, muitos tiros, muita celebracao. os EUA estao no Hawaii desde o principionpela sua estrategiva localizacao em relacao a asia. aqui tem muito militar, a base de Pearl Harbor tem filas de 2 horas de visitacao todos os dias. nem to afim de encarar pra ver homenagem a americano morto na guerra.

 

Mas foi muito legal sobrevoar Pearl Harbor. Eles mantem tudo bem conservado, parecia uma camera de filme, os hangares, os avios no patio, os jeeps, os navios no porto. cena de filme mesmo. fico imaginando os japoneses vistando la. deve ser meio louco pra eles. mas eles vao, aos montes.

 

OS JAPAS

50% do turismo aqui eh do japao. Para eles eh muito barato vir aqui, ficar nos resorts, contratar limusines, etc. eh uma loucura, de dia eles compram as pranchas de body borad, as esteiras de praia, os colchoes de ar, tudo. na hora de ir embora, deixam tudo na praia, pois nao vao usar no japao.

 

e as noivas ??? todo mundo se casa aqui. eles vem do japao pra casar aqui, os convidados, os presentes, tudo. todo dia vejo pelo menos umas 10 noivas japonesas na rua, hoje ja vi umas 4 e sao somente 1:30 da tarde. sao engracados, quietos, mas estao em toda parte.

 

surfar com eles eh legal, cheio de crianca, de velhinhos e velinhas japonesas pegando onda, muito maneiro. o japones eh a segunda lingua aqui, junto com o hawaiiano.

 

CRIS, ARIEL, LEO, RAFINHA ! ESTA EH PRA VOCES !

pra sessao de surf de ontem e hoje ser perfeita, so faltou vcs. aluguei uma prancha maior, e peguei as ondas mais longas da minha vida. eu remava pra muito longe da costa, pegava uma e voltava pra areia. tao longas que its not even funny, como eles dizem por aqui.

 

12/11/2005 - O PATETA DE WAIKIKI

deixei minha caretria num telefone publico, dancei. foi grana, cartao de credito, driver's license, tudo. o cartao ja cancelei e recebo outro em 2 dias. fica o prejuizo da grana e o titulo de Pateta de Waikiki

 

ALOHA FESTIVAL

todos os anos acontece um festival na areia, com danca polinesias, filmes a noite toda, muita musica hawaiina.sao 3 dias na praia, relax, ficar sentado na areia, o sol se poe, a lua cheia aparece, todo mundo aplaude, muito astral. ontem, pra encerrar o festival de madrugada, passou um filme no telao, o ultimo surf movie, into the liquid. o povo delira com as imagens. E EU DORMI NA AREIA, hahaha. hoje comeca outro, de artes. tem arte popular, musica, hula ! ai que cansaco...

 

EU VI !

i wish i had my camera with me ! hoje tava todo mundo na agua, vi cachorro pegando onda, vi criancas de 2 anos no ombro da mae, vi um cara plantando babaneira, vi um casal dancando na prancha. ate as tartarugas apareceram nadando em waikiki hoje, no meio da gente.

 

NIGHT SURFERS

noites de lua cheia, noite de praia cheia. os night surfers aproveitam estes todo mes. eu ate entrei na agua, mas eh foda, sem ver os corais, as pedras, nao rola. so pra quem conhece muito bem o local. fiquei na areia, curtindo um luau.

 

AH ! ENTENDI !

as montanhas do hawaIi sao as mais "afiadas" do planeta, por serem as mais novas, nao estao gastas pelo vento, chuva, terremotos, etc muito lindo de ver os vales formados, tudo bem ingreme, cheio arestas, dificil explicar.

 

e finalmente entendi porque as ilhas estao uma do lado da outra: a fonte de lava no fundo do oceano que formou as ilhas eh a mesma. mas a massa de terra gira, enquanto a lava emerge do mar. entao, em milhoes de anos, no intervalo em entre uma erupcao e outra, a massa de terra anda e qdo a lava emerge forma uma nova ilha. a mais nova ilha do hawaii ja esta nascendo, ainda embaixo da agua, vai levar mais alguns milhoes de anos pra emergir, e nao estaremos aqui pra ver. mas ja da pra ver no mar, ela ja tem nome, e se duvidar, ja tem gente vendendo terrenos por la, hahaha.

 

 

AGORA VAI ?

a previsao eh de ondas gigantes chegando no nort shore tomorrow ! o transito vai congestionar pois todo mundo vai la ver. eu tambem.

 

POIS EH... PERDI !

as ondas cresceram, gigantes, me disseram, ta nos jornais, vi fotos. mas eu nao cheguei la. o transito tava de matar, 3 horas parado. fiquei sabendo antes, nem fui. vou tentar ir esta madrugada, tipo 4 da manha. mas a previsao eh de diminuir a partir de hoje. to frustrado. tenho somente mais 4 dias pra tentar ve-las ! contagem regressiva.

 

CAMISAS ALOHA

as camisas aloha sao bunda aqui. todo mundo tem. tem tese de mestrado, historiadores, desfiles exclusivos, designers riquissimos, colecionadores. nao so escolher uma camisa florida e sair pra rua. uma busca na net por HISTORY ALOHA SHIRT da uma ideia da instituicao. tem camisas carissimas, e quem entende, sabe qto custa a que vc esta usando. eu continuo achando cafona, hahaha tem camisa pra reuniao de negocios importantes, pra motorista de taxi, pra casamentos, pra aniversario, pra passear no shopping. pra mim, tudo igual. acho que vou me livrar da que tenho no brasil, que uso uma vez por ano, no reveillon, hahaha

 

20/11/2005 - O ESTADO ARCO-IRIS

que ingenuidade ! o arco-iris eh o simbolo do hawaii. esta em todas as placas de carro. (e lembrem-se que em uma ilha, todos os carros sao do mesmo estado). esta na identidade de todos os moradores daqui, nos orgaos do governo, nas lojas nas esquinas, um carnaval !

 

e tem arco-iris no ceu todo dia. varios. no primeiro dia eu vi 2 e achei que tava abafando. agora foca ate dificil reparar. porque tem tanto ? porque tem sol em honolulu e waikiki TODO DIA, mesmo qdo esta chovendo em outras partes da ilha. o resultado eh arco-iris pra todo lado. uma festa !

 

E A MAIOR PIADA: O TIME DE FOOTBALL DELES CHAMA RAINBOW WARRIORS, GUERREIROS DO ARCO-IRIS, QUA QUA QUA

 

TO FAZENDO UM FILME !

quem quer autografo ? pelo couchsurfing,com fui para na casa de um produtor der TV que ha tempos quer fazer um video sobre o couchsurfing. ele me convidou pra ser o ator, topei na hora. o filme eh pra divulgar o projeto no site e em jornalismo na TV. hoje filmamos quase o dia todo, fiquei sem surf. ainda bem que so tem amis meio dia de filmagem. alem de ficar super timido, ainda tenho que falar em ingles o tempo todo. ai meu saquinho...

 

A VIDA PASSA LENTAMENTE...

fim de tarde, fui correr, ja que nao rolou surf. no final da corrida, dei de cara com uma roda de capoeira, um monte de gringo cantando "PARANAUE, PARANAUE, PARANA". olhei um pouco mais nao parei pra refletir. muita mistura pra minha cabeca. mais um pouco e o por do sol. encontrei um vizinho no caminho (eh, eu ja tenho vizinhos, a tia da padaria me chama pelo nome, e por ai vai....) ele tava com a canera digital, fizemos umas fotos. mais um por do solzinho simples em ala moana park. igual e diferente, todos os dias.

 

OLHA SO

to aqui no cyber, publicando as fotinhos, o dono do cyber comeca a tocar no violao PASSEIO NO RIO, do Luiz Bonfa. nao botei fe ! tive que puxar papo, ele eh mais um apaixonado pela musica brasileira, quer ir ao brasil pra estudar violao. e agora nao para de falar comigo, nao percebe que nao to pagando para conversar com ele ! ah ! e teve o RPM ! tava na estrada sozinho hoje e comeceu a tocar LOIRA GELADA do RPM, "qualquer mulher, eh sempre assim, voces sao todas iguais, bla bla bla" assim, do nada, sem explicacao. po ! e nao tinha ninguem pra ver meu espanto, ninguem pra me ver cantar ! hahaha

 

CORTA !

ia terminar de fazer o filme hoje, mas com a chuva nao rolou. to na contagem regressiva, mais 2 dias aqui e 3 pra chegar em casa. ja to triste, a cada coisa que faco, como ou vejo, da a sensacao "esta eh a ultima vez que to vendo, comendo ou fazendo isso"

 

LEI

Lei eh o nome do colar de flores. aquele que tomo mundo me pediu um. a historia dos leis: qdo os primeiros polinesios iam chegando no hawaii, apos a longuissima viagem nas canoas, eram recebidos com os leis pra homenagear e diferencia-los (por um tempo).

 

os leis aqui sao feitos de flor de verdade, alguns realmente lindos. todo mundo no brasil me pediu um, mas galera, nao vai rolar, pois eh tudo real, nao eh de palstico. e qdo eh de plastico. eh pior que o das lojas americanas do nosso carnaval.

 

 

E O SURF,DUKE ?

A origem do surf eh cheia de hipoteses. Nenhuma comprovada. Houve uma epoca que era proibido para o povo, somente o rei, a rainha e seus convidados podia surfar. O surfe era profundamente ligado a raízes culturais, artísticas, religiosas, etc.. Para se fazer uma prancha deixava-se a oferenda na base da arvore escolhida, pois faria crescer outra arvore no local. Em 1819 o rei Kamehameha ll, filho do grande Kamehameha, unificador do Hawaii, aboliu todos os tabus e determinou que a pratica do surf fosse livre.

Pouco mais tarde nasceu o Duke Paoa Kahanamoku, ou simplesmente Duke. Ele foi campeao olimpico de natacao em varias modalidades mas seu grande objetivo era mostrar para o mundo o que era o surf. Apos ganhar fama com suas medalhas olimpicas, correu o mundo apresentando o surf aos outros paises. Foi o primeiro homem a surfar as costas leste e oeste dos Estados Unidos e na Austrália. Duke foi e eh o rei de Waikiki ate hoje. Morreu aos 94 anos ainda surfando.

 

Na sua estatua (sempre cheia de leis) todo mundo tira foto, deixa homenagens, reza, etc

 

 

e eu to aqui: quem quiser ver ao vivo um pedacinho de waikiki entra neste link: http://www.co.honolulu.hi.us/cameras/waikiki_beach/waikiki.htm

eh a estatua do Duke on line.

 

 

 

 

ONDAS ?

no north shore, nada ! fui 5X la, porra ! nada de onda. volto ao brasil sem ver as ondas gigantes do hawaii. uma boa desculpa pra voltar...

 

ILHA DA FANTASIA

 

estou emocionado. agora vou arrumar as malas.

amanha deixo Kailua, depois Oahu, depois Dallas, depois Miami, Sao Paulo e Ctba.

 

e a viagem nao acaba nunca...

 

fotos aqui: www.pupo.com.br/hawaii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

eae galera, blz?

 

estou planejando um mochileiro pelos eua e hawaii está no roteiro...porém, antes de detalhar o roteiro gostaria apenas de informações bem rápidas/gerais sobre o hawaii...

 

1. Qtos dias vc considera suficiente para conhecer a ilha? Pode ser um intervalo de dias de estadia.

2. Qual seria uma estimativa dos seguintes custos: passagem aérea, albergue/dia, alimentação/dia, turismo/dia.

3. E uma última pergunta, de onde vcs julgariam ser melhor (economicamente mais viável) a ida para a ilha: partindo de Los Angeles, San Fransico, San Diego ou Seattle (pq neste caso eu iria de Seattle para Hawaii e depois do Hawaii para Los Angeles ou San Franciso ou San Diego).

 

agradeço pelas respostas/opiniões!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

1. Qtos dias vc considera suficiente para conhecer a ilha? Pode ser um intervalo de dias de estadia.

 

Eu fui em nov/2009 e fiquei 09 dias, se for para conhecer só Oahu é mais do que suficiente. Mas se quiser conhecer as outras Ilhas acho pouco tempo. Eu fiquei em Oahu e 1 dia fui pra Big Island.

 

2. Qual seria uma estimativa dos seguintes custos: passagem aérea, albergue/dia, alimentação/dia, turismo/dia.

 

Achei uma trip bastante cara, não fiquei em hostel, fiquei num hotel em Waikiki por cerca de US$100,00 por dia. A alimentação é o preço normal de qquer lugar,

mas se vc for fazer os passeios pelas operadoras, como eu fiz, vai sair cerca de US$100,00 por dia cada um. Mas a maioria dos passeios em Oahu dá pra fazer sozinho, vale a pena alugar um carro e aí vc tem condições de aproveitar tudo.

 

3. E uma última pergunta, de onde vcs julgariam ser melhor (economicamente mais viável) a ida para a ilha: partindo de Los Angeles, San Fransico, San Diego ou Seattle (pq neste caso eu iria de Seattle para Hawaii e depois do Hawaii para Los Angeles ou San Franciso ou San Diego).

 

Eu fui de LA para Honolulu, acho q é o mais comum e mais viável. Se puder, aproveite para incluir LAs Vegas no seu roteiro, vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi gente,

 

Cheguei de honolulu há 2 semanas, fiquei 1 mes por lá, estudando ingles.

Acho realmente que 10 a 15 dias é suficiente para conhecer os principais pontos. Não fui para Big Island, mas tive uma casal de amigos que foi e disseram que vale muito a pena conhecer, que o lugar é lindo.

 

Fiquei em um apto o mes inteiro, paguei USD 1470,00 com microondas e tv, eu e meu marido.

 

Os passeios realmente são muito caros, eu fiz tudo por conta e não gastei muito com isso, fiz tudo de onibus, mas de carro se chega bem mais rapido.

 

Espero ter ajudado.

 

Bia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, voltei há 2 semanas de lá. Fiquei 1 mes estudando ingles com meu marido. Fiquei hospedado em Waikiki - Honolulu, em um apartamento.

O Hawaii é inacreditável, as praias são espetaculares, a cidade também é muito limpa e deixa o visual ainda mais bonito.

Conheci os principais pontos, acredito, fui para North Shore, conheci o pipeline, waimea bay e haleiwa. Conheci outras praias como Hanauma Bay, que é uma praia fechada onde vc paga USD 7,50 para entrar, mas vale muito a pena, porque é muito bonita e ótima para mergulho. Conheci tambpem Waimanalo, que é bonita mas muito deserta. Kailua também é muito legal.

Subimos no Koko Head, um dos vulcões que tem lá, a vista é maravilhosa, mas a subida é bem cansativa, tem que ter pique.

Visitamos o Diamond Head tbem, só nao conseugimos entrar no parque porque ja estava fechado. Ah e fomos tambem no Pearl Harbor, é uma parte da historia dos EUA mas ache as atrações meio caras.

Tudo isso nós fizemos de onibus, assim como todo o EUA, todos os onibus tem time table e mapas. Para compras, tudo é muito barato, para quem gosta de roupa de surfe é o paraiso. Para eletronicos é bom dar uma olhada na Best Buy e no wal mart. Para roupas tem a Kalakaua que é a avenida das grifes e tem um outlet chamado Waikele que é bem legal. Agora se voce quiser encontrar roupa barata mesmo, procure uma loja chamada Ross, lá voce encontra roupa de todos os estilos, muito baratas e de marca. Bolsa e oculos tbem.

 

Qualquer duvida entre em contato.

 

Bia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...