Mergulho no Blue Hole

Guias e Troca de informações sobre destinos em Belize.

Mergulho no Blue Hole

Mensagem não lidapor thiagozuza » 24 Nov 2010, 19:13

Acabei de retornar de uma viagem da América Central. Passei por Costa Rica, Guatemala, Belize e México. Vou fazer o relato depois com calma, mas acho que o mergulho no Blue Hole em Belize merece um relato a parte. Primeiro porque não encontrei em lugar nenhum maiores informações sobre o mergulho e segundo porque o mergulho é fantástico. Não só o Blue hole em si, mas os 3 mergulhos e a visita a ilha que são feitos por todos os barcos que saem para mergulhar no Blue Hole.

Blue Hole

O Blue Hole fica localizado perto da barreira de corais de Belize chamada Lighthouse Reef, a duas horas de barco de Caye Caulker.

Blue Hole

É um buraco no meio do mar do caribe, com 300 metros de diâmetro e 130 de profundidade. Suas paredes rochosas são irregulares, com algumas cavernas repletas de estalactites e estalagmites.

Esquema do Blue Hole
foto copiada de http://qwickstep.com/.

Como Mergulhar lá???

Para se mergulhar no Blue Hole, normalmente os barcos saem de Caye Caulker ou San Pedro (Ambergris Caye). Às vezes também saem barcos de Belize City ou de Placencia (sul de Belize).

Fui por Caye Caulker. Lá existem 2 empresas que te levam pra fazer o mergulho:

Frenchie´s - http://www.frenchiesdivingbelize.com/

Big Fish - http://www.bigfishdivecenter.com/

As empresas geralmente fazem o mergulho no Blue Hole em dias alternados, ou quando completam um barco de no mínimo 10 mergulhadores.

O pacote em qualquer uma das 2 operadoras custa entre 300 e 400 Belizes, dependendo se é alta ou baixa temporada e do número de mergulhadores no barco.

1 dolár americano = 2 belizes

O pacote inclui:

Barco
Café da Manhã
Todo equipamento de mergulho
3 imersões (Blue Hole, Half Moon Caye e The Aquarium)
Água
Snacks (frutas, biscoitos)
Visita e Almoço em Half Moon Caye

Experiência???

As empresas cobram apenas a certificação OPEN WATER para realização dos mergulhos. Eles aceitam PADI, NAUI ou PDIC. Apesar disso, recomendo que tenham também a certificação avançada, ou uma boa experiência, já que o mergulho no Blue Hole é profundo e não é muito simples. Algumas pessoas podem não se sentirem confortáveis se deparando com tubarões enormes a mais de 40 metros de profundidade.

Para mergulhadores não certificados, as empresas permitem que realizem o passeio da seguinte forma:

Fazer um batismo no dia anterior, que eles chamam de Discovery Scuba.
Fazer apenas Snorkel no Blue Hole.
Fazer os outros 2 mergulhos em dupla com o Dive Master.

Mergulhos

Os mergulhadores devem estar às 5:30 da manhã no escritório da empresa para o café da manhã e as primeiras instruções. O barco sai às 6 da manhã, chegando às 8 no Blue Hole.

Blue Hole

Tempo total – 30 minutos
Tempo de fundo – 8 minutos
Profundidade máxima – 45 metros
Vida Marinha – Pouca
Formações Rochosas

O mergulho no Blue Hole, por ser o mais profundo, obviamente é o primeiro. A descida é bem rápida até se chegar na profundidade de 45 metros, onde tem cavernas e estalactites enormes. Nos primeiros 10 metros de descida pode-se observar alguns cardumes de peixes. Depois somente paredões rochosos. No fundo vimos vários tubarões. Segundo o Dive Mastes, eram das espécies Black Tip e Caribean Reef Shark. Também podem ser vistos os Bull Sharks e Tubarões martelo. Nos 8 minutos de fundo entramos em um lado da caverna, passamos entra as estalactites, que são enormes, e saimos do outro lado, como se fosse um túnel. A subida é bem lenta. Fomos rodeados por 3 tubarões por um tempo. Eles tinham entre 3 e 4 metros. Quando chega a 5 metros para fazer a parada descompressiva tem uma corda com 1 cilindro amarrado, já que todos chegam com muito pouco ar. Cada 2 mergulhadores respiram nos reguladores desses cilindros durante a parada descompressiva, e depois é feita a subida normalmente. A grande atração do mergulho são os tubarões e as formações rochosas. Não tem muita vida marinha como nos outros 2. Achei impressionante. Dá pra arrepiar vendo tubarões tão grandes de tão perto.

Half Moon Caye

Tempo Total: 45 minutos
Profundidade máxima – 25 metros
Vida Marinha – Média
Muitos Corais coloridos

Half Moon é o nome da ilha que os barcos param para o almoço. O segundo mergulho é na barreira de corais que fica em frente à ilha. É um mergulho muito fácil se comparado com o primeiro. A visibilidade é muito boa e pode-se ver uma diversidade muito grande de peixes, apesar da pouca quantidade. Também vimos algumas raias e uma moreia entrando em um buraco. Nesse mergulho vimos o curioso LionFish.

The Aquarium

Tempo Total: 50 minutos
Profundidade máxima – 18 metros
Vida Marinha – muito
Muitos corais coloridos

O terceiro mergulho é o mais fácil e o que tem mais vida marinha. O lugar faz jus ao nome. Realmente parece um aquário. Aqui se vê de tudo. Grande variedade de peixes e em grandes quantidades. Lagostas, raias, carangueijos e grande variedade de corais coloridos. Vimos um bixo parecendo uma aranha grande... muito legal!!!

Para efeito de comparação, nesta mesma viagem, depois de Belize fui ao México e mergulhei 2 vezes em Cozumel e de longe os mergulhos de Belize foram muito melhores e mais interessantes.

A Ilha

Outro ponto alto do passeio é a visita à Half Moon Caye, onde geralmente os mergulhadores almoçam. É uma ilha de preservação ambiental, cheia de coqueiros, rodeada pelo mar cristalino e com diversas aves exóticas. Na ilha há um pier onde os barcos param, um escritório de preservação ambiental onde há banheiros, algumas mesinhas com cadeiras embaixo dos coqueiros para almoçar e um deck de observação de pássaros. É inexplicavelmente bonita!!! O barco nos deixou no pier onde foi o almoço. Depois cruzamos a ilha por uma trilha até o observatório dos pássaros e depois seguimos até o outro lado da ilha onde o barco nos aguardava.

Pra quem for a Belize, esse passeio é imperdível. Mesmo pra quem não faça o mergulho no Blue Hole, conhecer Half Moon Caye e fazer os outros 2 mergulhos já vale a pena... e muito!!!!

Abaixo algumas fotos que tiramos, pra ilustrar um pouco desse mergulho no paraíso:

O caminho
Imagem

Descendo no Blue Hole
Imagem

Estalactites no Blue Hole
Estalactites
Imagem do site da empresa. As nossas nao ficaram boas.

Caribean Reef Shark
Imagem

Half Moon Caye Reef
Imagem

Lion Fish
Imagem

The Aquarium
Imagem

Imagem

Half Moon Caye
Imagem

Imagem

Pássaro estranho na ilha
Imagem

Golfinhos na volta para Caye Caulker
Imagem
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Re: Mergulho no Blue Hole

Mensagem não lidapor Carol Adler » 25 Nov 2010, 11:44

Ei Thiago!

Demais essa trip! As imagens são sensacionais! ::otemo::

Muito boa as dicas! Fico no aguardo do relato da sua trip toda!

Carol
:wink:
Colaborador Caribe | Venezuela | Colômbia | Pára-quedismo

Links dos meus relatos:
Bogotá, Cartagena de Indias e Isla San Andrés - Colômbia
Los Roques - Venezuela.

Blue skies e Bons pousos
Saudações aos que tem coragem, aos que estão aqui pra qualquer viagem...
Carol Adler
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Nana C » 01 Dez 2010, 16:41

Realmente fantásticas as fotos!! Vou fazer uma trip passando por vários países da América Central e fiquei mto interessada em Belize..mas 300 belizes um mergulho? Não existe outro preço para o blue hole mesmo?Com esse preço fica completamente inviável pra mim :(
Nana C

Mensagem não lidapor thiagozuza » 02 Dez 2010, 10:24

O Nana.

Infelizmente o mergulho no Blue Hole é caro mesmo. Ele fica longe e só saem barcos grandes e rápidos. Tanto que só saem com no mínimo 10 mergulhadores. O mar é um pouco agitado até lá, portanto acho que é até perigoso ir em um barco pequeno. Um menor preço, só se for saindo de outra cidade. Existe uma cidade ao sul, chamada Placencia, que começou operar mergulhos para o Blue Hole a pouco tempo, talvez lá o preço seja menor.

Lembrando que o mergulho partindo de Caye Caulker inclui:

Barco
Café da manhã
almoço
equipamento completo
3 mergulhos

abraço
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor andre amaral » 02 Dez 2010, 14:53

Show de bola, Thiago. Blue Hole certamente está minha "lista de desejos" pra mergulhar.

US$ 150 não achei caro para 3 mergulhos com tudo incluído. Se pensarmos, paga-se mais ou menos isso (R$ 250) pra uma saída com 2 mergulhos na Laje de Santos.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor taks2008 » 08 Jan 2011, 23:30

thiagozuza,

Sensacional sua dica!

Me diga uma coisa. Pra quem tem somente o curso básico de mergulho, ir pro Blue Hole acaba sendo um pouco desvantajoso em termos de custo/benefício, não? Será que eu teria que começar a correr atrás de cursos avançados? Quais?

Valeu

Adilson
taks2008

Mensagem não lidapor thiagozuza » 09 Jan 2011, 15:03

Olá Adilson.

No Blue Hole eles exigem apenas a certificação OPEN WATER, ou seja, o curso básico. Portanto se você já é mergulhador básico, as empresas já permitem que você realize o mergulho no Blue Hole.

Acontece, que trata-se de um mergulho profundo, 45 metros. Sua certificação básica te permite, pelo menos na teoria, mergulha apenas a 18 metros de profundidade. Então para realizar o mergulho no Blue Hole, é RECOMENDADO, por questões de segurança, que o mergulhador tenha o curso avançado ou seja um mergulhador experiente, com vários mergulhos realizados.

O curso avançado - ADVANCED SCUBA DIVER - pode ser realizado nas principais certificadoras, como PADI e NAUI.

No curso avançado você aprende teoria e prática de mergulho profundo (40 metros), mergulho noturno e com visibilidade restrita, busca e recuperação, uso da bússola e navegação, entre outras novidades em relação ao básico.

Se for pra Belize sem o curso avançado, você poderá fazer todos os mergulhos, mas o Blue Hole requer uma atenção especial por causa da grande profundidade. Atente-se para isso.

abraço
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor murch » 11 Jan 2011, 01:40

Fantástico o seu post!

Pretendo ir para lá em Agosto .. para um live-aboard de 1 semana... mergulhando..

Depois coloco um post aqui tbem

Você sabe se em agosto o clima é bom por lá ?

Abraços

Murch.
murch

Mensagem não lidapor thiagozuza » 12 Jan 2011, 19:48

Com relação a temperatura, em Belize faz calor o ano todo, não precisa se preocupar. Chover, chove um pouco, mas chove muito em setembro e outubro. O que você tem que se preocupar são com os furacões. Agosto começa a temporada de furacões que vai até outubro, portanto é bom verificar a previsão antes de ir.

abraço
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor cicci » 02 Fev 2011, 18:28

Oi Thiago,
Pretendo ir a Belize em abril e adorei encontrar seu post sobre o local, pois realmente possuem poucas informacoes na internet a respeito do mergulho no blue hole. Parabens pela iniciativa!!
Tenho varias duvidas. POde me ajudar?
1- O mergulho no blue hole eh acompanhado por um diver master, certo? Ele vai como guia?
2 - Belize precisa de visto. Foi facil conseguir o visto? Qual o procedimento?
3- Eu estarei em Cancun e de lá pretendo ir a Belize. Sabe me dizer qual a melhor forma pra fazer esse deslocamento?
4 - Quatro dias sao suficientes para Belize?
5 - Vc viu algum passeio de sobrevoo sobre o blue hole? Acredito que um passeio assim deve ser fantastico.
6 - Teria uma indicacao de hotel em Belize?
7 - E vc já estve em Cuba? Ja fez algum mergulho la?

Desculpe pela quantidade de perguntas. :)
Obrigada desde já
Ps: lindas suas fotos. amei!
Ci
cicci

Mensagem não lidapor thiagozuza » 03 Fev 2011, 21:56

Olá Cicci,

Seguem as respostas:

cicci escreveu:1- O mergulho no blue hole eh acompanhado por um diver master, certo? Ele vai como guia?
No meu grupo foram 2 dive masters, um vai na frente guiando e outro vai atrás pra ver se ninguém está tendo problemas.

cicci escreveu:2 - Belize precisa de visto. Foi facil conseguir o visto? Qual o procedimento?
O visto é fácil conseguir na hora. Basta ter o passaporte válido, 2 fotos 3x4 e pagar 50 dólares.

cicci escreveu:3- Eu estarei em Cancun e de lá pretendo ir a Belize. Sabe me dizer qual a melhor forma pra fazer esse deslocamento?
De cancún você pega um onibus direto pra Chetumal. De Chetumal você pode ir de ônibus pra Belize City ou de Barco para Ambergris Caye ou Caye Caulker.

cicci escreveu:4 - Quatro dias sao suficientes para Belize?
Depende do que você quer fazer. Se for ficar como eu só em Caye Caulker, 4 dias são mais do que suficientes.

cicci escreveu:5 - Vc viu algum passeio de sobrevoo sobre o blue hole? Acredito que um passeio assim deve ser fantastico.
Não vi em Caye Caulker, mas sei que tem de Belize City.

cicci escreveu:6 - Teria uma indicacao de hotel em Belize?
Todo mundo fala do Tina's hostel, um albergue muito bom que tem perto do pier que você vai desembarcar. Eu cheguei e estava lotado, porisso fiquei ao lado.

cicci escreveu:7 - E vc já estve em Cuba? Ja fez algum mergulho la?
Fui em Cuba sim, mas só conheci Havana, não mergulhei.

abraço
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor cicci » 04 Fev 2011, 08:03

Thiago,
Mil vezes obrigada! Vc ajudou muito mesmo!
Se tudo der certo, depois conto como foi a viagem.
Belize ainda nao confirmei, mas Cuba já esta fechado.
Abraco
Ci
cicci

Mensagem não lidapor mhxxgfq » 05 Abr 2011, 22:38

Sensacional Thiago!!
Só agora que eu vi o seu post, mas pelo jeito foi uma experiência única esse mergulho no Blue Hole...
Agora fiquei mais frustado pelo meu mergulho lá ter sido cancelado por causa do mar agitado! Mas paciência, só não sei se vou segurar a vontade ou vou acabar voltando pra lá pra fazer esse mergulho..
Mas concordo com você, acabei de voltar do México e apesar do mergulho em Cozumel ter uma ótima visibilidade e bastante corais, os mergulhos que fiz lá em Caye Caulker foram muito melhores, principalmente em relação a vida marinha, pois lá pude ver tartarugas, raias, tubarões (nurse shark), barracudas, moréia e muito mais peixes.. E mesmo se vc fizer só snorkel você vai conseguir ver tudo isso.
Lógico que todas as experiências relacionadas a natureza podem variar muito, mas se tivemos as mesmas percepções deve ser pq Belize é mesmo melhor pra mergulhar que Cozumel.
Abraço
Marcos
mhxxgfq

Mensagem não lidapor thiagozuza » 06 Abr 2011, 18:39

Então!! Com certeza preferi Belize a Cozumel. O que acontece também é que Cozumel tem muitos turistas, muita gente mergulhando e talvez isso possa interferir também!!! Recomendo Belize pra todo mundo que curte mergulhar!!!
thiagozuza
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor otaviosydriao » 09 Nov 2011, 21:35

Thiago, como se faz para chegar de Belize City a Caye Caulker? Estou indo para México, Guatemala e Belize! Pelo o que olhei no google maps é uma ilha bem afastada da cidade. O que além disso tudo vale a pena conhecer no país?

Abraço!
otaviosydriao

Próximo

Voltar para Belize