Litoral Oeste Ceara - Guia de Informações

Guias e troca de Informações sobre os destinos do estado do Ceará


Litoral Oeste Ceara - Guia de Informações

Mensagem não lidapor erika marques » 06 Dez 2009, 11:24

CUMBUCO

Praia de Cumbuco: conta com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 kn do Centro da Capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090. Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região. Windsurf e kitesurf são os mais praticados. Por outra parte, tanto Cumbuco como todo o município de Caucaia, conta com uma ótima infra-estrutura de hospitais, escolas, clubes, parques saneamento, estradas, agências bancárias, correio, comércio em geral, transporte (ônibus, trem), estádio e ginásios poliesportivos, além de infra-estrutura turística, hospedagem e alimentação.

Um dos downwind mais importantes do Ceará é o de Cumbuco até o Cauípe: Além de Cumbuco proporcionar sempre ventos favoráveis para velejo, é o ponto da galera e é um pico perto de Fortaleza, pois Fortaleza, nos finais de semana, pode ficar um pouco apertado pela quantidade de surfistas e banhistas. O Downwind possue variadas condições no mar: flat até a vila do Cumbuco, lagoas formadas pela maré seca após o antigo hotel dos franceses e boas ondas no pico das almas. A distância não é curta nem longa, é perfeita. Normalmente, se for curtindo sem pressa, se faz o downwind em 1 hora mais ou menos. Depois do downwind irado, chega-se ao Cauípe, considerado um dos melhores picos do mundo, água doce total flat de diferentes profundidades, beleza natural inigualável, e um pôr do sol deslumbrante.
Através dos anos a praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras. Outro destaque importante de Cumbuco são as praias paradisíacas e as lagoas. A praia de Icaraí fica a só 10km de Cumbuco e a região é de fácil acesso, existem trasportes alternativos e Ônibus a custo bem económico. Para viajar desde Fortaleza tem ônibus que faz o trajeto Beira Mar - Cumbuco (R$ 5,00 aprox). O lagamar e a Barra de Cauípe "O melhor ponto para prática de Kitesurf do Brasil" se encontra formada pela foz do rio Cauípe que deságua no mar, a bela paisagem conta com dunas, mangue e extensa área de coqueiral. Esta praia também abriga uma vila de pescadores.

Na Praia do Cumbuco o grande lance é fazer o passeio de buggy. "Com ou sem emoção", pergunta o bugueiro. Se a resposta for "com", prepare-se. Ele vai jogar o pequeno carro a uma velocidade média de 40 km/h duna abaixo. Mas não tenha medo, pois só quem é profissional pode guiar esse passeio.

Mas se emoção não é o seu forte, pense em fazer o passeio a cavalo. Também vale a pena. Ou quem sabe um passeio de jangada. Apenas lembre-se de besuntar-se com protetor solar.

Existem saídas diárias da Av. beira mar, para praia do cumbuco. Ao chegar na praia, contratar um Buggy.

Onde ficar:

http://WWW.portalcumbuco.com.br


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Lagoa do Banana

Imagem
Barra do Cauipe

TAÍBA

A Taíba (pequena aldeia em língua indígena) é uma vila de pescadores que conseguiu se manter autêntica, apesar do grande fenômeno turístico que descaracterizou outras cidades litorâneas do Brasil.

Com pouca estrutura urbana, mas com grandes atrativos naturais, Taíba é ideal para a prática de Surf, Kite Surf, Wind Surf e Sand Board, ou para pessoas que desejam um lugar tranqüilo, sem muita badalação e com grandes opções de contato intenso com a natureza.

A Praia da Taíba, distrito do município de São Gonçalo do Amarante a 60 km de Fortaleza, é um pedaço do paraíso litorâneo no Ceará, são praias belíssimas com piscinas naturais em formações rochosas, falésias, dunas, lagoas e mais de 300 dias de sol por ano.
Sua população, algo em torno de dois mil e quinhentos habitantes, vive em função da pesca e do turismo. Possui duas escolas públicas, um pequeno hospital, um posto de combustível, farmácias, várias pousadas e alguns restaurantes. O comércio é básico, não se encontram itens sofisticados.

No período de julho a dezembro fortes e constantes ventos tem atraído kitesurfistas dos mais variados cantos do planeta, colocando a Taíba como um dos principais destinos para praticantes desse esporte

Onde ficar:

Pousada Roane Telefone: (85) 9982.1704 / 9982.1047
Pousada Estrela do Oriente : Telefone : (085) 3315.6123 / (85) 8886.2700
Pousada Arco Mundial : Fone / Fax: (85) 3315.6117 ou (85) 9995.3995


Imagem

LAGOINHA

Localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta.
Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz.
O local servia antigamente como porto para piratas franceses e, diz a lenda, que em baixo das dunas de Lagoa da Barra existem tesouros enterrados, porém ninguém nunca achou nada. Mas com tantas riquesas naturais, quem precisa de tesouros ?
Em uma das extremidades da Lagoinha se encontra a paisagem mais bela desta praia, e talvez de todo o Ceará. Entre duas dunas avermelhadas, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar.
A praia possui boas opções de hotéis e restaurantes, e recentemente foi inaugurado o maior resort brasileiro especializado no público gls. Para os que procuram uma melhor estrutura , a opção é ficar em Fortaleza e conhecer as praias de buggue.

Lagoinha, (uma das dez mais belas praias do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas) tem esse nome graças à abundância de suas lagoas, como Canabrava, Bebê, Grossos, Penha, Barragens e Almecegas (a terceira maior do ceará). Mas o sublime e o belo são bem mais diversificados. A praia quebra em curvas por entre as falésias e paisagens da caatinga, relembrando uma nova versão do sertão que avança ao mar...

Onde ficar:

Vivamar Hotel
Lagoinha Praia Hotel
Hotel Platô
Pousada Mar a vista


Imagem
Imagem
Imagem

PRAIAS DO TRAIRI

Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú

As bonitas praias de Trairi (Emboaca, Flecheiras, Guajiru e Mundaú), ao longo de 36 quilômetros de litoral, por via asfaltada. Quase desabitadas e primitivas, as praias e vilarejos que formam o município de Trairi, localizado a 120 quilômetros de Fortaleza, possuem enseadas com arrecifes, manguezais, foz de rios e faunas com pássaros exóticos.

Nas praias de Flecheiras e Mundaú, o grande atrativo é as piscinas naturais formadas pelos arrecifes em maré baixa. O mar calmo oferece as condições ideais para a prática de esportes náuticos.

Com vasta faixa de areia e emoldurada por verdejante coqueiral, a praia de Guajiru, a 18 quilômetros do centro do Trairi, é ideal para o lazer de famílias. Pode-se passear pelas dunas brancas. Com o apoio dos pescadores, é possível realizar pesca artesanal.
Em Mundaú, as belezas estão por toda parte. Um passeio de barco pelo rio que leva o mesmo nome da praia é uma boa maneira de conhecer as belezas da região. A caminho de Mundaú fica Emboaca, bela por suas piscinas naturais de águas transparentes.

Com 36 quilômetros divididos em quatro praias, o Trairi é um dos pontos mais atraentes do litoral cearense. As praias são Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú, todas com acesso fácil e infra-estrutura compatível com o lugar, que preserva suas características rústicas para manter o ambiente natural de colônia de pescadores.
É fácil percorrer o caminho ecológico que une as praias, por via asfaltada, e escolher a melhor pousada para ficar em harmonia com a natureza. É um destino para românticos, ecologistas ou pessoas que querem apenas descansar num lugar calmo.
Vive-se o dia intensamente e curte-se a noite da melhor forma: numa rede na varanda, contemplando a lua ou contando as estrelas em total calmaria. Trairi fica no litoral oeste do Ceará, a 120 quilômetros de Fortaleza.
Um litoral com recorte singular, englobando enseadas, manguezais, foz de rio e fauna onde se destacam pássaros exóticos. O cenário oferece dunas branquíssimas, lagoas de águas límpidas e coqueiral.

O acesso às praias do Trairi é rápido e fácil. Basta seguir pela rodovia Costa do Sol Poente. O litoral fica a poucos quilômetros da sede do município. O visitante, então, faz a escolha entre as quatro praias: Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú. As praias são ligadas por via asfaltada e podem ser curtidas sem grandes deslocamentos ou longos períodos de permanência.

Na chegada ao litoral do Trairi, a estrada se divide em duas. À esquerda ficam as praias de Emboaca e Mundaú. À direita, estão Fleicheiras e Guajiru. Em qualquer direção, o visitante faz sua opção de lazer e diversão ou simplesmente de descanso. O ambiente é de plena harmonia com a natureza, habitado por gente simples e hospitaleira.

Emboaca ainda não tem infra-estrutura, mas vale a visita à praia limpa com piscinas naturais na maré baixa. Mundaú é a praia mais estruturada para receber visitantes. O mar calmo e limpo convida ao banho refrescante. Na maré baixa, não dispense o passeio de catamarã até as piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Nadar ao lado de peixinhos multicoloridos é um prazer inesquecível.

Ainda em Mundaú, outro passeio imperdível é seguir de catamarã pelo rio Mundaú, com paradas para banho na praia dos Quatro Coqueiros ou “Só Love” e no Buraco do Camurupim. O visual envolve dunas, manguezal, ilhas, salinas e aves exóticas. À noite, a opção é o bate-papo com nativos.
Quem já conhece as praias do Trairi garante: vale a pena desbravar a região, em especial nas férias, com tempo de sobra para se divertir ou simplesmente descansar.

MUNDAÚ:

O paraíso pode estar mais perto do que se imagina. A 140 quilômetros de Fortaleza, e a apenas 17 km do Centro da Cidade de Trairi, no litoral oeste do Ceará, está a praia de Mundaú. Ali, a natureza promoveu um encontro de rara beleza: a união entre o rio e o mar, as dunas e os coqueirais. Mundaú é um lugarejo que nasceu da pesca. Distrito de Trairi, cresceu, ganhou movimentação turística, mas não perdeu o ar pacato.

Um passeio de barco pelo rio Mundaú é uma boa maneira de conhecer as belezas da região. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral. Pode admirar a grandiosidade das dunas e, quem sabe, desvendar alguns mistérios da natureza.
Em Mundaú, as belezas estão por toda parte e, em meio aos nativos da região, tem sempre alguém disposto a falar do lugar, a revelar os encantos de uma das praias mais bonitas do Ceará.



Ainda na estrada que leva a Mundaú dá para perceber a proximidade da natureza, a exuberância do mar, a imponência das dunas. A localização da praia não poderia ser mais generosa. Para qualquer lado que se olhe é difícil não se deparar com uma bela paisagem.
Muitos trechos da orla da Mundaú são acompanhados por um verde intenso, de uma mata virgem e de um extenso coqueiral. São dez quilômetros de litoral, com uma larga faixa de areia, que permite ótimas caminhadas e a prática de esportes, como um bom bate bola. As inúmeras piscinas que se formam na maré baixa são uma atração a parte em Mundaú.
O por do sol na barra do Rio Mundaú é um passeio inesquecível.
Outra excelente pedida é fazer o passeio de barco pelo rio Mundaú em catamarã coberto, a motor, dotado de som e serviço de bar e restaurante. O catamarã tem capacidade para 30 pessoas sentadas. O passeio começa na Barra do Mundaú. Depois de avançar cinco quilômetros rio adentro, o barco retorna ao ponto de partida, num percurso de dez quilômetros feito em duas horas

Onde ficar:
Pousada das Marés
- Telefone: ( 85 ) - 3351 9092 - Trairi - Ceará – Brasil

Pousada Caboco Sonhador

- Localização : Avenida Beira Mar - Mundaú

- Telefone: ( 85 ) - 3351-9047 - Trairi - Ceará – Brasil






Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

FLEXEIRAS

A Praia das Flexeiras, no Ceará, é um dos destinos de turistas do país que procuram um cenário para descansar e deixar a vida passar mais devagar. Dia ensolarado, mês de férias e praia quase deserta. Na pequena vila, um encontro com a rotina dos jangadeiros. Trabalho duro, mas nada de correria.
O passeio pelas dunas de Flexeiras é com pouca velocidade. Cada parada reserva surpresas. Por traz dos bancos de areia, lagoas de água doce. Uma paisagem que só se forma de vez em quando.
Elas surgem com a água da chuva. Só os guias conseguem indicar onde fica cada uma. "Só quando o inverno é bem forte que tem essa vista maravilhosa, com esses coqueirais e essa lagoa", disse o guia Paulo da Rocha
Neste cenário que muda ao sabor do vento, a sensação de tranquilidade permanece.
Onde ficar:

Pousada do Paiva
Pousada catavento
Pousada Vira Sol
Hotel dos Orixás



Imagem
Imagem

JERICOACOARA

Jericoacoara é uma pacífica vila de pescadores situada entre dunas, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador, com 320 dias de sol por ano. Eleita pelo jornal Washington Post como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, é cercada por lagoas de água doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas de onde é possível admirar o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.
Há apenas 15 anos, Jeri era uma aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização moderna. A energia elétrica chegou à vila em 1998, atualmente, chuveiro elétrico e ar condicionado deixaram de ser luxo. Grande parte das casas da vila estão estruturadas e construídas de simples madeira, rodeado por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são areia, o clima é mágico...........
Jericoacoara está localizada em uma APA - area de preservação ambiental desde o 1984. Em 2002 o IBAMA transforma toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação. O Parque Nacional de Jericoacoara tem uma área 6.850,00 hectares, e se estende nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, municipio da Praia do Preá.
O vento constante de Julho a Novembro em Jericoacoara propicia um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos tais como: windsurf, kitesurf, surf, vela e catamarã. O kitesurf é praticado principalmente na Praia do Preá, situada a 12 km da Vila. Jericoacoara á basicamente um lugar para relaxar e caminhar pelas belas praias que a circundam a região do Parque Nacional, praticar Sandboard nas dunas, passear a cavalo, praticar yoga, fazer massagens terapêuticas, passear de bicicleta e explorar dunas e lagoas em buggy ou quadriciclo.
Todos os dias, no final da tarde, visitantes e nativos se dirigem à Duna do Pôr-do-Sol para apreciar ao espetacular por-do-sol de Jericoacoara. O Parque Nacional tem uma localização particular no norte do Ceará, sendo um dos poucos lugares no Brasil onde é possível ver o pôr do sol cair diretamente no mar. A Duna do Pôr do Sol fica logo ao lado da aldeia central, e oferece uma vista panorâmica para Jeri, o Serrote e as dunas.
Jericoacoara é conhecida como um lugar de dificíl acesso. Para chegar no Parque Nacional existem diferentes opções, desde as mais baratas até as mais caras. Tudo depende de quanto voce pretende gastar e de quanto tempo você esperará para chegar ao paraíso. Você pode passar 07 ( sete ) horas em um ônibus regular, 05 ( cinco ) horas em veículos 4x4 ou os mais afortunados, 1 ( uma ) hora em um helicóptero. Para informações de horários e dias de funcionamento do ônibus, procure a Empresa Redenção



Passeio de buggy a Tatajuba:
Tatajuba, situada a 25 km de Jericoacoara, no município de Camocim, é uma pequena aldeia de pescadores que foi encoberta pela ação das dunas ao longo dos anos e reconstruído na outra margem do rio. Por esta razão chama-se hoje como Nova Tatajuba. O local paradisíaco além de belissimas dunas e mar calmo, oferece também lagoas de águas claras. Tatajuba faz parte da Area de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara. Para chegar a melhor opção é contratar um bugue num passeio de até cinco horas, visitando a Praia do Mangue Seco e também atravessando o Rio Guriú com embarcações para transporte de carros e quadriciclos. No caminho também é comun encontrar nativos que alugam pranchas de madeira para quem quiser escorregar por um monte de areia de 60 metros. O destaque especial em Tatajuba é o banho na linda Lagoa da Torta. Muitos dizem que Nova Tatajuba representa em parte o que Jericoacoara era uns 20 anos atrás com hoje um forte potencial para o turismo.


Imagem
Imagem
Imagem

Passeio a Lagoa Azul e Paraíso:

Situada no município de Jijoca, a lagoa é uma das maiores atrações locais com seus dois diferentes trechos: Lagoa Azul e Lagoa Paraíso.Jijoca de Jericoacoara é sobretudo conhecida pela sua Lagoa, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. A lagoa na verdade é uma só, mas a maioria das pessoas conhece a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso, que representam dos trechos diferentes da maior. Leia mais:
 A Lagoa Azul tem areia branca e bancos de madeira dentro d'água para servir de trampolim. Esta lagoa tem uma grande extensão, e sua paisagem se compara ao colorido do Caribe.
 A Lagoa Paraíso tem uma boa infra-estrutura para o turismo com pousadas confortáveis e restaurantes, e é utilizada para praticantes do kitesurf, além de jangadas de pescadores, principalmente nos meses de julho e janeiro, época dos fortes ventos alisios.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pedra Furada:

Um arco no meio de gigantescas rochas formado naturalmente pela erosão do tempo, representa o icone da praia de Jericoacoara.
Esculpida pela natureza via ondas do mar, a Pedra Furada é uma formação rochosa encravada na Praia de Jericoacoara a 4 km da vila de igual nome e distante 300 km de Fortaleza. É o símbolo que caracteriza a famosa praia, hoje internacionalmente conhecida como das mais bonitas do nosso planeta. No mês de julho da pra ver o sol se por pelo buraco da pedra. É preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos para chegar lá, então, agende um passeio inesquecível para uma das maiores atrações do Parque Nacional de Jericoacoara. Lembre-se porem: é proibido subir na pedra e degradar o lugar. No percurso com maré baixa é possível divisar alguns aquários naturais cheio de peixes coloridos, alguns só podem se alcançar com orientação dos guias locais.
Quando a maré está baixa o acesso pode ser pela praia mesmo, vindo da Praia da Malhada, aproveitando para curtir as piscinas naturais que se encontram no caminho. A caminhada leva cerca de 2 horas no total, uma hora para ir e outra para voltar. Na maré alta, é melhor é cortar o caminho pelo Morro do Serrote, passando por dentro das dunas ou optar pelo transporte via buggy.

Imagem
Imagem

Duna do Por-do Sol:

O Pôr-do-Sol de Jericoacoara, um espetáculo raro em todo o litoral brasileiro, que acotece todo dia no fim de tarde no alto duma branca duna.
Situada lado da vila de Jericoacoara a Duna do pôr-do-sol é uma das mais altas e charmosa de todo o estado do Ceará. É um dos programas mais procurados ao entardecer por turistas e nativos. Jericoacoara é um dos poucos lugares do Brasil que permite observar o sol se esconder no mar. Todos os dias, no final da tarde, pessoas que voltam das excursões sobem o morro de 30 metros de areia para preciar o espetáculo do sol mergulhando no mar, considerado o mais bonito do Brasil. É também tradicional ver grupos de Capoeira dançando na base da mesma duna.
A gigante duna de 30 metros fica exatamente no canto esquerdo da praia de Jericoacoara, é muito simples para chegar até ela. A duna do Pôr-do-Sol é um final da tarde clássico em Jeri, imperdível, obrigatório para qualquer pessoa. Às cinco horas o movimento é em cima da duna é muito intenso, já que por volta das cinco e meia o sol cai diretamente no mar.



Imagem
Imagem
"A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."
[ Marcel Proust ]


Blog Outros Ares : Dicas,roteiros e relatos de viagens escrito por duas turistas profissionais e fotógrafas amadoras! :)
Http://outrosares.net

Twitter: @Blogoutrosares e @erikamarquesce

Relatos:

http://www.mochileiros.com/19-dias-de-pura-aventura-chile-bolivia-e-peru-relato-concluido-t38418-45.html
http://www.mochileiros.com/buenos-aires-mendoza-pucon-santiago-20-dias-t32954.html

Colaboradora: Ceará
Avatar do usuário
erika marques
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 135
Desde: 31 Jul 2008, 12:36
Localização: Fortaleza

Voltar para Ceará



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante