Ir para conteúdo

Kombi 68 - El Chaltén y El Calafate - Março 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, esta viagem foi feita apoiada por muitos relatos que li, por isto é um prazer vir aqui compartir algumas experiências.

A idéia era comprar um fusca, mas apareceu uma kombi aqui na cidade, estava abandonada na chuva, mas a pouco tempo, ela custava R$ 3.000 + R$ 500,00 de documento, comprei e ainda me lembro a cara da Beth quando a viu pela 1º vez ::grr:: até hoje ela fala em comprar um carro normal. Fiquei um ano andando só dentro da cidade arrumando pra viagem e somente uma semana antes de sair fizemos 70 km até Paranaguá fazer alinhamento, foi o grande teste 8)

O mecânico garantiu que o motor aguentava pois não estava queimando óleo e trocamos algumas peças da ignição e carburação e levei na viagem algumas peças novas que achei que poderiam ajudar. A elétrica foi arrancada fora toda e montada com fios novos por um eletrecista profissional e com um dínamo praticamente novo. A lataria incluindo uma cama dentro da kombi foi tudo serviço caseiro feito por nós.

SAM_2615.jpg

A Chiringuita após a maquiagem. O que leva uma pessoa largar o conforto do lar, e fazer 12.000 km numa kombi 1968?

 

Confesso que uma semana antes de sair pensei em desistir pois parecia muita loucura. Mas os relatos na minha cabeça me davam confiança. Dólares comprados, 4 pneus e camaras novas, Seguro Carta Verde na mão então pé na estrada. ::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Saímos de Morretes - PR depois das 9:00hs da manhã, tomamos a balsa em Guaratuba e saímos na BR 101 rumo ao "Sul". O plano era descer pelo litoral evitando serras, afinal não tínha-mos confiança na Chiringuita e por isso também fizemos um início bem suave, andando 45 min e parando 15 min, acontece que a calor estava muito forte então paramos na "Estrada Bonita" logo depois de Garuva, eu já conhecia a estrada onde descendentes alemães mantém suas tradições e vendem comidas típicas (cucas, bolachas, galéias) e no final da Estrada tem restaurante, balneário, trilhas etc ...

SAM_2628.jpg

 

Almoçamos, aproveitamos, e depois que diminuiu um pouco o calor retornamos para a BR e andamos até escurecer parando num posto de gasolina antes do Camping em Laguna que era o planejamento.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Este dia resolvi "apertar o pedal da direita" pois tínha-mos andado pouco no dia anterior e de 70 km/h passamos para 80km/h :lol:

Como não tinha confiança na Chiringuita não queria forçar algo, pois estava com um dia adiantado para o encontro em BsAs.

Saímos cedo e como a BR 101 Sul está digamos 80% pronta andamos bastante até Osório, sempre respeitando os 15 minutos de descanso por mais ou menos 45 min 1 hora andando. A BR 101 está ótima apenas 2 trechos que não foram reformados e merecem muita atenção, o resto está muito bom.

SAM_2639.jpg

 

Dormimos num posto de gasolina na BR em Osório. Jantamos no restaurante do posto e estacionamos junto dos caminhões.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é meus amigos, na noite anterior ajustamos o que deu os faróis, mesmo assim ficaram abertos apontando meio metro pra cada lado da linha das rodas, mas mesmo assim decidimos avançar pois pela frente tinha "Free Way" até Porto Alegre, Free Way que é começo da BR 290 com 5 ou 6 vias no mesmo sentido. Acordei cedinho estava bem escuro e alguns caminhões estavam aquecendo os motores. Completei o óleo (estava queimando pouco) e aqueci o motor, Beth ficou dormindo atrás e me atirei na Free Way imaginando que não haveria posto de combustível e não poderia parar por 100 km. O frio fez o motor render mais e coloquei 90km/h ::quilpish:: mas o som do motor mostrava uma rotação forçada e a lataria trepidava. Estava decidido 80km/h seria a velocidade de cruzeiro ::otemo:: . Fomos direto até Porto alegre atravessamos Rio Guaíba estava bom demais pra ser verdade.

SAM_2657.jpg

 

Inexplicavelmente a Chiringuita seguia firme, e ao meio dia sob o calor forte, demos um descanso maior para fazer nosso almoço.

Comprei uns fusíveis que estavam faltando e quando o calor diminuiu tocamos até Rivera ::ahhhh::

É difícil controlar a ansiedade, e a gente queria andar e não ficar parado nos horários de calor, então esticamos até de noite, abastecemos o galões de gasolina pois no Uruguay é mais cara, e fizemos as aduanas de noite. Conversando com o oficial da fronteira nos deixou estacionar ali mesmo do lado. Fizemos a janta e fomos dormir, estávamos no "Exterior" ::lol4::

Quando estacionamos estava uma escuridão total somente havia luz no poste, no posto da fronteira e na kombi. Na manhã seguinte quando abri as portas, dei de cara com um cemitério índio, foi muito legal.

SAM_2670.jpg

Primeiro Cemitério Indígena.

SAM_2669.jpg

Café na cama no exterior! Que chique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gostei do Uruguay principalmente depois de Tacuarembó paramos no Valle Éden. Ótimo lugar, tem camping muito bom, pousada, Museo do Gardel, etc... o plano era dormir ali no Valle Éden, como não deu, passeamos, almoçamos, lavamos roupa, carregamos baterias e seguimos sabendo que a estrada não seria das melhores. Realmente a Ruta 26 tinha 2 ou 3 trechos sem asfalto ou em obras mas no geral estava boa, as vezes tinha buracos mas dava pra desviar tranquilo andando a 70km/h. Indo por Uruguaiana a estrada estava bem melhor, mas queria cortar ao máximo a província de Entre Rios para escapar da Polícia Estadual que gosta de dar umas "mordidas" nos Brazucas. Nesta Ruta 26 sentimos como é ficar sozinho no meio do nada ::mmm: e novamente cruzamos as aduanas à noite, foi quase uma hora mas passamos, e quando fui sair o policial da AFIP levantou do banco de onde me olhava e mandou parar ::ahhhh::

Já haviam me avisado que muitos policias iriam me parar só para ver a Chiringuita, que é um carro diferente, e assim foi. Após contar um pouco sobre o carro, sobre de onde vinha e aonde pretendia chegar, nos liberou com um sorriso e a frase: Bienvenidos a Argentina! :D

Paramos no primeiro posto de gasolina, comemos e dormimos agora em solo Argentino.

No outro dia acordei cedinho e tomamos a Ruta 14 antes que os guardas estaduais montassem a barreiras. Neste trecho a estrada estava ótima e antes do meio dia chegamos em Zárate. A única polícia que nos parou na 14 foi a Caminera, pediu documentos, revistou kombi, contamos nosso objetivo e nos liberou porém, a Chiringuita não quis pegar, o policial rapidamente pediu se prescisava de um empurrão, mas eu sabia que era mal contato mexi em uns fios do motor de arranque e pegou ::mmm:

SAM_2716.jpg

 

Era meio dia e não tinha trocado dólares na fronteira pois saímos de lá muito cedo, então abastecemos no cartão credito internacional, que tinha sido liberado aqui no Brasil previamente e tocamos para Buenos Aires (BsAs). Acontece que tem vários pedágios os quais pagamos com poucos dólares, cambiados (ali mesmo na fila de carros) pelos própios atendentes das guaritas ::hein:

Mas valeu a pena porque no começo da tarde chegamos em San Fernando (bairro ou cidade da grande BsAs)

 

http://www.movimientoaircooled.com/2013/03/los-primeros-en-llegar-al-parque.html

 

224938_481718141866711_266059499_n.jpg?w=479

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

*Como já disse, não tinha confiança na Chiringuita, então deixei um dia a mais pra consertar a kombi e ainda assim chegar ao encontro no sábado, mas como não quebrou chegamos um dia antes como está no link acima e ganhamos o nº 001 ::tchann::

 

*Como eu queria participar do encontro transferi a viagem de janeiro para março. Com isso juntei mais dinheiro e me preparei melhor, mas perdi a companhia de "Guilherme Pochmann" que foi até Ushuaia numa kombi 77.

 

*Desde que saímos todos os dias La Chiringuita ganhava upgrades na mecânica de minha parte, e dentro virou uma casa organizada pela Beth.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...