Ir para conteúdo

Buenos Aires - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Atualizado em março/2010

 

[info]Este tópico é um Guia de Buenos Aires que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia de Buenos Aires:

1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Buenos Aires - Perguntas e respostas

2- Deixe sua dica sobre onde se hospedar no Tópico: Buenos Aires - Hospedagem

3- Deixe sua dica sobre onde comer no Tópico: Buenos Aires - Alimentação

4- Deixe sua dica sobre para onde sair no Tópico: Buenos Aires - Baladas e Noitadas

5- Escreva um relato sobre sua viagem por Buenos Aires[/info]

 

 

[t1]Buenos Aires - Guia de Informações[/t1]

Capital federal da República Argentina e segunda maior aglomeração urbana da América do Sul.

 

[align=justify]A cidade, chamada pelos locais de Capital Federal, é um dos centros culturais de maior importância da América Latina com uma grande oferta cultural de museus, teatros e bibliotecas. Buenos Aires, ainda, foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design e foi a primeira na América Latina a oficializar uniões homossexuais, em 2003. Sua economia é baseada em serviços, com 70% do PIB.

 

Buenos Aires foi fundada em 3 de fevereiro de 1536 por Dom Pedro de Mendoza, colonizador espanhol, com o nome de Nuestra Señora del Buen Ayre. A cidade foi abandonada, arrasada pelos índios e refundada em 11 de junho de 1580 por Juan de Garay com o nome de Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora del Buen Ayre. A cidade acabou por adotar Buenos Aires, através da mutação do nome do porto e primeiro nome da cidade. Nuestra Señora del Buen Ayre era uma homenagem à Virgem da cidade italiana de Cagliari que protegia os navegantes.

 

O leque cultural amplo da cidade se deve à diversidade de quem a habitou ao longo de sua história, como italianos, franceses, portugueses, negros e crioulos. Um exemplo disso é o lunfardo, dialeto que se desenvolveu a partir de meados do século XIX nas zonas pobres de Buenos Aires, Rosário e Montevidéu. O lunfardo ficou imortalizado em letras de música popular, como o tango, que se desenvolveu em cafés e bares tradicionais principalmente na Avenida Corrientes e desde então é onde se encontram alguns de seus teatros de maior importância. A gastronomia portenha também se destaca por sua diversidade.

 

Buenos Aires é ainda conhecida como a Paris da América do Sul, pois é uma cidade única no continente, com variada arquitetura, cultura, onde se destaca a música e a arte, e uma vida noturna agitada. Com mais de 13 milhões de habitantes, é considerada a segunda maior metrópole da América do Sul em termos populacionais.

 

A cidade está no mesmo fuso horário de Brasília e só possui uma hora a menos quando o horário de verão é aplicado em algumas regiões do Brasil. A tensão elétrica é de 220V, o código internacional telefônico da Argentina é 54 e o da cidade de Buenos Aires é 11. Bancos e agências de câmbio funcionam de segunda a sexta de 10h às 15h. O comércio funciona de 9h às 20h. Em alguns bairros é costume fechar ao meio-dia, prolongando-se o horário da tarde até às 22h. Aos sábados o horário é de 9h às 13h.

 

Os Shopping Centers abrem às 10h e fecham às 22h todos os dias da semana, inclusive domingos depois das 12h. Durante os fins de semana as praças de alimentação ficam abertas até a 1h da manhã e os cinemas têm sessões que começam a essa hora. Os supermercados ficam abertos de 9h às 22h. As principais redes abrem também aos domingos, geralmente a partir das 12h. A moeda nacional é o peso. As cédulas em circulação são de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 pesos e as moedas são de 1 peso e 1, 5, 10, 25 e 50 centavos. Todas as bandeiras de cartões de crédito são aceitas.

 

Para brasileiros, não é necessário visto de entrada no país nem de nenhuma vacina para a cidade. Os visitantes brasileiros devem preencher uma cartela de turismo a ser apresentada na entrada juntamente com o passaporte ou carteira de identidade, com até de 10 anos de expedição. A permanência autorizada, em princípio, é de 90 dias. Os empresários ou viajantes de negócios devem solicitar, nos consulados argentinos, visto específico que autoriza estadas inferiores ou iguais a 90 dias, prorrogáveis uma vez por igual período. Para permanência no país por prazos superiores ou com outros objetivos, deve ser solicitado previamente o visto correspondente nos consulados argentinos no Brasil.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Geografia e Clima[/t1]

 

[align=justify]A Cidade de Buenos Aires é limitada pelo Rio da Prata, o Riachuelo e pela Avenida General Paz, que separa a cidade da província de Buenos Aires. Se encontra quase em sua totalidade na região dos pampas e tem uma população de 2,9 milhões de pessoas.

 

Buenos Aires é uma cidade com uma grande densidade demográfica. Cerca de 40% dos portenhos não nasceu nem na capital nem na Grande Buenos Aires. É uma parte da população que migrou das províncias do norte argentino e de outros países limítrofes. Tem ainda um nível de criminalidade alto, mas cerca de três quartos destes delitos são contra a propriedade, sendo a taxa de homicídios baixa.

 

Quanto a clima, Buenos Aires tem as quatro estações bem definidas. Sua temperatura média anual é de 16,5°C, com os meses de verão bastante quentes e úmidos, sendo que a temperatura varia entre 22° e 33°, com picos de 40°, onde são comuns as chuvas de verão. Já no inverno faz frio e venta muito, com temperatura média variando entre 3°C e 18°C, podendo chegar a alguns graus abaixo de zero. A primavera e o outono são amenos e a temperatura nessas épocas do ano varia entre a mínima de 13° e a máxima de 22°. O último registro de neve era de 1918 até uma recente nevasca atingir quase toda província de Buenos Aires em julho de 2007. As chuvas são mais comuns no outono, na primavera e no verão, caracterizando-se por chuvas breves e de baixa intensidade, exceto no verão.[/align]

clima-bsas.gif.a0e91791f42b63b1e74f012b2c3524ed.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

[t1]Como Locomover-se[/t1]

 

[align=justify]A cidade conta com dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Ezeiza e o Aeroparque Jorge Newbery, para vôos domésticos. Possui um terminal rodoviário - Retiro - de onde partem e chegam linhas de ônibus para todas as regiões do país e para cidades do Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil. Conta ainda com ferry-boats que a conecta com cidades uruguaias como Colônia do Sacramento e Montevidéu.

 

 

 

Ônibus

 

 

O ônibus conta com mais de 180 linhas e é o meio de transporte mais usado pelos portenhos. Se compra as passagens nos próprios veículos que só aceitam moedas e funcionam 24 horas por dia. O outro meio massivo utilizado para acessar a cidade é a rede ferroviária, já que todas as linhas férreas do país confluem em Buenos Aires e são um meio de deslocamento rápido dentro da cidade. Esse é também o principal meio utilizado para ir à cidade de Tigre.

 

 

Lembrete:

 

:arrow: Só aceitam moedas

 

:arrow: Nas paradas de ônibus existem números indicando quais os ônibus que param ali.

 

:arrow: Fale ao motorista seu destino e ele imprimirá o ticket.

 

:arrow: Site para planejar rota e ver qual ônibus pegar: http://www.omnilineas.com.ar

 

 

Metrô

 

O metrô de Buenos Aires conta com cinco linhas em funcionamento, com mais de 40 km de extensão, e mais uma sexta linha em construção. A Linha A é também uma atração turística porque ainda conserva os trens que se utilizavam em princípios do século XX, de 1913, primeiro metrô da América Latina. A passagem é comprada nas estações através de cartões.

Metrô de Buenos Aires, Subte, clique aqui.

 

 

Táxis

 

Outra forma de locomoção na cidade são os táxis, padronizados na cor preta com teto amarelo. Eles são melhores para percorrer pequenas distâncias.

 

Remises

 

Espécie de rádio-táxi, que são a melhor opção para viagens de média e longa distância. A vantagem é que o preço final está previamente estipulado e, portanto, não aumenta com um engarrafamento, como acontece com os táxis. Por questão de segurança, convém sempre contratar o serviço em agências autorizadas ou por telefone.

 

Carro Próprio ou carro alugado

 

Para dirigir carro próprio ou alugado em Buenos Aires, é preciso ser maior de idade, portar carteira de identidade ou passaporte, registro de habilitação nacional ou internacional e documentação do carro. Quanto a acesso marítimo à cidade, o porto de Buenos Aires é o maior do país e já foi a principal entrada marítima da Argentina, mas hoje o principal acesso marítimo turístico é via Tigre, cidade próxima de Buenos Aires que possui conexão direta com cidades uruguaias.

 

Lembretes:

 

:arrow: Pra quem vem do Ezeiza utilize a Manoel Tienda Leon, o preço vai sair bem mais em conta. Um taxi vai custar em média uns 100 pesos.

 

:arrow: Hostel’s suites Floridas, Obelisco e outros oferecem esse translado gratuito, veja com seu hostel o serviço pode sair bem mais em conta.

 

:arrow: Saido do aeroparque não tem muitas opções, ônibus linha 33 até o centro ou taxis, negocie mesmo com o taxista quanto ira custar a corrida.

 

 

Mapa da Cidade de Buenos Aires:

[picturethis=http://www.cafedelasciudades.com.ar/imagenes46/mapa_comunas.gif 447 400 Mapa de Buenos Aires][/picturethis][/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Por MGazzoni e leocaetano

 

[t1]Principais Atrações[/t1]

 

[align=justify]De três a cinco dias, dentre eles o final de semana, é um tempo razoavelmente bom para se conhecer diversas coisas da capital portenha. Final de semana, pois é somente nesses dias que se pode freqüentar as feiras de San Telmo e da Recoleta.

 

Os shows de tango são um dos principais atrativos da cidade, até porque constituem uma das características mais afamadas da cultura argentina. São muitas as casas de espetáculos que apresentam shows variados de dança e música, muito procurados por quem faz turismo na cidade.

 

A cidade praticamente não dorme. Aproveite o dia para visitar museus, parques, praças, bairros, prédios históricos e monumentos. Tome um banho e relaxe vendo algumas das besteiras que há na TV portenha ou preciosidades como "Tumberos", um seriado sobre a vida na prisão. Saia para jantar entre 21h e 22h e, por volta de 1h ou 2h, já é hora de ir a uma (ou várias, em "peregrinação") boate. Na atualidade, Buenos Aires se converteu no atrativo turístico da comunidade homossexual mais importante da América Latina.

 

Entre os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, setor formado praticamente pelos bairros de Monserrat, San Nicolas e San Telmo.

 

 

[t3]Centro – Montserrat e San Nicolas[/t3]

 

Casa Rosada - foto de Hanneorla em flickr

[picturethis=http://farm1.static.flickr.com/12/69786174_72254ba8e2_o.jpg 320 240 Casa Rosada]A cidade começou a se construir ao redor da Plaza Mayor, hoje Plaza de Mayo, onde as instituições administrativas da colônia estavam instaladas. A Plaza de Mayo é o centro cívico de Buenos Aires, onde se pode encontrar os principais edifícios institucionais da cidade. A Casa de Gobierno ou Casa Rosada, construída entre 1860 e 1880, o monumental Banco de La Nación, o Cabildo, onde se originou o primeiro governo pátrio em 1810, a Catedral de Buenos Aires, entre outros...

 

A Plaza foi cenário dos sucessos históricos mais relevantes. Presidentes e seus discursos, revoluções, reclamações obreiras, protestos sociais, rebeliões, caídas, a declaração da guerra com a Inglaterra, Eva Perón e uma lista interminável de acontecimentos decisivos para a nação. A leste da Praça pode-se observar a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina, onde, antigamente, se encontrava o Forte. Uma dica legal é ver as trocas de guarda dos Granaderos de San Martín, entre 7h e 19h, em todas as horas ímpares.[/picturethis]

Ao norte da Plaza se encontra a Catedral Metropolitana, de estilo neoclássico, com 12 colunas representando os 12 apóstolos. No seu interior, se encontra o mausoléu e restos do General Don Jose de San Martín, libertador do Chile e Peru. Logo ao lado, o Banco de La Nación. Outra importante instituição colonial, o Cabildo, está localizada a oeste e não se conserva em sua forma original já que parte de sua estrutura foi demolida para a abertura da Avenida de Mayo e a diagonal Julio A. Roca. Aqui se estabeleceu o primeiro governo pátrio, o primeiro antecedente de emancipação de Espanha, chamada a Revolución de Mayo, precisamente o dia 25 de maio de 1810 - por isso o nome da praça.

 

A Avenida de Mayo é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio del Congreso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico: se encontram instalados a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros. Abaixo desta avenida, corre a Linha A do metrô de Buenos Aires que, ao ser inaugurado em 1913, se converteu no primeiro da Ibero-América. Ao chegar ao final da avenida, pode-se observar um conjunto de praças, entre elas a Plaza Lavalle, decoradas com vários monumentos e esculturas, entre as quais se encontra uma cópia assinada de O Pensador, de Rodin.

 

Entre outras atrações da região, estão a histórica Avenida Corrientes, imortalizada com o tango e seus cafés, livrarias e cinemas, o Obelisco, cartão-postal da cidade, e o belo Teatro Colón. Nas proximidades do teatro, encontra-se ainda a famosa Calle Florida, uma rua comercial de pedestres extremamente movimentada onde se encontra o luxuoso shopping Galerías Pacífico e o Centro Cultural Borges.

 

Em Montserrat, pode-se visitar, além disso, a Manzana de Las Luces. Ali se encontram alojados vários edifícios com grande valor histórico, como a Igreja Santo Inácio e a sede do Colégio Nacional Buenos Aires. Pode-se ainda observar os túneis ocultos que corriam a cidade durante a época colonial ou o edifício onde funcionou o Conselho Deliberante, de 1894 a 1931. Próximo à Manzana, estão ainda a Igreja de São Francisco e o Museu da Cidade.

 

 

[t3]Retiro[/t3]

 

Torre de Los Ingleses - foto de Pachioca Lopez em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3249/2647541258_bab12e2f9d_b.jpg 180 240 Torre de Los Ingleses]No bairro de Retiro, que começa no fim da Calle Florida, está a estação de trem de mesmo nome, de onde se vai à Tigre e para os bairros menos turísticos da cidade, e, ao seu lado, a rodoviária de também mesmo nome, de onde se vai para qualquer lugar do país de ônibus. Passando por aqui, aproveite para comprar logo sua passagem de ônibus, caso vá viajar de ônibus para mais alguma cidade argentina ou da sul-americana.

 

Há vários monumentos e edifícios emblemáticos da cidade na região de Retiro, como os monumentos aos Caídos na Guerra das Malvinas ao General San Martín - na Plaza San Martín -, assim como a Torre de Los Ingleses - uma réplica do relógio Big Ben inglês - e o Edifício Kavanagh, um dos mais altos da cidade. Em volta da praça está ainda o bonito Palácio San Martín.[/picturethis]

 

[t3]Puerto Madero[/t3]

 

Puente de la Mujer - foto de Carlos Alkmin em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2364/2247082827_510b3f79cf.jpg?v=0 320 240 Puente de La Mujer]Revitalizado há cerca de 9 anos, em plena região central da cidade, abriga atualmente o maior pólo de diversão portenha, que, para alguns, já tira o posto da Recoleta. Há vários restaurantes, cinemas, casas noturnas, lanchonetes e cafés, passeios, museus, o Iate Clube, hotéis e uma bela vista do rio e de novos pólos financeiros e residenciais de Buenos Aires. Bom para um passeio durante o dia também quando há tours locais.

 

O bairro conta ainda com um cassino, apesar de eles serem proibidos na província de Buenos Aires. A história do cassino é pitoresca: para driblar a lei, seus donos o instalaram dentro de um navio em Puerto Madero. Lá, ele não fica sediado no território de Buenos Aires, e, assim, responde às leis marítimas, que permitem o jogo.

 

Um acontecimento interessante é observar (depende da sorte) as pontes que, para dar passagem aos barcos, giram e encaixam-se nas laterais, ao contrário da grande maioria que se ergue.

 

Entre os restaurantes, há opções de massas, carnes (inclusive um brasileiro), peixes e buffets. Os cardápios ficam visíveis na frente dos estabelecimentos para consulta de preços e opções. Encontrar um lugar, no entanto, pode ser motivo de estresse. Uma tentativa é reservar antes. O povo argentino costuma sair para jantar a partir das 22h, especialmente às sextas e sábados.[/picturethis]

 

[t3]San Telmo[/t3]

 

Detalhe de feira de antigüidades em San Telmo - foto de skiba3 em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2272/2517954423_491c7e3fd9.jpg?v=0 320 240 Detalhe da feira de antigüidades em San Telmo]Marque na agenda portenha: domingo (e só) é dia de ir a San Telmo. É imperdível! A principal característica do bairro, é a concentração de antiquários e galerias de arte que deixam qualquer um com vontade de redecorar a casa. Apesar dos preços nem tão satisfatórios para o bolso brasileiro, San Telmo mantém o charme em mais de 30 antiquários, entre 200 pontos comerciais.Todo domingo, de manhã à tarde, a Plaza Dorrego de San Telmo é ponto obrigatório, dando espaço à Fería de San Pedro de Telmo. Não precisa comprar nada, mas vá, dê uma volta entre as barracas, onde vendem-se talheres, bandejas de prata, mesas, cadeiras, luminárias, moedas, tudo de época.

 

Por ser ponto de concentração turística, artistas se apresentam nas ruas, desde os dançarinos de tango até os que fazem performances de estátua viva, todos pintados de branco, prata ou dourado, em troca de uma moedinha. Nunca tente tirar fotos dos artistas sem deixar-lhes uma moeda, você pode ser ofendido por alguns, afinal, eles estão lá para ganhar a vida.[/picturethis]

Além dos bares, cafés e restaurantes, San Telmo abriga também uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires, a El Viejo Almacén, que oferece jantar e show.

 

Encontra-se aqui, também, um complexo jesuíta formado pela igreja de Nossa Senhora de Belém, a Paróquia de San Pedro Telmo e o Museo Penitenciário "Antonio Ballve". O Museo Histórico Nacional e o Parque Lezama, onde foram alojadas várias esculturas e monumentos situam-se também na mesma área.

 

 

[t3]La Boca[/t3]

 

Calle Caminito - foto de Daniel Korzeniewski em flickr

[picturethis=http://farm2.static.flickr.com/1091/1096956490_c00c800401.jpg?v=0 320 240 Calle Caminito]Reduto de criminalidade, o bairro da Boca é, para todo o mundo, um exemplo de maquiagem (ou seria revitalização?!). Formado por imigrantes italianos, em maioria, o bairro tem como característica principal às casas construídas com lata. São cortiços, na verdade, feitos com pedaços de navios em que chegaram os italianos no passado, como reza a história.

 

Revitalizadas (ou maquiadas?!) com ajuda do governo, algumas casas ganharam cores fortes e identificação em qualquer lugar do mundo. A sua rua mais famosa é a Caminito, que ganhou homenagens como nome de tango e é ponto turístico obrigatório. É um espaço turístico, e talvez a moeda de troca com a população local. Por estar na periferia de Buenos Aires, o bairro não é aconselhável à noite, pois tem becos muito escuros e perigosos, uma linha de trem assustadora e uma comunidade nem tanto amigável, segundo o que dizem.

 

No Éden Caminito, no entanto, a arte é efervescente. Há artesanato, telas de artistas locais e que vendem, por 10 pesos ou 30 pesos, quadros originais que podem servir de lembrança local. Lá também há dançarinos de tango pelas ruas e performistas que fazem estátua viva para divertir o público. Há músicos e uma espécie de display de madeira conhecidíssimo dos turistas, que podem simular que estão dançando tango na hora de fotografar.

 

Nas redondezas da rua, onde também é permitido ser turista, tem lojas que vendem quinquilharias para turistas, como chaveirinhos e coisinhas para levar para casa, bares e cafés para sentar e conversar.

 

No bairro, se encontra ainda a famosa sede do clube argentino mais famoso do mundo e de maior torcida no país, do Boca Juniors - La Bombonera. O bairro se transformou em palco da maior rivalidade no futebol argentino, contra o arqui-inimigo River Plate. Entrar no gramado da Bombonera é quase impossível, só abre em dia de jogo.[/picturethis]

 

[t3]Recoleta[/t3]

 

Cementerio de La Recoleta – foto de Daniel (pecado para dos) em flickr

[picturethis=http://farm2.static.flickr.com/1229/1352445033_7d3a89ff8e.jpg?v=0 320 240 Cementerio de La Recoleta]Um dos bairros mais legais, a Recoleta é imperdível, principalmente nos finais de semana devido à enorme feira de artesanatos, e por seus cafés e bares. Imitando Paris, possui grandes áreas verdes e fachadas em estilo francês. Apesar de ter perdido um pouco no setor de diversão para Puerto Madero, o charmoso bairro ainda concentra algumas construções de época e uma das ruas mais caras do comércio portenho.

 

A feira de antigüidades e artesanatos diversos, ótimos para escolher aquela lembrança, localizada na Praça da Recoleta, é ponto de parada obrigatória.

 

E, mesmo que possa parecer mórbido, entrar no cemitério da Recoleta é uma atração, no mínimo, pitoresca. Lá estão enterradas as principais figuras da história Argentina, entre elas, a talvez mais famosa, Eva Perón. Outro detalhe "interessante" são os caixões que ficam expostos, e não enterrados ou colocados em gavetas como de costume. Há uma tradição também que toda familia, ao sepultar um ente, que leve um gato, provavelmente para que este evite a proliferação dos ratos. Você notará um grande número destes animais lá.[/picturethis]

É na Recoleta que fica o Hard Rock Café argentino, com sua lojinha de camisetas, bonés e moletons famosos que circulam por aí, bem como um shopping de design e móveis, interessante para os estudantes de arquitetura. O bairro também abriga o Museo Nacional de Bellas Artes, recheado de novidades e instalações em sua volta, prédios e monumentos, a embaixada do Brasil, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nuestra Señora del Pilar, o Palais de Glace e o Bar La Biela.

 

 

[t3]Palermo[/t3]

 

Jardín Japonés - foto de Adri Campuzano em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2152/2457034691_38393f880f.jpg?v=0 320 240 Jardín Japonés]É um bairro residencial e de lazer, com muitas praças onde crianças brincam, amigos praticam esportes e famílias fazem piquenique. O bairro é dividido atualmente em dois - Palermo Soho e Palermo Hollywood. Hollywood abriga os restaurantes mais chiques e caros, já o Soho é mais animado, com muitos bares e feiras artesanais. O parque 3 de Febrero é um dos maiores e mais populares da cidade.

 

O Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires - o MALBA - é um dos mais importantes do país e se encontra no bairro de Palermo, onde também se situam os Bosques de Palermo, o Planetário, o Jardim Japonês e o Zoológico de Buenos Aires.[/picturethis]

 

[t1]O Tango[/t1]

 

Argentina é Tango. Buenos Aires é Tango. Aqui formou-se, aqui se toca, aqui se canta, aqui se dança. Bem-vindos á capital internacional do tango!!!

 

O Tango é a manifestação cultural e popular, mais relevante de Buenos Aires e da própria Argentina. É o selo da identidade argentina e da nostalgia dos portenhos. As suas letras e sons refletem à paixão, melancolia, sensualidade, às vezes ao drama, às vezes ao pranto, à alegria, emoção do que foi, do que podia ter sido; ou do que é, do que não é, ou do que será. O tango possui admiradores e fanáticos em todo o mundo.

 

 

[t1]Arredores[/t1]

 

[t3]Tigre[/t3]

 

Tigre - foto de Leonardo Caetano em Multiply

[picturethis=http://images.leoduca.multiply.com/image/17/photos/12/500x500/28/DSC01196.jpg?et=HSX7y0%2Bakf6s2Cdd7P9YFQ&nmid=14151828 320 240 Tigre]A cidade de Tigre está localizada a 20 km da capital argentina. O destino faz parte de quase toda viagem à Buenos Aires, pois é uma cidade linda e de lá que partem os barcos para conhecer o Delta do Paraná, onde um conjunto de ilhas arborizadas podem ser vistas no passeio pelos vários braços do Rio Paraná. Para os interessados em ir ao Uruguai da Argentina, Tigre é a estação que faz a ligação com o país.

 

Além do passeio de barco, a cidade conta com uma arquitetura única, com um certo glamour antigo, dois museus - o Naval e o da Reconquista - e o Tigre Club, um belo edifício nos moldes de luxuosos hotéis europeus de dois séculos atrás.

 

O percurso do trem que sai de Retiro, em Buenos Aires, para a cidade dura cerca de uma hora, com duas opções - o Tren de La Costa, que percorre a costa de Buenos Aires com alguns cafés pelo caminho até Tigre, e o trem comum que para em diversas estações até a cidade. O Tren de La Costa parte da estação Bartolomé Mitre e é uma atração a parte. http://www.welcomeargentina.com/ciudadbuenosaires/tren-de-la-costa.html[/picturethis]

 

[t3]La Plata[/t3]

 

Catedral Metropolitana de La Plata - foto de Enrique López-Tamayo Biosca em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3051/3036663381_4a57338453_o.jpg 240 180 Catedral Metropolitana de La Plata]A cidade de La Plata é a capital da província de Buenos Aires e está localizada a 50 km de distância da capital federal Buenos Aires. A cidade foi construída com o objetivo de ser a capital provincial quando Buenos Aires se tornou a capital federal. Seu planejamento lembra muito o planejamento da cidade brasileira de Brasília.

 

Suas principais atrações são o Paseo del Bosque, com seu Museu de Ciências Naturais - primeiro na América Latina sobre o assunto -, a Plaza Moreno, com sua catedral que possui um museu dentro de uma cripta, e a Plaza San Martín com a Pasaje Dardo Rocha, um importante centro cultural da cidade que abriga cinemas e museus, entre outras atrações.[/picturethis]

 

[t3]Mar del Plata[/t3]

 

Mar del Plata - foto de Francisco Javier Sanz em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2299/2243697567_8922ee38ab_b.jpg 320 240 Mar del Plata]A cidade de Mar del Plata é a principal opção do verão para os habitantes da cidade de Buenos Aires. Nessa época, a cidade fica lotada de turistas ocupando os imensos arranha-céus e pequenos edifícios de estilo pintoresco, além de lotarem casas noturnas e restaurantes. É o principal balneário do país com 8 km de praia. A cidade localiza-se a 400 km da capital Buenos Aires.

 

Entre as atrações imperdíveis da cidade, além da praia, está a Reserva de Lobos Marinos, uma colônia com centenas de lobos e leões-marinhos. Vale a pena conhecer também a Catedral, o Rambla Casino e o Hotel Provincial, o Torrón del Monje - uma imensa torre em forma de monge de onde se pode ter uma bela visão da praia.[/picturethis]

 

[t3]San Antonio de Areco[/t3]

 

Tradições Gaúchas - foto de animaginaria em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2214/2085956146_1e88b937a4.jpg?v=0 320 240 Tradições Gaúchas]A cidade de San Antonio de Areco, ou apenas San Antonio, fica a cerca de 113 km da capital argentina e é um ponto turístico mais freqüentado por turistas europeus. É um grande centro de tradições dos pampas com famosos festivais tradicionais e bons artesãos. Andando pelas regiões um pouco mais afastadas do centro urbano, é fácil ver as tradições gaúchas no dia-a-dia de seus moradores.

 

A cidade com cara de cidade do interior bem cuidada também conta com atrativos que não são necessariamente ligados à cultura dos pampas, como o Centro Cultural Usina Vieja, o Museu da Cidade, o Parque Criollo e o Museu Gauchesco Ricardo Güiraldes, que reproduz uma velha estância. Há ainda algumas estâncias tradicionais que podem ser visitadas.[/picturethis][/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]A Noite de Buenos Aires[/t1]

 

[align=justify]Para conhecer Buenos Aires nada melhor que mergulhar em sua incansável vida noturna. Muitos acham a noite portenha uma das mais vibrantes, ativas e variadas do mundo. Na cidade que nunca dorme a noite tem seus próprios atrativos.

 

Tudo pode ser uma boa desculpa para o divertimento, desde livrarias abertas altas horas da noite, bares e pubs reunindo amigos, cinemas, restaurantes lotados e programas para continuar a noitada em boates desfrutando um show musical ou indo a teatros alternativos. A noite de Buenos Aires oferece múltiplas opções para viver e desfrutar tudo para qualquer idade, jovens e adultos. Não há dias fixos, pode ser qualquer dia da semana. Sextas e sábados são os mais agitados.

 

A noite inicia-se geralmente depois das 23 horas nos pubs e bares. As boates abrem tarde, geralmente, depois de uma da manhã. Os portenhos vão depois das 2h30 e ficam até as 7h. Outro atrativo importante da noite, são os espetáculos teatrais, clássicos e alternativos, com sessões de madrugada.

 

Entre as principais opções, estão boates, pubs e boliches – bares argentinos com música. Na Argentina, a opção mais em conta para entrar nas boates é a famosa “lista amiga”, normalmente válida até às 2h30, pois 3h é a hora que começam a encher. Depois de 7h da manhã é a hora do nosso tradicional “podrão” e, no caso de Buenos Aires, das cafeterias. Para voltar das noitadas, ônibus é uma opção muito comum, pois funcionam 24h, além dos tradicionais táxis, é claro.

 

Alguns locais para uma grande noite recomendados pelos mochileiros do fórum:

 

Carnal - Considerado um dos dez melhores bares de Buenos Aires, mas que atrai mais o público GLS, principalmente durante a semana. Vale fazer reserva. Palermo, http://www.carnalbar.com.ar

 

Club 69 – Boate GLS muito boa. Quem não é gay também curte bastante. Palermo, http://www.nicetoclub.com

 

Club Museum – Happy-hour com bom som, mas tem que chegar cedo, antes das 22h, pois começas às 19h. San Telmo

 

Crobar– Para quem curte música eletrônica, primeira filial internacional da boate norte-americana de Chicago. Palermo, http://www.crobar.com.ar

 

Cronico Bar – Happy-hour para tomar muita cerveja e, com algumas vezes, shows de rock ao vivo. Não é o mais badalado, mas está sempre cheio e com cervejas geladíssimas, raridade na Argentina. Palermo Soho

 

Frére – Ótima opção para a noite de Buenos Aires, talvez a mais típica delas pela musica, ambiente e freqüentadores. Muito bem localizada em um bairro super seguro para sair e pegar um táxi ou ir caminhando até o ponto de ônibus. Normalmente a entrada antes de 1h30é grátis. Las Cañitas

 

Jackie O. – Boliche de estilo norte-americano com 3 pisos, com música variando a cada dia da semana com bom preço e sempre cheio. Normalmente a entrada é grátis, menos sexta e sábado. É um ambiente tranqüilo, com sofás, mesas e uma pista pequena que fica lotada entre 4h e 5h aos sábados. Las Cañitas

 

Magno Bar & Lounge – Pub para ir acompanhado e tomar vinho nos sofás. Caballito, http://www.magno-bar.com

 

Maluco Beleza – Boate com bom ambiente para dançar a dois com muita música brasileira como pagode, axé, forró e, principalmente, o zouk. Por isso também é muito freqüentado por brasileiros. Centro

 

Mint Lounge – Três ambientes em cima de um píer no Río de La Plata com muita música eletrônica, mas os freqüentadores não são dos mais bonitos. Palermo, http://www.mint-argentina.com.ar

 

Opera Bay – Era a mais famosa, mas está fechada para os desavisados. Puerto Madero

 

Pacha – Uma das melhores de Buenos Aires. Som eletrônico, pessoas meio alternativas e não tão bonitas. Palermo, http://www.pachabuenosaires.com

 

Rey Castro – Boliche de salsa no melhor estilo cubano. San Telmo

 

Rumi Nightclub – Boliche de músicas locais lotado de pós-adolescentes com grana. La Pampa

 

Sahara – Tem 5 pisos, abrangendo desde música eletrônica a salsa e cumbia. Recoleta

 

Sunset Disco – Boate no estilo gafieira afastada da cidade, mas com muita gente bonita. Muito freqüentado por artistas, dançarinos, músicos e modelos portenhos. Olivos, http://www.sunsetdisco.com

 

Tequila – Boate frequentada pela alta classe portenha com muita música eletrônica geradas por renomados DJ's internacionais. Lugar altamente moderno com uma decoração exclusiva.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Onde Comer[/t1]

 

Guia de Restaurantes e Bares de Buenos Aires

http://www.guiaoleo.com.ar/

 

[align=justify]A culinária argentina se caracteriza por muita carne, vinhos e empanadas, em grande parte devido aos italianos e espanhóis. As carnes, temperadas só com sal, quase sempre vêm sempre acompanhadas por batatas e saladas, além do tradicional pão. Entre as principais carnes, destacam-se o bife de chorizo (nosso contra-filé), lomo (nosso filé mignon), carne de cervo e de javali. Não deixe de provar a famosa parrillada.

 

Para enganar o estômago, há o super pancho – o cachorro-quente argentino – e as clássicas empanadas, uma espécie de pastel com massa fina e crocante. Para beber, não se pode deixar de provar a gaseosa (refrigerante) de pomelo e o mate, ou chimarrão para os não-gaúchos. A erva-mate utilizada na Argentina é diferente da utilizada no Brasil, pois é triturada e é mais forte e mais amarga do que a brasileira. E, falando de chá, o té russo ou, como é mais conhecido, té con leche, é uma mistura tradicional argentina, onde se coloca chá no leite. É muito bebido no café-da-manhã assim como as também clássicas media lunas, espécie de croissant argentino.

 

Os doces argentinos também são uma atração de Buenos Aires. O dulce de leche é maravilhoso e os alfajores também! Os clássicos são os da Havanna e, entre os mais baratos vendidos em qualquer esquina, os da Jorgelín são bons. Os sorvetes argentinos também são excelentes, entre eles os sabores de dulce de leche da Freddo e de cassis da Munchi’s.

 

Nos restaurantes, o almoço é servido a partir das 13h e o jantar a partir das 21h. Muitos estabelecimentos oferecem refeições rápidas a toda hora.

 

Alguns restaurantes recomendados pelos mochileiros do fórum:

 

AcaBar – Bar agradável com jogos de mesa bem legal para ir com os amigos. Se pode comer uma boa e barata comida caseira, jogar um pouco e depois ir a um dos boliches próximos. Vive lotado. Palermo

 

Arturito – Restaurante clássico de comida argentina, como bife de chorizo, paella e milanesas. Bom e barato. Centro

 

Bahia Madero – Restaurante muito bacana e não tão abusivo. Puerto Madero, http://www.bahiamadero.com

 

Catalinas – Restaurante de ambiente familiar, típico e com garçonetes muito simpáticas, além de barato! Uma dica é a napolitana con papas. San Telmo

 

El Claustro – Restaurante dentro do convento de Santa Catalina, super agradável, tranqüilo e com uma comida muito bacana... Especializado em cozinha internacional. Centro

 

El Desnível – Restaurante especializado em parrilla. Tem ótimas porções de milanesas e é muito bem freqüentado, além de ter uma das cervejas mais baratas dos restaurantes argentinos. San Telmo

 

El Gauchito – Restaurante minúsculo com preços bem legais. Você escolhe a carne e um acompanhamento. O copo de vinho é barato, assim como as empanadas. San Telmo

 

El Hipopótamo – Restaurante com pratos de massa graciosos e deliciosos muito barato. San Telmo

 

El Mirasol – Restaurante muito bom e caro, mas possui um bife mariposa sem igual e vale cada centavo. Puerto Madero, http://www.elmirasol.com.ar

 

El Obrero – Restaurante clássico fundado em 1954. Fica um pouco escondido, mas vale a pena pelo clima mais informal. Os pratos mais famosos do lugar são o “bife mariposa con papas a la provenzal”, “puchero a la española”, “ravioles de albahaca con masa de espinacas” e “rellenos de muzzarella y parmesano”. La Boca

 

El Palacio de La Papa Frita – Restaurante famoso que impressiona, pois vive cheio de brasileiros. Suas batatas fritas são as melhores de Buenos Aires, mas o restaurante não vale o preço, pois o atendimento é ruim e a carne não possui um preço tão bom. Centro e Palermo, http://www.elpalacio-papafrita.com.ar

 

El Preferido de Palermo – Restaurante no melhor estilo cantina no almoço e um boteco com picadas deliciosas, conservas e outros aperitivos no resto dos dias. Palermo

 

Gran Parrilla del Plata - Restaurante de ótimo custo benefício. Não é turístico, ao contrário, é muito freqüentado por portenhos mesmo. Entretanto, a carne é excelente, principalmente a morcilla con papas bravas – batatas assadas com molho de tomate bem apimentado. Vale chegar cedo, pois por volta de 22h fica lotado. San Telmo

 

Il Gatto – Restaurante italiano com preço razoável e comida muito boa. Centro e Puerto Madero, http://www.ilgatto.com.ar

 

La Americana – Restaurante com a melhor empanada de Buenos Aires. Possuem pizza também. Congreso

 

La Cabalerizza – Restaurante ótimo para comer carnes com melhor preço que outros restaurantes no mesmo bairro. Experimente a tapa de quadril deles. Puerto Madero, http://www.lacaballerizapuertomadero.com

 

La Puerto Rico Café – O mais saboroso café preto de Buenos Aires. Centro

 

La Ventana de Willy – Lanchonete onde tortas, medialunas, empanadas – destaque para a de queijo com cebola – e sanduíches triplos maravilhosos são a especialidade da casa, inclusive com entrega em domicílio. Os sorvetes também são especiais principalmente o de frutas vermelhas. Belgrano

 

Lanchonete Lito’s – Lanchonete com opções bem em conta, como pizzas de mussarela, sanduíches de milanesa, hamburguesas e empanadas. Centro

 

Los Sabios – Restaurante famoso com comida muito boa e barata, do tipo tenedor livre , ou seja, pague pouco e coma até estourar. Almagro

 

Maizales – Restaurante com buffet de comida variada muito bom para comer bem e por um bom preço. Belgrano e Caballito, http://www.ggba.com.ar/maizales/entrada.html

 

Siga a La Vaca – Restaurante de rodízio de carnes, com churrasco e salada livre e mais um litro de refrigerante ou vinho. Lembre-se que o melhor corte é o lomo. Puero Madero, http://www.sigalavaca.com

 

Solo Empanadas – Rede de empanadas que há na cidade inteira. Barata e muito boa. www.soloempanadas.com

 

Sottovocce – Restaurante para jantar a dois, no melhor estilo romântico. Vale reservar com antecedência. Puerto Madero e Centro, http://www.sottovoceristorante.com.ar

 

The Grants – Restaurante de cozinha internacional no estilo “all you can eat”, ou seja, você come a vontade e é muito bem atendido por um bom preço. Suas especialidades são parrilla e shushi. Recoleta

 

Ugi’s – Rede de pizzaria que há em toda a cidade e só possui duas opções, pizza de mussarela com ou sem cebola, mas é muito barata. Uma pizza grande dá para quatro pessoas comer e a pizza ainda pode ser comprada por partes: ¼, ½ ou inteira. E a pizza até que não é tão ruim assim... Vale lembrar que não tem ketchup, mostarda, pratos nem talheres – o negócio é comer na mão![/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Onde ficar[/t1]

 

ALBERGUES

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> [t3]Albergues mais recomendados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

Hostel Suites Florida - http://www.suitesflorida.com, Centro

Milhouse - http://www.milhousehostel.com, Centro

Portal del Sur - http://www.portaldelsurba.com.ar, Centro

 

::cool:::'> ::cool:::'>[t3]Albergues recomendados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

06 Central Hostel - http://www.06centralhostel.com, Centro

Hostel Alkimista - http://www.alkimistahostel.com, Centro

Hostel Colonial - http://www.hostelcolonial.com.ar, Centro

Hostel Estoril - http://www.hostelestoril.com.ar, Centro

Hostel Parada - http://www.hostelparada.com, Centro

Hostel Suites Obelisco - http://www.hostelsuites.com/hostel.php?Hostel+Suites+Obelisco, Centro

Lime House Youth Hostel - http://www.limehouse.com.ar, Centro

Milhouse Avenue - http://www.milhousehostel.com, Centro

St. Nicolas Hostel - http://www.snhostel.com, Centro

Sudamerika Hostel - http://www.sudamerikahostel.com.ar, Centro e Recoleta

 

::cool:::'> [t3]Albergues citados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

America del Sur Hostel - http://www.americahostel.com.ar, San Telmo

Borges Design Hostel - http://www.bdhostel.com, Palermo Soho

Buenos Aires V&S Hostel Club - http://www.hostelclub.com, Centro

Hostel Carlos Gardel - http://www.hostelcarlosgardel.com, San Telmo

Casa Buenos Aires - http://www.casabuenosaires.com.ar, Palermo

Clan House Bed & Breakfast - http://www.bedandbreakfastclan.com.ar, Centro

El Firulete Downtown - Centro

GardenHouse - http://www.gardenhouseba.com.ar, San Telmo

Giramondo - http://www.hostelgiramondo.com.ar, Palermo Viejo

Home Sweet Home - San Telmo

Hostel Garden House - http://www.gardenhouseba.com.ar, San Telmo

Hostel OK San Telmo - http://www.sthostel.com, San Telmo

Hostel One - http://www.hostelone.com, San Telmo

Hostel Sol - http://hostelsol.com.ar, San Telmo

Students House BA - http://www.studentsba.com, Centro

 

[t3]Albergues não recomendados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

Amable Buenos Aires Hostel - http://www.amableba.com.ar, Centro

Art Factory Hostel - http://www.artfactoryba.com.ar, Centro

Avenue Hostel - http://www.avenuehostel.com.ar, Centro

Ayres Porteños - http://www.ayresportenos.com.ar, San Telmo

B.A. Stop - http://www.bastop.com, Centro

Che Lagarto - http://www.chelagarto.com, San Telmo

Down Town Mate - http://www.downtownmate.com.ar, Centro

El Cachafaz - http://www.elcachafaz.com.ar

Estoril Terrazas - Centro

La Casa Fitz Roy - http://www.lacasafitzroy.com, Palermo

Gecko Hostel - http://www.geckohostel.com.ar, Palermo

Hostel Inn Tango City - http://www.hostel-inn.com/?idioma=2&seccion=hostels&id1=5&le2=0&id2=0&le3=0&id3=0&le4=0&id4=0, San Telmo

Hostel Nómade - http://www.hostelnomade.com, San Telmo

Kaixo Hostel Central - http://www.kaixobuenosaires.com, Centro

Kilca - http://www.kilcabackpacker.com, Centro

La Rocca Hostel - http://www.laroccahostel.com, Recoleta

Milonga Hostel - http://www.milongahostel.com.ar, Recoleta

Palermo House Hostel - http://www.palermohouse.com.ar, Palermo

Palermo Suites - http://www.palermosuites.net, Palermo

Pangea Hostel - http://www.pangeahostel.com.ar, Centro

Posada de La Luna - http://www.posadaluna.com, San Telmo

Posta del Barto - Centro

Puerto Limón Hostel - http://www.puertolimonhostel.com, Centro

Sabatico Hostel - http://www.sabaticohostel.com.ar, San Telmo

Sandanzas - http://www.sandanzas.com.ar, San Telmo

Tango Backpackers - http://www.tangobp.com, Palermo

Telmotango - http://www.hostelmotango.com, San Telmo

The Clan House - http://www.bedandbreakfastclan.com.ar, Centro

The Recoleta Hostel - http://www.trhostel.com.ar, Recoleta

Youth Hostel Buenos Aires Suites Palermo - http://www.hostelsuitespalermo.com, Palermo

 

 

HOTÉIS ECONÔMICOS

 

::cool:::'> ::cool:::'>[t3]Hotéis recomendados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

Alcazar - Centro

America Studios - Puerto Madero

Argentina Tango Hotel - http://www.atangohotel.com, Centro

Avenida - Centro

Carlos Via - http://www.carlosvia.com, Abasto

Dolmen - http://www.hoteldolmen.com.ar, Centro

Europa - http://www.eurohotel.com.ar, Centro

Gran Hotel España - Centro

Hotel Chile - http://www.hotelchilebsas.com.ar, Centro

Ibis - http://www.accorhotels.com.br/guiahoteis/ibis/hotel_main.asp?cd_hotel=258, Centro

Regis - http://www.orho-hoteles.com.ar/regis, Centro

Turista - Centro

Uruguay - San Telmo

Vida Baires Hotel - Centro

 

::cool:::'> [t3]Hotéis citados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

Alba - Mar de Ajo

Apart Hotel & Spa Congreso - http://www.apartcongreso.com.ar, Centro

Dazzler Suites Arroyo - http://www.dazzlersuitesarroyo.com, Retiro

El Cabildo - http://www.hotelelcabildo.com, Centro

Facón Grande - http://www.hotelfacongrande.com, Centro

Hotel Cecil - Centro

Hotel Cevallos - http://www.cevalloshotel.com.ar, Centro

Hotel de Las Luces - http://www.hoteldelasluces.com.ar, San Telmo

Hotel Madrid - http://www.hotelmadrid.com.ar, Centro

Hotel Orly - http://www.orly.com.ar, Centro

Hotel Splendid - http://www.hotel-splendid.com.ar, Centro

Maipú - Centro

Marbella - http://www.hotelmarbella.com.ar, Centro

Marriott Plaza Hotel Buenos Aires - http://www.marriott.com/hotels/travel/buear-marriott-plaza-hotel-buenos-aires, Centro

Milán - http://www.milanhotel.com.ar, Centro

Mitre Suites - Caballito

Novel - http://www.novelhotel.com.ar, Centro

O'Rei - http://www.hotelorei.com.ar, Centro

Orleans Hotel - http://www.orleanshotel.com.ar, Centro

Reina - http://www.reinahotel.com, Centro

Ritz Hotel - http://www.ritzbuenosaires.com, Centro

Sheraton Buenos Aires - http://www.starwoodhotels.com/sheraton/property/overview/index.html?propertyID=260, Centro

 

[t3]Hotéis não recomendados pelos mochileiros no fórum:[/t3]

Broadway Hotel & Suites - http://www.broadway-suites.com.ar, Centro

Hotel Colón - http://www.colon-hotel.com.ar, Centro

Hotel Posta Carretas - http://www.postacarretas.com.ar, Centro

Obelisco Center Suites - http://www.obeliscohotel.com.ar, Centro

Viamonte Buenos Aires Apart - Centro

Waldorf - http://www.waldorf-hotel.com.ar, Centro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

[align=justify][t3]Bagagem[/t3]

:arrow: Quem viaja de avião pode trazer, no máximo, US$ 500 em mercadorias sem ter de pagar taxas. Mas o valor máximo permitido em compras em viagens terrestres, fluviais ou lacustres diminui para US$ 300 – (Não entram nestas contas roupas, artigos de higiene, beleza ou maquiagem e calçados para uso próprio, em quantidade e qualidade compatíveis com a duração e a finalidade da permanência no exterior, nem livros, folhetos e periódicos em papel).

 

:arrow: Passageiros com destino ao exterior partindo de aeroportos brasileiros poderão levar apenas líquidos como gel e aerossol, transportados em frascos de até 100 mililitros. Medicamentos líquidos também estão liberados com apresentação da prescrição médica. Bebidas e perfumes lacrados adquiridos nos free-shops estão autorizados.

 

:arrow: Em Suma as companhias aéreas possuem uma taxa de bagagem de 23 quilos, na aerolineas é 20 quilos, tome cuidado com isto.

 

 

[t3]Requisitos para entrar no país[/t3]

 

Os visitantes brasileiros não necessitam de visto de entrada nem passaporte para entrar na Argentina. Basta a carteira de identidade original com menoos de 10 anos de validdade a carteira de habilitação em dia é válida como documento. Ao chegar deverão preencher uma tarjeta de turismo para apresentar junto com o passaporte ou carteira de identidade, aconselho a levar já uma caneta para evitar a fila de espera da mesma, vais economizar já ai uns 10 minutos. Referente a carteira de identidade leve sempre uma que estejas parecido com a foto, facilita.

nos links abaixo esta as informaões na integra.

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/155 ... 2009-pg-61

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/155 ... 2009-pg-62

 

resumindo caso alguem nao consiga abri-lo:

O acordo firmado em 19/11/2009 no Diario Oficial da Uniao estabelece que :

 

A CNH é valida para todos os Brasileiros;

A CNH é valida APENAS por 72 horas;

A CNH é APENAS para quem cruza a ponte Tancredo Neves que liga a cidade de Foz do Iguaçu-BR e Puerto Iguassu-AR; NÃO vale para outra fronteira.

A CNH é valida APENAS para o “Corredor Turistico Iguaçu” isto é, apenas para a região de Foz do Iguaçu e Puerto Iguassu; NÃO vale para que passa pela região e adentre para o interior da Argentina;

 

O BR e a AR poderão exigir outro documento de identificação em caso de eventuais duvidas;

Portanto caso resolva fazer turismo na Argentina por qualquer fronteira a melhor opção é o RG e o passaporte.

 

 

[t3]Telefones úteis:[/t3]

 

Assistência ao Turista: 0800-999-2838

 

Delegacia do Turista:

Atende consultas em inglês, italiano, francês, português e ucraniano.

4346-5748 / 0800-999-5000 / 4514-4253

Corrientes, 436

turista@policiafederal.gov.ar

 

Defensoria do Turista:

Também pode se comunicar com a Defensoria do Turista.

4302-7816

Av. Pedro de Mendoza, 1.835, (Museu de Belas Artes “Benito Quinquela Martín”), La Boca

Segunda a domingo, 0h às 18h

 

Polícia: 101

 

Emergência – Defesa Civil: 103

 

Embaixada do Brasil na Argentina: 4515-2401. Calle Cerrito, 1.350

 

Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires: 4515-6500

Carlos Pellegrini, 1.363, Retiro

diversos@interprov.com.ar

http://www.brasil.org.ar

 

Emergências Médicas:

O serviço de ambulâncias para emergências (SAME) é gratuito.

 

AME - Ligação gratuita - 107

Os hospitais públicos que estão à disposição do turista atendem urgências durante as 24 horas do dia de forma gratuita.

 

 

[t3]Financeiro[/t3]

 

Ainda não sabe qual moeda levar? Fácil. Não se preocupe. Buenos Aires possui dois aeroportos (Ezeiza e Aeroparque).

 

Ezeiza

 

Caso seu destino seja o Ezeiza não se preocupe em trocar dinheiro no Brasil, leve tudo em reais e troque na agência do banco La Nacion que existe no aeroporto, mas cuidado existe no aeroporto duas agências de cambio, procure sempre e sempre mesmo a agência do banco La Nacion existe no aeroporto.

 

Aeroparque

 

Diferente do Ezeiza não possui uma agência do La Nacion no aeroporto, só aquela agência de cotação horrível. Sendo assim aconselho a levar pelo menos uns cem reais em pesos para seu primeiro dia na cidade, assim que puder vá ao centro e troque seu dinheiro lá, pois a cotação é incrivelmente melhor. Acompanhe a cotação das casas de cambio em Buenos Aires pelo site http://dolarhoy.com. O Site alem das cotações mostra os endereços, aproveitem.

 

Tax Free

 

O governo argentino cobra de imposto 21% sobre os produtos vendidos em seu território onde podem ser devolvidos 16% para aqueles que vão levar seus produtos para o exterior. Para isso, é exigido um mínimo de ARG$ 70 por compra, em produtos fabricados no país. Não há prazo para se obter a devolução que é feita através de cheque ou creditado no cartão de crédito. Há postos de atendimento Tax Free Shopping em aeroportos e em centros urbanos.

 

 

Lembretes:

 

:arrow: A maioria das casas de cambio funcionam de segunda a sexta, as cotações do final de semana são horríveis. Horário de funcionamento 10 as 17Hs.

 

:arrow: Para troca de moeda levar identidade e papel de entrada no país dado pela alfandega.

 

:arrow: Peso ($). Notas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 pesos. Moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e de 1 peso. Todas as bandeiras de cartões de crédito são aceitas.

 

:arrow: Para ter direito ao reembolso do Tax Free compre em lojas que possuem o adesivo e peça sempre o cupom do taxi free. Na hora de trocar o cupom por dinheiro no aeroporto sempre chegue bem cedo, pois as filas são imensas.

 

:arrow: Compre um Money belt ou doleira como alguns chamam para carregar seu dinheiro com mais segurança.

 

[t3]Compras em Buenos Aires[/t3]

 

Quando estamos no centro de Buenos Aires e pensamos em compras vem logo a cabeça a calle Florida e as Outles da Rua Santa fé.

 

Na Calle Florida nº 753, você encontra um dos Shoppings mais populares de Buenos Aires, as Galerías Pacífico. Possui mais de 100 lojas, como a Ralph Lauren, Sony Style (ótimo para comprar baterias e cartões de memória originais) e a Nike. Estando lá, não deixe de tomar um sorvete Freddo de dulche de leche ou chocolate nas suas diversas variações (eu recomendo muito o de chocolate com brownie). No sub-solo um lindo chafarriz onde você pode descansar ao lado e curtir o ambiente tranquilo. Funciona de segunda à sábado de 10 às 21hs e nos domingos de 12 às 21hs. Prefira ir lá no período da noite, quando as lojas da Calle Florida já fecharam e as melhores opções de compras são os shoppings

 

Claro que vamos buscar ao máximo nesses locais os melhores produtos, mas deixo a ver que são locais para turistas, já se pergundou aonde os portenhos compram ??

 

No El Once uma das zonas mais cosmopolitas e intensas da cidade. encontra-se as lojas de confecções e comércio popular. Ali convivem pacificamente judeus, árabes, chineses, peruanos, bolivianos, armênios, coreanos em cerca de 3000 lojas atacadistas e varejistas de todos os tipos.Também é onde se pode comprar tecidos. Desenvolvido em torno da Estação ONCE tem como eixos principais a Avenida Pueyrredon e as Calles Corrientes, Rivadavia e Belgrano. A região abriga também o shopping Abasto. Subtes A,B e H.

 

:arrow: Galerías Pacífico (Florida 735 esquina Av. Córdoba): Boas lojas, bons preços

 

:arrow: Passage de la Defensa (Defensa 1179 – San Telmo): Galeria de brechós

 

:arrow: Feira Plaza Serrano (entre Serrano e Honduras, Palermo): Camisetas, artê, bares

 

:arrow: Lacoste (Gurruchaga 1637)

 

:arrow: Stock Center

Av. Santa Fe 3253 (Alto Palermo Shopping Center), Av. Corrientes 3247(Abasto Shopping Center).

 

:arrow: Nike Shop

Av. Corrientes 3247 (Abasto Shopping ), Florida 737 (Galerías Pacifico), Avenida Santa Fe 1665, Pierina Dialessi 360, Dique IV e Puerto Madero Este.

 

:arrow: Falabella - Calle Florida

Loja de Departamento

 

Compras de Couro

 

Calle Murillo, no trecho entre a Avenida Scalabrini Ortiz e Gurruchaga. Não esperem uma quantidade interminável de lojas. São apenas uns quatro quarteirões. É possível que a Calle Florida tenha mais lojas, com mais variedade. Mas sem o precinho campeão que tem aqui.

Uma jaqueta de couro bacana pode estar entre 400 e 800 pesos, dependendo do modelo.

 

As melhores lojas são a Patagonia Cueros, a Murillo 666 e a Reza Duro. A maioria das lojas aceita dólares e cartão. Mas pagando em dinheiro (pesos) você pode ter um abatimento de 10%. Fora isso, os vendedores das lojas não caem no joguinho de pechinchar. Eles sabem que já têm o melhor preço da cidade e não vão fazer nenhum descontinho extra não.

 

Para chegar até essa zona de Outlets, vindo do Centro da cidade, é só pegar a linha B do metrô (vermelha) sentido Los Incas e descer na estação MALABIA. Caminhando por Malabia, são três quadras até a Murillo. Se você está em Palermo, dá para ir andando, tranquilo.

 

 

OUTLET

 

A Florida é interessante para comprar, mas preço baixo você vai encontrar nas outlets de Buenos Aires. Na própria av. Santa Fé há algumas lojas.

 

:arrow: Na Avenida Córdoba a partir do 4200 (altura da Av. Scalabrini Ortiz) encontram-se os outlets das marcas argentinas renomadas.

 

:arrow: Lacoste Outlet - Aguirre 875,

 

:arrow: Adidas Outlet - Av. Santa Fe 3253 (Alto Palermo Shopping ), Av. Corrientes 3247 (Abasto Shopping), Florida 737 (Galerías Pacifico).

 

:arrow: Puma Outlet - Av. Santa Fe 3253 (Alto Palermo Shopping).

 

:arrow: Hugo Boss - Shopping Patio Bullrich, Av Del libertador , 750, com Posadas, Recoleta

 

:arrow: Jeans DIESEL - Calle El Salvador e Gurruchaga, Palermo Soho

 

:arrow: Calvin Klein - Florida 787, Microcentro-4814 0696 subte Florida Línea B

 

:arrow: Christian Dior Outlet - Lafinur 3057,

 

:arrow: Adidas - Malabia 1720, Palermo Viejo, 4831-0090

 

:arrow: Armani - Av Alvear 1750, Recoleta

 

:arrow: Levis outlet - Córdoba 4654. http://www.levis.com.ar

 

 

Dicas:

 

:arrow: No Once o melhor lugar é entre a avenida Corrientes que vai de Callao a Pueyrredón.

 

:arrow: Não vá empolgado com as Outlets, muitas vezes tem que se garimpar muito pra achar algo que vala pena.

 

:arrow: O free Shop Argentino é o melhor lugar para compra de perfumes e cosméticos.

 

:arrow: Santa fé um shopping a céu aberto.

 

 

:arrow: Os aeroportos de Buenos Aires combram algumas taxas que muitas vezes não estão vinculadas as passagem, vale apena questionar isto junto a companhia aérea.

 

 

:arrow: Na cidade em suas bancas também possui o “GUIA T” custa mais ou menos uns 7 pesos e te ensina a entender as linhas de ônibus entre outros.

 

:arrow: Cuidado com seus aparelhos nas tomadas, a tensão elétrica é de 200 Volts e as tomas de três pinos.

 

:arrow: Compre sempre um cartão telefonico, assim economizaras nas ligações. Argentina é o 54 e o código de Buenos Aires é 11. Se ainda não sabe Brasil é o 55.

 

:arrow: Acompanhe por meio do site saveme.com as ofertas coletivas de Buenos aires, pode lhe economizar nas refeições.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...