Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#943175 por evolua
28 Mar 2014, 00:35
Após alguns anos frequentando e alguns anos morando em Lapinha, juntei informações que considero essenciais para se ter uma experiência saudável e inesquecível.
Assim, apresento o guia prático de visitação para um turismo sustentável e de conduta consciente no ambiente de Lapinha da Serra ::otemo::

O básico do básico para ser um turista consciente em Lapinha ou em qualquer lugar do mundo:

1.Antes de programar sua visita, Informe-se sobre as condições climáticas de Lapinha da Serra neste link: http://www.climatempo.com.br/previsao-d ... oriacho-mg

2.Venha em grupos pequenos, de até 6 pessoas, grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto.

3.Observe os animais a distância, não se aproxime, mantenha o respeito. Não os alimente, pois eles já possuem seus hábitos adaptados para a vida sem humanos e qualquer intervenção sua pode ocasionar sérios desequilíbrios ambientais.

4.Diminua a quantidade de lixo, deixando em casa embalagens desnecessárias.

5.Certifique-se de que você possui uma forma adequada de acondicionar seu lixo para trazê-lo TODO de volta. Jamais queime ou enterre qualquer tipo de lixo.

6.Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência, os riscos calculados são ótimos, os inconsequentes são péssimos.

7.Não faça fogueiras, elas prejudicam o solo e representam grande risco de incêndios.

8.Deixe aparelhos sonoros em casa e faça suas caminhadas discretamente, sem falatório, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Lembre-se a todo momento de que você veio para fugir da loucura da cidade e não para trazê-la para cá.

9.Trate os moradores da região com gentileza, cortesia e respeito. Mantenha porteiras e cercas fechadas do jeito que encontrou, e não entre nos lugares sem pedir permissão.

10.Contrate passeios, hospedagem, transporte e serviços de pessoas locais porque isso colabora para o desenvolvimento social e econômico da Lapinha, ajudando-nos a diminuir a precariedade e a ter recursos para receber melhor o turista.

11.Deixe seu animal doméstico em casa, pode não parecer, mas eles incomodam e perturbam o ambiente, além de limitarem a sua liberdade.

12.Não quebre ou corte galhos de árvores ou qualquer planta, mesmo mortas ou tombadas, o ambiente se renova a partir das substâncias que as coisas mortas deixam no solo.

13.Não recolha pedras, plantas galhos, flores e conchas para levar como lembranças, você pode achar isso bacana mas isso DETONA com o meio ambiente. Uma pessoa levando uma pedra ou uma planta é pouco , mas 5 mil pessoas são 5 mil pedras e mais 5 mil plantas arrancados do ambiente. Consegue imaginar o que isso ocasiona?

14.Mantenha-se na trilha, jamais saia dela. Um monte de gente pisoteando fora da trilha mata pequenos animais e plantas rasteiras.

Atenção! Isso é essencial: ::hahaha::

1.A estrada para Lapinha é de terra e tem 12 km de extensão a partir do centro de Santana do Riacho. A paisagem da estrada é linda mas é necessário cuidado para não estragar o carro e não sofrer acidentes. O socorro e reboque são muito precários por aqui.

2.Em Lapinha NENHUM celular tem sinal (graças a Deus) e não há caixas eletrônicos. Os telefones públicos NUNCA funcionam, mas na Confraria Paladino presta-se o serviço de ligações.

3.Nenhum estabelecimento aceita cartões de tipo algum e nem cheque, somente dinheiro.

4.Lista indispensável de itens CONVENIENTES para trazer a Lapinha:
a.Dinheiro VIVO e TROCADO (principalmente moedas de 1 e notas de 5).
b.Protetor solar, Lapinha fica em altitude elevada e, por isso, mais exposta aos efeitos do sol.
c.Óculos escuros, há lugares onde a areia é tão branca que dói a vista.
d.Chapéu ou boné.
e.Botas ou bons tênis de caminhada confortáveis.
f.Repelentes líquidos E elétricos!

5.Lista de itens INDESEJÁVEIS ou DISPENSÁVEIS em Lapinha:
a.Lixo – por favor, evite trazer coisas que geram lixo e, se trouxer, leve de volta com você, Lapinha tem MUITA dificuldade com o lixo gerado pelos turistas.
b.Animais – Lapinha tem muitos cães abandonados nas ruas e muitos animais rurais ou silvestres, por favor, não traga mais.

6.Modalidades de hospedagens em Lapinha (preços variam de 20 a 500 reais a diária percapta). Esta escolha depende única e exclusivamente daquilo que vc quer ter à sua disposição na hospedagem e, é claro, da grana que quer investir nisso.
a.Campings – são 5, cada um com sua peculiaridade
b.Quartos – na dona Socorro, há 5
c.Chalés – em torno de 30
d.Casas – 20 ou mais
e.Pousadas – 8 apenas

7.Alimentação em Lapinha (com 100 reais, você passa bem o dia em Lapinha, comendo bem, lanchando, faz passeios ou aluga uma bike ou canoa, além de tomar uma ou duas cervejas)
a.1 restaurante a quilo
b.3 restaurantes de comida simples
c.2 pizzarias
d.2 restaurantes diferenciados
e.5 bares
f.5 cafés
g.E, se procurar, encontra mais coisa!

8.O que ver ou fazer em Lapinha?
a.Trilhas – um monte delas! Há trilhas lindas, a mais famosa é a da Travessia para Tabuleiro (cachoeira com 274 m de altura)
b.Lagoa – na verdade é uma barragem, pertencente a uma hidrelétrica, que é linda se navegar
c.Poços – cada um mais lindo e aconchegante que o outro
d.Cachoeiras – a maioria delas é cachoeira de nascente, portanto só as vemos com volume razoável de água em época de chuva, fora isso o volume é baixo
e.Pico – a vista mais linda do planeta ☺
f.Grutas – calcárias e quartizíticas
g.Sítios arqueológicos – inúmeros, com pinturas rupestres e tudo, mas nem todos estão abertos à visitação
h.Animais silvestres – um monte deles
i.Plantas únicas no mundo – diversas espécies lindas e endêmicas

9.E você encontra para alugar:
a.Bikes
b.Canoas
c.Caiaques
d.Barcos

Espero ter te dado uma boa noção, mas o bom mesmo é conhecer de perto. ::Ksimno::
Leve estas dicas em consideração e respeite as orientações pois, agindo assim, você terá o mínimo de transtornos, imprevistos ou decepções e o máximo de contentamento.

Depois que conhecer Lapinha, se perceber que faltou alguma dica importante, por favor diga-me para eu melhorar este guia.

Se precisar de mais alguma coisa, adicione-me (Cristiano Pereira Gomes)

•Facebook > https://www.facebook.com/crisevolua?ref=tn_tnmn
•Google Plus > https://plus.google.com/u/0/+CristianoP ... omes/posts

Você também pode visitar minhas páginas sobre Lapinha, é só clicar clique nos links que coloquei abaixo, elas estão em constante mudança ;)

Seja muito bem vindo a Lapinha da Serra!
Abração e tudo de bão sempre!

https://www.facebook.com/JornalDaLapinha?ref=hl

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 906?ref=hl

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 2911743437

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 2102543527

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 3255030703

https://www.facebook.com/hospedandoemlapinhadaserra

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 5540476506

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 1943862946

https://www.facebook.com/pages/Lapinha- ... 1831117686


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes