Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#540376 por Pita Oliveira
09 Jan 2011, 13:28
Bom dia pessoal !

Sou novo no mochileiros.com, e entrei pq vi esse tópico referente ao Pico da Pedra D'agua.

Não sou muito experiente e nem conheço muita gente que pratica trilhas, ja fiz uma volta a ilha e ja subi no pico do papagaio, em DEZ/2009 fiz os 4 dias de trilha para Machu Picchu, porem nunca fiz um "trajeto" que não fosse mapeado...

gostaria de saber o status do "projeto", e se poderia acompanhar o grupo nessa trip, tenho um bom preparo fisico (pratico provas de corrida de rua e corrida de aventura).
qual o equipamento individual necessario pra fazer essa aventura ???

até ! boas trilhas !

Pita Oliveira
saulo-damasceno@bol.com.br

#540682 por xxcharles
10 Jan 2011, 09:16
Falla Mochileirosss ...

Entãoo ... fui para ilha grande esses dias ...
Quando fiquei em dois rios, conheci um kra o Sr. Julio .. elepresta serviçospara a UERJ ...
a galera chama ele de Capitão do Mato, ele conhece td la... c quiserem ele falo q ja tem uma picasaate a mãe d´agua ...
e c dispois a levar qm estiver interessado..

;]
#541964 por André Serrano
12 Jan 2011, 17:31
Olá pessoal, para os interessados o lance é o seguinte:

Em dezembro, eu (andré), Laércio e Caio fomos na Ilha para fazer uma pequena trilha e conversarmos um pouco acerca da Pedra D`água. (após nos entendermos pelos contatos a partir deste site)

Após isto marcamos a data para a pré-incursão e como infelizmente não foi possível minha ida, Laércio, Caio e Marcos foram no dia 07 de janeiro.

Ao chegarem com grande dificuldade a Dois Rios (houveram deslizamentos e a trilha está quase intransponível) lá souberam que existia a anos atrás uma trilha que ia até o Pico, porém foi totalmente fechada e que se quisessem tentar, com grandes dificuldades poderia ser levado uns dois dias.

Foram informados de que na Enseada das Estrelas existe uma trilha, obviamente bem fechada até lá e que alguns nativos caiçaras podem nos dar dicas e até mesmo ir conosco.

Bom, dessa forma estamos remarcando nossa terceira incursão para abril ou maio. Nossa intenção é ir na Enseada, fazer contato com quem já foi lá, tentarmos ajuda e após isto marcarmos nova data para de FATO SUBIR. Galera o motivo de as datas serem bem espaçadas é porque todos felizmente e Graças a Deus trabalhamos e tal atividade precisa de tempo.

QUANTO MAIS TRILHEIROS EXPERIENTES HOUVER MELHOR SERÁ, POR FAVOR MANDEM E-MAIL, RESPONDAM AO TÓPICO

TEMOS QUE PARAR DE DIZER QUE SOMENTE FOMOS NO 2° LOCAL MAIS ALTO DA ILHA.

abraços

André Serrano andre-serrano@hotmail.com
#548140 por pedreca
27 Jan 2011, 01:42
Oi Galera! Acabei de voltar de IG e conheço duas pessoas de lá que fazem essa trilha sem problemas. O Sr. Júlio de Dois Rios como meu amigo citou acima e o Paes, um amigo meu. Agora não é a melhor época pra fazer essa trilha, seria melhor no inverno mesmo. O deslizamento é exatamente entre Dois Rios e Abraão e está interditado pelo INEA, só permitem a passagem de locais e de pessoas com guia. Mas passamos por ele pra chegarmos até Abraão partindo de Dois Rios. O Paes fez essa trilha faz uns tres meses, fez manutenção e disse que está sem deslizamentos. Como fiz Volta Ilha sei que dependendo da sequencia de dias chuvosos, fica osso fazer até a mais sussa. Até pra fazer o Papagaio estava ruim de abrir o tempo, mas deu sorte e peguei um dia lindo!! Vamos trocando por aqui, mas estou afim de fazer essa também!
;)
Carol
#550193 por trilheirosilvestre
01 Fev 2011, 11:00
Carol e amigos

De fato, como o andré Serrano disse, Caio, Marcus e eu realmente estivemos na Ilha agora 7 de Janeiro para tentarmos o que seria uma possível investida ao Pedra D´Agua .

Como gosto de contar histórias , vou contar nossa primeira ida a Ilha Grande, ocorrida em 17/12 do ano passado, tendo como protagonistas Caio, eu, André e namorada :

A coisa toda realmente começou em Outubro/Novembro .
Após vários e-mails , uma reunião, mapas confeccionados, decididos a alcançar o ponto mais alto da ilha, sob um sentimento de empolgação e falta de sanidade mental mesmo , sem planejar bulhufas nenhuma , Caio e eu , sob o dia 17/12 , decidimos de ultima hora irmos para Mangaratiba, com o intuito de APENAS conhecer Abrãao .
O Caio tinha uma viagem marcada que acabou perdendo e para valer o weekend, decidimos ir pra outro destino .

Na data , eu havia sabido com 1 semana de antecedência que trabalharia no dia 19 daquele fim-de-semana . Sim , 2 dias depois , ou seja, curtiria apenas um dia na ilha .

Sai tacando tudo dentro da mochila como uma criança que vai pro parque e nao sabe direito o que levar .
O dia foi muito corrido : comprei headlamp , pilhas e fui buscar a câmera do Caio que estava no centro do Rio com uma maiga ( cada um mora em lados extremos da cidade ) e no caminho decidi ligar pro André e avisar que iríamos de ultima hora para lá .

Isso era umas 5 e pouca da tarde . Depois de comprar tudo, andar uns 3 km sob um sol escaldante e chegar em casa inteiro, ligo pro Caio e fico sabendo que o infeliz ainda está beeeem longe de minha casa .
Eram 7 e pouca já e para se chegar com segurança em Mangaratiba, estacionar o carro e ir para o píer, você precisa sair do Rio no mínimo umas 6 da tarde para nao pegar um rush ferrado .

No caminho, liguei pro André avisando que estava a caminho e que era pra ele se apressar ao máximo que pudesse .Mas logo depois ficaríamos sabendo que ele iria dormir na casa dele que fica numa localidade ao lado de mangaratiba e que preferiria partir no dia seguinte com a namorada .

Corremos o máximo que pudemos,mas chegamos quando a barca ja tinha partido a 10 minutos .
Decidimos pegar uma traineira que levou mais 1h e pouca para sair do porto .
Nesse vai e vem , ainda sobrou tempo pra uma empada com refri e arranjarmos lugar na frente do barco .

As coisas pareciam ir bem até que o Caio se lembrou de ter esquecido o tênis no carro ( isso chegando em Abraao ) e isso implicaria em ele voltar no dia seguinte, buscar o tênis e voltar , rezando para dar tempo de conseguirmos fazer algo.
Lembrando que a travessia Mangaratiba x Abraao levam preciosos aprox. 90 minutos .

Chegamos no Camping ( bem vazio por sinal ) em torno de meia noite e armamos a barraca logo , pois tínhamos poucas horas de sono .
No dia seguinte, Caio partiu pra Conceição de Jacareí ( uma localidade que fica entre Angra dos Reis e Mangaratiba ) as 7 e André chegou com a namorada umas 11 e eu já louco de ansiedade por começar logo alguma trilha .

Tentei ligar pro Caio umas varias vezes e acabamos por combinar em se encontrar na ultima praia ( Praia do Pouso ) antes de chegarmos em Lopes Mendes .
A namorada do André estava com dores nas pernas e isso ocasionou 1h a mais no percurso do trajeto .
Chegamos a tempo de curtirmos por 1h a praia para logo depois voltarmos para Abraao por barco rs .

Naquela tarde, André, namorada e eu partimos para Mangaratiba e Caio ficou na Ilha .
Soube 3 dias depois, que o maluco do Caio, ficando com meu Guia de Ilha Grande e facão, se meteu a ir para 2 Rios , 4 dias depois do deslizamento de terra que ocasionou uma DAS MAIORES ENCHENTES DE ABRAAO .

Muitas casas inundaram, muita gente perdeu muita coisa . Era um cenário meio desolador o que nos deparamos de dia naquele dia 18, pouco antes de volramos pro continente .

No dia seguinte , pela manhã , Caio decidiu ir sozinho para 2 Rios , enfrentando segundo ele ( e confirmado por meus olhos e lentes da câmera) umas 7 barreiras de terra . A coisa era desoladora mesmo . Ele viu literalmente 2 rios que mudaram de curso com o desabamento de paredes inteiras de terra, pedras e árvores .

A coisa foi muito feia MESMO . Contou que pisou em uma superfície que na verdade era uma espécie de lama movediça e que ficou com terra pelo peito .
Quase não sai e desce por um escoadouro em forma de sumidouro .

Chegou em 2 Rios todo cagado ( no bom sentido rs ) e a Tia Teresa deu um trato no pobre . Quase todos os tiozinhos ( inclusive o Mestre do Mato ) estavam presentes .
2 Rios estava ISOLADA .

Depois de algumas horas , refez todo o caminho e conseguiu voltar vivo .

Essa foi a primeira parte da aventura . Em breve postarei a que não deu certo relatada pelo André que rolou agora no dia 07/01 .
#553259 por Fábio Borges
09 Fev 2011, 09:05
Fala Aventureiros,

bem ainda não dá para confirmar minha investida, mas lendo os posts vi que vcs querem subir um rio até sua nascente e depois alcançar o cume... ontem a noite procurei no livro do J. Bernado alguma informação sobre essa trilha, mas não tinha nada... a única informação interessante que consegui foi que o rio mais volumoso da ilha grande é o rio pereque. Quem tiver a carta topografica com os rios da ilha grande pode dar uma analisada para ver se ele chega próximo dela...
#553544 por leochicaybam
09 Fev 2011, 21:36
Fala galera,

fico feliz em saber q eu não era o único a ficar me perguntando "pow, será q dá pra chegar lá??"

Se puder, eu e meu irmão gostaríamos de nos juntar a vcs. Temos experiência em navegação e corrida de aventura. Concordo q o acesso mais fácil talvez seja por algum córrego, mas se de fato existir alguma trilha é melhor. De qualquer modo teremos q nos embrenhar no mato....hahahahaha

Parabéns pela iniciativa!!! Rumo ao topo!!

Leo
email: leo_chicaybam@hotmail.com
Niterói-RJ
#558993 por Gileal
25 Fev 2011, 18:04
Olá, pessoal!
Gostaria de saber como foi a investida. Vocês realmente foram ao pico da Pedra d'água?
Pelo que sei, não tem acesso. Porque o Pico se localiza dentro da reserva biológica e é proibida a permanência de pessoas nesse local. Até prá passar pela reserva tem que ter autorização. Sempre almejei subi-lo, mas nunca ouvi falar de alguém que tenha feito. Passei uma semana trilhando por lá em janeiro e ninguém conseguiu me dar uma referência se é possível ou não. Espero que vocês possam dar o "caminho das pedras" ou, no caso, das águas.
Abraços e bons caminhos.

Giselle
#559009 por André Serrano
25 Fev 2011, 19:04
ATENÇÃO AOS INTERESSADOS

ESTAREMOS TENTANDO NOVAMENTE SUBIR A PEDRA D`ÁGUA EM ABRIL OU MAIO. QUEM TIVER INTERESSE NOS COMUNIQUE OU QUEM TENHA IFORMAÇÕES.

TENTAREMOS SUBIR PELA ENSEADA DAS ESTRELAS POIS MORADORES DE DOIS RIOS (QUANDO NA 1º INCURSÃO) NOS DISSERAM QUE POR LÁ É O MELHOR CAMINHO. PORTANTO ESTÁ FEITO O CONVITE.

ABRAÇOS
#564167 por André Serrano
14 Mar 2011, 07:47
ATENÇÃO GALERA, NESTE CARNAVAL 2011 FUI NO SÁBADO DIA 05/03 DE ABRAÃO A AVENTUREIRO.

QUEM JÁ VIU MEUS POSTS E DE OUTRAS PESSOAS TAMBÉM, VERÁ QUE OS RELATOS SÃO SEMPRE PELA TRANQUILIDADE DE CRUZAR O MANGUE. (FOI A 4ª VEZ QUE PASSEI LÁ).

ACONTECE PESSOAL QUE O MAR ESTAVA AGITADÍSSIMO FECHANDO O MANGUE E POR CONSEQUÊNCIA ATRAPALHAVA A SAÍDA DAS ÁGUAS QUE VEM DAS LAGOAS DO SUL E DO LESTE. PORTANTO EU E MEU AMIGO NÃO TINHAMOS OPÇÃO A NÃO SER ENTRAR NA ÁGUA E NADAR.

AO TENTARMOS A 1ª VEZ DESISTIMOS POIS A CORRENTE ERA FORTÍSSIMA E FOI NESSE MOMENTO EM QUE AVISTAMOS UM PEQUENO JACAREZINHO FILHOTE QUE TINHA EM TORNO DE 30cm, O SUFICIENTE PARA CASO QUISESSE, LEVAR NOSSO DEDO E APÓS O SUSTO FICAMOS ANALISANDO CUIDADOSAMENTE A ÁGUA E FOI QUANDO AVISTAMOS O QUE SERIA A MÃE OU O PAI DO JACAREZINHO, FOI QUANDO O PÂNICO TOMOU CONTA DA SITUAÇÃO.

DIGO PÂNICO POIS ANTES DE ENTRAR NA ÁGUA EU TINHA UMA BERMUDA, CAMISA E CASACO SECOS, BEM COMO ISQUEIRO E ALIMENTO E CHEGUEI A COGITAR DORMIR ALI. PORÉM COM TUDO MOLHADO SERIA BASTANTE COMPLICADO, POIS NOSSA BARRACA, ISOLANTE ETC... FOI LEVADO DE BARCO PELA MINHA NAMORADA E AMIGOS QUE NOS AGUARDAVAM NA PROVÁVEL HORA DE CHEGADA ÀS 17H.
E AI VEM QUESTÃO: MOLHADOS, CANSADOS, COM FRIO E UM MANGUE COM JACARÉ PARA ATRAVESSAR, COMO SAIR DESSA SITUAÇÃO?
APÓS VER QUE PODERÍAMOS TMBÉM SOFRER COM HIPORTEMIA, POIS COMO SABEM ESSE CARNAVAL FOI DE CHUVA E UM POUCO DE FRIO, DECIDIMOS ESCONDER NOSSAS COISAS NA VEGETAÇÃO (FACILITA O NADO) E PULAR DE UMA VEZ NAQUELAS ÁGUAS ESCURAS. SENOD ASSIM CONSEGUIMOS VENCER A CORRENTE E GRAÇAS AO SENHOR NADA NOS ATACOU.

NO OUTRO DIA VOLTEI LÁ PARA PEGAR AS COISAS E A ÁGUA HAVIA BAIXADO, MAIS AMIGOS FICA AI O RELATO DO QUE HOUVE...........RESOLVI ESCREVER PORQUE NINGUÉM ACREDITA QUE LÁ TENHA ESSE ANIMAL, E DIGO MAIS, O JACAREZINHO VAI CRESCER, PORTANTO MUITO CUIDADO, ATÉ O FIM DO ANO VOLTO LÁ E DESSA VEZ BEM PRECAVIDO.
#587263 por sergio.carvalho
14 Mai 2011, 21:39
Boa noite... cara eu morei na Ilha Grande 2 anos e estive olhando os mapas... acho que a praia de Dois Rios, seguindo o rio ao seu lado direito de quem olha para o mar, é um caminho que merece ser estudado. abraco a todos e me avisem quando estiverem por fazer a pedra dagua.
#587880 por trilheirosilvestre
16 Mai 2011, 15:05
Olá pessoal !!!

Como postei em meu blog - http://trilheirosilvestre.blogspot.com/ ... -ilha.html - a saga continua ! hehehe .

Sergio , entendo sua perspectiva . E agradeço a dica ::otemo::

Nós estivemos em Janeiro lá em 2 Rios ( logo após um desabamento que literalmente lavou a estrada Abraao x 2 Rios ) e até chegamos a conversar com a "Velha Guarda" da vila , composta pelos funcionários aposentados do antigo presídio .

Nosso encontro durou algumas horas naquela tarde de 8 de Janeiro e foi muito agradável . Obtivemos do "Mestre do Mato" informações preciosas e inclusive a dica que subir por 2 Rios era MUITO complexo e demorado, e que por questões naturais não obteríamos sucesso se o acesso fosse por ali .

Ele nos passou a dica de uma pessoa na Enseada das Estrelas e que ela certamente poderia nos levar até pelo menos a trilha que levaria ao Pedra D´Agua . Tentamos de todas as formas tentar contato com alguma pousada de lá para encontrarmos o sujeito . Mas , infelizmente , a única solução mesmo é dar um pulo lá "in loco" e ver "qual é" .
Isso está sendo feito em paralelo ao planejamento de nossa 2ª tentativa . E talvez prevista para o dia 3 de Junho .
Vamos ver no que dá . Caso queira entrar em contato comigo , me adicione ao MSN.: brasil03@hotmail.com .

Então é isso criançada ! Em breve tem mais ::hahaha::
#595071 por trilheirosilvestre
02 Jun 2011, 11:15
Pessoal , bom dia !

Entro de férias sexta agora , e , para tal, pretendo dar um pulo na ilha semana que vem .

A viagem será muito rápida, apenas com o intuito de coletar informações para a incursão ao "PAGUA" ( Pico da Pedra D´Agua) .

Maiores info em - http://trilheirosilvestre.blogspot.com/.

Quem tiver disposição e quiser conhecer a ilha, mesmo que rapidinho ,pode entrar em contato :
MSN.: brasil03@hotmail.com
Orkut : Laercio Tobias Earth Trekker
FB.: Laércio tobias

Então é isso !
Em breve , maiores informações !

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante