Israel - Perguntas e Respostas

Troca de informações destinos no Oriente Médio

Re: Israel - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor jeantu » 12 Mai 2009, 02:14

Oi gente,

Estava em Israel ha pouco tempo, fiquei um mes em Jerusalem fazendo um curso de hebraico. Foi a segunda vez que fui la e recomendo, e muito legal mesmo, apesar da diferenca e tal. O pipino perguntou sobre transporte e tal, de Jerusalem, se for pra cidades Israelenses tipo Tel Aviv, Eilat, Haifa, Tiberiades e etc, tem que ser da estacao central de onibus.... o site da companhia de bus informa tudo: http://www.egged.co.il/Eng/ se for pra lugares Palestinos tipo Belem, Jerico, Ramalah, Hebron, os onibus saem de uma das duas estacoes perto do Damascus Gate. Qualquer pessoa sabe te informar de onde sai. Mas nao tem direto pra alguns lugares, tipo pra Hebron voce vai pra Belem, o onibus para e voce atravessa o checkpoint (naquele muro horroroso... deprimente) e em Belem pega um taxi ou onibus pra Hebron. Pra Jerico, voce vai pra Abu Dis e pega outro pra la. Mas esses onibus (na verdade mini-onibus, peruas e as vezes ate taxi-lotacao, que chamam Sherut) nao sao caros e o pessoal te informa legal.
Tambem perguntaram de tatuagem em Jerusalem... eu nao reparei se tinha algum lugar que fazia la, mas deve ter no centro da cidade nova sim, da pra ir a pe da cidade antiga saindo pelo Jaffa Gate. Quanto a questao de estranhamento, nao acho que teria problema nenhum uma tatuagem da cruz de malta nao, o fato de icones que ressaltam a religiao sao ate bem vindos la, visto que a maioria e religiosa. Pelo que percebi te respeitam qdo descobrem que voce segue uma religiao, um colega ateu me disse que quando falava pras pessoas que ele nao acreditava, ai sim as pessoas achavam estranho, e ficavam desconfiadas (principalmente os muculmanos).
Bem, espero que o que coloquei possa ajudar em alguma coisa. ::sos::
Abcos
Jean
jeantu

Mensagem não lidapor MiG » 06 Set 2009, 12:02

UMA DICA MT BOA !

Se alguém estiver em Israel, ou msm no egito e na jordania, VALE muito a pena tirar uns 3 dias para ficar em EILAT, no extremo sul de israel, um PARAISO FISCAL, onde fica o mar vermelho, putz me amarrei no mar vermelho, que de vermelho não tem nada msm, é AZUL msm ! a visibilidade e a calmaria da agua é impecavel, eu ja fui p noronha, galapagos, mas achei o MAR VERMELHO o melhor point p mergulho do mundo.

COISAS P FZ EM EILAT

- Mergulhar com Golfinhos
Isso mesmo, vc paga para fazer snorkel ou dive-in com os golfinhos, fz carinho e tirar foto, vale a pena.
ONDE: Dolphin Reef PREÇO: 60 dolares (Snorkel) 75 dolares (Dive-In)

- Pacotão Esportes Aquaticos Radicais
Pacote de Paraquedas, Jet Ski, Caiaque, Banana, Tube, Lancha e Pedalinho.
ONDE: Em frente ao Hotel Hilton Queen of Shabah, Preço: 70 dolares

- Mergulho no Mar Vermelho
Ir p israel sem mergulhar no mar vermelho é ir p roma sem conhecer o coliseu. a vida marinha e a transparência da agua é INCRIVEL.
ONDE: Snuba (Fronteira com o Egito) Preço: 50 doláres

- The Ball of Eilat
O maior Bungee Jump de cápsula do mundo, cabe 2 pessoas dentro.
ONDE: Calçadão Preço: 20 dolares

IMAX
Cinema 4D
Preço: 10 dolares

- Cidade de Petra (Jordania)
A maravilha do mundo, leva um dia inteiro pra conhecer.
ONDE: Jordania Preço: 150 dolares td incluso menos taxa de fronteira e visto.

Se sobrar dinheiro, não deixe de fazer compras, por ser um paraiso fiscal e nao cobrar nenhum imposto, tudo em EILAT é muito barato, comprei porta retrato digitais por 50 dolares, perfume Polo por 60 reais, 212 por 70 reais, camisas sociais da Ralph Lauren por 100 reais. Há shoppings em toda parte lá.

Passagem Bus Jerusalem-Eilat: 17 dolares (www.egged.co.il)
Passagem avião Tel-Aviv-Eilat: 70 dolares (ISRAIR OU ARKIA)

Da Jordania: Fronteira de Aqba
Do Egito: Pegar um ônibus até Taba e de Taba pegar um taxi pra Eilat.

qq duvida me perguntem.
MiG

Mensagem não lidapor Loucosp » 31 Out 2009, 12:44

Olá Pessoal

Faz um bom tempo que não posto nada por aqui, estive em Israel no começo de Outubro, vai então um breve resumo de preços e dicas:

1)Passagem aérea: Existe vôo direto São Paulo - Tel Aviv (aonde chegam os vôos em Israel, não é capital), paguei aproximadamente 2000 reais sendo o trajeto:

São Paulo - Paris (apenas conexão) - Tel Aviv - Paris (parada por 2 semanas - São Paulo.

tempo de Vôo-> São Paulo - Paris - 11 horas
Tempo de espera de conexão: 2:30 aprox.
Tempo de Vôo - Paris - Tel Aviv - 5 horas

Imigração: A passagem de imigração foi tranquila, fizeram algumas perguntas como: aonde iria, quanto tempo ia ficar, pediram para ver as reservas de Hotel, nada fora do padrão.
Ainda no aeroporto junto as esteiras para retirada de bagagem existe um balcão sobre informações, sugiro retirar lá um mapa com as cidades de Tel Aviv e Jerusalem e Eliat.

Dinheiro: a moeda em Israel é Shekel, 1 IRS = 0,5 Reais ou 1 BRL = 2 IRS ) , mas não se iludam os preços em Israel não são tão baratos assim como veremos a seguir.

Para ir de Tel A viv para Jerusalem a minha sugestão é pegar um Sherut (um taxi coletivo), ele deixa você no seu hotel em Jerusalem, o preço custa 50 IRS.

Na saida do aeroporto a sua direita se encontra a empresa que eu utilizei chamada Nesher. a duração da viagem entre Aeroporto e albergue que fiquei foi de 1 hora aproximadamente.
Eu me hospedei no Hotel/Hostel Hashimi : http://www.hashimihotel.com/
O preço de uma cama é de aprox. 25 U$ num quarto com mais 5 pessoas, com televisão, Ar condicionado e banheiro.
O Albergue fica localizado no chamado Old City (cidade velha), ou seja, é possível fazer muitas coisas a pé.
Para chegar lá você deve descer na Porta Damasco (Damascus Gate), entrar na old city , lá dentro você verá como se fosse vários pequenos boxes, continue andado até encontrar uma bifurcação Y , pegue a direita e ande por mais uns 5 min e você verá a sua direita um placa hotel Hashimi (pequena porta).
O albergue tem free Wi-Fi, o café da manhã é típico de lá com ovos, pão sirío, café, geléias, etc.. O staff é educado , só acredito que poderia ter melhores banheiros.

Passeios:

Via Dolorosa -> caminho que se acredita que Jesus levou a cruz, sua extensão não é muito grande, toda as sexta-feiras as 15:00 há procissão realizada pelo Franciscanos.
Igreja do Santo Sepulcro -> últimas estações da paixão de cristo, prepare-se para pegar um pouco de fila pra entrar no santo Sepulcro.

Muro das Lamentações: Lugar mais sagrado para Judeus, vale a pena visita-lo, Você deve usar um boné ou pegar um quipá de papel para cobrir sua cabeça.
Mulheres e homens rezam separado.
Como chegar: A partir da porta de Damasco, ao chegar na bifurcação Y, mantenha a sua esquerda até o fim.

Domo da Rocha -> terceiro local mais sagrado para Muçulmanos, perto do muro do lamentações.

Eu fiz um passeio do Albergue -> 350 IRS para conhecer Jericó, e Mar Morto no total gastei 5 horas num passeio com mais 2 brasileiros.

Belém: Para visitar a Igreja da Natividade , a partir de Damascus Gate, pegue o Onibus 124 , preço 4 IRS, o ponto final dele é um checkpoint , num grande muro de 8 metros , aonde você cruza para lado Palestino.

Da "fronteira" até o centro de Belém, aonde fica a Igreja o valor da corrida de taxi não deve passar de 20 IRS.

Museu do Holocausto: vale a pena conhecer esse museu, entrada gratuita, reserve pelo menos 3 ou 4 horas para conhece-lo.
Como chegar: Onibus número 20 a partir de Jaffa Gate , preço da passagem : 5,90 IRS.

Compras: Old City tá cheio de lojinhas para compra de vários produtos, uma dica importante, Sempre, eu disse SEMPRE barganhe, nunca pague mais do que metade do primeiro preço.
2 exemplos:
1)comprei um pequena Cruz de Madeira, o preço ofericido pra mim foi de 15 IRS, no final paguei apenas 5 IRS.
2) Compra de vários produtos (burrinhos de madeira, etc), valor inicial: 50 IRS, no final paguei depois de negociar 25 IRS.

Preços:
1,5 L de água: 6 IRS nas lojinhas árabes.
Lata de coca: 5 IRS.
Ticket de Onibus: 6 IRS
Menus do Mcdonalds: 40 IRS.
Onibus Jerusalem até Tel Aviv: 19 IRS
Teleférico em Jericó: 55 IRS
Entrada na Praia do Mar Morto: 35 IRS
Táxi de Gordon Inn (Tel Aviv) para Aeroporto: 120 IRS.

Rodoviária de Jerusalém fica a aprox 30 min a pé de Jaffa Gate.

Horários:
Normalmente a vida começa cedo, em Jerusalém eu acordava por volta das 07 , depois das 18:00 muita coisa também já tinha fechado.
As sexta-feiras empresas e lojas dos judeus funcionam até 15:00 e s[p abrem no sábado depois das 19:00.

Em Tel Aviv eu fiquei Gordon Inn, Albergue muito bem localizado com wifi de graça.
informações:
[url][/url]http://www.booking.com/hotel/il/gordon-inn.pt.html?aid=311840;label=hotel-88296-il-HP9YnjuREvXiaTcWcR9yzwS4029926923;ws=&gclid=CNDf7LfO550CFWpd5QodDgl8MQ[/url]

Segurança:
A palavra de ordem para visitar Israel é paciência, a segurança lá é bem restrista, espere passar por raixo-x para entrar na rodoviária ou mesmo no muro das Lamentações, mantenha sempre a calma, a intenção é apenas garantir a segurança de todos, não há gente pedindo dinheiro na rua, ou seja, ande tranquilamente a noite ou de dia que risco de roubo é bem baixo.

Segurança no Aeroporto:
Minha sugestão, chegue cedo no Aeroporto, leia-se 3 horas antes, a segurança é bem rígida e eles irão abrir as malas para verificação.

Considerações finais: Israel é belo país para visitar, tem suas particularidades como cada país no mundo, mas sua beleza e locais sagrados vale a pena.

Desculpas pelo texto longo.

Dúvidas, só postar.

SDS
"Turistas nunca sabem aonde estão, viajantes nunca sabem pra onde vão"
Loucosp

Mensagem não lidapor rchia » 02 Nov 2009, 19:09

Só acrescentando ao post acima:

Existe um vôo realmente DIRETO (sem escala) ligando SP e Tel Aviv. É operado pela El-Al, companhia aérea israelense, e parte 3x por semana. Vale a pena checar o valor, mas em agosto era cerca de US$ 1.100, e a tarifa náo aumenta se incluir uma conexáo para outra cidade, como Rio, Brasília, BH... O serviço é normal, atendimento prestativo, embora as vezes um pouco seco. Dura cerca de 14h.

abs
http://www.paiogro.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Twitter: @pedaladas
rchia
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor fucim » 11 Nov 2009, 11:44

Amados, boa tarde. ::otemo::

Meu pastor acabou de chegar de lá, exatamente semana passada (quinta-feira) e passou por algumas situações devido ao visto que ele tinha há 2 anos no Egito, quando foi a Israel em seguida, nesta mesma viagem. Na entrada ele não teve problema nenhum, mas quando ele teve que ir para Alemanha, no embarque, eles colocaram ele no nível 5 de segurança (segundo ele há uma escala de 1 - 5). Ele teve que passar por uma revista total, retiraram toda a sua roupa e correu o risco de não embarcar. Tudo por causa do visto há 2 anos do Egito.

Ele me alertou ou me dispertou para isso. Eu não estava preocupado e nem passou pela minha cabeça quanto a este problema. Então, vocês que moram aí, ou que já foram, gostaria que me respondessem retirando essas questões. Pois ele disse que haverá uma revista "rigorosa" na entrada e que irão me perguntar qual meu intiuito de estar visitando o país. Estarei indo sozinho e a minha única resposta seria o turismo, pois estarei de férias. Não tenho nenhuma resposta além desta.

Ele também me alertou quanto a ir em outros lugares, ou seja, eu entrar em Israel, sair de Israel e tentar entrar novamente em Israel. No meu planejamento, de Jerusalém estarei indo para Amã, de Amã para Petra, de Petra para Eilat, de Eilat para Dahab e de Dahab para Eilat e enfim, voltar para Jerusalém e Jerusalém - Tel Aviv para ir embora... Existe algum problema quanto a isto?

O meu receio é que depois que eu entrar e sair de Israel, eu não entre novamente. Quais as preocupações e cuidados que tenho que ter para que isso não aconteça? Pois outros dizem para não se preocupar, que é tudo tranquilo e seguro, mas outros não dizem isso... rsrsrs É muito confuso! ::essa::

Abraços,
Fábio
fucim

Mensagem não lidapor Mike Weiss » 11 Nov 2009, 15:24

Fala Fabio,

É possível ir da Jordania para o Egito sim, via Aqaba... de ferry.
Eu mesmo, na volta tinha que fazer o caminho contrário, ou seja... Dahab - Amman.
Só que por vários motivos preferi não pegar o ferry, explico o porque:
O ferry tem um preço salgado... e pode demorar, pode ser cancelado por motivos climáticos etc etc
Na época conversei com bastante gente e todo mundo disse que não valia muito a pena (vale só para quem tem passaporte de país árabe e não pode entrar em Israel)... a jornada pode levar até 14 horas (e olha que o ferry é supostamente só uma hora) veja esse link:http://www.travelpod.com/travel-blog-entries/a.sinanoglou/2/1214857500/tpod.html

Portanto, a maneira mais barata (e as vezes até mais rápida) é ir até Aqaba, da rodoviária de Aqaba há bus local para a fronteira com Israel... se estiver com o horário apertado, pegue um táxi... não é longe. No lado israelense há ônibus, mas não exatamente na fronteira e vc ainda tem q trocar duas vezes... eu acabei rachando um taxi com um israelense doido, vai te poupar muito tempo! Chegando na fronteira Eilat - Taba é tranquilo... a rodoviária egípcia fica a menos de 1km do posto de imigração (não precisa de carregador). Fique esperto com o seu horário de chegada em Taba, porque se não me engano o último ônibus Taba - Dahab sai antes do meio-dia... depois disso só há vans e os caras vão te explorar!

fucim escreveu:Oi Weiss, como estamos???

Obrigado pelas dicas. Mas cara, eu fiquei preocupado sim, ainda mais porque eu vou sozinho aí já pensa em bobagens. O máximo que eu iria fazer era cancelar a minha ida na Jordânia e no Egito, mas como eu não devo nada a ninguém, faça tudo certinho, vou pela fé e vai dar tudo certo! ::otemo::

Uma pergunta... Eu posso ir direto para Dahab por Petra sem precisar parar em Eilat ou alguma outra cidade? A intenção é sair de Jeursalém, ir para Amman, de Ammna para Petra/Wadi Rum, de Petra para Dahab (Ir no Sinal e tal...), de Dahab para Eilat, etc... Até voltar a TA, passando de novo por Jesuralém. Segue +/- meu roteiro:

0 - BRA
1 -TA
2 - HAIFA
3 - Outras cidades do Sul
4 - Jerusalém (2 dias)
5 - Amman
6 - Petra/Waid Rum
7 - Dahab / Sinai
8 - Eilat
9- Norte Israel e ir subindo por outras cidades até Jerusalém
10 - Jerusalém (1 semana)
11 - TA
12 - Turim
13 - Paris
15 - BRA

Já to te alugando de novo rsrs

[[]]'s
Fábio
Curta a página da minha Segunda Viagem de Volta ao Mundo: http://www.facebook.com/indoaomundo
Indo ao Mundo: Diário de bordo, roubadas e demais histórias da RTW que começou em Fevereiro de 2014 e ainda não tem data para acabar.
Mike Weiss
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor heka » 11 Nov 2009, 20:57

Fabio,
teoricamente Egito, Jordania e Turquia são os países que tem acordos com Israel e não haveria tantos problemas de imigração. Já pessoas vindas do Líbano, Siria ou qualquer outro país que não estes anteriores tem muita dificuldade para entrar e são barradas.
Eu acredito que vc não terá muitos problemas para entrar, mas como comentado antes, espere horas para poder passar na imigração ( exceção do aeroporto que é mais rápido), ainda mais se vc resolver pedir o carimbo do visto em separado. Para ir mais rápido carimbe direto no passaporte, te economiza umas 3 horas de espera ::otemo::
heka
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor ldmelo » 25 Jan 2010, 13:35

Ok pessoal,

Vou compartilhar algumas informações que reuni.

A única empresa que possui vôos entre Tel Aviv e o Cairo aparentemente é a El Al (www.elal.co.il). Os vôos da El Al possuem segurança fortíssimo e são mutíssimo rigorosos. Você deve chegar no aeroporto com 3 horas de antecedência. Aparentemente o vôo só de ida é mais caro do que ida e volta.

De qualquer forma, não me interessa. Eu mudei o roteiro. Vou primeiro a israel e depois para o egito. Vou fazer Jerusalém-Eilat de carro alugado (pegar em Jerusalém e devolver em Eilat), com uma parada no mar morto e redondezas. Aparentemente (informações da internet) se pode dirigir em Israel com a carteira brasileira e os preço de aluguel de carro não são ruins.

De Eilat lá faço day tour em Petra e sigo depois para Dahad.

IMPORTANTÍSSIMO: Na fronteira Eilat->Taba, entrando no Egito vindo de Israel, não é emitido o visto (Full Visa) do Egito, apenas a permissão para a região do Sinai. Se você pretende entrar no Egito por esta fronteira terrestre e pretende seguir para o Cairo, você deve ir já posse do visto do Egito: tirar no Brasil ou tirar um lá mesmo em Eilat (entrega passaporte e formulário de manhã e recebe à tarde), ou em Tel Aviv. Parece que lá custa uns 20 USD, enquanto que aqui custa R$ 80,00.

Depois de Dahab pego avião em sharm El Sheilkh da Egypt Air para Luxor e depois de alguns dias outro avião para o Cairo. A Egypt Air possui vôos muito baratos se você comprar com antecedência. Eu tinha planejado ir no sleepingtrain (www.sleepingtrains.com), mas ficou mais barato ir de avião. O trem custa 60USD por pessoa, enquanto que de avião o percurso Luxor-Cairo saiu por cerca de 75 reais incluindo taxas de embarque.
ldmelo

Mensagem não lidapor ldmelo » 25 Jan 2010, 13:47

Mais umas infos:

- No site da egypt air, selecionando o país EGITO você consegue preços melhores diretamente na moeda local.

- Os passeios de petra de um dia, saindo de Eilat, tiveram seu custo aumentado muito no início desse ano (2010). Isso porque foram aumentadas as taxas de fronteira da jordânia em cerca de 60-70USD, aparentemente para fazer com que os viajantes permançam mais tempo, optando por tours de 2 ou 3 dias (informações da desert eco). Então, se você pretende ficar somente 1 dia se prepare para meter a mão no bolso e pagar algo que pode ficar próximo ao de pacotes de 2 dias (dependendo da sua acomodação, claro)
ldmelo

Mensagem não lidapor xaliba » 26 Fev 2010, 13:09

fucim escreveu:Gente, estou em crise ::hahaha::

Minha viagem está chegando, reservei alguns albergues e agora que me atentei pelo meu planejamento de entrar na Jordânia (Amman) por Nazare, vindo de uma trilha que farei naquela parte. ::putz::

Existe um tranjeto partindo de Nazareth Central Bus Station que vai até Hill Side Hotel (Amman). E não sei se vai ser necessário ter o visto para Jordânia ou conseguirei na fronteira. Eu não tenho visto, pensei que em todos os lugares (pelo que li até o momento) eu obtenho na hora, na fronteira e acho que não é sempre assim... ::ahhhh::

Alguém sabe de algo em relação a isso?

Aguardo!!! :shock:

Fábio

fucim, espero q ainda de tempo, q eu saiba nao precisa de visto previo, em qquer fronteira vc entra tranquilamente.

rkoerich escreveu:Pessoal, estou comecando a definir roteiros da viagem que vou fazer em 2011 na turquia e consegui passar 4 dias em Israel. Sei que é muito pouco, mas a idéia é a seguinte:

1 Dia - chegada Tel Aviv (descansar jet lag, etc. Voo chega fim da tarde)
2 Dia - Tel Aviv
3 Dia - Jerusalem
4 Dia - Mar Morto - Tel Aviv
5 Dia - Voo para Istanbul.

Minha pergunta para os entendidos. Vou alugar um carro de tel aviv para jerusalem e o mar morto até a volta para tel aviv. Vamos em 6 cabeças, vao ser dois carros. O que voce sugerem para um dia em jerusalem de pontos mais importantes? Sei que é dificil, mas é uma oportunidade adicional na viagem para turquia q surgiu, entao nao vou deixar de conhecer um pouqinho que seja outro belo pais como Israel.

Outra pergunta sobre o mar morto. como vou ter um dia para conhecer, onde voces me recomendam partindo de jerusalem para conhecer o mar morto? Ouvi falar muito bem da Fortaleza de Masada, mas pude ver que fica bem ao sul do mar morto, meio contra mão. Pesquisei sobre Kalya, que é próximo, mas nao sei se tem algo interessante e infra-estrutura além do mar morto.

Abracos

Raphael Koerich

Bro, jerusalem tem um monte de coisas bacanas. Pra mim o melhor de tudo era sair sem rumo andando pela cidade. Massada eh bem legal e nao eh muito longe do mar morto nao, eu fui pra la e na volta passamos pelo mar morto, mas eh um role de quase um dia inteiro. Se esse eh seu unico dia em jerus pense bem pois vc nao vai ter a oportunidade de conhecer a cidade antiga. Eu se fosse vc deixaria mais de um dia pra la. E qto ao q ver la, relax, pega um folheto informativo la assim q chegar na informacoes turisticas e ve o q mais te interessa.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor xaliba » 26 Fev 2010, 18:14

mar morto, ou vc vai pela jordania ou por israel, e q eu saiba esse trecho no caminho para massada eh o mais perto - ou ao menos o mais pratico - de jerusalem.

ja falei isso antes mas nao custa reforcar, jerus eh um dos lugares mais alucinantes q ja vi na vida, achei muito mais legal q tel aviv. Um dia so dentro das muralhas eu acho muito pouco, recomendo esticar ainda mais se seu roteiro permitir. ::cool:: ::cool:: ::cool:: E claro q boiar no mar morto tb foi uma das experiencias mais alucinantes da minha vida.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor jacc » 26 Abr 2010, 10:22

Obrigado, Idmelo, pela resposta às minhas perguntas. Voltei ontem de Israel. A viagem foi sensacional. Gostaria de compartilhar com os demais algumas experiências:

1 - voo: Só a EL-AL, companhia israelense, faz o voo direto SP-TEL AVIV. É muito cômodo sair de Guarulhos e já chegar em Israel, viagem que dura entre treze e quatorze horas. Fazer conexão na Europa aumenta em quatro, cinco horas a viagem. A El-Al é considerada a companhia aérea mais segura do mundo e já em São Paulo fazem um longo questionário a cada passageiro e a bagagem é minuciosamente checada. Com isto quero dizer que CADA ITEM da bagagem vai ser inspecionado e é importante chegar ao aeroporto com horas (no mínimo três) de antecedência. Eles são polidos e apesar de não estarmos acostumados a isto, tudo corre bem.

2 - Aeroporto Ben Guiron/TEl Aviv. A chegada costuma ser mais tranquila que o embarque de volta para o Brasil. No meu caso, cheguei cinco horas antes do voo e tive apenas uma para compras de free-shop. As outras quatro horas foram consumidas com procedimentos de segurança.

3 - Alugar carro. É a melhor forma de visitar Israel. Ganha-se muita flexibilidade para visitar os lugares, pode-se visitar lugares fora dos itinerários da agências de turismo e é bem em conta. Comigo, para dez dias, gastei 500 reais de aluguel e outros 500 de gasolina tendo guiado de Eilat à fronteira com o Líbano, ou seja, é uma barbada.

4 - Não cometem o erro, porém, de ter um carro alugado em Jerusalém, porque estacionar lá é um pesadelo. Eu fiquei os cinco primeiros dias em Jerusalém e pode-se andá-la toda a pé ou com transporte público local. Quando decidi visitar o resto do país é que peguei o carro alugado.

5 - Petra: vale muito a pena, estando no sul de Israel, ir até Petra, na Jordânia. O ideal é ficar dois dias inteiros lá, porque há muitos lugaresa a visitar e muitos trekkings incríveis a se fazer. Pode-se deixar o carro alugado estacionado na fronteira com a Jordânia (é proibido levar o carro fora de Israel), e às oito em ponto a fronteira abre. Pagam-se quase cem shekels para sair de Israel e, uma vez na Jordânia, há que se negociar com um taxista para ir a Petra (uma viagem que pode durar duas horas). Eu preferi ir até Aqaba, a primeira cidade jordaniana, e de lá ir a Petra. Paguei 40 dinares jordanianos (o que são mais de 45 euros), um preço que pareceu-me adequado. Na volta a Israel, saibam que os procedimentos de segurança podem durar horas, por isto não esperem conseguir voltar a Eilat antes das onze da manhã.

6 - Há muitos parques naturais em Israel e tendo o carro alugado é possível visitá-los. Recomendo Banias e o CAstelo de Nimrud nas Colinas de Golã, as praias de Achziv, Beit She'an e Belvoir, na Galiléia e Mitze RAmon no Negev.

7 - Mar Morto: o melhor é fugir das multidões de day-trippers e ir a Ein Bokek, onde a água é mais clara e há boa infra-estrutura.

8 - Massada é imperdível, mas cuidado se quiser subir e descer a pé pois o calor é massacrante. Eu só desci a pé (subi de teleférico) e achei que isto foi menos desgastante.

9 - Belém: o carro não vai até lá (Território Palestino), mas não é preciso ir de excursão. Toma-se ônibus da Porta de Damasco em Jerusalém e chega-se lá. Não deixem de visitar a Igreja dos Pastores (eu fui a pé, uma hora de caminhada, conhecendo no caminho a realidade palestina). Na volta, vai-se passar por um check-point israelense, por isto o passaporte é fundamental. Aliás, achei conveniente andar com o passaporte o tempo todo.

É isso. Foram dezessete dias incríveis, Israel realmente é um lugar que deve figurar no topo das prioridades de qualquer viajante ou mochileiro.
jacc

Mensagem não lidapor fucim » 26 Abr 2010, 18:11

Oi Carlos, ::otemo::

Me pegou vendo os e-mails da família, rsrsrs.

Mas é o seguinte, eu já estive na Jordânia e Egito nesse tempo, 5 dias em cada um deles. Não tive problema nenhum em Israel, cheguei durante a festa da páscoa e foi tranquilo. Passei muito fácil na imigração. E fui para Jordânia por Nazareh, não tive problema nenhum na emigração e imigração. Também no Egito, bobagem, um visto de 15 dias gratuito para o Sinai. E em TABA/Israel, problema nenhum também.

Eu peguei o carimbo de Israel porque eu fui para países amigos de Israel. Agora, no seu caso que está querendo ir para o Irã, recomendo dizer isso a eles quando estiver na imigração, para não correr risco de não entrar no Irã, porque você não vai entrar mesmo. Agora o contrário, é mentira. Você pode entrar em Israel com carimbo de um país mulçumano, Mike Weiss relata isso muito bem. O negócio então é não ter carimbo de Israel para ir para países inimigos de Israel, já o contrário pode ser feito sim, embora vai ter uma certa dor de cabeça na imigração porque eles vão querer investigar tudo.

Preferi pegar um voo pela Europa por conta das milhas, infelizmente a El Al não tem vínculo nenhum com nossas cias aéreas, então preferi ir pela AirFrance (que estava muito mais barata que todas as outras na época que comprei, 3 meses antes).

Aqui em Israel já conheci as principais cidades do Norte (Tel Aviv/Yaffo, Haifa, Akko, Nazareh, Tiberias, Tabgha, Capernaum, Yadernit) e agora estou vindo pelo Sul (já estive em Eilat, agora em Jerusalém e daqui mesmo vou para Hebron, Massada, En Geidin, Belem, Jericho).

Rapaz, eu não comprei guia nenhum. O meu planejamento foi feito tudo com informações da internet, praticamente 95% aqui mesmo no site. Muitas pessoas me ajudaram, inclusive o Mike Weiss me deu maior força e tirou toda a minha preocupação com a parada de fronteira, pois ele esteve em muitos países mulçumanos antes de estar em Israel.

Está muito bom cara. Estou fazendo um diário de aventura na medida do possível. Experiencia única. Você vai adorar. Vem na boa. E curta muito! ::dãã2::

Abraços,
FABIO (fucim)
fucim

Relato Viagem

Mensagem não lidapor fucim » 16 Jun 2010, 15:22

Pessoas, ::hahaha::

Me perdoe pela demora, mas não tive me adiantar a respeito de minha última viagem para Israel - Jordânia - Egito e outros países que não vem ao caso agora.

A minha viagem começou um ano antes com meu planejamento. Determinei que 3 meses antes da data de partida iria comprar as passagens e realmente foi a melhor coisa que fiz, pois consegui por um ótimo preço: R$ 2350,00, partindo da minha cidade (Vitória) e indo para Israel, sendo a volta de Israel para Vitória, porém com um stop de 4 dias em Paris. Foram 38 dias de viagem.

De início, em Israel a gente toma um certo susto, por causa do controle de passaportes. Se você não tiver a cara de um mulçumano que nem eu, pode ficar mais tranquilo na imigração, porém nem tanto, porque eles não são preconceituosos, são apenas cuidadosos.

Depois de quase 20 horas de voo (Vix - Paris - Tel Viv), no controle de passaporte um soldado muito gentil me abordou na hora de me dar o carimbo e me fez diversas perguntas, tais como: para onde eu vou, se conheço alguém no país, o que vou fazer, se tenho lugar para ficar, quanto de dinheiro estou ficando, se já estive no país antes. Responda todas as perguntas, nunca minta. Quem não deve nada não tem o que temer. Não se preocupem, é muito tranquilo a abordagem, não são ignorantes. Ahn, claro que este controle pode acontecer antes de chegar em Tel Aviv, tudo vai depender das conexões, se o seu voo tem conexão ou não. Como por exemplo, pela cia. El Al, este controle é feito em São Paulo, pois dependendo do que acontecer, você nem embarca, mas se tudo der certo, você não vai precisar mais passar por este controle quando chegar em Tel Aviv.

Enfim, o rapaz não acreditou muito no que eu disse e chamou uma soldada para me levar para uma sala de imigração. Lá esperei quase 2 horas, pois havia gente em minha frente sendo atendido. Quando foi minha vez respondi todas as perguntas novamente, agora para 2 senhoritas, e claro, falei que trabalhava para o governo do Brasil e tal, não que isso te garante (merda nenhuma) mas te dá um respaudo. Levei uma declaração daqui do meu trabalho e eles leram (havia na sala um rapaz que falava português então ele leu a minha declaração) e imediatamente eu fui liberado e a senhorita me levou para uma sala para pegar o carimbo do controle de passaporte. Passando por isso, você já está em Israel.

Cheguei em Tel Aviv por volta das 16.30 mas liberado mesmo por volta das 18.30. E como foi a primeira vez, até eu entender onde eu estava e o que eu iria fazer, eu andei todo o aeroporto, a parte de desembarque, porque ele é enorme, praticamente uma cidade para quem não tem idéia.

No próprio aeroporto tem diversas van (sheruts) e trem para levar para o seu destino. Apenas tome cuidado para não chegar no dia de feriado porque TUDO para, inclusive os transportes. Apenas os palestinos quem trabalham. Peguei um trem no próprio aeroporto, saindo pela entrada principal à esquerda, para ir para o hostel (Gordon Inn Hostel & Guesthouse). Paguei cerca de 7 shekels para ir para a estação de Arlozorov. Da estação peguei o ônibus número 10 e desci na esquina da rua Ben Yehuda Street com a principal que o ônibus passa, só tem ela. Fiquei 3 dias em Tel Aviv e fui em diversos lugares, inclusive as praias maravihosas.

Após Tel Aviv fui para HAIFA, peguei novamente o busão número 10 que me deixou na mesma estação que cheguei e lá tomei o trem (era o dia de feriado e tinha que chegar na cidade antes das 3 pm). Paguei cerca de 40 shekels e desci na estação Haifa Center HaShmona em HAIFA. Fiquei no albergue Port Inn, muito bom. Bem localizado, no coração da cidade. Fiquei 3 dias na cidade, aproveitei no próprio hostel e peguei todas as informações possíveis, eles te ajudam em tudo. E fui num dia para a cidade de AKKO, vale muito a pena e nos outros dias, fui em todos os outros pontos na cidade, inclusive, onde quase ninguém conhece e não sabe, que é o lugar de Elias, onde os Judeus celebram e fazem festas no lugar onde o profeta lutou com os baalins (profetas do deus Baal).

De HAIFA, com a própria informação do hostel e também batia com as minhas, fui para NAZAREH. Cerca de quase 2 horas de busão, não lota, super tranquilo, com ar condicionado e com um motorista que me ajudou muito para chegar na praça da basílica que era o ponto de referência para chegar no hostel Fauzi Azzar Inn (maravilhoso).

A cidade de NAZAREH eu não gostei, mas é uma ótima opção para quem gostaria de conhecer as cidades ao redor e é ponto de partida para quem gostaria de fazer os caminhos de Jesus (Jesus Trail). Eu não fiz este caminho, embora eu tenha ido para fazer, só que fui com pouca informação e acreditando em um dos ajudantes de lá, me dei mal, mas nem por isso deixei de percorrer a maioria das cidades em que Ele esteve. De NAZAREH fui para a cidade de TIBERIAS, YADERNET (lugar do batismo) e TABGHA e CAFARNAUM. Não é necessário ficar nessas cidades para conhecê-las, para ter uma idéia, de NAZAREH até TIBERIAS são 45 min, e tem ônibus direto e de hora em hora. Em outro dia eu fiz o percurso de NAZAREH - YADERNET - TIBERIAS - TABGHA e CAFARNAUM. Andei muito a pé, ônibus jeito de conhecer a cidade a cultura. Fiquei 7 dias em NAZAREH para poder conhecer bem e desfrutar de tudo que tenho direito.

De NAZAREH, eu havia me programado para ir para AMÃ na Jordânia, na própria cidade de NAZAREH tem um agência de viagem que faz 3 vezes por semana viagens para AMÃ e parte cerca de 8.30 da manhã em frente da própria agência de turismo. Paguei cerca de 75 shekels para atravessar toda a fronteira e chegar no meu lugar de destino. Não precisa ter visto, paga-se durante a travessia.

A travessia começa 45 min saindo de NAZAREH que para primeiro no posto de imigração em Israel onde se paga cerca de 100 shekels para SAIR de Isarel (eles carimbam seu passaporte para registrar sua saída) e depois deste posto de imigração, 10 minutos depois chega-se ao posto de imigração da Jordânia, já no lado deles, paga-se então 10 dinar para obter o visto da Jordânia, após essa transição, que leva cerca de 3 horas (por incrível que pareça), mais 2 horas você vai chegar em Amã (cidade horrível e mal organizada, odeiei). Como eu fiz apenas 1 dia para no outro seguir para Petra, eu não me importei. Fiquei no Farah Hotel, muito bom e barato - suite cama de casal, frigobar, televisão, ar e wifi paguei 19 dinares -, gostei e dei muita sorte (Deus quis assim) que eu conseguisse entrar num tour com mais 3 rapazes (2 alemães e 1 inglês), muito gente boa, nos divertimos muito. Neste trajeto passamos em praticamente TODOS os pontos turisticos durante o trajeto e chegamos em Petra as 7 pm.

Continuando... ::mmm:
fucim

Mensagem não lidapor fucim » 16 Jun 2010, 15:43

Continuando... ::hãã2::

Em Petra, fiquei hospeado Petra Gate Hostel, havia reservado um quarto apenas para mim com suite, não tinha ar condicionado porque estava muito frio e como estava! Bom, no primeiro dia eu descansei muito, mas fiquei 4 dias em Petra, no dia seguinte fui convidado pelo dono a estar participando de um tour pelo deserto, claro que eu não iria perder, era o que iria fazer justamente lá, só que no outro dia, então inverti o meu planejamento. Os tours geralmente são caros, quanto mais gente mais barato fica, eu fui com mais um casal de franceses, e foi muito bom. Nos divertimos muito. Na cidade e nos hoteis, existem diversos passeios assim, então não se preocupe se não conseguir planejar com antecedência.

Fomos cedo para o deserto, e vou te falar, aquele lugar não é de gente mesmo assim. Impressionante como os bedúinos consegue fazer tudo e a gente reclama muito de nossa vida. Eles são bem alegres e sempre estão sorrindo. Precisamos aprender com eles.

Eu não aguentava mais sol, areia e pedra naquele lugar. Levei acho que uns 4 litros de água, porque o guia fez terrorismo com a gente então compramos um monte para não passar necessidade então como eu adoro água, fui logo me garantindo. Conhecemos diversos lugares na rota que não dá para falar agora porque é muito grande, mas na noite, subimos uma montanha para ver o por-do-sol, momento maravilhoso. E passamos a noite num acampamento com direito a festa com músicas e comidas típicas e claro, com um povo totalmente da Jordânia, os únicos turistas eram nós. Foi momento IMPAR. Eles nos recebera muito bem. Filmei tudo! rsrsrs

Bom, após dormir no deserto, que foi maravilhoso, fomos cedo para o hostel porque os franceses tinha quem seguir para a Síria (espero que esteja tudo bem com eles) e eu voltei para o hostel e fui descansar porque eu não havia dormido direito, mas dormi apenas 3 horas porque fui mesmo para a cidade de Petra. Do hostel eu fui a pé, mas os taxistas cobram 1 dinar para te deixar no portão de entrada), eu só paguei a volta porque estava muito cansado, após horas de percurso.

Para se conhecer Petra, com a experiência que tive, acredito que são necessários 3 dias para conhecer as rotas principais e as alternativas. Não é legal querer fazer tudo de vez porque para chegar nas rotas auxiliares é necessário passar pela principal, e só a principal dura cerca de 1 hora e não é legal também conhecer tudo correndo. Dica, existe o mapa na entrada, pague e faça no primeiro dia a rota principal que não é até o Tesouro. Já nos outros dias, desfrute das auxiliares, onde os turistas geralmente não vão e nem conhecem. Não vai se arrepender e tem um dia que Petra abre para visitação nortuna. Eu não fui neste dia, pois eu já estava lá, no meu último dia, eu fui até o Monastério, só que cheguei tarde de lá e aproveitei e subi até o ponto mais alto das tumbas e assisti por-do-sol, e aí até voltar para a entrada, já estava noite. É linda ela iluminada com toxas. Aproveitei e bati papo com os trabalhadores de lá e eles vivem uma vida miserável, pois pelo que me disseram o rei de lá desvai um monte de verda e para eles, só resta miséria. Isso explica porque a moeda é muito forte mas a qualidade de vida é muito baixo. No hostel que fiquei serviam jantar a noite, não era de graça, mas não era caro, valia muito a pena, ainda mais que você chegava com uma fome miserável depois de andar quase 6 horas (muitas vezes eu não ia pela manhã para ficar descansando, ia geralmente quase no horário de almoço, não dava conta, muito cansaço). Tem que ter boa preparação física.

De Petra (paguei 5 dinar de busão em vez de 35 de taxi), fui para Aqaba para pegar um ferry para ir para Nwieba no Egito, para seguir para Dahab. Me arrependo amarcamente de ter pego este ferry. Se eu for pelas fronteiras eu teria chegado muito rápido em Dahab, mas preferi ouvir o que os próprios moradores de lá falaram. Peguei 75 dolares para pegar um navio, e fui de primeira classe e nem sabia, até que eles avisaram. A comida dentro era muito barata, paguei 7 dinar por uma coca-cola, batata chips e 2 hamburgues. :mrgreen:

Que horror o porto do Egito, muita bagunça. Encontrei com mais um monte de gente no navio que estava indo para Dahab, e o legal é que podemos dividir o taxi porque sozinho paga-se uma forturna, pois já tinha passado o horário do ônibus, do último. Então gente conseguiu por 50 libras egipsias para nos levar para os albergues da cidade de Dahab (maravilhosa e MUITO BARATO). O ferry levou mais de 5 horas para chegar até o porto. Cheguei cerca de 11 da manhã e cheguie mesmo em Dahab as 7 da noite. Absurdo! Se fosse pela fronteira, em 30 minutos já faria todo o trajeto, o problema é ficar espero com o horário do último ônibus que sai de Taba para Dahab, esse é um problema também.

Continuando... ::tchann::
fucim

Próximo

Voltar para Oriente Médio