Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Invenções Mochileiras

Troque informações com todos os professores Pardal do mundo da Mochila e veja o que é possível fazer você mesmo!

Moderadores: LeoRJ, edver carraro, haole, ogum777

Re: Invenções Mochileiras

Nova mensagempor DaniloDassi » 03 Nov 2009, 08:22

Mandou benzão heim Luiz!!! ::otemo::
Estou pensando em fazer algo semelhante, mas vai ser para a barraca + isolante (o Haole tem um assim) e com um material mais simples, pois vai ficar dentro da mochila ::cool::

Abraços
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 24 Set 2007, 07:46
Reputation point: 1190

Nova mensagempor Ram_Alen » 03 Nov 2009, 12:40

...
-Realmente, ficou show. depois vê o peso, temo ter ficado pesado... assim, quando comparado com um bag de isolante tradicional ::cool:: ::cool:: ::cool:: .
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 31 Jan 2009, 21:20
Reputation point: 2157

Nova mensagempor LGMiguez » 04 Nov 2009, 11:18

e eu pensei em fazer uma capa q envolvesse o isolante e a barraca!! mas axo q vou fazer uma capa para tarnsporte da mochila! tambem em cordura, fita tubular e ziper ykk com fecho para cadeado!

Brigadão!! quem kser nomes de lojas que vendam cordura em sp eu tenho uns 3 cartoes aki e posso passar os tels e o end!!
LGMiguez

Data de registro: 21 Abr 2009, 18:55
Próximo Destino: Queixo da Anta
Santiago de Compostela (21/03/10)
Reputation point: 58

Nova mensagempor fernando_bonamigo » 14 Dez 2009, 10:43

cara, mto boas as dicas aki do forum! vou até comprar o EVA para fazer meu proprio isolante..
mas ainda estou com uma duvida.. alguem sabe qual tecido impermeável eu poderia comprar para confeccionar uma capa para mochila?
realmente precisa ser algo impermeável, no qual seja possível costurar uma espécie de elástico para envolver toda a mochila
vlw ae pela parceria do forum!
fernando_bonamigo

Nova mensagempor Visitante » 18 Dez 2009, 14:00

Então to fazendo minha capa de chuva pra minha mochila tb......perguntei a uma amiga minha, que cursa moda, um bom tecido leve, resistente, e principalmente impermeavel, ela me disse pra usar TAFETA com fios bem fechados. Tafeta não é caro e pro povo de sp é encontrado no brás-rua da graça ou na Joli- um otimo preço.
Vou usar essa tafeta e um elastico bom e costurar com maquina de costura, passando pra finalizar um impermeabilizante.

Vlw.
Visitante

Nova mensagempor pedroayer » 18 Dez 2009, 14:01

meu post o de cima, duvidas manda ae

Visitante escreveu:Então to fazendo minha capa de chuva pra minha mochila tb......perguntei a uma amiga minha, que cursa moda, um bom tecido leve, resistente, e principalmente impermeavel, ela me disse pra usar TAFETA com fios bem fechados. Tafeta não é caro e pro povo de sp é encontrado no brás-rua da graça ou na Joli- um otimo preço.
Vou usar essa tafeta e um elastico bom e costurar com maquina de costura, passando pra finalizar um impermeabilizante.

Vlw.
“No lugar de amor,dinheiro e fama me de a verdade.” Henry David Thoreau, Walden ou a vida nos bosques.
pedroayer

Data de registro: 02 Dez 2009, 13:40
Próximo Destino: Travessia ilha do cardoso->ilha do mel[07/01/10]
Reputation point: 0

Nova mensagempor DaniloDassi » 28 Dez 2009, 09:32

Pedro,
Já fez sua capa? Como ficou? Rolou um test-drive debaixo de chuva pra ver o resultado????

Abraços
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 24 Set 2007, 07:46
Reputation point: 1190

Nova mensagempor pedroayer » 04 Jan 2010, 10:51

Danilo, sensacional a capa...peguei chuva do dia primeiro ao dia três e aguentou...
Quero ver se vai ter esse desenpenho indo pra ilha do mel.
Uma dica, capricha no impermeabilizante, em todo lugar que tiver costura, e deixa secar uns 3 dias.
Mto boom recomendo gastei cerca de 20 reais pra fazer duas capas....
“No lugar de amor,dinheiro e fama me de a verdade.” Henry David Thoreau, Walden ou a vida nos bosques.
pedroayer

Data de registro: 02 Dez 2009, 13:40
Próximo Destino: Travessia ilha do cardoso->ilha do mel[07/01/10]

Nova mensagempor Fabio.b » 13 Mar 2010, 12:17

E ai galera...

Bom, nunca acampei, minha primeira vez vai ser dia 02/04, então estive pensando na questão do calor dentro da barraca.

Aí veio a idéia, vocês sabem esse resfriadores de notebook, então pensei em usar um desses como ventilador, aumentando a circulação de ar dentro da barraca.
Como fonte de energia ia usar uma célula solar que dura de 6 a 8 horas depois de carregada...

Imagem

O que vocês que são mais experientes acham da idéia???
Fabio.b

Data de registro: 12 Fev 2010, 17:59
Próximo Destino: Peru (Cusco/Machu Picchu)

Nova mensagempor Augusto » 13 Mar 2010, 14:52

Acho desnecessario Fabio por varios motivos.

# É peso a mais na sua mochila.
# Em uma trilha, na maioria das vezes, vc só irá usar a barraca durante a noite ou irá montá-la já no final da tarde qdo a temperatura já estiver bem amena. A não ser que vc vá ficar em um camping estruturado, mas nesse caso, é perda de tempo ficar durante o dia no interior da barraca.
# P/ ter o efeito eperado, tem de ser um ventilador mesmo. Faça um teste no seu quintal p/ ver.
# Dependendo da marca da barraca, algumas vêm com cobertura metalizada que já refletem um pouco a luz solar e com isso não fica tão quente no seu interior. Qdo for adquirir uma, olhe esse item.

abcs
Relatos:
Serras: Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada | A travessia da Serra Fina que levou 6 dias | Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada | Travessia da Serra Fina de sul a norte pela trilha do Rio Claro | A travessia Itaguaré-Marins que terminou a noite e sem lanternas | Travessias da Serra Negra e Rui Braga juntas - De Maromba até a parte baixa do PN do Itatiaia | Travessia do Pico do Carrasco - de Piquete à Campos Jordão pela crista da Mantiqueira | 1 Fim de semana qqer no topo da Pedra do Baú | Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP) | Picos de Monte Verde e travessia até S. Francisco Xavier | Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas | Dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ | De Angra dos Reis à Lídice na caminhada pela linha do trem | Trilhas no Petar - Minha 1ª experiência em cavernas | Trilha do Cristóvão-Serra do Mar/PR - Um trekking pela história | Um perrengue na subida do Pico do Paraná | Trekking pelos penhascos e platôs da Serra Geral/SC | A clássica travessia da Serra dos Órgãos - de Petrópolis a Teresópolis
Praias: Volta completa de Ilha Grande/RJ | Contornando Ilhabela na caminhada | Caminhada ao topo dos Picos do Baepi e do São Sebastião/Ilhabela | Trilha pelas Praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP | Subida ao Pico do Corcovado e Trilha Camburi-Trindade em Ubatuba | Apuros nas Travessias: Joatinga e Trindade-Camburi/Paraty | Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Saco do Mamanguá, Praias da Enseada da Cajaíba..) | Travessia do Lagamar - de Paranaguá à Ilha do Cardoso | Praias desertas, poções e cachoeiras em Barra do Una/Peruibe

http://agsts.multiply.com/
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 18 Jun 2003, 22:47
Reputation point: 2184

Nova mensagempor gwydyon » 13 Abr 2010, 20:27

Filtro de Água natural

Trata-se apenas uma solução de ultimo recurso para limpar água, naqueles momentos em que a única fonte de água, não é de fiar.

Com uma palhinha(levo sempre nas minhas caminhadas/acampamentos, devido à sua extrema leveza e utilidade), ou um pau oco, colocar bocadinhos muito pequenos de carvão activo no meio da palhinha/pau, para remover alguns químicos, odores, etc.
Adicionar areia e pedras pequeninas de ambos os lados da palhinha, encostado ao carvão, de forma a remover as impurezas da água (terra, maioritariamente).
Por fim adicionar erva em ambas as pontas da palhinha para evitar maus sabores e bocados de areia/carvão.
Opcional: Se quiserem também podem adicionar um bocado de t-shirt/pano no bocal da palhinha/pau para terem mesmo a certeza que não passa nada.

Quando tiverem o filtro natural feito, recomendo-vos a passarem água por ele umas duas ou três vezes para limpar todo o interior, visto que ao inicio a água poderá estar algo suja.

---------------------
| Tecido |
| Erva |
| Areia e Pedras |
| Carvão activo |
| Areia e Pedras |
| Erva |
---------------------

Volto a insistir que esta é apenas uma solução de ultimo recurso, para aquelas alturas em que necessitam de água para beber, a disponível não é de confiança e não a podem ferver por falta de meios ou tempo disponível.
Convém sempre andar com um filtro de água ou comprimidos para a desinfectar.

Não se esqueçam muitas vezes que água parada nunca deve ser bebida, devido à possível existência de bactérias e vírus nocivos para a nossa saúde. Mesmo que a água esteja em movimento, pareça limpa e fresca, existe a possibilidade de um animal ter defecado ou morrido perto desse curso de água o que acabaria por a infectar, por isso nunca fiar!

pessoal,usando um esquema dos filtros europa,dá para se fazer um filtro mais eficaz

seguindo pela orde.:
dolomita (cascalho)
carvão ativado
dolomita
nitrato de prata (bactericida)
dolomita
carvão ativado
dolomita
nitrato de prata
dolomita
carvão ativado
dolomita
nitrato de prata
dolomita

faz-se em um tubo de pvc,com uma tampa no final,onde se colocará uma malha de algodão ou outro tecido permeável (recomendo um tecido sintético,que não embolore),e com uma saída para a agua filtrada,bem como uma "tampa" com tela,para a entrada de agua
pode se substtuir a dolomita por areia ou outro material filtrante (areia de aquario,por ex.)
mais alguma dica,é só postar
é claro,tal processo não deixa 100 por cento pura,para isto,é só colocar o hidrostéril na água final...mas pelo menos,para uma grande parte de bactérias,já resolve...claro,pode-se almentar as camadas,almentando a eficiencia
gwydyon

Nova mensagempor marcelowillian » 13 Abr 2010, 21:31

uma alternativa barata para as capas de mochila,é os sacos de lixo de 100 litros pra cima,tem durabilidade,e para usar,é sófazer alguns cortes para as alças dos ombros passarem,e fechar com silvertape (caso queiram,é só fazer os cortes de forma prévia,para em caso de uso,é só colocar na mochila,e soldar com o silvertape)
o mesmo pode servir como capa de chuva!
para o isolante feito em casa,sugiro fazer o forro com papel aluminio grosso,que permite enrrolar,mas não rasga fácil
marcelowillian

Data de registro: 17 Fev 2010, 15:57

Nova mensagempor TK¨ » 18 Abr 2010, 13:17

Maninhos,

Eu fiz uma espiriteira, com latinha de alumínio, ficou top! aprendi num típico aki, gastei só 3 latinhas de cerveja que eu mesmo bebi! hehehehe
Mas quase fiquei na mão! ainda bem que um dia desses, sozinho em ksa, resolvi testa-la... foi ai que percebi onde que eu ia colocar a panela???? ai tive uma brilhante idéia.... Peguei uma latinha de feijoada tirei os "fundos", e fiz alguns furos nela com furadeira... cara ficou perfeito... a altura ficou perfeita! abraços

haa sim... Eu estou usando um alcool com aroma de eucalipto o cheiro dele queimando não é ruim não... será que da algum problema?
Existe prazer nas matas densas.
Existe êxtase na costa deserta.
Existe convivência sem que haja intromissão no mar profundo e música em seu ruído.
Ao homem não amo pouco, porém muito a natureza. Lord Byron
TK¨

Data de registro: 18 Abr 2010, 12:58

Nova mensagempor Sandro » 18 Abr 2010, 22:22

TK¨ escreveu:haa sim... Eu estou usando um alcool com aroma de eucalipto o cheiro dele queimando não é ruim não... será que da algum problema?

Tenho uma leve impressão que alguns pernilongos não irão gostar da sua espiriteira! ::tchann::
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 01 Nov 2003, 17:33
Reputation point: 3209

Nova mensagempor Visitante » 19 Abr 2010, 01:37

cara!!!não só os pernilongos não irão gostar da sua espiriteira,como tambem vc corre um risco tremendo de passar gosto pra comida,dependendo do que vc for comer...isto pq o cheiro do eucalípito é muito forte,entrando nas narinas na hora da confecção do alimento,ele (o cheiro) enviará uma mensagem errada ao cérebro,e se vc for comer logo após terminar de cozinhar,aquele miojo de picanha terá um gostinho de pinhosol ao fundo,que não será nada agradavel!
Visitante

AnteriorPróximo

Retornar para Faça você mesmo! Equipamentos de Camping e Aventura

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor

Submarino.com.br