Ir para conteúdo

Marrocos - Roteiros entre cidades


Posts Recomendados

  • Membros

Karinems,

 

Tem várias agências de Turismo em Marrakesh com os mais variados tipos de passeio. Se você tiver grana pode até fazer verdadeiros rallyes em Land Rovers 4x4 no meio do deserto. Para você ter uma idéia cruzamos com alguns competidores do Rally Paris Dakar no meio do caminho. É pura aventura.

Eu e minha esposa tivemos que economizar e utiizamos uma agência de Turismo para Mochileiros mesmo. Procure o Hotel Ali na Praça Jema el Fna. Não tem como errar. Aliás se vc for para Marrakesh essa praça é visita obrigatória inclusive à noite. Muito legal.

A empresa tinha programas curtos e mais longos. Para ir ao deserto creio que você tenha que passar pelo menos uma noite.

No nosso caso fizemos um passeio de 3 dias e 2 noites. Custou super barato. Uns 1000 dirhams, o que seria uns 100 euros para o casal, incluso hospedagem e meia pensão. Não incluia o almoço e a água do deserto. Parece sádico, mas é verdade.

A distância entre Marrakesh e o deserto é longa e a estrada é bem sinuosa. Leve Dramin caso vcs tenham enjoo. É uma viagem bem cansativa. A van vai fazendo algumas paradas inclusive para visitar paisagens e alguns sítios históricos. Ben ait Adou é coisa de outro planeta. Veja também se o pacote inclui também o passeio de camelo. Eh muito show.

 

Turzito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

TEnham um pouco de cuidado em Tânger, a cidade é um porto, por onde entram e saem muita gente da europa, e tem muitos ladrões, também muitos espertinhos, que falam espanhol e se fingem de guias para tentarem tirar algum proveito.. CUIDADO.

P.C em Alq.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, resolvi adicionar ao tópico a msg que acabei de mandar em resposta ao email da Cida sobre o Marrocos. Espero que ajude.

 

Abraço !

 

 

Nós passamos cerca de 10 dias em Marrocos. Foram praticamente 2 dias em Fes, 3 dias em Marrakesh, 3 dias para chegar até o Deserto e mais um dia para conhecer Essaouira. Foi muiiiiiiiiito corrido e muiiiiito cansativo.

Para chegar de uma cidade à outra pegamos trens e onibus. As distâncias entre essas cidades é grande e a estrada é bem ruim. Para ganharmos tempo fazíamos viagens pela noite. É bem cansativo e dependendo do tipo de viagem que deseja fazer talvez não valha a pena. Nós estávamos no pique e posso dizer que valeu cada noite mal dormida.

 

As estrada no Marrocos são estreitas e sinuosas. Os motoristas também não respeitam muito farol e pedestres. Apesar disso não pegamos nenhum acidente. Não dá pra correr muito e no Marrocos eles não tomam bebidas alcóolicas. Talvez seja por isso.

 

Chegamos ao Marrocos por Tanger saindo da cidade de Algeciras. Existem vários Ferry Boats que saem do Porto de Algeciras, praticamente de hora em hora. Dá pra comprar a passagem na hora,fique tranquila. Os Ferries podem atrasar, o nosso por exemplo atrasou praticamente 1h e meia. Fizemos a besteira de chegar a Algeciras no final do dia e acabamos pegando o ultimo Ferry para Tanger. Não tinhamos muita opção. Nossa idéia era pegar o Trem Leito de Tanger para Marrakesh que saia por volta das 09:00 da noite e chegava em Marrakesh no dia seguinte pela manhã. Com o atraso do Ferry acabamos perdendo o trem. Esse trem leito é meio concorrido e dependendo da época do ano é necessário comprar com antecedência. Pegamos esse trem na volta e posso dizer que realmente vale a pena pagar um pouco mais por este conforto. No vagão normal você ira viajar em uma cabine para 6 pessoas. Se estiver cheio vai acabar viajando sentado sem poder dormir.

 

O transporte por trem e onibus é barato no Marrocos. Não tenho muito certeza sobre os valores exatos mas a viagem pelo leito custaria algo como 10 dolares mais caro. Realmente vale a pena.

 

Dá pra chegar ao Marrocos também por Tariffa e por Celta. Pelo que vi em outros sites, recomenda-se por Algeciras ou Tariffa. Provavelmente a frequencia de Ferries é bem maior principalmente em Algeciras.

A passagem vai custar uns 35 EUR/pessoa somente ida. Existem alguns Ferries mais rápidos que chegam em até 40 minutos, mas são mais caros. No Ferry Normal a viagem dura 1h e meia.

 

O que eu acho obrigatório conhecer em Marrocos é Marrakesh e Fes.

Marrakesh é uma cidade super bacana preparadíssima para turistas. Tem até McDonalds e Pizza Hut árabe ! Visite a Medina e a Praça Jema el Fna ! A praça vale a pena ir de dia e de noite.

A cidade de Fes é a capital religiosa do Marrocos. A Medina (centro velho da cidade) é coisa de louco. É como se você tivesse voltado 500 anos atrás no período medieval. A primeira impressão é um choque total de culturas e hábitos. Dá pra ficar assustado no primeiro dia. Depois vc se acostuma.

 

Se realmente estiver disposta a percorrer distâncias maiores, não deixe de conhecer Ben Ait Hadou, Deserto de Merzouga e Gorges of Todga. São paisagens muito bonitas fora a noite no deserto.

 

Prepare-se para ser assediada a todo instante. Essa foi a parte chata. Todos querem se aproveitar do Turista. Todo mundo quer ser seu guia turistico. Todo mundo quer te vender alguma coisa (e como não dá pra esconder que somos turistas, o preço é outro). Fica até chato. Mas no final vc se acostuma e encara numa boa.

 

Cuidado com furtos. Isso pode ocorrer. Assaltos acho muito dificil. Tem polícia pra todo lado e a sentença para quem assalta é severa. O nosso guia disse que eles cortam a mão do cara. Não sei se é verdade.

 

Bom, escrevi pra caramba. Espero ter ajudado. Se tiver mais perguntas é so me mandar. Será um prazer !!!

 

Turzito

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Veronica,

 

Nós não reservamos nada. Foi tudo meio pelo guia tipo Lonely Planet. Na verdade usamos um guia chamado Footprint. Tinha um Japa na excursão q tava usando o LP e achei bem melhor que o nosso. Recomendo você comprar um guia desses, ajuda bastante.

 

Fómos em Janeiro/06 o que seria baixa temporada. Talvez por isso tenha sido fácil encontrar Hotéis. O tempo também estava bem frio, mesmo no deserto. Pelo que me falaram no verão, faz muito calor e no inverno faz bastante frio. Quando vc estará indo ?

A agência de turismo que pegamos fica na Praça Jema El Fna. Procure o Hotel Ali que eles te direcionam para a Agencia. De qualquer forma segue as referências:

 

Sahara Expedition

Angle El mouahidini & Bani Marine, 1er étage

Marrakesh

Tel. 212 (0) 44-427977

site: www.saharaexpe.ma

saharaexpe@menara.ma

 

Eu não posso garantir 100% de certeza mas acho que se você contratar a agencia pelo site, talvez fique mais caro. De qualquer forma tem muiiitas agências de turismo em Marrakesh e não faltará opções. Nos pesquisamos um pouco quando já estavamos lá e essa agência foi a mais em conta. Me lembro que quando estava preparando a viagem, sempre que faziam cotações pelo site, era mais caro.

 

Nosso pacote foi de 3 dias e 2 noites. Conhecemos Garganta de Dades & Todgha, Ben Ait Hadou e o deserto de Merzouga. Eles tem varios pacotes. Depende também da formação de um grupo. Por isso assim que chegar a Marrakesh veja as datas de saida dos grupos para não perder a viagem.

 

Com relação aos Hoteis, usamos muito o IBIS da Accor. Hotel no Marrocos até que é barato. No caso do IBIS pagamos coisa de 40- 50EUR para o casal num quarto bacana (banheiro privativo e cama de casal). Em Fes e Marrakesh o IBIS ficava exatamente do lado da estação ferroviária.

No guia LP tem várias recomendações. Tem até os RIADS que são hoteis tipicos Árabes com decoração e costumes da população.

 

Tivemos problema somente com um hotel em Marrakesh. Queríamos economizar e encontramos um hotel por 20EUR para o casal. Mas acabamos ficando uma noite apenas. Era meio sujo, banheiro compartilhado, etc... Acho que vale a pena gastar um pouquinho mais pelo conforto. Não utilizamos albergue no Marrocos.

 

O trem dá pra comprar na hora, sem problemas. Vi em alguns sites que em alta temporada, talvez haja algum problema com o trem leito.

 

Outra pergunta, vc vai viajar sozinha ?

 

Turzito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Turzito,

 

pode deixar foto é comigo mesmo. Adoramos! Eu estava dando uma olhada nos passeios que saem de Marrakesh, e tem uma noite que se acampa no deserto?

 

Como vc foi de Marrakesh para Essaouira ? Será que meio dia nesta cidade basta?

 

Vc viu na sua viagem alguma informação se setembro não é um bom mes? Eu estou tentando fugir do verão, mas queria esta data para aproveitar o feriado. E em tudo que li a respeito do tempo falava que os melhores meses eram de Outubro a Abril.

 

E para comer no Marrocos? Qual é o preço? Em um restaurante tipico por exemplo?

 

Quanto vc imagina o custo de um casal por dia: fazendo os passeios, transporte, hotel e alimentação?

 

Obrigada,

 

Verônica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Veronica,

 

O pacote que fizemos junto a aquela agencia de Turismo foram 3 dias e 2 duas noites. Uma das noites foi em um acampamento Berbere no meio do deserto. Muito legal ! Inclusive vc vai para o acampamento de camelo. A noite estrelada entao, nem se fala. Se prepare para ficar sem tomar banho por um bom tempo !

 

Com relação a Essaouira saímos de Marrakesh. Chegando cedo, dá pra ir e voltar no mesmo dia. Só da pra ir de onibus . É bem legalzinha a cidade. Compre a passagem de volta no momento em que você chegar na cidade. Corre-se o risco de não encontrar mais passagem se você for comprar no final do dia quando for você for embora. Vimos um casal que literalmente ficou na mão e não estava mais conseguindo comprar passagem. Tiveram que voltar de taxi. Fica mais caro.

 

Dentro da cidade, use o petit taxi. É bem mais barato que os Grand Taxis (mercedões velhos).

 

Com relação a comida, os pratos que vc mais vai encontrar é Tagine de alguma coisa (frango, vaca, etc...), Brouchette (espetinho de alguma coisa tb) e Cuscuz de alguma coisa tb. No começo é bom, mas depois fica enjoativo. Sem ir naqueles restaurantes muito luxuosos, vc acaba gastantdo uns 6EUR por pessoa. Ahhh, não deixe de ir a praça Jema el Fna em Marrakesh à noite e fazer uma refeição naquelas inúmeras barraquinhas. Se você não ligar muito pra questão de higiene, é bem legal !!! Em Marrakesh ainda, vc vai encontrar McDonalds e Pizza Hut. Foi nossa salvação ! Já não aguentava mais Tagine !

 

O Marrocos é um lugar barato. O problema é que muitas coisas para turistas eles metem a faca. O taxi (Petit Taxi) é bem barato e é um opção legal para transporte dentro da cidade. Para viajar entre cidades, usamos Trem e Onibus, que também é barato. Acho que no site da CTM (http://www.ctm.co.ma) tem os preços e horários. Com relação ao hotel, é aquilo que te falei. Tem hoteis muito bons que são caros. Um médio fica em torno de 30EUR a 50 EUR por casal por noite. Agente deve ter gasto algo como 70 EUR para o casal, na média, sem contar as comprinhas.

 

Abraços

Turzito

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Verônica,

 

Vários Mochileiros comentam sobre os pacotes dessa agência pelos site nos mundo todo. Acho que o custo-benefício eh muito bom. Na verdade, nos passamos a segunda noite no deserto. A primeira noite foi em um hotel bem simplesinho, perto da Gorges of Dades, que eh uma bela paisagem também.. O Hotel era bem simples, com chuveiro quente. O jantar estava incluso.

 

Pelo que me lembro o nome dos lugares eram: Ben Ait Hadou, Gorges of Todgha, Gorges of Dades e Merzouga.

 

Com relação a ida às Medinas, sugiro pegar um Petit Taxi. Eh baratinho e você ganha tempo. Para a Medina de Fes, sugiro vc pegar um guia. A Medina é muito grande e dá pra se perder fácil por lá.

 

Dicas extras: cuidado com fotos das pessoas. Ou o marroquinho vai te cobrar algum $$ por você ter tirado uma foto dele ou ele vai ficar bravo. Na praça Jema El Fna, combine o preço antes de tirar as fotos com os macaquinhos, cobras e Odaliscas. Eles estão lá só pra isso. Tipo, pague uns 5 Dirhams (0,50cents de euro).

 

Abraço

Turzito

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Galera. Cheguei do Marrocos!!! Foi SHOW a viagem. Muito divertida e curiosa!

 

Posso dar-lhes algumas dicas de transpostes:

 

AVIÃO: Para mim é o melhor meio de se chegar ao Marrocos, por ser rápido e barato. Eu cheguei de Veneza e voei pela Myair (custou uns 70 euros e em 1h40 já estava em Casablanca) No aeroporto de Casablanca tem estação de trem que te leva até o centro.

De outros lugares da Europa também tem vôos baratos, como Madrid ou Londres para Marrakech ou casablanca, pela Easyjet (até uns 40 euros com antecedência). No aeroporto de Marrakech você pega um ônibus que passa a cada 1/2 hora e te deixa ao lado da Praça Jema El Fna. Moleza!

 

TREM: Para se locomoverem dentro do Marrocos não tem outra. É o trem mesmo! Seguro e eficiente, faz ligação entre as principais cidades. Não tem como comprar pela internet, mas tb não precisa.

Para ficar mais tranquilo, basta você comprar a passagem de saída assim que vc chegar na cidade ou então dá um pulinho de táxi na estação e compre 1 dia antes. Isso só para ficar mais tranquilo, pois é possível comprar passagens na hora.

1ª e 2ª classe: Os trens lá tem 2 classes. A 2ª classe tem poltronas confortáveis mas não são numeradas e as pessoas podem viajar de pé. Sendo assim, as vezes fica difícil de encontrar um lugarzinho (e lembre-se que vc estará com uma mala ou mochila pesada). Mesmo que você consiga sentar, vai acabar constrangido com a quantidade de senhoras de idade e crianças e mais crianças de pé, com malas, etc, ao seu lado. Se não quiser ceder o seu lugar não se preocupe, pois eles não estão acostumados com isso.

Sendo assim, eu recomendo a 1ª classe. É pouca coisa mais cara, mas vc vai com lugar marcado e ninguém de pé. E ainda passa um carrinho vendendo lanchinho.

 

ÔNIBUS: Não utilizei muito. Exceto em Marrakech, onde você pode pegar um ônibus para o aeroporto. Ele leva cerca de 20 minutos é custa 2 euros.

 

TÁXI: Pode usar a vontade. Custa barato demais!!! P.exemplo: uma corrida da estação de trem até o seu hotel vai custar o equivalente a 3 euros no máximo. As corridas de um ponto a outro da cidade custam em geral cerca de 2 euros. Eles são em geral Fiat Uno ou Clio, são sempre carros pequenos (Em Casablanca e Fez são vermelhos e em Marrakech são bege). Não pegue os Mercedões, estes vão para fora da cidade e são caros.

Mas ATENÇÃO: SEMPRE que entrar num táxi, mande o motorista iniciar o taximetro. Sempre faça isso, mesmo que pegue o taxi na estação de trem. Eles sempre vem com conversa de que na estação é outro preço. Então basta vc sair e pegar outro.

 

Enfim, transporte não é problema no Marrocos!

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não é conveniente mulher sozinha no Marrocos. Não aconselho. A não ser que vc ande somente em locais muito movimentados e não passe a noite por aquelas ruazinhas dentro da Medina, ou seja, impossível.

Eu estava no centro moderno de Marrakech às 14h e fui ao Mercado enquanto minha esposa foi sozinha em uma loja, a 100 metros de distância. Ela disse que 2 caras a seguiram falando um monte de coisa (ainda bem que ela não entendeu).

Temos que entender que a cultura deles é muito diferente da nossa. As mulheres lá não tem liberdade, muitas nem o rosto mostram.

Para ter uma idéia: mesmo acompanhada eles olham tanto para as mulheres de fora, que parecem que vão arrancar um pedaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...