Ir para conteúdo

Joanópolis - O DESRESPEITO COM O TURISTA E O CORONELISMO POLÍTICO NAS CIDADES DO INTERIOR DE SP


Posts Recomendados

  • Membros

Joanópolis é uma simpática e adorável cidade limítrofe entre SP e MG, aproximadamente uns 115 Km da capital. Conheci a "Estância Turística" em 2010, no feriado de 7 de setembro. Berço da Cachoeira dos Pretos, uma das maiores do ESTADO DE SÃO PAULO.

A cidade parece não gostar muito ou não estar nem aí para o posto de ESTÃNCIA TURÍSTICA. O posto de informações ao turista está sendo "construido" faz quase 3 anos. No centro você não encontrada nada, informação alguma, exceto uma placa indicando o caminho para a cachoeira. Só.

Quando fui em 2010 a 'empresa' de ônibus atendia a linha até a cachoeira diariamente. Mesmo que o horário não colaborasse (eles partiam somente às 16 horas, você passava a tarde toda moscando pela cidade) pelo menos era um apoio pro turista que não tem ou não quer ir dirigindo até lá.

Numa segunda vez, fui informado que as linhas estavam atendendo somente 2 dias da semana: às sextas e terças. Neste caso eu fiquei no camping o final de semana todo e tive que matar a segunda feira. E acreditem, o ônibus da terça-feira NÃO PASSOU. Consegui uma carona e me safei. Quando voltei pra SP postei uma denûncia enorme no mural da página do Facebook da Cidade e até me responderam, dizendo que estava estudando os horários, demanda etc e que tudo se resolveira. Legal!

Em dezembro decidi ir pra lá passar meu aniversário acampando. Liguei para a prefeitura e pedi informações sobre as linhas, a garota pelo telefone me deu os horários. Saí na fé.

Esperei até mais ou menos a hora da saída e quando cheguei no ponto, um senhor pasteleiro que já me conhecia de tanto ir pra lá veio me dizendo "tu vai pra onde? "vou pra cachoeira" - "mas hoje não tem onibus". Então fiquei pensando - o pasteleiro deve estar enganado. ::putz::

PIOR QUE NÃO! Esperei até a hora marcada e não existia o tal ônibus! Fui pessoalmente na prefeitura e fui atendido por alguém que me disse que tinha o "papel errado" e ligou pra "empresa" de õnibus perguntando da tal linha. O tal atendente da empresa "trollou" a menina da prefeitura falando que tinha, mas quando eu voltei pro ponto e esperei mais meia hora, liguei EU MESMO pra empresa e o atendente, um homem extremamente rude e sem educação me disse "Hoje não tem onibus não, vai de a pé". (SIC).

Voltei na prefeitura, contei o ocorrido e então com cara de tacho, a garota me disse "Sabe o que é, a gente não controla isso, o ônibus não é nosso, a gente sõ faz propaganda". ::lol4:: É pra rir!

 

Duas casa abaixo, uma delegacia. Entrei e conversei com o delegado que me deu um puta apoio, criatura educada, prestastiva e mesmo estando perto do horário de ir embora me ajudou e fez meu B.O. e ainda me explicou como podia fazer pra voltar pra SP ainda aquele dia pois eu perdi tanto tempo indo pra cima e pra baixo que não tinha mais onibus pra SP.

 

Agora, caros amigos viajantes, como uma cidade que se diz "ESTÂNCIA TURÍSTICA" não tem dinheiro pra manter UMA BENDITA LINHA DE ÔNIBUS? E a tal conversinha de "sustentabilidade"? Pra viajar eu sou obrigado a ir de carro? O turista "POBRE" ou que não gosta de dirigir ou simplesmente NÃO QUER, NAO CONSEGUE VISITAR UMA DAS MAIORES CACHOEIRAS DO ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO? Que raio de cidade "turística" é essa que tem uma linha de ônibus que não tem fiscalização, que manda e desmanda nos horários? Pelo que sei, uma empresa só pode prestar serviços públicos se passarem por licitação e se não cumprirem certos "requisitos" podem ter seu contrato cancelado. Será que a prefeitura de Joanópolis tem TANTO trabalho que não pode fiscalizar o sistema de transporte da ENORME Joanopolis? ::grr::

 

Soube, através do pasteleiro (vejam só) que existe um disputa política, alguém que é ex-prefeito que é dono da empresa de transporte e coisa pior. Imaginem que baderna que este povo faz com o NOSSO dinheiro pelas cidades do interior pelo nosso estado e país?

 

Agora, na vizinha Monte Verde a coisa é diferente: ônibus quase de hora em hora, mapas, placas, passeios auto-guiados......será que é falta de vontade política, safadeza ou falta alguém reclamar? Triste, pois a cidade é encantadora, a cachoeira é fabulosa e pessoal da APA são gentis assim como o povo do camping do Zé Roque e a Cris dos Chalés. NOTA ZERO pra prefeitura de Joanópolis. NOTA ZERO pra AD-TUR, a tal "empresa" de ônibus. NOTA ZERO! :!:

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom..acho que isso reflete na própria cidade...Olhe o quanto é bem cuidada monte verde, e olhe como é joanopolis.

monte verde aprendeu que o Eco-turismo, e o turismo própriamente dito, só tem a contribuir com a cidade, e isso gera renda para o municipio, gera dinheiro..

joanópolis não pensa tanto assim..não investe tanto em turismo...

E não é a unica..moro aqui no vale do paraiba, e Muitas cidades com potencial turistico não investem o que deveriam, e acabam não tendo o retorno que poderiam..

é o caso de paraibuna, piquete, monteiro lobato..

Link para o comentário
  • Membros

Pois é Davi, Monte Verde trata o turista com respeito, sabem converter isso para benefício deles mesmos....o município ganha, o turista ganha, todo mundo ganha.

Meu amigo foi pra Monteiro Lobato e me disse que a cidade é meio abandonada, tudo meio perdido, sem informações e até mesmo o povo de lá diz que é uma cidade "que só tem bêbado na praça". Que tristeza. Um país com vocação ao turismo jogando tudo no lixo por causa de má vontade política.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...