Ir para conteúdo

Costa Peruana - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um guia das principais atrações da costa peruana que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir:

 

Tire as suas dúvidas e/ou deixe as suas dicas nos seguintes tópicos:

Lima - Perguntas e Respostas

Linhas de Nasca e Ilhas Ballestas - Perguntas e Respostas

Caral - Perguntas e Respostas

Dicas: O que conhecer no Peru além de Machu Picchu[/info]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]COSTA PERUANA[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_Sem_t__tulo.jpg 300 400 Mapa Litoral][t3]Informações Gerais[/t3]:

 

Conhecida localmente como Chala e com 3.080 km de extensão, a costa peruana compreende uma estreita faixa longitudinal que se estende desde o Oceano Pacífico até a parte ocidental da Cordilheira dos Andes. Cortada de norte a sul pela Carretera PanAmericana, é a região de maior densidade demográfica do país, contando com 52,1% da população total. Com mar de água escura e fria, as praias não se encaixam nos padrões de beleza e o banho muitas vezes se torna inviável, mas não se engane, a costa reserva surpresas que vão muito além do seu litoral.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

Apesar do relevo diversificado, composto por planícies, colinas e vales férteis, o que predomina amplamente é o de baixa altitude desértico. A temperatura mínima é 12°C no inverno e máxima de 30°C durante o verão, época em que o sol brilha incessante. As regiões central e sul da costa apresentam duas estações bem definidas, o inverno que vai de abril a outubro e o verão de novembro a março. Na costa norte as temperaturas ficam quase sempre acima dos 30°C o que caracteriza um "verão eterno".

 

Apesar da escassez de chuvas, os vales férteis e o Oceano fazem do litoral peruano uma região próspera. O cultivo de cana, arroz e algodão junto com a exportação de mariscos são os principais geradores de renda.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_user_57753_chan_chan_1250535919_711600_1253410904_781894.jpg 300 210 Litoral][t3]História:[/t3]

 

Berço dos paracas, mochica e nazca, o litoral peruano conta com importantes ruínas anteriores à era cristã, que apesar da importância e beleza, acabam ofuscadas pela fama dos incas e das ruínas de Machu Picchu. Dentre as mais importantes pode-se destacar:

 

Ruínas de Chan Chan: Localizada próximo à Trujillo, foi a capital da cultura Chimu e teve sua construção iniciada no século IX. É considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Líneas de Nazca: Conjunto de vários desenhos e formas geométricas criados pela cultura paracas e posteriormente nazca, são considerados um dos maiores mistérios da humanidade.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://jbensa.files.wordpress.com/2008/11/cebiche_mar.jpg 300 180 Cebiche][t3]Comidas e Bebidas Típicas:[/t3]

 

Como não poderia deixar de ser, os mariscos são a base da culinária da região. Dentre as diversas opções, a que mais se destaca é o cebiche, uma combinação de pescado com mariscos temperada com limão, cebola e pimenta, que de tão autêntica é considerada Patrimônio Nacional.

 

A bebida tradicional do país é o pisco, aguardente de uva, que é o equivalente da nossa cachaça, assim como o pisco sour o equivalente da caipirinha. A produção das uvas e da bebida se restringem à costa sul do país, o que cria forte vínculo entre o pisco e a região.[/picturethis2]

 

Fontes: Terra Inca.com | O Perú Mundo.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

top_Lima.jpg

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_plasanmar_1250285010_800888.jpg 240 705 Lima Centro][t1]LIMA METROPOLITANA[/t1]

 

[t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Capital peruana, Lima e seus 8,5 milhões de habitantes provocam diferentes sentimentos e reações em cada um dos seus visitantes. É visível duas cidades dentro de uma só, que convivem juntas mas não se misturam. De um lado Lima-Centro com suas belas construções coloniais que a tornaram Patrimônio Cultural da Humanidade, convivendo com a sujeira e pobreza comuns aos centros das metrópoles latino americanas. Do outro a região de Miraflores/Barranco com construções modernas, ruas limpas e uma atmosfera cosmopolita que nos faz lembrar que estamos no coração financeiro do Peru.

 

 

[t3]História:[/t3]

 

A ocupação da região data de 10 mil anos a.C., com caçadores nômades que percorriam os vales em busca de animais selvagens e mariscos com os quais pudessem se alimentar. Aos poucos a cultura Lima foi se consolidando, e já no século II d.C. possuíam uma refinada cerâmica além de templos piramidais construídos em adobe. No séc. VII d.C., já sob a influência Wari foi construído Cajamarquilla, centro urbano de grande importância para a costa. Com a decadência da cultura Wari no séc. XII, o poder local ressurgiu e junto com ele duas zonas que adquiriram grande prestígio: Chancay e Pachacámac.

 

A transição do período pré-hispânico para o colonial aconteceu no século XVI, mais precisamente em janeiro de 1535, quando o conquistador espanhol Francisco Pizarro chegou à região, cujos vestígios de antigos moradores eram praticamente inexistentes, para fundar a "Ciudad de los Reyes", que com o passar do tempo passou a ser chamada de Lima. Já em 1542, foi declarada capital do vice-reinado na América do Sul, uma espécie de capital da colônia espanhola. A partir daí a cidade entrou em um processo contínuo de desenvolvimento que só iria ser interrompido em 1746 devido à um grande terremoto, que destruiu boa parte da mesma. O domínio espanhol perdurou até o início do século XIX, e a parte central de Lima preserva até hoje muitos traços desta época.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

O relevo do departamento de Lima é pitoresco e caracteriza-se por ser o mais andino da costa, com formações rochosas com mais de 800 metros em pleno Oceano. O clima está sempre nublado, o que deu margem para ser conhecida como “La Ciudad Gris”, e a temperatura varia entre 15°C e 22°C no inverno e 25°C e 30°C no verão.

 

Além das indústrias e multinacionais presentes na capital, o departamento conta com importantes jazidas minerais e a agricultura como geradores de renda.[/picturethis2]

 

 

[t1]Principais Atrações:[/t1]

 

 

[picturethis2=http://media.peru.info/Catalogo/Attach/lima800x600.jpg 300 225 Plaza Mayor][t3]Lima Centro:[/t3]

 

Plaza Mayor: Motivo de orgulho nacional, é aqui que a cidade foi fundada e onde estão representados os três principais poderes do Peru. Os jardins em torno dela, sempre muito bem cuidados, são uma atração à parte.

 

Catedral: Construída no mesmo ano da fundação da cidade em plena Plaza Mayor, e, desde então, reformada cinco vezes, a catedral abriga os restos mortais de Francisco Pizarro.

 

Palácio de Gobierno: Foi onde Pizarro estabeleceu residência no século XVI, e se mantém até hoje como sede do governo. A construção que hoje ocupa toda a face norte da Plaza data de 1921, já que o palácio original foi inteiramente destruído após um incêndio.[/picturethis2]

 

[picturethis2=http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/00/18/32/51/miraflores-coastline.jpg 300 206 Miraflores][t3]MIraflores e Barranco:[/t3]

 

Pode não ser a mais bonita das orlas, mas mesmo assim uma caminhada à beira do Pacífico pelos bairros de Miraflores e Barranco pode se revelar incrivelmente agradável.

 

Huaca Pucllana: Construção pré-inca feita em adobe, foi um dos centros administrativos mais importante da cultura Lima.

 

El Mirador: Situado atrás da Igreja Ermitã de Barranco, é um ótimo local para apreciar o sol se pondo nas águas do Pacífico.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.caralperu.gob.pe/nueva/imagenesgaleria/16.jpg 300 160 Caral][t3]Caral[/t3]

 

Recém descoberta e localizada 182 km ao norte de Lima, esta é a cidade mais antiga da América. Formada por um complexo conjunto de edificações, onde é possível constatar o uso de avançados conceitos de aritmética, física e astronomia, Caral foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2009.[/picturethis2]

 

 

[t3]Links Úteis:[/t3]

Mapa turístico de Lima

Clima na cidade

 

 

Fontes: PromPerú.com | Guia O Viajante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

top_lalibertad.jpg

 

 

[t1]TRUJILLO[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_foto_trujillo_1250452389_413326.jpg 240 603 Trujillo][t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Capital do departamento de La Libertad, Trujillo com 850 mil habitantes é a cidade mais importante do norte peruano. Embora apresente problemas comuns às grandes cidades, como desigualdade social e violência em suas zonas periféricas, o centro de Trujillo preserva uma atmosfera tranqüila e agradável.

 

Com belas construções do período colonial, museus, monumentos, praias, importantes ruínas pré-hispanicas e uma rica culinária Trujillo é sem dúvidas um dos destinos mais interessantes do país.

 

 

[t3]História:[/t3]

 

O início da ocupação da região remete há 10 mil anos atrás. Culturas muito antigas como Cupisnique e Salinar contribuíram para a formação da cultura da região, mas apenas com a cultura Mochica (séc. I-VII) constitui-se um estado. O domínio das artes de ourivesaria e olaria, além das pirâmides localizadas nos vales de La Libertad, são testemunho do poder e riqueza desse povo.

 

Já no século XII, a região passou a ser dominada pela cultura Chimu, cuja capital era Chan Chan. Avançadas técnicas de irrigação e uma excelente ourivesaria foram as características marcantes desta cultura, que viria a ser conquistada pelos incas três séculos depois.

 

O período colonial se inicia em 1534 quando o conquistador espanhol Don Diego de Almagro, marchando rumo à Pachacamac (Lima), encontrou no vale do rio Moche um “lugar lucrativo e conveniente para fundar uma cidade”.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

Localizada a 560 km ao norte de Lima, a cidade está próxima ao litoral em meio a um vale fértil, que exercem forte influência na economia local, baseada na produção de açúcar e na pesca.

 

O clima é semi-árido e o sol brilha constante, com uma temperatura máxima de 22,7°C e mínima de 15,8°C. A ausência de chuvas predomina durante todo o ano o que fez com que passasse a ser conhecida como “Ciudad de la Eterna Primavera”.[/picturethis2]

 

 

[t1]Principais Atrações[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_chan_chan_1250535919_711600.jpg 300 260 ChanChan][t3]Chan Chan:[/t3]

 

A 5 km a noroeste de Trujillo, este é o maior conjunto de ruínas de barro de todo o planeta. Capital do reino Chimú, começou a ser construída no século XIII d.C. e estima-se que no auge tinha mais de 100 mil habitantes. Formada por dez cidadelas independentes (apenas uma aberta à visitação), cada uma delas cercada por altos muros caprichosamente decorados e com a sua própria estrutura de praças, habitações, templos, sistemas de irrigação e reservatórios de água.

 

Após séculos exposta ao rigoroso clima desértico e à ignorância dos plantadores de cana da região, em 1986 entrou para a lista de Patrimônios Culturais da Humanidade da UNESCO, já como patrimônio ameaçado. Hoje historiadores e arqueólogos tentam a muito custo recuperar os danos causados pelo descaso.

 

Visitas: Todos os dias, de 9:00 às 16:00.[/picturethis2]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_2027302_Mosaic_at_Huaca_de_la_Luna_1_1250538531_430564.jpg 300 250 Huaca][t3]Huaca del Sol y Huaca de la Luna:[/t3]

 

Outro sítio bastante visitado, a 5 km ao sul da cidade, a Huaca del Sol funcionou como centro político-administrativo e a Huaca de la Luna como centro cerimonial (apenas esta última aberta à visitação). A zona urbana estava entre as duas e era composta por habitações, grandes avenidas e praças. É notável a avançada organização política, religiosa, econômica e social dos Moches.

 

A Huaca de la Luna é composta por templo sobrepostos de acordo com as diferentes etapas do poderio mochica. Em algumas paredes é possível observar belos murais com figuras representando o deus Ai-apaec. No templo, foi descoberta uma tumba com mais de 40 guerreiros sacrificados.

 

Visitas: Todos os dias, de 9:00 às 16:00.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.tourskit.com/la_libertad/foto_huanchaco.jpg 300 201 Huanchaco][t3]Huanchaco:[/t3]

 

Praia situada a 13 km a noroeste de Trujillo, segundo a lenda, 800 anos atrás desembarcou em Huanchaco o príncipe Tacaynamo, o fundador da primeira dinastia Chimú.

 

Lendas à parte, o principal atrativo do local são os famosos “caballitos de totora”, embarcação feita com uma espécie de junco e que é utilizada pelos pescadores da costa norte desde a época pré-colombiana. Assistir a volta dos pescadores, surfando as ondas com o pôr-do-sol ao fundo é uma experiência única.[/picturethis2]

 

 

 

[t3]Links Úteis:[/t3]

Mapa turístico de Trujillo

Clima na cidade

 

 

Fontes: PromPerú.com | TrujilloPeru.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

top_Ica.jpg

 

 

[t1]ICA E PISCO[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_plaza_ciuda.jpg 240 560 Ica][t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Ica, assim como Pisco, está situada em uma região que foi berço de algumas das mais importantes culturas peruanas, como Paracas, Wari, Nasca e Ica. No entanto, mesmo cercadas por muita história e belas paisagens naturais, é inegável que falta maiores atrativos em ambas as cidades e servem apenas como base para explorar a região. Com terremotos freqüentes a maioria das construções do período colonial foi completamente destruída e as poucas que restaram não justificam uma visita.

 

 

[t3]História:[/t3]

 

Em 1534, Nicolás de Ribera el Viejo, homem de confiança de Francisco Pizarro (fundador de Lima), foi enviado por este para a região com a missão de fundar uma cidade. Escolheu um local próximo à Pisco e fundou a Villa de Sangallán, logo conhecida como Lima la Vieja. Insatisfeito com a decisão, Pizarro ordenou que retornassem à Lima, abandonando o projeto de cidade que não passou de alguns muros.

 

A fundação oficial da cidade se deve ao capitão Jerónimo Luís de Cabrera, natural da Andaluzia, que em 1549 defendeu a bandeira do vice-reinado lutando contra insurgentes. Dessa vez orientado pelo vice rei, fundou em 1563 a Villa de Valverde del Valle de Ica.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

Com uma população de 300 mil habitantes e localizada a 303 km ao sul de Lima, Ica está situada entre a beleza de um mar riquíssimo, a aridez de um extenso deserto e a fertilidade de seus vales. O relevo é um dos mais baixos e planos do país raramente elevando-se acima dos 500 msnm. A temperatura média anual máxima é de 32°C e mínima de 9°C, o sol é um companheiro constante para quem visita a região, assim como os fortes ventos salitrosos e as dunas.

 

A economia é baseada na agricultura, com destaque para os cultivos de algodão, aspargo e principalmente uva, que é a matéria-prima para a fabricação do Pisco.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_28_11_2008_Islas_Ballestas__2_.jpg 300 320 Paracas][t1]Principais Atrações:[/t1]

 

 

[t3]Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas[/t3]

 

Situada a 75 km de Ica, 22 km de Pisco e 250 km de Lima, é visita obrigatória para quem passa pela região. A Reserva conta com uma área protegida de 335 mil ha e é a única no Peru que compreende ecossistema marítimo. Refúgio de lobos marinhos, pingüins, flamingos e muitas outras aves, a fauna local é riquíssima.

 

As atrações vão além das naturais, contando também com belas formações rochosas e heranças arqueológicas, dentre as quais se destaca o Candelabro.

 

Localizadas fora da área de proteção, as Islas Ballestas costumam estar incluídas no mesmo tour.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_5.jpg 300 245 Huacachina][t3]Laguna Huacachina:[/t3]

 

Pequeno vilarejo construído em torno de um oásis em meio a belíssimas dunas, Huacachina está a menos de cinco minutos do centro de Ica. Com apenas 115 habitantes, a atmosfera do local é uma mistura da tranqüilidade do vilarejo com a agitação dos hosteis, muitos dos quais oferecem piscina e freqüentes festas para os hóspedes.

 

Para os que estão interessados em conhecer melhor o deserto e quem sabe se aventurar pelas dunas, um passeio de bugre com sandboard incluído é a opção perfeita.

 

Apesar de estar mais distante de Paracas se comparada à Pisco, o astral e autenticidade de Huacachina fazem dela a melhor base para explorar a região.[/picturethis2]

 

 

[t3]Links Úteis:[/t3]

Mapa turístico de Ica

Clima em Ica

Mapa turístico da região

Mapa de Huacachina

 

 

Fontes: PromPerú.com, IcaPeru.com e Huacachina.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

top_Ica.jpg

 

 

[t1]NASCA[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_Sem_c.jpg 240 391 Nazca][t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Situada 145 km ao sul de Ica e 425 km ao sul de Lima, Nasca é uma cidade de apenas 30 mil habitantes que em nada faz lembrar a prosperidade da região desde os tempos pré-colombianos. Mas não se deixe enganar por esta cidade empoeirada, de ar seco e sol forte, o seu entorno reserva belas e enigmáticas atrações.

 

 

[t3]História:[/t3]

 

A cultura Nasca se caracterizou por sua extraordinária cerâmica, facilmente reconhecida pela riqueza de cores e formas variadas. Esta civilização se desenvolveu desde o começo da era cristã nos vales de Chincha, Pisco Ica, Nasca e Acari. O fim da cultura, oito séculos depois, coincide com o declínio da cerâmica e a chegada dos Huari à região.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

Mesmo situada em pampas desérticos, o domínio das técnicas de irrigação propiciou o desenvolvimento da agricultura, que junto com o turismo e a mineração são as principais fontes de renda. O clima é quente e seco com o sol presente durante todo o ano, a temperatura média anual é de 23°C mas supera freqüentemente os 30°C durante o dia.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_colibrei.jpg 300 400 Lineas Nasca][t1]Principais Atrações:[/t1]

 

[t3]Líneas de Nasca:[/t3]

 

Situadas nos pampas de San José, a 22 km da cidade, constituem uma enorme rede de linhas que formam desenhos e formas geométricas. É possível identificar animais como colibri, cachorro e até um macaco, o que aumenta ainda mais o mistério em torno das linhas, já que não existe esse animal na região.

 

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1994, boa parte da fama se deve a grande quantidade de perguntas não respondidas a respeito da utilidade, quando e como foram feitas medições tão precisas. A teoria mais aceita é a de Maria Reiche que acredita ser um calendário astronômico, no entanto há quem assegure que foram caminhos sagrados utilizados durante rituais de culto à água e à fertilidade, mapas de lençóis freáticos e até mesmo campo de pouso para extraterrestres.

 

A melhor forma de apreciar este que é um dos maiores enigmas da humanidade é fazer o sobrevôo, que pode ser contratado em uma agência ou diretamente com a Aeroparacas, empresa que presta o serviço. Uma opção bem mais econômica, só que proporcionalmente menos interessante, é observar as Linhas através de um mirante localizado na Carretera Panamericana que permite a visualização de duas delas.[/picturethis2]

 

 

em_construcao.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...