por Jonas.Schwertner » 10 Set 2009, 12:46
A manhã começou um pouco mais fria, mas o tempo estava muito bom. Começamos o dia visitando o Museu de Israel. Começamos visitando uma maquete gigante que tem da cidade antiga, como era e tudo mais. Mas o que mais chama os turistas para este museu são os manuscritos de Qmran também conhecidos como Manuscritos do Mar Morto. Eles foram encontrados por um beduino criador de ovelhas entre 1947 e 1956 e para os Judeus tem um valor incalculável. Devido a isto segundo as explicações que recebemos a parte do museu onde estão guardadas estas relíquias tem uma estrutura capaz de suportar uma explosão nuclear. Ficamos uma hora visitando o museu e depois disto fomos ao Museu do Holocausto. Eu já havia visitado alguns campos de concentração na Europa, a memoriais mas este complexo que é o museu do holocausto em Israel é impressionante. Uma recomendação é leve uma boa garrafa de água para andar La dentro pois ele é muito grande. E não tem muita circulação de ar. Resultados 3 integrantes de meu grupo desmaiaram. Eu gostei dele, tem muitas informações, material histórico. Mas o que mais me impressionou foi à parte das crianças. A uma sala grande com uma iluminação especial e cheia de espelhos em homenagem as crianças judias que morreram na guerra. Esta foi à parte que mais me impressionou. Gastamos o restante da manha neste museu, mas valeu à pena. Depois do nosso almoço fomos conhecer a Diamond Center. Israel não possui minas de Diamantes mas são os maiores lapidadores do mundo. E possuem uma técnica muito eficiente. Fomos conhecer o processo e claro depois de passar pela palestra passamos na loja da indústria. Eles não trabalham apenas com Diamantes. Uma dica para quem for a Israel é conferir se o cartão de Credito esta desbloqueado e verificar com a operadora do cartão se existe alguma restrição de uso na região. Digo isto pois algumas pessoas do nosso grupo tiveram este problema. Sobre valores bem jóias são caras, mas comprar La sai mais barato do que na Europa e USA. Eles têm alguns modelos exclusivo e isto é interresante. Depois disto fomos a Belém cidade aonde Jesus nasceu. Como a cidade fica em território controlado pela Palestina os guias que nos acompanhavam não puderam ir. Passamos pelo muro e adentramos a região. A pobreza é muito grande e por tudo havia bandeiras negras em sinal de luto pelo que estava acontecendo na faixa de gaza. Em Belém fomos a Igreja da Natividade que segundo conta a tradição teria sido o local aonde existia o estábulo onde Jesus nasceu. Em frente à igreja tem uma mesquita e muita movimentação. Mas o local é seguro pois tem posto da policia de turismo da Palestina. Dentro da Igreja tem um cheiro muito forte de querosene que é usado para alimentar as lamparinas. A Igreja é muito grande mas não é muito bem conservada. Visitamo-la, passamos pelo local dentro dela que segundo contam seria o local aonde Jesus nasceu. Este local é marcado com uma estrela. Ficamos um bom tempo La e depois passamos em uma loja que vende suvernis e outros objetos. Depois desta visita voltamos a Jerusalém, mas tivemos que passar pelo controle de Israel que fica pela passagem do muro construído por Israel. O ônibus em que eu estava era o segundo e eu havia observado que dentro do primeiro estavam tirando muitas fotos. Assim que ele andou eu vi que havia uma Soldada ai entendi o porquê dos flachs. A no que ela entrou em nosso ônibus ela viu que também éramos Brasileiros e logo falou “mais paparazis”.. Bem claro que o pessoal quando viu que era uma mulher, fortemente armada aproveitaram para tirar fotos e muitas fotos... Ela conferiu os nossos passaportes bem rápido e saiu. O Soldado que estava La fora estava dando risada, pois via que a nossa “modelo” não estava muito contente com as fotos. Mas saiu dando risadas.