Rodrigo,
Muito provavelmente será mais uma das respostas que você não vai gostar,mas vou justificar e depois podemos argumentar.
A primeira pergunta que salta é: qual a função principal de um facão mateiro? Na minha opinião é abrir pequenas trilhas de mato leve e dar uma limpada na clareira que se escolhe como base para acampamento. O corte de galhos de pequeno diâmetro está incluido nestas tarefas. Além é claro do uso "doméstico" para podas.
Segunda pergunta: é necessário uma lâmina com espessura maior que 3mm para tais tarefas? Na minha opinião não, porque uma lâmina mais espessa só irá adicionar peso à ferramenta não contribuindo de forma significativa para sua maior robustez. No final das contas o que teremos serão pulsos, ombros e musculatura dolorida e cansada.
Terceira pergunta: é necessário um fio com alta dureza para tais tarefas? Na minha opinião não, porque o material a ser cortado não é nenhum desafio para durezas entre 52 e 55 HRC. Mesmo aços stainless vão apresentar uma resiliência muito grande em tais durezas, principalmente se a escolha recair sobre aços de baixo conteúdo de C.
Quarta pergunta: é necessário têmpera diferencial na lâmina de tal facão? Na minha opinião não, porque neste intervalo de dureza de 52 a 55 HRC os principais aços usados ( 1045, 1050, 1055, 5160 e até 1070/1075 ou 420 e mesmo 420HC) apresentarão bastante elasticidade e tolerância à torções ( comuns em facões nestas atividades ). Então para que encarecer o processo?
Quinta pergunta: se deseja uma ferramenta de trabalho ou uma peça que também seja colecionável? Aqui não é razoável emitir uma opinião pois é uma questão na qual não cabe debate, de vez que é uma questão de foro íntimo de cada um.
Sexta pergunta: não se poderia ter um facão com dureza no fio de cerca de 58/59 HRC? Seria vantajoso? Na minha opinião sim, poderia mas não seria vantajoso pois a chance de sob estresse torcional ao se pegar um nozinho de madeira ou ao se atingir o solo sem querer, a chance de haver uma fratura no fio seria grande. E só quem já reafiou uma lâmina de facão sabe a "chatura" que é trabalhar com uma lâmina de mais de 15 polegadas. Com uma durezas destas então, nem com aço carbono é "divertido"!
Sétima e última pergunta ( só para ficar cabalistíco ): é vantajoso ter dois fios diferentes em um só facão? Na minha opinião sim! Estes que você citou me parecem uma boa combinação ( aliás eu uso no meu facão stainless Paz&Pazini ), "V" no 1/3 próximo à empunhadura ( eu não uso o scandi puro nem mesmo nas minhas Moras, fazendo sempre um microfio no scandi ) e convexo nos 2/3 restantes da lâmina. Confesso que nunca usei o "V" para trabalhos mais detalhados em madeira, pois para isso sempre havia uma faca à mão, mas a idéia é boa.

Resumo