Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA - RJ

mempop.jpg

Mapa do Parque

Fonte: www.libreria.com.br

 

 

 

Galera,

 

Estou pra ir voltar para Itatiaia provavelmente em Maio, e dessa vez quero conhecer a parte alta do Parque, principalemente as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras.

 

Já peguei diversos croquis, cartas topográficas e até waypoints pro local, porém uma coisa me deixa receoso: a tal estória da corda pro Pico verdadeiro. Em muitos relatos que li por ai o pessoal leva o seu próprio bouldrier e eventualmente uma corda pra cruzar este trecho e assinar o livro de cume.

 

Até que ponto isso é realmente necessário? Se alguém já fez esse cume e puder dar dicas eu agradeço!

 

Ps.: Outras dicas a respeito do local são sempre bem vindas.

 

Abraços,

 

Stink

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

 

http://c.matarazzo.sites.uol.com.br

Link para o comentário
  • Membros

pni2.jpg

Garganta do Registro

Fonte: Augusto

 

 

 

"Já peguei diversos croquis, cartas topográficas e até waypoints pro local, porém uma coisa me deixa receoso: a tal estória da corda pro Pico verdadeiro. Em muitos relatos que li por ai o pessoal leva o seu próprio bouldrier e eventualmente uma corda pra cruzar este trecho e assinar o livro de cume."

 

cara você sabe aonde eu arranjo essas coisas? eu também estou para ir e estou louco por umas coisas assim. se puder me dizer onde arranjou fico muito grato =D

Link para o comentário
  • Membros

pni3.jpg

Pico da Agulhas Negras

Fonte: Augusto

 

 

 

 

Olha em dois sites eu encontrei coisas legais a respeito de lá (a maior parte descriçòes e alguns arquivos, jpg,gtm,gtz...etc):

 

www.trilhaecia.com.br

www.eportateis.com.br/tacio (dá uma olhada na parte de viagens realizadas...acho que em 2002).

 

Falow,

 

Stink

 

Ps.: Achei que o PN de Itatiaia fosse mais "chegado" da galera pelo jeito pouca gente se aventurou até o cume das Agulhas, já que o tópico tá vaziuzinho, vaziuzinho....

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

 

http://c.matarazzo.sites.uol.com.br

Link para o comentário
  • Membros

pni5.jpg

Subida do Agulhas Negras

Fonte: Augusto

 

 

 

Já fui 4 vezes para a parte alta do parque mas em apenas uma oportunidade "pulei" pro Itaiaia-açu (Pico das Agulhas Negras), local onde vc escutou ou leu que deve ser utilizado a corda e a "cadeirinha".

Eu disse que "pulei pro itaiaia-açu" mas na verdade a gente chega até um platô ao lado do Itatiaia-Açu. Desse platô vc observa o Itaiaia-açu bem ali, a uns 5 metros mas com a "fenda" separando os 2 lados, que é necessario atravessar usando a corda.

Numa primeira subida eu não recomendo ir ser um guia. Vc pode até tentar e quem sabe, vai na goma de alguma turma mas há varios caminhos até o pico, inclusive caminhos seguindos pros outros 3 picos.

Se quiser, entra em contato comigo via mail (mariokn@uol.com.br) que tenho fotos lá do pico e ilustra bem esse lance onde é preciso da corda.

Boa aventura...

Em maio estarei de férias e se quiser, podemos combinar e ir juntos.

Link para o comentário
  • Membros

Seguinte cara,

pertenço ao GMAN, um grupo de montanhismo que fica em Resende-RJ, e no mês passado nós fizemos uma atividade de escalada lá na parte alta do Parque do Iatiaia. Qto a tal estória da corda pro pico verdadeiro, a corda e o boudrier são necessários para se fazer um rapel para a base do pico verdadeiro e mais 4 costuras para escalar com segurança um trecho de 8 a 10m deste.

tem algumas imagens desta atividade disponíveis em guilherme-df.fotopages.com

qualquer coisa tamos aí!

 

Guilherme

 

Vida: quem faz são os outros, nós fazemos aventura

Link para o comentário
  • Membros

Fala Mário,

 

Desculpa pela resposta tardia. Ando visitando pouco o site, o tempo na "senzala" tá sempre em falta (leiê-leiê...)...

 

Pode mandar as tuas fotos do Itatiaia-açu pro meu e-mail: matarazzo@ig.com.br .Ficarei bastante agradecido.

 

Quanto a visitar o Itatiaia em Maio. Podemos agendar sim. Só tenho os finais de semana livres (quando muito), mas dependendo da data dá pra sair tranquilo daqui de Sampa numa sexta à tarde... vou te contatar por e-mail.

 

Guilherme,

 

Não consegui visualizar a tua página, o link tá correto?

Quanto as especificações da escalada ao cume, foi isso mesmo que eu ouvi: uma descida de rapel até a base, e uma enfiada de uns 10m até o cume.

Há também quem diga que há a possibilidade de armar uma mini-tiroleza, mas eu desconheço o local.

 

Abraços a todos,

 

Stink

 

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

 

http://c.matarazzo.sites.uol.com.br

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá

Pra entrar no parque só tem que passar pela portaria e dar os nomes e pegar um cracha de identificação e pagar a taxa (acho que R$4,00), diz a lenda que existe um número limitado para a entrada de pessoas no parque nunca vi ng barrado. Chegar de preferência antes das 11:00 do contrário pode não dar tempo de ir as agulhas, se passar da 17:00, os guardas vão atrás e multam (na prática eles só vão atrás apos as 18:30) não se pode acampar dentro de toda a área do parque isso inclui o caminho desde de a rodovia ( a multa é pesada), todo esse controle não existia antes da brilhante ideia do 2 manes que se perderam botarem fogo para serem encontrados.

 

inté

 

Ricardo

Link para o comentário
  • Membros

No momento que vc paga a entrada, o guarda questiona seu destino, se for para Prateleiras não há problemas mas se for para Agulhas Negras, não deixam vc ir depois das 9:00h.

É a mesma coisa para a quantidade de pessoas. Para Prateleiras não há limite mas para Agulhas Negras há um limite porém nunca vi alcançar esse número....também eu nunca fui lá em feriados.

 

Recentemente fui para a parte alta do parque e vi pessoas acampando antes de chegar à portaria, próximo a um riacho que a gente cruza a caminho do parque.

Não sabia dessa proibição imposta após aquele incendio mas acho que a fiscalização não é suficiente para cuidar disso. Esse é um problema que muitas áreas consideredas parques nacionais e estaduais estão enfrentando.

Talvez isso seja tema para outro tópico.

Até mais.

 

Mario

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Subi o Agulhas (pela 2ª vez) no fim do mês passado, tem umas fotos no meu fotoblog (o link está abaixo, na assinatura).

 

É MUITO recomendável ir com alguem que já conheça bem o lugar, seja ele um guia ou um companheiro de viagem, até pq na Portaria do Parque alguem precisa assinar pelo grupo. Ir sozinho eu acho que é roubada, tem muito lugar que é mais "complicado" de passar e uma mãozinha amiga é sempre bem vinda. A entrada é R$ 3,00.

 

Mesmo que saia cedo, não deixe de levar lanterna, um anorak e um bom agasalho. Se ocorrer algum imprevisto vc não passa tanto perrengue - nós quase nos enrolamos, atrasamos a descida por causa de um outro grupo que estava à nossa frente e demorou em passar um trecho, acabamos chegando nos carros às 19:00hs, e não é lá muito facil andar pela trilha de retorno à noite.

 

[]´s e boas roubadas!!! :-)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...