Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#705512 por Silmar Crepaldi
12 Abr 2012, 01:36
Segue abaixo dica de uma caminhada para se fazer em uma manhã. O percurso é curto (cerca de 14km), porém o ganho de elevação de quase 400m exige certo rigor físico.

O caminho vai de Morungaba/SP até o Observatório de Campinas/SP (localizado à frente de Joaquim Egídio aprox. 17km). Entre os passos na estrada, trilha e estrada novamente pode-se apreciar a bela paisagem serrana e divertir-se um bocado =D.

> Chegando em Morungaba siga as placas indicativas de pontos turísticos, onde terá como item o observatório (tem uma placa em cada esquina da cidade), qualquer dúvida é só perguntar a qualquer morador onde fica o Cruzeiro, já que é o mesmo caminho.

> Cerca de 600m após o Cruzeiro você deverá adentrar numa estradinha secundária (vide foto abaixo).

Imagem


> Logo no começo desta trilha deve-se tomar cuidado com as colmeias, você irá passar bem próximo ao fundo de uma fazenda de apicultura (vide foto mais abaixo).

> Depois disso, é só curtir a trilha! Tome cuidado com as aranhas, que não são poucas e nem pequenas pelo caminho. Não sou biólogo, mas notei que haviam diversas espécies, ou seja, a probabilidade de ter uma daquelas "brabas" não é descartável =S (vide foto).

Imagem


> Abaixo segue o mapa da trilha toda, trechos de estrada e mata. Deve-se acessar o link abaixo da imagem para tomar conhecimento das anotações marcadas nas tachinhas amarelas, assim você não se confunde nas bifurcações.

Imagem
https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=205988631832910560447.0004bd73c1f49f9d6311a


> Imagem de comparação entre o trecho da estrada e a trilha que tomamos como caminho alternativo.

Imagem


NOTA: A trilha é usada também pelos motoqueiros, por isso deve-se tomar cuidado com acidentes.

Qualquer dúvida fico a disposição.

Forte abraço e bom divertimento.

Silmar Crepaldi.

Para passar o tempo... encontre a aranha nesta foto (perceba como deve-se tomar cuidado ;D ):
Imagem


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes