Ir para conteúdo

Hidroelétrica na Patagônia Chilena


Posts Recomendados

  • Membros

Boa Tarde pessoal do mochileios.

 

Poisé, a notícia é essa mesmo que entitula o tópico. Empresários e Especuladores estão com o projeto de construir uma Hidroétrica na Patagônia Chilena.

Essa "bela notícia" foi repassada à mim por um amigo Chileno, morador da região de Coyhaique. Segundo ele, os protestos estão cada vez mais intensos na região, tendo em vista o repúdio da população local em relação ao empreendimento. Manifestações de moradores, ambientalistas e pessoas contra à construção tomaram as ruas e ONG's estruturam-se para combater essa idéia. Junto com a notícia, ele me repassou dois links que ajudam bastante a entender a situação que está ocorrendo por lá.

 

Visto que muitos brasileiros e assim como eu, usuários do mochileiros, viajam para essa região o ano todo, é muito importante que todos saibamos o que está acontecendo na Patagônia. As especulações não são diferentes das que ocorrem aqui. Muitos querem trocar o verde natural pelo verde das notas de dinheiro. Infelizmente.

 

Seguem abaixo os links como havia comentado.

 

 

http://www.patagoniasinrepresas.cl/final/

http://www.ecosistemas.cl/1776/articles-79032_documento_pdf.pdf

Link para o comentário
  • Membros de Honra

pois eh broder, eh triste e infelizmete eh uma realidade. Tomara q eles la consigam criar algum tipo de efeito com seus protestos. A ma noticia eh q em geral se o governo respalda - q significa: se os caras do governo vao ganhar alguma coisa com isso ($$$$) - nao tem o q fazer. Eles convencem a todos q isso eh bom pro pais e ja era! A hidreletrica q estao fazendo aqui no rio madeira eh a mesma coisa. ::prestessao::

Link para o comentário
  • Membros

Poisé Xaliba, essa é a real situação de como as coisas "andam" na maioria das vezes. Ao menos eles (chilenos) darão a cara à tapa em protesto, assim como vem fazendo. Amanha (29/08) está marcada uma manifestação NACIONAL, com muitas cidades participando. Isso serve de exemplo para "nós", brasileiros. Mas a situação é essa, sem querer entrar no mérito sócio-político da parada. Tô orgazinando uma mochilada que passe por Coyhaique em Janeiro. Se na minha estada ocorrer alguma manifestação, farei parte.

Esse lance de querer construir Hidroelétricas aos montes é idéia primitiva de desenvolvimento. Moro no Rio Grande do Sul e aqui (talvez também tenha isso em outros lugares do país) foram instalados anos atrás, Aerogeradores (cataventos gigantes). O impacto ambiental desses aerogeradores é mínimo de comparado às mudanças que uma hidroelétrica faz em qualquer paisagem. Mas, como tu falou, é o dinheiro. A raça quer grana, só grana! E o resto? O resto... ::grr::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...