Machados, machadinhas e facões

Canivetes, Facas e outros equipamentos de corte.

Re: Machados, machadinhas e facões

Nova mensagempor cabraljr » 06 Dez 2011, 19:02

Rodrigo,

Muito provavelmente será mais uma das respostas que você não vai gostar,mas vou justificar e depois podemos argumentar.

A primeira pergunta que salta é: qual a função principal de um facão mateiro? Na minha opinião é abrir pequenas trilhas de mato leve e dar uma limpada na clareira que se escolhe como base para acampamento. O corte de galhos de pequeno diâmetro está incluido nestas tarefas. Além é claro do uso "doméstico" para podas.

Segunda pergunta: é necessário uma lâmina com espessura maior que 3mm para tais tarefas? Na minha opinião não, porque uma lâmina mais espessa só irá adicionar peso à ferramenta não contribuindo de forma significativa para sua maior robustez. No final das contas o que teremos serão pulsos, ombros e musculatura dolorida e cansada.

Terceira pergunta: é necessário um fio com alta dureza para tais tarefas? Na minha opinião não, porque o material a ser cortado não é nenhum desafio para durezas entre 52 e 55 HRC. Mesmo aços stainless vão apresentar uma resiliência muito grande em tais durezas, principalmente se a escolha recair sobre aços de baixo conteúdo de C.

Quarta pergunta: é necessário têmpera diferencial na lâmina de tal facão? Na minha opinião não, porque neste intervalo de dureza de 52 a 55 HRC os principais aços usados ( 1045, 1050, 1055, 5160 e até 1070/1075 ou 420 e mesmo 420HC) apresentarão bastante elasticidade e tolerância à torções ( comuns em facões nestas atividades ). Então para que encarecer o processo?

Quinta pergunta: se deseja uma ferramenta de trabalho ou uma peça que também seja colecionável? Aqui não é razoável emitir uma opinião pois é uma questão na qual não cabe debate, de vez que é uma questão de foro íntimo de cada um.

Sexta pergunta: não se poderia ter um facão com dureza no fio de cerca de 58/59 HRC? Seria vantajoso? Na minha opinião sim, poderia mas não seria vantajoso pois a chance de sob estresse torcional ao se pegar um nozinho de madeira ou ao se atingir o solo sem querer, a chance de haver uma fratura no fio seria grande. E só quem já reafiou uma lâmina de facão sabe a "chatura" que é trabalhar com uma lâmina de mais de 15 polegadas. Com uma durezas destas então, nem com aço carbono é "divertido"!

Sétima e última pergunta ( só para ficar cabalistíco ): é vantajoso ter dois fios diferentes em um só facão? Na minha opinião sim! Estes que você citou me parecem uma boa combinação ( aliás eu uso no meu facão stainless Paz&Pazini ), "V" no 1/3 próximo à empunhadura ( eu não uso o scandi puro nem mesmo nas minhas Moras, fazendo sempre um microfio no scandi ) e convexo nos 2/3 restantes da lâmina. Confesso que nunca usei o "V" para trabalhos mais detalhados em madeira, pois para isso sempre havia uma faca à mão, mas a idéia é boa.
cabraljr

Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Nova mensagempor fenrir » 09 Dez 2011, 16:21

Olhem so o que encontrei :
http://www.ebay.com/itm/Condor-16-Spike ... 880wt_1187

É aquela mesma machadinha da condor postada pelo Guimarães. Preço salgaaaaado!!!
fenrir

Data de registro: 03 Set 2011, 00:21
Reputation point: 0

Nova mensagempor Frico » 11 Dez 2011, 18:57

Esses Fiskars X7 são bons mesmo? E esse cabo de "plástico"? Isso num resseca? Dura mesmo? To quase fechando com um vendedor.
Frico

Data de registro: 18 Out 2011, 18:09

Nova mensagempor diegofii » 11 Dez 2011, 20:30

Frico, boa noite,

Eu não possuo machado, nem facão, mas posso te dar uma dica do que eu faria, aliás, o que mais pra frente pretendo fazer: vá em uma casa de ferragens, tipo a DE MEO, ou em uma das lojas da sua cidade (eu moro no paraíso das compras, a 40 minutos da 25 de março e da Florencio de Abreu, em São Paulo, essa última o recanto das ferragens, tem de tudo lá) e compra algo mais acessível, com preço mais em conta e até com qualidade.
Acredito que você não seja um colecionador de machados, se fosse um Tomahawk eu até concordaria em importar um, mas se for apenas um machado o que você quer, eu optaria por algo funcional, cabo em madeira, o mais simples possível mas com qualidade. É claro, isso é uma dica, a minha opinião. Eu não tenho machado e nem facão pela falta de necessidade, da mesma maneira que não tenho uma enchada ou uma foice.
A febre do aço me acomete nas facas e canivetes, mas sempre prezo a minha necessidade funcional (é claro, é mais fácil convencer a patroa que são funcionais, o machado vai ser um cadim mais difícil) ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: .

Até mais...
diegofii

Data de registro: 12 Mar 2011, 20:10
Reputation point: 100

Nova mensagempor Frico » 11 Dez 2011, 21:57

diegofii escreveu:Frico, boa noite,

Eu não possuo machado, nem facão, mas posso te dar uma dica do que eu faria, aliás, o que mais pra frente pretendo fazer: vá em uma casa de ferragens, tipo a DE MEO, ou em uma das lojas da sua cidade (eu moro no paraíso das compras, a 40 minutos da 25 de março e da Florencio de Abreu, em São Paulo, essa última o recanto das ferragens, tem de tudo lá) e compra algo mais acessível, com preço mais em conta e até com qualidade.
Acredito que você não seja um colecionador de machados, se fosse um Tomahawk eu até concordaria em importar um, mas se for apenas um machado o que você quer, eu optaria por algo funcional, cabo em madeira, o mais simples possível mas com qualidade. É claro, isso é uma dica, a minha opinião. Eu não tenho machado e nem facão pela falta de necessidade, da mesma maneira que não tenho uma enchada ou uma foice.
A febre do aço me acomete nas facas e canivetes, mas sempre prezo a minha necessidade funcional (é claro, é mais fácil convencer a patroa que são funcionais, o machado vai ser um cadim mais difícil) ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: .

Até mais...

To vendo que minha febre de açotá aumentando! Dei uma pesquisada no ML e fica por volta de 60 contos uma machadiha mediana. Peguna uma dessa no ebay por uns 30 )bamas mais uns 12 de frete, sai quase 80 Dilmas. Acredito que vale a pena srsrsrsrrs
Convencer a Mulé é osso mesmo, digo que preciso de vez enquando podar uns Nins aqui que tão crescendo muito..... sei lá...
Achei muito massa tb essa Item picture Fiskars X7!
Vou pensar mais srsrsrr
Tenho tb outras facas pra comprar!!!
Frico

Data de registro: 18 Out 2011, 18:09

Nova mensagempor Guimarães » 12 Dez 2011, 08:10

Acho que alguém já falou destes machadinhos aqui no fórum.
E não é que encontrei um ?

Imagem

Imagem

Imagem

FISKARS X5
Feito na Finlandia.
Coloquei o lápis para dar uma noção do tamanho. Tem 228 mm e pesa 481 gr. Pelo folheto que acompanha, diz que tem lâmina e cabo equilibrado, o cabo é de composto de fibra e a lâminha tem dureza de 55 HRC.
Eu gostei muito, já está na minha mochila heheheheheheh
Guimarães

Data de registro: 15 Ago 2011, 20:07
Reputation point: 100

Nova mensagempor cabraljr » 13 Dez 2011, 21:36

Guimarães,

Quando tiver a chance de testá-lo em alguma torinha ou galho de cerca de 7cm de diâmetro nos diga como é o desempenho e principalmente como fica o pulso com uma alavanca tão pequena. Com certeza será muito melhor que qualquer BK2 ou outros "machados" de mão.

Mas tai uma boa pedida: se lhe for possível compare o desempenho dele contra sua BK2 ( você tem uma não tem? ). Marque o tempo e quantos golpes são necessários com um e com outra em uma mesma torinha. Dependendo do resultado estou fortemente inclinado a comprar um deste e não o de 7 polegadas. ::cool::
cabraljr

Nova mensagempor trauco » 14 Dez 2011, 13:52

Esse da S&W é 440c, um tiquinho mais pesado e uma polegada maior e um pouco mais barato,

http://www.ebay.com/itm/SMITH-WESSON-67 ... 1505wt_892

mas não gostei da forma do cabo na extremidade inferior
trauco

Data de registro: 29 Jul 2010, 22:33
Reputation point: 542

Nova mensagempor cabraljr » 24 Dez 2011, 06:32

Um natal farto e alegre para todos os amigos do fórum. Que passem estes dias com seus entes queridos e que haja bastante fartura de harmonia, descontração e diversão no dia de hoje, amanhã e sempre! Um grande abraço e um feliz natal à todos! :D
cabraljr

Nova mensagempor Cimarron » 14 Jan 2012, 15:13

Estou pensando em comprar o facão Parang do Bear Grylls (Gerber). Pelo que eu tenho ouvido falar essa linha Bear Grylls da Gerber em geral eh bem ruim, mas nos videos que eu vi ele parece ser um bom facão e eu gosto desse modelo Parang, o unico problema eh o preço... O que vcs acham?

Cimarron

Data de registro: 14 Jan 2012, 13:40

Nova mensagempor cabraljr » 14 Jan 2012, 15:29

Cimarron,

Já li muita coisa nos fóruns estrangeiros relativo à esta linha de produtos BG, e realmente as menções daqueles que realmente usam e entendem não são muito favoráveis.

Dê uma olhada na linha de produtos da Condor, onde principalmente esta linha de "machetes" é muito reputada e tem preços bem atrativos. As facas, como Bushlore, Rodan e Hudson já foram aprovadas por amigos aqui do fórum que as adquiriram ( eu inclusive ).
cabraljr

Anterior

Retornar para Canivetes & Facas