Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Lençois Maranhenses (Perguntas e Respostas)

Guias e troca de informações sobre o estado do Maranhão

Moderador: billythekid

Re: Lençois Maranhenses (Perguntas e Respostas)

Mensagempor André Beatle » 18 Dez 2009, 20:30

Humm, dois dias em Barreirinha?
Gostaria de lugares realmente primitivos e desertos. Contato com o povo local. Pelo que li nos depoimentos anteriores, Barreirinhas não é muito muvucada ? Não penso em fazer passeios com guias ou com grupos turísticos. Prefiro a liberdade de poder caminhar, ir e voltar sem hora ou lugares predefinidos por passeios pagos.
Pelo que percebi Santo Amaro e Canto dos Atins são esses lugares, certo?

Obrigado pelas dicas Karen.

E a chuva desse período, vai me atrapalhar?
André Beatle

Data de registro: 18 Dez 2009, 16:37
Reputation point: 0

Mensagempor Kárenldc » 18 Dez 2009, 20:46

André Beatle escreveu:Humm, dois dias em Barreirinha?
Gostaria de lugares realmente primitivos e desertos. Contato com o povo local. Pelo que li nos depoimentos anteriores, Barreirinhas não é muito muvucada ? Não penso em fazer passeios com guias ou com grupos turísticos. Prefiro a liberdade de poder caminhar, ir e voltar sem hora ou lugares predefinidos por passeios pagos.
Pelo que percebi Santo Amaro e Canto dos Atins são esses lugares, certo?

Obrigado pelas dicas Karen.

E a chuva desse período, vai me atrapalhar?

André, vou te dar outra sugestão então, quando eu fui, passei (só passei) por Paulino Neves, que fica no trecho entre Barreirinhas - MA e Parnaíba - PI.

É a cidade dos Pequenos Lençois, dizem ser nada explorada e de natureza exuberante. ::cool:: ::cool:: ::cool:: ::cool:: ::cool::

Em Santo Amaro muitas das Lagoas e comunidades tu consegues ir a pé, porém em Barreirinhas não sei se é permitido, por isso citei o Passeio dos Grandes Lençóis.

Vc pode fazer de Atins a Canto de Atins que é muito belo e tranquilo, quanto a hospedagens ali tu consegues até na casa dos moradores, conhecemos um

casal da Bolívia que estava passando pela região e ficou 5 dias entre Atins e Canto de Atins (pode ser demais para alguns olhos).

Quanto às chuvas, cara, lá faz um calor, pra vc ter idéia na grande maioria das pousadas nem chuveiro quente tem e se tiver não é usado!

Daí vc aproveita a água da chuva...

Procure levar algum GPS para trilhas ou outro sistema de orientação, não fica tentando se guiar pelas dunas poque elas são muito parecidas e a chance de te perder é enorme!

Se houver mais dúvidas, pode mandar!

Abraços
Kárenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 08 Jul 2009, 20:34
Reputation point: 1440

Re: lençois maranhenses em abril - época ruim?

Mensagempor André Beatle » 18 Dez 2009, 20:55

E em janeiro? A época é ruim pra visitar os Lençois?
André Beatle

Mensagempor Kárenldc » 18 Dez 2009, 21:25

André, não é ruim, não, podes ir tranquilo que janeiro é bom.

Não te preocupes com as chuvas.
Kárenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Ram_Alen » 19 Dez 2009, 02:19

...
-É André, Janeiro ainda é início de estação chuvosa, não vais pegar tanta chuva, ( chuva mesmo é a partir de março) E dependendo do ano, podes pegar Janeiro seco seco.... e as lagoas não vão estar com volume máximo de água.
No Mais, só precisa se preocupar com chuvas se fores acampar por lá. Já registrei ventos de 60 km\hr e lá tem uma boa incidência de raios...

As chuvas costumam ocorrer mais na parte da tarde e a noite...
Editor : Guia do Mochileiro de 1 Viagem

"Navegar é Preciso"
Ram_Alen
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 31 Jan 2009, 21:20
Reputation point: 924

Mensagempor André Beatle » 20 Dez 2009, 20:39

Que bom!

Valeu! Já to com a passagem comprada!
André Beatle

Mensagempor Rosiane Vital » 21 Dez 2009, 11:15

André,

tenho certeza absoluta que você NÃO vai se arrepender!!!!! Eu fui na época das chuvas e tudo, e adorei demais!!!!!!!
Colaboradora dos fóruns Sergipe, Aracaju e onde puder ajudar mais.
Relatos: Uma semana de amor e frio em Santiago.
Londres expressa - programação de 4 dias.
New York em onze dias

Viajar é, além de conhecer lugares, conhecer a si mesmo.
Rosiane Vital
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 18 Mar 2009, 10:10
Próximo Destino: Peru em janeiro de 2011.
Reputation point: 239

Mensagempor fmerencio » 02 Jan 2010, 00:49

Olá...

Tenho uns dias de folga e uma milhas a vencer e estou realmente pensando em ir ao Maranhão!
Ví que o pessoal aqui desse fórum que já foi aos Lencóis ajuda bastane com dicas e etc..
Tb não conheço São Luis, então minha idéia é conhecer a capital e o Parque, mas como meu tempo é meio curto não necessito, creio, conhecer Barreirinhas e Santo Amaro. Acho que apenas um dos dois já me supriria!

Então eu tava pensando em fazer algo do tipo:

13 de jan (qua) : Curitiba --> São Luis... Chego por volta das 15 hs. -> Já iria direto para Santo Amaro ou Barreirinhas
14 de jan (qui) : Santo Amaro ou Barreirinhas
15 de jan (sex) : Santo Amaro ou Barreirinhas
16 de jan (sab) : Ida para São Luis depois do almoço.
17 de jan (dom) : São Luis
18 de jan (seg) : São Luis --> Curitiba entre 1 e 2 da madrugada.

Será que com esses dois dias e meio em uma das bases dos Lencóis já dá para ter uma boa idéia de como é o parque??
Um dia é suficinete para conhecer São Luis??

Se alguém poder mu ajudar eu agradeço muito... Tô tendo que decidir tudo muito encima da hora.....
fmerencio

Data de registro: 10 Jul 2009, 23:00
Próximo Destino: Colombia!

Mensagempor Susinha » 02 Jan 2010, 11:46

fmerencio escreveu:Olá...

Tenho uns dias de folga e uma milhas a vencer e estou realmente pensando em ir ao Maranhão!
Ví que o pessoal aqui desse fórum que já foi aos Lencóis ajuda bastane com dicas e etc..
Tb não conheço São Luis, então minha idéia é conhecer a capital e o Parque, mas como meu tempo é meio curto não necessito, creio, conhecer Barreirinhas e Santo Amaro. Acho que apenas um dos dois já me supriria!

Então eu tava pensando em fazer algo do tipo:

13 de jan (qua) : Curitiba --> São Luis... Chego por volta das 15 hs. -> Já iria direto para Santo Amaro ou Barreirinhas
14 de jan (qui) : Santo Amaro ou Barreirinhas
15 de jan (sex) : Santo Amaro ou Barreirinhas
16 de jan (sab) : Ida para São Luis depois do almoço.
17 de jan (dom) : São Luis
18 de jan (seg) : São Luis --> Curitiba entre 1 e 2 da madrugada.

Será que com esses dois dias e meio em uma das bases dos Lencóis já dá para ter uma boa idéia de como é o parque??
Um dia é suficinete para conhecer São Luis??

Se alguém poder mu ajudar eu agradeço muito... Tô tendo que decidir tudo muito encima da hora.....

Olá, bom vou dar minha contribuição!

Você está com pouco tempo mas acho que dá para conhecer o Parque de forma legal, pois 2 a 3 dias é suficiente. Eu fiquei em Barreirinhas e gostei! Não achei a cidade cheia (bom, fui em baixa temporada, mas a melhor época), muito pelo contrário, pacata demais. Mas dizem que é mais barato ficar em Santo Amaro. Bom, aí a decisão é sua.

Agora para conhecer São Luís, humm...2 dias e meio não dá para conhecer tudo, mas dá para ter uma boa noção do centro histórico e de algumas praias. Não deixe de percorrer o centro velho da capital, o teatro, museus e ir ao centro histórico a noite. Tem samba de roda, reggae e apresentações culturais, muitos prédios bonitos, vários azulejos lindos e antigos. Mas não pense que encontrarás tudo restaurado, pois ainda existem muitos casarões em ruínas e muitos destes o pessoal estão fazendo estacionamento, que eu acho um crime (e é!).

Se o tempo fosse maior, eu indicaria ir em Alcântara!

Abraços e boa viagem!
Promoção de Passagens Aéreas e Dicas de Turismo? http://www.passagenseturismo.com.br
Quer seguir a gente no Twitter? http://twitter.com/brasilpassagens
Susinha

Data de registro: 19 Ago 2008, 22:22
Reputation point: 53

Mensagempor fmerencio » 02 Jan 2010, 12:01

Susinha,

Muito obrigado pela resposta...
Quanto a São Luis tem algo que eu esqueci de falar... Eu tô interssado mesmo só na parte histórica, posso excluir as praias da capital sem problema algum...
Vistando só a parte histórica dá para fazer São Luis em quanto tempo.... e se quisesse visitar alcantara? É legal tb?

Bj!

Fernando
fmerencio

Data de registro: 10 Jul 2009, 23:00
Próximo Destino: Colombia!

Mensagempor Kárenldc » 02 Jan 2010, 12:38

Fernando

Alcantara é uma cidade histórica e o passeio até ela sai de SLZ pela manhã e retorna no final da tarde.

O centro de SLZ é lindo tanto durante o dia quanto à noite e é possível de ser percorrido em algumas horas.

Eu fiquei em Barreirinhas 3 dias, mas, sinceridade, aconselho ir e/ou a Santo Amaro, os passeios são mais em conta e

melhores.

Abraços e boa trip
Kárenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ReBio » 27 Jan 2010, 13:24

Gente.. adorei todos os relatos, me ajudou a tirar várias dúvidas!
Mas ainda ficaram algumas:
- Como faço pra ir de Sto Amaro pra Barreirinhas (ou vice-versa)? Tenho tempo suficiente pra conhecer os 2!
- Vale a pena passar uma noite em Caburé ou é melhor ir direito pra Atins? E como chego lá? rs. Vi que tem um passeio que vai pra Caburé, aí é só eu não voltar, né? rs. Mas como faço pra ir de Caburé pra Atins?
- Tem como ir de Sto Amaro pra Atins?
- E Alcântara? Tem que pagar um passeio ou tem barco regular que sai de São Luís?
Acho que, por enquanto, é "só".
:P
RENATA CAMPOS

"A vida é uma mala pronta pra viagem"
ReBio

Data de registro: 12 Dez 2008, 11:24
Próximo Destino: Lençóis Maranheneses e Chapada das Mesas
Reputation point: 1

Mensagempor Ram_Alen » 27 Jan 2010, 18:39

...
-Oi Re!
Então tem duas opções para ir de Barreirinhas para Santo Amaro ( ou o contrário). Podes ir a pé atravessando todos os Lençóis ( algumas agências disponibilizam guias para tal roteiro). Ou ainda, pela empresa de ônibus cisne branco, descendo no povoado de Sangue onde fará a baldeação para uma carro tipo toyta/jardineira, que transportará os passageiros até Santo Amaro. Neste caso, a venda é conjunta.

Ao meu ver não vale a pena passar a noite em Caburé, lá é tudo muito caro, e não tem muito o que se fazer... Saindo de Barreirinhas tem 3 formas de chegar a Atins. Uma é ir de carro, algumas agências fazem os passeios. Outra é ir de barco voadeira( o passeio tradicional do rio preguiças que vai para Caburé, pelas agências) e pedir para descer em Atins ( por mais dez reais o barqueiro te deixa lá, ou se pedires e insistir, ele pode te deixar de graça até.) Tem ainda outra possibilidade: a prefeitura de Barreirinhas disponibiliza um Barco tipo chalana que segue para Atins, tal barco sai apenas uma vez ao dia é é bem mais demorado que as voadeiras, contudo, mais baranto também!

Santo Amaro para Atins tem como ir com guias, tem guias locais em Atins que fazem tal travessia. Tem ainda a possibilidade de ir de carro, alguns carros levam suprimentos e fretes de Atins para Santo Amaro, mas é muito incerto, pois não fazem com certeza.
Se desejas conhecer a beleza mesmo dos lençois, faça a travessia a pé (3-4 dias, cerca de 45-50 km) É muito lindo, e as lagoas mais são desconhecidas e ficam no meio do Lençóis. Agora tal caminhada deve ter certo preparo físico, com opção de acampar no meio das areias ou dormir nas casas de moradores que residem nos ''oasis'' de lá, que são as comunidades de Baixa Grande e Queimada dos Britos.

Já para Alcântara tem lanchas, barcos, escunas e catamarãs que fazem linha regular ( não é preciso contratar agências nem guias, compre um encarte/guia local que é já o suficiente para conhecer as ruínas e a história de Alcântara ). Geralmente o passeio se faz em um dia, saindo de manhazinha e voltando no último horário, por volta das 17:00.
Obs.: Assim que chegar a Alcântara, garanta sua volta, pois pode ter risco de não encontrares mais passagem de volta.
Dica, prefira ir nas lanchas, pois é mais rápido o passeio, e balança menos. Detalhe, o mar da Bahia de São Marcos é muito agitado, muitas pessoas enjoam no percurso(mesmo nas lanchas), alimente-se com comidas leves, e se fores mais sensível, tome um dramin ou similar para evitar enjôos...
Agora se quiseres aventura mesmo, vá de escuna ou catamarã, e te prepare para os sopapos e solavancos das ondas! ::xiu::

Espero ter ajudado...ufa! ::mmm:
No mais estejas a vontade de perguntar... ::cool::

"Navegar é Preciso"
Ram_Alen
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ReBio » 27 Jan 2010, 22:22

Ei Ram.. valeu pelas dicas, foi ótimo!
Mas não entendi uma coisa, esse Cisne Branco faz Barreirinhas/Sto Amaro? Ou só partindo de São Luís mesmo?
Eu tinha visto sobre esse passeio de voadeiras mesmo, mas só até Caburé. Quer dizer que com uma choradinha, eles levam até Atins? E em Atins, quais as dicas (ainda não tive tempo de pesquisar isso..rs)
Ouvi falarem mesmo dessa travessia a pé e acho que deve ser suuuuuuper legal!
Mas tenho medo do sol! Dizem que é de matar! E além de eu sempre um tanto qto branco, não raciocino direito com sol na "moleira".. rs. ::mmm:
Na Chapada Diamantina fiz a travessia do Vale do Pati (não sei se vc conhece) foram 3 dias e um dos dias tava um soool... que pedi pra morrer! Tive insolação, febre e tudo mais! O resto foi bem tranquilo, mas aquela manhã de sol me deixou traumas eternos! haha
E em relação a Alcântara, super valeu pela dica do enjôo... pq meu estômago é fresco que só! Raiva que tenho disso! hehe
'Brigadinha' ::otemo::
RENATA CAMPOS

"A vida é uma mala pronta pra viagem"
ReBio

Data de registro: 12 Dez 2008, 11:24
Próximo Destino: Lençóis Maranheneses e Chapada das Mesas
Reputation point: 1

Mensagempor Ram_Alen » 28 Jan 2010, 11:28

...
-Então Re, de Caburé para Atins é pertinho, tipo na outra margem do Rio Preguiças, por isso se deres sorte de pegar um Barqueiro legal, pede a ele para te deixar lá... no máximo ele vai te cobrar 10 reais apenas...

Entáo, saindo de São Luis pela Cisne Branco, podes escolher como destinos Santo Amaro ( que fica antes de Barreirinhas) ou Barreirinhas. Mas de Barrerinhas, também, pela Cisne Branco, no mesmo ônibus que faz linha Barreirinhas - Sao Luis, podes comprar passagens para Santo Amaro, e fazer aquela baldeação que te falei outrora.

É, lá faz muito sol mesmo, eu fiz a travessia, quando fui estava parecendo um beduíno, todo protegido do sol mesmo... pois não há uma única sombra pelo caminho, mas a sensação térmica é amena, pois tem as lagoas a todo instante, que proporcionam boa umidade ao lugar, e venta bastante. Então, camisa de dry feat branca, manga longa, calça de mesmo tecido, boné legionário, ou camisa amarrada na cabeça, oculos escuros, e muuuiiittto protetor fator 50, certamente não iria te deixar com insolação...

Em Atins tem algumas lagoas perto, e um riozinho que adentra aos Lençois, tem o Canto do Atins, onde próximo tem uma espécie de córrego onde ao chegar no mar, devido a um desnível forma uma pequena cachoeira...

Sim, vale do Pati foi a trilha mais linda que fiz na vida.. show mesmo.. Mas 3 dias? penso que conheceste poucas coisas, pois normalmente se faz em 5-6 dias ( incluindo no roteiro cachoeirão por cima, por baixo, cachoeira dos funis, Morro Lapinha e sua gruta...)

::cool::

"Navegar é Preciso"
Ram_Alen
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

AnteriorPróximo

Retornar para Maranhão