por Adam Tavares » 28 Ago 2009, 16:01
Vamos la pessoal rs....
Michel... sobre as lentes fixas... Existe vantagens e desvantagens.... vaos por partes ok?
O bom de se trabalhar com lentes fixas... é que por não possuirem mecanismos de zoom e não precisarem reconhecer tantas distancias.... acaba por utilizar menos elementos ( os vidros que vão dentro da lente ), assim gerando uma qualidade em relação a nitidez bem superior as zooms... o preço das lentes fixas tambem são mais covidativos do que de uma lente zoom (isso se tratando de lentes tops... )... e ainda tem a questão da abertura, que só se consegue em lentes fixas exatamente por utilizar de menos elementos opticos... assim sendo vc consegue alcançar aberturas enormes como F1,2.. podendo assim mesmo em condições de iluminação desfavoraveis conseguir uma imagem satisfatoria.. pode usar um iso menor... uma velocidade maior e etc...
agora o ruim de se trabalhar com lentes fixas, e para mim o unico ponto fraco.. é que vc perde toda a versatilidade, por exemplo se vc ta com uma lente fixa grande angular... e resolve fotografar algo longe com uma tele... não vai ter jeito.. vai ter de trocar de lente... e esse tempo que vai necessitar para trocar pode fazer com que vc perca aquele moento unico que não ira se repetir...
concluindo... eu acho as lentes ficas excelentes em questão qualidade de imagem... em relação ao foco não muda... entre as lentes tops... os focos são estupidamente rapidos... tanto nas fixas como nas zooms... hoje em dia essa questão de qualidade ja mudou bastante... existem lentes zoom hoje com excelente qualidade de imagem... igual... ou muito parecido com as fixas... acontece que as grandes fabricantes não estão investindo muito mais em lentes fixas...
Mas lembrando que existem lentes e lentes... assim como existem lentes fixas excelentes... existem lentes ruins e escuras....
Danilo, é bem por ai cara... só deixa eu corrigir uma coisinha no que você disse... o obturador na verdade não tem abertura maior ou menor... o obturador é o mecanismo do espelho... que diz quanto tempo o sensor ou o filme ficara exposto a luminosidade... então existe velocidade do obturador, que é o que vc chamou de tempo de exposição... podendo ser um tempo/velocidade alto ou baixo...
Michel e Danilo, na verdade vcs acabaram dizendo a mesma coisa rs... quanto maior a abertuda do diafragma ( não do obturador ) menor a pronfundidade de campo (DOF), aberturas grandes do diafragma são correspondidos por Fs menores por exemplo... obturador bem aberto seria F1.4, f2.0 e F2.8... aberturas assim fazem com que a profundidade de campo fique bem pequena ou seja... area focada numa foto se restringe a um unico objeto ou local.... mas é isso ai mesmo pessoal....
Danilo, quanto ao ccd... existem realmente ccds que possuem uma pessia relação ISOxRUIDO, isso acontece mto pelo tamanho do CCD....
abço espero ter ajudado...