Guias e troca de Informações sobre os destinos do estado do Ceará
#426304 por erika marques
03 Dez 2009, 22:09
Porto das dunas:


São apenas 31 km da agitada Fortaleza para a calmaria do Porto das Dunas. As principais características da praia são a excelente rede hoteleira e as belas paisagens naturais. A união desses dois fatores propicia uma visita agradável e tranqüila ao local. Os visitantes podem se hospedar em resorts ou em casas de veraneio disponíveis para aluguel. O complexo turístico do Beach Park faz parte da paisagem do Porto das Dunas, com diversos serviços gastronômicos e de entretenimento.

A estrutura abrange o maior parque aquático da América Latina, que fica a beira-mar. Grandes toboáguas, cachoeiras artificiais e restaurantes que oferecem culinária regional, nacional e internacional, além de passeios de ultra-leve e helicóptero, são opções de serviços oferecidos pelo complexo.

Espaço reservado para as belezas naturais e fortes emoções. Um exemplo de paisagem digna de cartão postal é o encontro do Rio Pacoti com o mar. Além de momentos relaxantes, os turistas que procuram aventura podem curtir um passeio pelas dunas da praia em carros com tração 4 X 4. Na estrada de acesso do Porto das Dunas para a sede de Aquiraz, os visitantes encontram um parque eólico que, junto ao pôr do sol, forma uma deslumbrante paisagem.
Aos finais de semana tem música ao vivo. Uma vantagem é a AUSENCIA de ambulantes, uma desvantagem é que a barraca de praia do beach park é uma das mais caras, mas têm o melhor carangueijo

BEACH PARK - Um grande parque aquático à beira-mar é uma das principais atrações da praia do Porto das Dunas, no município de Aquiraz. Com espaços para relaxar, paquerar, brincar ou comer iguarias típicas de praia, o Beach Park é uma boa pedida para toda a família.

Para se ter uma idéia, quem vai ao parque poderá descer de um toboágua, o Insano, com altura equivalente a um prédio de 14 andares. A velocidade chega a 101 km/hora em apenas quatro segundos. Quem não se arrisca a tanta emoção tem opções de toboáguas menores e cheio de curvas.

Para relaxar, pegue uma bóia e seja levado por um rio artificial cheio de cascatas ou curta uma piscina com ondas artificiais. Um navio pirata e a Arca de Noé animam a garotada. A lenda da cidade perdida de Atlântida, que foi inundada, é contada no parque, com piscinas, espelhos d´água, fontes e túneis. Aproveite para tomar um banho de mar no Porto das Dunas.

O Beach Park oferece serviços de barraca de praia com amplo cardápio. Os que querem ficar mais perto de toda essa diversão, podem se hospedar no resort do complexo ou nos diversos hotéis do Porto das Dunas. O complexo possui também espaço para convenções. Lojinhas oferecem lembranças do lugar. Para mais informações, ligue para
os telefones 0800-857275 ou (85)4012-3000.

Onde se hospedar:

Beach Park suítes resort: Rua porto das dunas, 2734 telefone: 085 4012-3000

Aquaville resort: Avenida Litorânea,1000 Telefone: 085 33618000




Imagem




MORRO BRANCO



Morro Branco fica no município de Beberibe, a aproximadamente 80 km de Fortaleza, e é possível chegar tanto pela BR-116 como pela CE-040. Somente a 5km de Beberibe. A Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas.
A praia écomposta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias.
Composta por hotéis de grande categoria, o local proporciona diversas atrações para o turista que será conduzido aos passeios de buggy pelas dunas, tomar banho de bicas de água doce, conhecer as cavernas, labirintos e poderá até ir as praias vizinhas, e não podemos deixar de citar, o maravilhoso pôr-do-sol nas falésias.
O Labirinto é um lugar fantástico, no meio das dunas, com um cenário inesquecível. O calor e o silêncio fazem você sentir-se num outro planeta. Em alta temporada chegue bem cedo; os ônibus com milhares de turistas barulhentos começam a chegar a partir das oito da manhã. Ai diga adeus à solidão e ao silêncio do local.
Inúmeros guias mirins oferecerão seus serviços por quantias bem módicas. Não é necessário nenhum guia para conhecer o local, já que não é bem um labirinto (você não vai se perder), mas se quiser ouvir histórias um tanto exageradas e fantasiosas contrate um dos garotos.
Não é necessário alugar buggy para chegar até a entrada, que fica muito próxima da entrada da praia de Morro Branco.

Onde ficar?


Ibitu Pousada Avenida Luis Gama, Nº 438 Praia de Morro Branco Tel: (85) 3338-6080
Mediterrâneo Hotel Pousada Avenida Beberibe, - Morro Branco Tel: ( 85 ) - 3338-6192

Recanto Praiano Pousada Av Beira Mar, 145 - Morro Branco Tel: ( 85 ) - 3338-7229

Tabuba Beach Resort Av B3, quadra 46 - Tabuba - Morro Branco Tel: (85) - 3338-6172



Imagem
Imagem
Imagem

PRAIA DAS FONTES



Vizinha ao Morro Branco (12 km de distância), a Praia das Fontes destaca-se pela calmaria e seus complexos hoteleiros com alto padrão de serviços.
Localizada no município de Beberibe, na Praia das Fontes os visitantes se deleitam com a presença de dunas e falésias coloridas, de onde jorram fontes de água doce e no meio das dunas se deparam com a Lagoa da Uberaba, cujas águas abastecem a sede do município.

No caminho entre a Praia das Fontes e a Lagoa Uruaú, existem algumas dunas altas e íngremes onde é possível tentar a prática do esqui-bunda, deslizar pelas costas das dunas em uma prancha de madeira (que alguns garotos da região alugam por alguns reais a descida).
A praia tem uma colônia de pescadores e oferece uma ótima rede hoteleira, inclusive um resort.
Os passeios de buggy sobre as dunas são um espetáculo à parte (é neste local que o humorista Renato Aragão filma cenários de desertos, tão comum em seus filmes). O tour pelas dunas inclui: Gruta da Açucena, fontes de água doce, passeio nas dunas, skibunda e Lagoa do Uruaú. É fácil encontrar um motorista credenciado em frente ao Hotel Praia das Fontes.

Lagoa do Uruaú
Quem vai à Praia das Fontes não pode deixar de conhecer a Lagoa do Uruaú. Considerada uma das maiores do Estado, a lagoa é cercada por casas de veraneio e é ideal para a prática de esportes aquáticos – jet ski, lancha, esqui aquático. Margeando a lagoa, o turista encontra uma boa infra-estrutura de barracas com peixe, camarão, carangueijo e bebidas geladas.
Para chegar à lagoa, partindo da Praia das Fontes, siga a estrada no sentido leste até o vilarejo de Uruaú. Suba pelas ruas do vilarejo seguindo o sangradouro da lagoa. Por este caminho só é possível chegar em carros com tração 4×4. Outra opção para chegar ao local é através da Praia da Sucatinga, que fica aproximadamente a 7km da entrada de Beberibe. O caminho é cercado por dunas – um ótimo atrativo para a prática de off road (quadriciclo, motocross etc).
Na Praia da Sucatinga está a Praia dos Anjos, local de filmagem do primeiro episódio do programa No Limite, da Rede Globo

Onde ficar:
Coliseum Hotel
(85) 3327.3400
reservas@coliseumhotel.com.br
Hotel Parque das Fontes
(85) 3327.3100
http://www.hotelparquedasfontes.com.br

Hotel das Falésias ***
(85) 3327.3052
http://www.hotelfalesias.com.br

Imagem
Imagem

FORTIM

Localizada à margem do maior rio periódico do mundo, o Jaguaribe, Fortim é um dos melhores roteiros para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. O rio Jaguaribe possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, que dão um toque especial à natureza local.
É na Barra do Fortim que estão localizadas casas de veraneio cinematográficas – belíssimas mansões, com piers, decks, piscinas e até elevadores de lancha.A região, que vive praticamente da pesca e um pouco do turismo, também é conhecida pela culinária local, especializada em camarão, peixes, sururu e outras delícias do mar.
Com apenas 13,3 mil habitantes, Fortim possui como atrativos naturais a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra, situada na barra do Rio Jaguaribe, que reserva espaço para um ancoradouro de jangadas. Última praia antes da cidade de Aracati, município ao qual pertence. Na verdade Fortim é uma cidade à beira do rio Jaguarib e não tem praia. A praia chama-se Pontal do Maceió, e fica uns 7 quilômetros à frente. À direita do Pontal de Maceió fica o Canto da Barra.

A paisagem é dividida entre as brancas falésias e as embarcações do porto pesqueiro. A Praia da Barraduna, com as ilhas fluviais Grande e da Caldeira, é outra beleza natural da região.

Pontal de Maceió
O Pontal de Maceió fica a alguns quilômetros de Fortim. Uma cidade muito simples, que não oferece alojamento. Há somente barracas à beira do mar que servem comidas típicas. A cidade -apesar de usa simplicidade- é para a produção do site uma das mais agradáveis da costa cearense.O contraste entre o céu azul profundo, as casas brancas e os coqueiros faz a festa de qualquer fotógrafo.


Canto da Barra
Um paraíso ainda desconhecido por muitos cearenses e pela maioria dos turistas que visitam o Ceará. O Canto da Barra fica a uns 1.500 metros da desembocadura do Rio Jaguaribe, na região do Fortim.

Para chegar, após passar Fortim continue uns 5 km e a sua direita vai sair uma estrada asfaltada. Pegue essa estrada e continue até o fim, onde há um observatório turístico, composto por três barracas com telhado de palha de carnaúba meio destruído.

A vista é fantástica. Retrocedendo uns 20 metros têm uma rua sem asfalto que desce até o rio. Desça. Ao chegar á beira do rio estacione seu carro -se tiver lugar- à sombra, embaixo do "estacionamento" ali construído. Você está em pleno Canto da Barra.

DICAS:
Conheça o parque ecológico do Fortim: o local possui piscinas de água doce e salgadas, toboáguas, passeios de barco pelas ilhas do rio Jaguaribe e restaurantes.
» Confira a Pedra do Chapéu, que entra rio adentro, formando um banco de areia que proporciona um banho de água doce.
» Visite, na praia do Fortim, um porto pesqueiro com áreas para banho à margem do rio. O local está localizado num platô de falésias brancas.
» Se puder, alugue um jet ski ou um lancha antes de ir ao Fortim, pois o rio Jaguaribe proporciona uma das melhores diversões aquáticas da região.
» Caso não tenha acesso a esses equipamentos, no local há vários barcos pesqueiros (antigos lagosteiros) disponíveis para aluguel.
» Antes do passeio, prove a isca de peixe e a ostra na pousada e restaurante Kina Fresca, acompanhada da cerveja sempre gelada.
» No passeio pode-se avistar a Pedra do Chapéu, a Barra do Fortim com suas mansões, a foz do rio, o canal do amor, conhecer um autêntico mangue e, com sorte, avistar carangueijos na margem do rio. Mergulhe nas águas límpidas do rio que nesse ponto são salgadas devido à proximidade do mar.
» Faça um passeio pelas ilhas fluviais Grande e Caldeira.
» Saboreie um delicioso almoço no restaurante O Raimundinho (88 – 9964.1090), na Ilha do Pinto, logo depois do vilarejo do Fortim. O restaurante fica na beira do rio e há acesso tanto de carro como de barco. A dica é a galinha caipira e a peixada.
» Toda a região – tanto o rio como o mar, é propícia para a pesca.


Imagem
Imagem
Pontal de Maceio



CANOA QUEBRADA

A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinqüenta, localizada no município de Aracati. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo. Canoa Quebrada possui características geográficas particulares. Além de ter temperatura estável (entre 27 e 30ºC) o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de vôo com parapente e ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região. Se quiser levar um pedacinho de cultura brasileira você pode receber aulas de capoeira na sua estada em Canoa. E o mais importante! No alto da maior duna de Canoa, pode se apreciar um dos maiores espetáculos do nordeste, o Pôr do sol de Canoa. Para os mais místicos o Pôr do sol visto desde a maior duna de Canoa Quebrada tem uma energia diferente aos outros locais. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque ainda nem começou o que á de mais quente no Ceará, “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada).
A Broadway do Nordeste: Mas, se você já está mais do que alimentado e doido para cair na gandaia, não fuja da Broadway. O agito da rua começa por volta das 22 h e só termina quando o dia já raiou. Aqui, Bob Marley é Deus e os drinques quentes são o manjar dos deuses. Cansou da calmaria? Chegou a hora de entrar no ritmo. Forró, Reggae, dance, rock e axé se misturam nas boates, abertas até às 5 h da manhã. Daqui, só lhe resta ver o sol nascer na praia e desmaiar na cama da Pousada, porque daqui há pouco começa tudo outra vez.

http://WWW.portalcanoaquebrada.com.br




Imagem
Imagem
Imagem


Imagem
Ponta Grossa
Imagem
Imagem
Porto das dunas Coqueirais

Imagem
Ponta Grossa

Imagem
Luau em canoa Quebrada


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes