Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Lençois Maranhenses (Perguntas e Respostas)

Guias e troca de informações sobre o estado do Maranhão

Re: Lençois Maranhenses (Perguntas e Respostas)

Mensagempor ReBio em 28 Jan 2010, 12:11

Ei Ram..
Valeu mesmo pelas respostas, tirou todas minhas dúvidas! ::cool::

Qto ao Pati, eu só tinha 8 dis na Chapada e queria o máximo de coisas possíveis! Por isso fizemos só 3 dias lá! Mas fui no Cachoeirão sim! Lindo d+ aquele lugar, né? Nossa! A gte deu a volta no Parque.. começamos por Lençóis, fomos pro Capão e lá fizemos a Fumaça, então fizemos a travessia. E depois fomos pra Mucugê fizemos Buracão (que é sensacional!!) e Fumacinha. E depois Andaraí, Iagatu, Poço Azul e voltamos pra Lençóis! Foi ótima a viagem! Mas ainda tenho vontade de voltar lá pra fazer mais dias no Pati!

Obrigadão, viu? ::otemo::
RENATA CAMPOS

"A vida é uma mala pronta pra viagem"
ReBio

Próximo Destino: Lençóis Maranheneses e Chapada das Mesas
Reputação: 1

Mensagempor Loh em 04 Fev 2010, 22:42

Olá Pessoal!
Estou com umas dúvidas e ficaria muito feliz em ter a ajuda de vocês.

Já li vários roteiros de viagens postados aqui no Mochileiros.COM e acaba que estou tentando montar um roteiro para uma viagem em julho/2010 para os Lençois Maranheses! O planejamento até então não está bem estruturado, mas para direcioná-lo melhor gostaria que (caso saibam) me de ajudassem com duas questões inicias:

* Estou certa que ficarei mais tempo em Sto Amaro do que em Barreirinhas, mas gostaria de saber se há Toyotas que atravessam os Lençois no sentido Leste à Oeste? Isto é, de Barreirinhas em sentido à Sto Amaro... ou se há somente Toyotas de agencias que tem seus tours definidos? Tipo, pretendo definir uma caminhada em uma parte dos Lencois, mas seria interessante saber se há este trajeto (Leste à Oeste) para caso haja algum imprevisto e seja necessária uma mudança de planos esteja ainda preservada a não necessidade de agências e a não necessidade de volta à Barreirinhas para então ir para Sto Amaro (por fora dos Lençois) ...

* Procurei na NET, mas não encontrei um mapa do Parque dos Lençois em si... isto é, acho que seria ideal ter um mapa com as principais lagoas! Tipo, assim poderia ser definidas quais lagoas seriam vistas em um dia e quais outras lagoas seriam vistas em outros dias, proporcionando maior flexibilidade ao roteiro... Então gostaria de saber se alguem tem um mapa deste tipo?... mesmo que seja um croqui...??!!!

Pessoal, já agradeço!
Abçs, Loh
“Como se apresentaria o mundo, se eu pudesse viajar em um raio de luz?...
(Albert Einstein 1879-1955)
Loh

Próximo Destino: Lençois Maranhenses - MA
Reputação: 0

Mensagempor Káren em 05 Fev 2010, 10:49

LOH,
algumas dúvidas estão respondidas em negrito.
Abraços e boa trip!!!

* Estou certa que ficarei mais tempo em Sto Amaro do que em Barreirinhas, mas gostaria de saber se há Toyotas que atravessam os Lençois no sentido Leste à Oeste?
existe sim, de Barreirinhas, na rua do Baco do Brasil tem uma galera por ali (4 x 4)

Isto é, de Barreirinhas em sentido à Sto Amaro... ou se há somente Toyotas de agencias que tem seus tours definidos?
Não, existem as independentes.

* Procurei na NET, mas não encontrei um mapa do Parque dos Lençois em si... isto é, acho que seria ideal ter um mapa com as principais lagoas!
Até pode existir mas elas mudam de posição ano a anotornando difícil a localização precisa.

Tipo, assim poderia ser definidas quais lagoas seriam vistas em um dia e quais outras lagoas seriam vistas em outros dias, proporcionando maior flexibilidade ao roteiro...
verifique nos relatos de viagesn que constam no guia que está abaixo de minha assinatura, sugiro que vc adquira um GPS para trekking, de uma vasculhada nos tópicos relacionados a GPS
Káren
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Reputação: 1126

Mensagempor Loh em 05 Fev 2010, 16:33

Oi Káren!

Primeiramente agradeço muito pelas informações, foi ótimo! Noh, estou lendo bastante ::otemo::

Assim que o roteiro estiver com a sequência de dias definidos, irei posta-lo! Bom é que até a realização da viagem, há aproximadamente 5 meses para planejar bem (fundamental, né?!... =)

Bem, mais uma vez muito obrigada!
Abçs, Loh
Loh

Mensagempor Káren em 05 Fev 2010, 18:05

É, quanto antes melhor, planejamento é o início da viagem.... É vc se sentir "quase" lá!

Beijocas, precisando de help, podes postar!
Káren
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ReBio em 05 Fev 2010, 19:03

Ei Loh, eu tb estou indo em Julho (qdo vc vai? já definiu as datas?)
E tb estou a procura de informações!
Já achei mta coisa e tb estou com o roteiro quase fechado!
Mas de repente tiramos as dúvidas uma da outra, né?
Boa sorte aí nas pesquisas! :lol:
RENATA CAMPOS

ReBio

Mensagempor Loh em 06 Fev 2010, 10:22

Olá Re. Que legal que você também vai em julho/10!!

Pretendo ir dia 06 ou dia 13, e no total ficarei por conta desta viagem uns 20 dias ::mmm:
Ainda não defini o roteiro com detalhes mas dividi a trip em três partes de tempo:

Uma parte: Alguns dias para conhecer a região: São Luiz, Caburé, Rio Preguiça, Com. Vassouras, Com. Mandacaru, Atins ... etc .... Barreirinhas (ainda não planejei exatamente o tempo e a ordem destes passeios)/
Outra parte: Alguns dias para fazer a Travessia nos Lençois Maranheses, de Barreirinhas em sentido à Sto Amaro. Acho que nesta "empreitada" é possível e será bastante agradável encontrar mais mochileiros animados a fazer a caminhada também!/
Outra parte: Alguns dias em Sto Amaro nas dunas e lagoas próximas conhecendo e nos mais, descansando e vendo a bela paisagem..../
Obs.: Não fiz detalhadamente os cálculos monetários, então não sei se farei o passeio aéreo...

No geral gostaria de dispensar ao máximo as agencias... e Não está bem okok meu roteiro, mas assim que estiver irei posta-lo!

Mas Re, você estará na região dos Lençois Maranhenses em quais dias?

Abçs,
Loh

Ps. (Obrigada e sucesso nas pesquisas tbém!!!!)
Loh

Mensagempor Ram_Alen em 06 Fev 2010, 13:47

Olá Loh, certamente seu roteiro será bastante completo...
Mas então, em relação a travessia dos Lençoóis, recomendo fazer sem guia, apenas se você tiver MUITO conhecimento de navegação, pois é muito fácil se perder por lá devido a ausência de postos geográficos de referência. No mais, conseguerias mais facilmente guias sem agências, em Atins, os de Barreirinhas já estão quase todos aliciados,

Contudo, não é tão difícil achar guia em Barreirinhas para a travessia não ( guias livres,sem agências)...ademais, uma dica: pechinche, e muito, Barreirinhas vive de turismo e o pessoal costuma explorar por lá... ::xiu::

::cool::
Editor : Guia do Mochileiro de 1 Viagem

"Navegar é Preciso"
Ram_Alen
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Reputação: 805

Mensagempor ReBio em 06 Fev 2010, 14:02

Ei Loh,

Eu vou dia 17, comprei passagem ontem super em conta BH-SLZ R$230,00 pela TAM.
Então, tb não fechei o roteiro todo, mas a idéia é ficar os 2 primeiros dias em São Luís, depois vou pra Barreirinhas e fico mais 2 dias. Aí desço o rio Preguiças e passo uma noite em Caburé, de lá vou pra Atins e passo outra noite.
Aí provavelmente vou pra Sto Amaro direto de Atins (isso de 4x4 com um guia ), aí acampamos uma noite na Queimadas dos Britos, que fica no meio do caminho. E ficamos mais uns 2 ou 3 dias em Sto Amaro.
Voltamos pra SLZ e vamos pra Chapadas das Mesas, no sul do MA.
E voltamos pra BH no dia 01/08! ::mmm:

Qdo tiver prontinho coloco aqui tb!
Aí agora vou começar com a procura das hospedagens!
A gte se fala! ::otemo::
RENATA CAMPOS

ReBio

Mensagempor Loh em 07 Fev 2010, 00:34

Olás Ram!
Obrigada pelo detalhe "é muito fácil se perder" nos Lencois! A Káren comentou sobre eu providenciar um GPS (verificarei se arrumo um mesmo)! Mas creio que na empreitada de Travessia dos Lencois, ainda assim seja muito válida a presença de um grupo de companheiros ::mmm:
(Muito obrigada!!)

Olá Re!!
Ainda não fechei as datas (que nem comentei será dia 06 ou 13)... afinal não sei se conseguiremos nos ver lá pelos Lencois Maranhenses, no geral estou planejando delongar mais nos points.... (owwww, mas muito bacana que você irá tbém nas Chapadas!)... Re, ainda assim gostaria de continuar a trocar infos, oks?!! Acho isto muito bom! Na verdade, praticamente todo meu roteiro está sendo baseado nas informações postadas aqui pelo pessoal ::otemo::
(Muitoo obrigadaa!)

Olás, Pessoal!!
Gostaria que vissem o arquivo anexado e opinassem / acrescentassem e fizessem sugestões sobre o roteiro! (pleasssseeeeeeeee) :shock:
Preferi já postar o roteiro mesmo em andamento, para que caso já haja mudanças, eu quando das reservas das "hospedagens" já esteja considerando estas mudanças... ::dãã2::

Conto com a ajuda de todos!
Muitíssimo obrigada,
Abçs, Loh
Imagem
Loh

Mensagempor Káren em 08 Fev 2010, 11:30

Loh,

teu roteiro tá bem legal

Não se preocupes tanto com as reservas de hospedagem...

Creio que consigas o retorno de Paulino Neves direto pra Barreirinhas, acho que pra Atins ficará difícil pq vc tem q atravessar o Preguiça...

Dois dias em Barreirinhas é suficiente, a cidade é feia, e os passeios são todos com contrato de guias ou por agências!

Reforçando o que Ram falou só faça a travessia se fores com conhecimentos de navegação, ok?

Abraços
Káren
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Loh em 08 Fev 2010, 17:09

Olás Karen!

Muito obrigada pela ajuda!!!

Sobre: depois de ir a Paulinho Neves seguir para Barreirinhas, achei uma ótima sugestão (já está aceita!).

Sobre: as reservas, em São Luis penso em tentar fazer pois o mes de julho / epoca de férias pode ser que o Albergue esteja lotado, né? (sei lá). Mas seu comentário me tranquiliza ::cool::

Sobre a Travessia, agradeço pelo cuidado ::otemo:: Pretendo fazer o seguinte: durante estes meses de planejamento vou tentar recolher informaçoes sobre navegação, manter contato com pessoas que já fizeram a Travessia ou que pretendam fazer, sobre GPS e tudo mais que seja possível... mas só farei em situações plausíveis! Até julho continuarei postando por aqui e continuo contando com a ajuda!!! Mais uma vez agradeço Karen! Você tem sido ótima!

Esqueci de perguntar: será que devo incluir Tutóia no roteiro?

Abçs,
Loh
Loh

Mensagempor Káren em 08 Fev 2010, 22:24

Loh escreveu:Olás Karen!

Esqueci de perguntar: será que devo incluir Tutóia no roteiro?

Abçs,
Loh

Loh,
seguinte: Tutóia é uma praia, cidade de praia, vai de vc gostar ou não.

Vc já comprou tuas passagens?

Já que tens tanto t porque não faz:

2 dd - SLZ
1 dd - Alcântara
4 a 5 dd - Santo Amaro
2 dd - Barreirinhas
2 dd - Parnaíba (Piauí)
4 dd - Jeri e arredores
3 dd - Fortaleza e arredores

SUGESTÃO, só pra vc ficar com pulga atrás da orelha ::ahhhh::

OU

Caso já tenhas ido pra Fortal, usar a cidade apenas como ponto de saida...

OU

2 dd - SLZ
1 dd - Alcântara
4 a 5 dd - Santo Amaro
4 dd - travessia...
2 dd - Barreirinhas
Káren
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ReBio em 09 Fev 2010, 13:07

[quote="Loh"]

Olá Re!!
Ainda não fechei as datas (que nem comentei será dia 06 ou 13)... afinal não sei se conseguiremos nos ver lá pelos Lencois Maranhenses, no geral estou planejando delongar mais nos points.... (owwww, mas muito bacana que você irá tbém nas Chapadas!)... Re, ainda assim gostaria de continuar a trocar infos, oks?!! Acho isto muito bom! Na verdade, praticamente todo meu roteiro está sendo baseado nas informações postadas aqui pelo pessoal ::otemo::
(Muitoo obrigadaa!)

Loh.. adorei seu planejamento, tudo organizadinho! Ótimo isso! rs
Eu já comprei as passagens, chego em SLZ no sábado 17/07 e volto dia 26/07, pra ir pra Chapada dia 27/07.
Mas se vc ficar msm tanto tempo pelo Maranhão, de repente a gte tromba em algum lugar... quem sabe?
Mais perto a gte cv direito! hehe
Eu tb consegui mtas informações aqui, não só dessa viagem, mas de outras tb! É sempre ótimo trocar informações!
Dê uma olhadinha nesse blog aqui, tá bem legal tb!
http://www.turomaquia.com/search/label/ ... aranhenses

bjssss
RENATA CAMPOS

ReBio

Mensagempor Loh em 09 Fev 2010, 22:07

Olas Káren!

Nohhh... vou rever o roteiro e tentar encaixar uma destas opções, mas ainda mantendo a estadia em Canto do Atins ... :roll: ... (num comprei as passagens ainda naumm, vou comprar no fim da semana) ::otemo:: Mas okok! Muito obrigada mesmo pelas dúvidas tiradas e sugestões dadas!
Abçs, Loh

Olás, Re!!!

Okok! Depois combinamos então!
E boa sorte / tudo de bom no seu planejamento ::cool::
Abçs, Loh
Loh

AnteriorPróximo

Compartilhar este tópico:

Voltar para Maranhão