Ir para conteúdo

Maranhão - Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) e São Luis - Julho de 2012


Posts Recomendados

  • Membros

São Luis – Barrerinhas

 

 

RELATO

Acredito que relatos desse destino já estão bem batidos, porém não posso deixar de ajudar as pessoas desse fórum, onde várias vezes já me ajudaram. Fui a São Luis participar de um encontro nacional de estudantes que participam do mesmo programa de bolsa do governo que eu participo, que é o ENAPET. Nos mesmos dias do ENAPET que reunia 2mil estudantes, acontecia o SBPC, que é o maior encontro nacional de acadêmicos, que reunia outros 15mil estudantes, ou seja, a cidade estava tomada por estudantes universitários.

 

Aeroporto – Chegada em São Luis – Dia 20/07

 

Cheguei no aeroporto em São Luis as 16h, depois de ter saído do Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) e ter feito conexão em Brasília. De cara, já foi um susto, depois de ter passado por dois grandes aeroportos, chego em um menor que uma rodoviária, hahaha é sério, não tem como acreditar que aquilo é um aeroporto internacional. Ele está passando por obras e tals, mas de toda forma é muito pequeno.

 

Ida a Barreirinhas – Dia 20/07

Cheguei com mais dois amigos e no mesmo dia resolvemos ir para Barreirinhas, tínhamos fechado uma pousada por la nos dias 21 e 22, porém no dia 20 não conseguimos uma estadia nem em São Luis, nem em Barreirinhas, estava tudo lotado, preferimos ficar “perdidos” em Barrerinhas, do que em São Luis, por lá ser menor, haha.

 

Saímos do aeroporto e pegamos um taxi pra rodoviária, o taxista falou que seria 20reais(eles não sabem o que é taxímetro, hahhaa poucos taxis têm, e os que tem, não o usam), ao nos perguntar pra onde íamos, falou que tinha uma cooperativa ali perto que nos levaria para Barreirinhas, pedimos para ele nos deixar nessa cooperativa, já que o ônibus pra barreirinhas só sairia 19e30 e iríamos mofar na rodoviária. O taxista nos deixou na cooperativa, que ficava a 1min do aeroporto, e cobrou os mesmos 20reais, PQP, haha mas como ainda estávamos meio assustados, pagamos os 20reais sem discutir. Na cooperativa, fechamos um Doblo, eu, meus dois amigos e um outro rapaz, como não conseguimos mais gente, ficou um pouco caro, 50reais para cada um, mas valeu a pena, pois foi tranqüila a viagem. Se não me engano a cooperativa chamava Coconut Tur, porém esqueci de pegar o telefone deles. O motorista era muito legal, o Messias, e a viagem super tranqüila, a estrada é SÓ RETA, muito de boa, asfalto bom e totalizou 3h e meia de viagem.

 

Chegada em Barreirinhas - Dia 20/07

 

Como não tínhamos uma pousada pra ficar nesse dia, resolvemos “bater” na pousada da Tia Cota, onde alguns amigos já estavam por la. Tivemos sorte, tinha um quarto que havia sido reservado, mas foi cancelado essa reserva um pouco antes de chegarmos e pagamos o quarto para ficar nessa noite. A pousada é simples porém gostei, café da manha MUITO bom, comida a vontade, frutas, bolos, pães, tapioca, sucos, etc...pagamos 38reais cada, pra um quarto com banheiro privativo e ar condicionado. Aqui está o contato da pousada 98-3349-1237/ 8156-3896/9135-5211 e o site http://www.pousadatiacota.blogspot.com.br/.

 

Barreirinhas – Dia 21/07

 

Após tomar o café da manha na pousada da Tia Cota, fomos na outra pousada que tínhamos reservado para o dia 21 e 22, a pousada da Deusa. Escolhi essa pousada por ser barata e ter visto varias comentários positivos sobre ela aqui mesmo no fórum. Pagamos 30reais na diária com quarto sem ar(só ventilador) e banheiro coletivo, que era muito tranqüilo, banheiro grande e limpo. O quarto era grande e o ventilador muito bom, na minha opnião, até melhor que ar condiocionado. Gostei muito da pousada, atendimento ótimo, recomendo a todos.

 

Fechamos para realizar o passeio de Toyota a tarde, pela lagoa do peixe, que era a única que estava cheia, apesar de ser época de cheia, neste anos tinha chovido muito pouco e só a lagoa do peixe estava cheia. O passeio é muito legal, saímos as 13e30 da tarde, entramos na Toyota, e partimos, logo de cara, pegamos uma filazinha boa para entrar na balsa que atravessa o rio com as Toyotas, e depois partimos para os lençóis. Da saída da balça até os lençóis da uns 40min é você vai “kikando” na Toyota o tempo todo, é muito engraçado, hahaha.

 

Chegamos nos lençóis, o lugar é MUITO lindo, as dunas branquinas, com aquela areia fininha. Fizemos uma caminhada de aproximadamente 30min e chegamos e chegamos a lagoa do peixe. Muito foda, ver essa junção de água com areia formando uma bela lagoa, ficamos um bom tempo por lá e depois voltamos até perto das Toyotas para cutir o por do sol nos lençóis, que visão linda. Chegamos na pousada umas 19h. Foi muito bom o passeio, muito legal ver aquela imensidão de dunas, absurdo, muito lindo.

 

Contato da Pousada da Deusa: (98) 3349-1133

 

Barreirinhas – Dia 22/07

Acordamos cedo, tomamos o café da manha na pousada, que era praticamente igual ao da outra pousada, ou seja, gostei muitooooo também. As 8h, fomos para o passeio de voadeira, pelo rio preguiças. EMOCIONANTE, andar de voadeira(lancha) é muito legal, gostei muito, até mais do que o outro passeio. Fizemos o caminho normal, paramos primeiro em Vassouras, onde tem os macacos que interagem muito bem com os turistas, a galera fica dando banana e coco pra eles, muito legal. Depois partimos para Mandacaru, onde fica o farol, de onde você tem uma linda visão de toda a região, as dunas, o rio e o mar mais a frente, é lindo. A ultima parada é em Caburé, onde tem a junção do rio com o mar. De um lado você pode tomar banho de rio, do outro pode tomar banho de mar, é incrível, muito legal. As coisas em Caburé são bem caras, e como sou um estudante pobre, haha resolvi comer só o que levei, alguns biscoitos, barrinhas de cereais e coisas do tipo, o dinheiro tava contado e não dava pra almoçar por la. Chegamos de volta na pousada as 16h, e como já disse, AMEI o passeio, foi deslumbrante.

 

Nesse mesmo dia, as 18h iríamos partir para São Luis, no ônibus da Cisne Branco, já que no outro dia começava o nosso encontro. Se pudesse teria ficado mais na cidade, todos nós gostamos muito de lá. A viagem de volta foi tranqüila, e chegamos por volta das 22h na rodoviária de São Luis.

 

Barreirinhas – Algumas Observações

 

. Como já disse, somos estudantes sem dinheiro, hahaha e lá, o almoço é muito caro, é uma cidade que vive de turistas, e o que mais tinha por lá era gringo, o restaurante mais simples que encontramos, vendia o prato feito por 15reias, e para um bom estudante, isso é caro, hahaha. Então eu me alimentava bem no café da manha da pousada, comia bobeiras pela tarde e a noite “jantavamos” na barraca do Jorginho que fica na beira-rio, la tinha um churrasquinho que vinha acompanhado de arroz, farofa, salada e um pouco de feijão a TRÊS REAIS, muito bom, aconselho muito, essa refeição que nos sustentava, haha teve um dia até que comi duas vezes, valeu a pena.

 

.Vemos motos para tudo quanto é lado, é MUITA moto, e alguns detalhes, e difícil vê-los andando com uma ou duas pessoas na moto, a maioria das vezes tem 3, 4 pessoas em cima de uma moto, LOUCURA, e capacete pra que? Haha ver pessoas andando de moto com capacete é RARIDADE na cidade.

 

. Estava rolando a Vaquejada, a principal festa da cidade, com muito bumba-meu-boi e arrocha, haha curtimos essa festa os dois dias que passamos por la, gostamos muito também.

 

. A cidade é pequena, simples, porém muito legal, no centro tem o supermercado econômico e é bom pra comprar umas besteiras pra comer, se acha artesanato por todos os lugares e a beira-rio é muito legal, a noite fica cheio por causa de seus vários restaurantes. No meio da cidade tem uma duna, o que achei muito curioso, um duna de frente para o rio preguiças, dividindo espaço com com casas.

 

É isso, adorei a cidade a os passeios aos lençóis, voltarei ainda nesse local para curtir mais e fazer outros passeios.

 

Chegada em São Luis - Dia 22/07

Como já disse, chegamos na rodoviária as 22h, e que rodoviária feia, tava super vazia, me pareceu ser um local perigoso, de lá, pegamos um taxi para o Liceu Maranhense, escola onde ficaríamos hospedados durante a nossa permanência em São Luis. Fica de frente a praça Deodoro e perto do centro histórico, na realidade, acho que ali já era centro histórico, não é um lugar muito bonito não, mas até que no final acabei gostando.

 

Sobre São Luís não vou relatar cada dia, só vou relatar sobre alguns pontos importantes. Na maioria dos dias, eu passava a manha no evento, mais a tarde ia para alguma praia e a noite saíamos para algum bar, com algumas exceções.

 

-->Transportes:

. Taxi: Utilizei bastante dos taxis por la, já que estava sempre em um número alto de pessoas, fazendo com que este tipo de transporte valesse a pena. Dificilmente se ver um taxista que se utiliza do taxímetro, no começo me fudi com isso, “turistei” e o caras meteram a mão, mas aprendi a negociar e esse tipo de transporte foi muito útil. Já chegávamos perto deles com um preço, tipo “pago 20reais até a litorânea”, normalmente aceitavam e quando não aceitavam tentávamos outro taxi, haha

. Ônibus: Gostei bastante do sistema de terminais de ônibus, andava para todos os lados, pagando no máximo R$2,10. Fui a lugares bem distantes, como a praia de Araçagy em São José do Ribamar, utilizando esse transporte. Em momento algum fiquei “mofando” no ponto, poucas vezes entrei em ônibus lotados, enfim, gostei muito!

. Taxi Clandestino: Essa é com certeza a melhor forma de se transportar pela cidade, haha você paga 2reais e eles te levam para qualquer canto. Em frente o local onde estava hospedado, na praça Deodoro, tinha um “ponto” de taxis clandestinos, toda hora tinha carros parando e as pessoas iam entrando e sendo levadas para os lugares que pediam por apenas 2reais, isso é fantástico, haha sério, adorei demais esses taxia clandestinos

. Nos ultimos dias encontramos um taxista muito engraçado e gente boa, sempre fazia um preço legal pra gente, pra quem quiser o contato, o nome dele é Borges e o cel é (98)8828-6345! Indico ele, é diversão garantida e um bom preço! haha

 

-->Praias: As praias mais centrais estavam todas com placas de que eram/estavam imprópias para o banho, porém PARECIA que estavam limpas, mas sei la, preferi não entrar nestas, haha.

. Na ponta d’areia passei apenas pela noite, mas como tinham falado que era a mais suja, preferi não passar nela a tarde, então não tenho muito o que falar desta.

. Na litorânea fui uma vez, a princípio fiquei na praia de São Marcos, depois ao saber que tinha outros amigos “mais a frente”, fiz uma caminhada passando pelas praias do calhau e caolho. Estas eram praias que estavam com placas de impróprias para banho, então preferi não entrar na água, mas de toda forma achei bonita, algo que chama atenção é a distância dos quiosques para o mar, tem muitaaaa areia no caminho, haha. Entre estas praias da litorânea, a diferença que vi, é que a praia de São Marcos é menos badalada.

. A que mais gostei sem dúvidas foi a praia de araçagy, fica em São José do Ribamar, município bem próximo a São Luis, deu mais ou menos 1h de ônibus até la ou um pouco mais. A praia é muito tranqüila, longe de badalação, tem poucos quiosques e a água do mar é quentinha, haha enfim, gostei demais dessa praia.

. No meu ultimo dia em São Luis, fomos na olho d’agua, praia que fica entre as praias da litorânea e as praias de São José do Ribamar, por isso é um misto destas, haha é mais frequentada que a de araçagy, porém muito menos badalada do que as praias da litorânea. Na verdade mesmo, se parece bastante com a praia de aracagy, só que um pouco mais badalada, gostei muito desta também, e tem o ponto positivo, que é o fato de não ser tão longe do centro de São Luis.

 

-->Noite em são Luis: A cidade “morre” a noite, nunca esperaria isso de uma capital. Duas horas da madrugada já não tinha mais nada na cidade, todos os bares fechados, nem balada se achava, muito estranho, haha. Em duas ocasiões fomos a um bar nas proximidades da lagoa, chamado Botequim, muito bom ele, recomendo a todos, música ao vivo, pessoas bonitas e cheio, pena que acaba la pelas duas horas também. Fomos também aos bares do centro histórico, foi legal, pois tava bem lotado, porém o local é meio perigoso.

 

-->Maranhenses: Conheci muitas pessoas legais por lá, porém no geral a impressão não foi muito boa, inúmeras vezes nos deram informações erradas, taxistas nos largavam em local errado, pedíamos informações na rua e nos “levavam” para outro local, foi foda.

 

 

Se tiverem alguma dúvida, podem perguntar que responderei sem problemas. Posso concluir que Barrerinhas é uma cidade muito legal e que os lençóis são lindos. Já São Luis não é das cidades mais bonitas, mas que no final acabei gostando, foi uma viagem muito legal e enrriquecedora. ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808110959.JPG 500 375 Legenda da Foto]Centro de Barreirinhas.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808111223.JPG 500 375 Legenda da Foto]Duna no meio da cidade de Barreirinhas.[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808111727.JPG 500 375 Legenda da Foto]Pousada da Deusa[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808111927.JPG 500 375 Legenda da Foto]Quarto da pousada[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808112137.JPG 500 375 Legenda da Foto]Lençois, absurdo de lindo...[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808112438.JPG 500 375 Legenda da Foto]Uma das lagoas meio vazias[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808112630.JPG 375 500 Legenda da Foto]Farol de Mandacaru (passeio de voadeira)[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808112948.JPG 500 375 Legenda da Foto]Vista do Farol de Mandacaru[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808113114.JPG 500 375 Legenda da Foto]Na voadeira [/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808113208.JPG 500 375 Legenda da Foto]Caburé[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808113257.JPG 500 375 Legenda da Foto]Caburé(2)[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808113638.JPG 500 375 Legenda da Foto]Praia de Araçagy - São José do Ribamar[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808113843.JPG 500 375 Legenda da Foto]Por do Sol em Araçagy[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808114102.JPG 500 375 Legenda da Foto]Praia de São Marcos - Av. Litorânea - São Luis[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808114434.JPG 500 375 Legenda da Foto]Olho D'água - São Luís[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120808114527.JPG 500 375 Legenda da Foto]Por do Sol na Olho D'água[/picturethis]

 

 

As outras fotos que tirei nos lençois postarei futuramente, pois a maioria das fotos foram tiradas na câmera do meu amigo e ainda não encontrei com ele para que este possa me passa as fotos, é isso, espero que tenham gostado das fotos e do relato!

 

Abraços e beijos.

Link para o comentário
  • Membros

Muito interessante o seu relato!Sobretudo por ser recente!Também estive em São luís e em Barreirinhas em Out do ano passado,gostei muito,mas achei Barreirinhas muito ''turística''(as pessoas metem a mão sem dó)Dizem que o must é Sto Amaro do Maranhão.

Voltarei lá mês que vem...farei a Rota das Emoções e ''esticarei'' até Recife.

Abração e valeu pelo relato!Muito útil!

Link para o comentário
  • Membros

eu fui lá no ano passado, e realmente Santo Amaro é demais, por ser um povoado no fim do mundo, onde tem bem pouca coisa. adorei, menos turistico, vc tem que se virar mesmo (pelo menos até o ano passado). De lá tem uns passeios liiiiindos!!

 

aquí meu relato com detalhes e algumas sugestões.

 

lencois-maranhenses-5-dias-e-4-italianos-pelos-lencois-t60637.html

 

 

eu estava pretendendo voltar no final de setembro, mas pelos relatos mais recentes to vendo que as lagoas estão meio secas.... acho não vale muito a pena não...

Link para o comentário
  • Membros

Barreirinhas é bem turísitca mesmo! O que mais via por lá era gringo, e eu por ser branquelo, haha fui diversas vezes confundido com gringos :D

 

Como disse, eu por ser um estudante pobre, haha não almoçei nem jantei em barreirinhas, pq eles metem a mão mesmo, achei tudo muito caro por lá, tive que me alimentar com porcarias e com o churrasquinho do jorginho, que era o que mais me enchia durante o dia, iuHAuioAHIUAHAUIA!

 

E sobre as lagoas, a maioria está seca mesmo, uma pena, a visão dos lençois com várias lagoas deve ser impressionante!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...