Mendoza - Guia de Informações

Guias de viagem sobre destinos na Argentina, tutoriais e tópicos com dicas criados pela comunidade. Quer criar um guia, enviar um dica ou postar um tutorial? Crie seu tópico aqui


Mendoza - Guia de Informações

Mensagem não lidapor leocaetano » 28 Nov 2008, 12:34

Atualizado em janeiro/2010


Este tópico é um Guia de Mendoza que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Veja como contribuir com o Guia de Mendoza:
1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Mendoza - Perguntas e respostas
2- Escreva um relato sobre sua viagem por Mendoza
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Mendoza

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:18

Guia de Mendoza
Capital do vinho da América do Sul.

A cidade de Mendoza fica na província de Mendoza, sendo sua capital e maior cidade, junto à Cordilheira dos Andes e muito próxima da fronteira com o Chile. É a quarta maior cidade argentina e está a cerca de 1058 km da capital Buenos Aires e a 360 km da capital chilena Santiago.

Mendoza é originalmente uma cidade chilena fundada em 1561 que passou a pertencer à Argentina em 1778. Em 1861, a cidade sofreu um imenso terremoto que originou um grande projeto de reconstrução da cidade de forma ordenada a partir de 1863, que é facilmente visível ao visualizar um mapa da cidade – quadras quadrangulares com as mesmas proporções e praças estrategicamente localizadas. Por este motivo também a cidade não conta com quase nenhuma edificação de estilo colonial. É uma cidade é muito arborizada, bem sinalizada e organizada, com um trânsito bem tranqüilo.

A zona climática em que se localiza a cidade favorece o cultivo de uva, com seus vinhos Malbec já tradicionais em toda a Argentina e muito conhecidos no próprio Brasil e no mundo. Recentemente, a cidade passou a ser conhecida também como uma das nove capitais mundiais do vinho. Destaca-se na Argentina também pela produção de azeite, pecuária e exploração de petróleo. Foi eleita em 2005 como a cidade mais digital da América Latina.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Quando ir?

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:20

Geografia e Clima

Mendoza está localizada em ma região de clima semidesértico, toda arborizada com muitas praças e parques, que depende do degelo das montanhas para ter água em seus rios que abastecem a cidade. O ar é completamente seco e ressecam as narinas e os olhos. No verão faz um forte calor, com média de 24ºC, e no inverno faz bastante frio, com média de 9ºC, quando estradas na região podem ficar bloqueadas devido a nevascas, principalmente na estrada que liga a cidade com Santiago, no Chile. Entretanto, pouco chove e só neva em uma ou duas ocasiões ao ano. Junto com o verão, podem vir chuvas de granizo e tempestades elétricas na região. Na primavera, ventos tornam o clima mais agradável.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Transportes

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:21

Como Locomover-se

A cidade possui um aeroporto que atende vôos domésticos e internacionais. Liga-se ainda para outras cidades argentinas e à cidade chilena de Santiago por rodovias e linhas de ônibus de diversas empresas como Andesmar e El Rápido.

Para se locomover pela cidade, pode-se utilizar táxis, bondes elétricos e ônibus. Uma parte dos ônibus é bi-articulada, sendo a maior frota da espécie na Argentina, sendo chamados de trolebús. Uma outra forma de conhecer a cidade é de bicicleta, muito comum por Mendoza.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

O que fazer?

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:25

Principais Atrações

Três dias é um tempo razoavelmente bom para se conhecer o básico de Mendoza. Entre as atividades para se fazer próximas à cidade, destaque para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como esqui, snowboard, cavalgada, trekking, rafting, canoagem e montanhismo, entre outras. O ponto mais alto das Américas, o Aconcágua, é a atração mais procurada por trekkers e alpinistas.


Centro

Parque San Martín, foto de Leonardo Caetano em Multiply
Parque San Martín
A principal atração dentro da cidade de Mendoza é o belo Parque San Martín que é o grande centro de lazer local para prática de esportes e outras atividades, como piqueniques, e visitas ao Jardim Zoológico e ao Parque de La Ciencia Eureka. Dentro do parque há ainda o estádio de futebol Malvinas Argentinas, que foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Um bom passeio é alugar uma bicicleta no local, percorrer o parque e ir até o Cerro de La Gloria, no alto do morro dentro do parque. O city tour em Mendoza também vai ao local e conta bastante da história da cidade e do país quando chega a este local.

No centro da cidade, ainda pode-se visitar a Plaza Independencia, o centro da cidade e a maior das praças da cidade. Na praça acontecem shows e feiras de artesanato, além de abrigar o Museo Municipal de Arte Moderna. O mais importante museu da cidade é o Museo del Area Fundacional, que mostra relíquias históricas da cidade e fotos e vestígios da cidade antes do terrível terremoto que a devastou.


Parque Provincial Aconcágua

Aconcágua, foto de Alessandro (Ale*) em flickr
Aconcágua
O parque protege a parte da Cordilheira dos Andes onde está o Aconcágua – maior pico das Américas, do Ocidente, do Hemisfério Sul e o maior ponto fora da Ásia. O morro possui 6.960m de altura e recebe um grande número de turistas curiosos. A entrada do parque se situa a 4 km de Puente del Inca e a 180km de Mendoza. O parque pode ser conhecido através de trekkings de um a mais dias e para se chegar ao pico do morro são necessários sete dias, através de trekkings, ou pelo menos quatro dias escalando, depende do tempo e da aclimatação necessária do escalador. O parque fica em pleno funcionamento entre os meses de novembro e março, nos demais meses não é aconselhável fazer a subida ao pico, principalmente no inverno. Diversos passeios são realizados por agências, tanto para subir até os diferentes acampamentos quanto apenas para conhecer o parque ou para visualizar o Aconcágua.


O Vinho

A principal atração da cidade são suas famosas bodegas e vinícolas. A maioria se encontra longe do centro da cidade, por isso o ideal é alugar um carro, contratar os serviços de uma agência para conhecer duas ou mais bodegas ou alugar uma bicicleta e fazer seu próprio roteiro. São mais de 1.200 vinícolas na região de Mendoza, portanto são inúmeras opções. Rutine, Catena Zapata e Lopez são as mais clássicas e a principal estrela é a uva Malbec - pela qual o vinho argentino é apreciado mundialmente. Em fevereiro é feita a colheita das uvas e quem visitar a cidade nessa época pode acabar conseguindo uma visita para colher algumas uvas além de degustar os vinhos.


Esqui

Penitentes
http://www.penitentes.com
Penitentes é a estação de esqui mais próxima e conhecida de Mendoza, localizada no Parque Provincial Aconcágua. São 25 pistas com excelente qualidade de neve excelente para diversos níveis de dificuldade - incluindo níveis de competição. A temporada de esqui na estação normalmente ocorre entre meados de junho e início de setembro. Entre as opções para se hospedar na própria estação, há quatro apart-hotéis, dois albergues, um hotel, uma pousada e um refúgio. A cidade mais próxima da estação é Puente del Inca (mais informações a seguir).

Vallecitos
http://www.skivallecitos.com
Vallecitos é uma estação de esqui situada na região montanhosa chamada de Cordón del Plata. Apesar de mais próxima da cidade de Mendoza, é mais rústica e menor que as demais. Por estas razões não é tão popular quanto as outras - e essa é a vantagem da estação. O acesso à estação se dá a partir de Villa Potrerillos.

Las Leñas
http://www.laslenas.com
Las Leñas possui 28 pistas com diversos níveis de dificuldade. Na pré-temporada serve de estadia dos principais competidores de inverno da América do Sul e alta sociedade argentina. Conta com seis hotéis e dois apart-hotéis como infra-estrutura. A cidade mais próxima da estação é Malargüe (mais informações a seguir).


Arredores

San Rafael

Cañón del Atuel, foto de Cerdeira Mariano em flickr
Cañón del Atuel
A cidade de San Rafael está a 230km de Mendoza de característica similar, mas em menor proporção, possuindo ruas, praças e arquitetura similares, assim como sua própria produção de azeite e vinhos, com mais de 80 bodegas e vinícolas. As principais visitas turísticas à cidade estão diretamente ligadas a esportes de aventura, como rafting e canoagem. O Cañón del Atuel é um cânion com cerca de 20km de extensão e é cortado pelo rio El Nihuil que proporciona a prática deste esporte dentro do cânion.


Uspallata

Curvas de Villavicencio, foto de La!a em flickr
Curvas de Villavicencio
Uspallata está a 105km de Mendoza e no meio de um vale. É uma cidade de terra onde a principal atração turística de quem visita a cidade é o passeio às Curvas de Villavicencio que pode ser facilmente contratado em Mendoza também. O passeio consiste em percorrer a antiga estrada que ligava Mendoza ao Chile, com belas paisagens. As curvas referem-se aos incontáveis números de curvas – conhecidas como caminho das 365 curvas – que são fascinantes quando observadas de um mirante na estrada. No caminho, encontram-se ainda as Termas de Villavicencio que pode ser visitada no passeio completo. As outras atrações próximas à cidade são o Aconcágua e as Bóvedas de Uspallata – antigas ruínas indígenas.


Puente del Inca

Puente del Inca, foto de Sebastian (teoteco) em flickr
Puente del Inca
Puente del Inca, ou apenas Inca, é um povoado situado próximo da base do Aconcágua onde os efeitos da altitude já começam a ser notados, a 176km de Mendoza. O nome vem da formação natural que aparenta uma ponte e foi muito utilizada pelos incas. É muito conhecida por suas águas termais que eram exploradas por um hotel próximo à ponte que foi destruído por uma avalanche. A coloração amarela provém das águas sulforosas que brotam de uma fonte termal próxima. A 6km do povoado, se encontra a estação de esqui Penitentes.


Malargüe

Las Leñas, foto de Armando Acunagray em flickr
Las Leñas
Malargüe está localizada a cerca de 416km de Mendoza e apresenta paisagens fantásticas, cavernas, como a de las Brujas, e lagoas como a Llancanelo, povoada de flamingos e outras aves. Outras atrações da cidade são o Parque del Ayer e o Museo Regional, que inclui múmias e dinossauros. Próximo da cidade está a Reserva Provincial La Payunia que possui vegetação e paisagem patagônicas. A uma distância de cerca de 30km da cidade, se encontra a estação de esqui Las Leñas, freqüentada pela alta classe portenha e onde acontecem os campeonatos argentino, brasileiro e sul-americano na pré-temporada de esqui.


San Juan

Ischigualasto, foto de Carlos Díaz em flickr
Ischigualasto
San Juan está a cerca de 165km de Mendoza e é ponto de partida para conhecer inúmeras atrações próximas da cidade. Entre as atrações da cidade estão a moderna catedral, os museus Casa de Sarmiento e de Ciências Naturais e algumas bodegas e vinícolas. Entre as atrações naturais, destaque para os parques Ischigualasto e Talampaya. O Ischigualasto é também conhecido como Valle de La Luna, por possuir paisagens similares a da lua, e é local de descoberta de inúmeras ossadas de dinossauros, inclusive possui árvores petrificadas. O Talampaya possui como maior atração um cânion cercado de imensas formações rochosas em cor de ferrugem, além de sua rica fauna, com diversas espécies de aves, e inscrições rupestres.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Qual é a boa?

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:27

A Noite de Mendoza

A noite não é a grande atração da cidade, mas de terça a sábado bares lotam de jovens que se sentam ao ar livre para tomar umas cervejas e refrescar a garganta. As boates normalmente só funcionam de quinta-feira a sábado, mas os pubs estão abertos diariamente. As boates mais conhecidas são:

Iskra - http://www.iskradiscopub.com.ar

Geo - http://www.geodisco.com
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Restaurantes

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:35

Onde Comer

Mendoza não é tradicional por pratos típicos, mas recomenda-se comer um bom lomo com um vinho tinto mendocino ou uma truta com um vinho branco mendocino. E não se esqueça de temperar sua salada com um azeite mendocino!

Anna Bistro – Restaurante muito bonito com comida razoável e preço alto. Local para se comer pescados, principalmente salmão, e uma boa empanada.

Bar Antares – Bar com ótimos petiscos, mas com uma cerveja artesanal ruim.

El Palenque – Lanchonete para se comer hambúrgueres e empanas.

La Marchigiana – Restaurante italiano mais famoso de Mendoza com ótima comida, atendimento e de preço razoável. http://www.marchigiana.com.ar

La Mora – Restaurante italiano com bom preço e com ótimo atendimento.

Las Tinajas – Restaurante com buffet livre com diversos pratos típicos argentinos. http://www.lastinajas.com

Mercado Central – Há diversos pequenos restaurantes que servem lanches e até alguns pratos menos trabalhados com preço razoável.

Montecatini – Restaurante italiano fundado por italianos apaixonados por Mendoza. Prove as massas com pescados. http://www.montecatinimza.com.ar
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Hospedagem

Mensagem não lidapor leocaetano » 24 Jan 2009, 16:38

Onde ficar

ALBERGUES

::cool:: ::cool:: ::cool:: Albergues mais recomendados pelos mochileiros no fórum:
Hostal Confluencia - http://www.hostalconfluencia.com.ar
Puertas del Sol - http://www.hostelpuertasdelsol.com.ar
SosaHaus - http://www.sosahaus.com

::cool:: ::cool::Albergues recomendados pelos mochileiros no fórum:
Campo Base - http://www.hostelcampobase.com.ar
Hostel Alamo - http://www.hostelalamo.com

::cool:: Albergues citados pelos mochileiros no fórum:
5ta Hostel - http://www.quintahostel.bbt.net.ar
Hostel Cuyum Mapu - http://www.hostelcuyummapu.com.ar
Hostel Independencia - http://www.hostelindependencia.com.ar

Albergues não recomendados pelos mochileiros no fórum:
Andino Hostel
Casa Pueblo - http://www.casapueblohostel.com
Damajuana - http://www.damajuanahostel.com.ar
Hostel Internacional Mendoza - http://www.hostelmendoza.net
Life House Hostel - http://www.lifehouse.com.ar


HOTÉIS
::cool:: ::cool::Hotéis recomendados pelos mochileiros no fórum:
Necochea - http://www.hotelnecochea.com.ar
Savoy
Windsor

::cool:: Hotéis citados pelos mochileiros no fórum:
Cordón del Plata - http://www.hotelcordondelplata.com.ar
Xumec - http://www.xumecmendoza.com.ar
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro


Créditos

Mensagem não lidapor leocaetano » 25 Jan 2009, 09:57

EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1546
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro


Voltar para Argentina - Guias, Tutoriais e Dicas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante