Ir para conteúdo

MINI CICLOviagem Itumirim x Carrancas


Posts Recomendados

  • Membros

FOTOS no link:

 

https://www.facebook.com/vivi.mar.1044/media_set?set=a.1473536312717424.1073741881.100001832092050&type=3

 

 

 

Feriado:

O ritmo era devagar, sem pressa. A paisagem, novidade. A previsão do tempo, desanimadora. O rumo, desconhecido. Os pernoites, acampar onde der...

O roteiro, desafiador: Atravessar de Itumirim a Carrancas pelo alto da serra, subindo por um rastro de trilha carregando a bike morro acima, avançando por single track no topo, usando os acessos das cristas e acampando onde for possível... e o retorno por estradinhas de terra que interligam as cidades.

.

E assim, animados com o roteiro e otimistas com o tempo, eu, Fabio, Andre, Ricardo e Elaine partimos para Itumirim, onde chegamos na sexta feira a noitinha, e montamos nosso acampamento selvagem em uma cachoeira a pouco mais de 3km da cidade.

 

.

Dia 1: Itumirim x subida da serra trilha x single track topo x Acamps riozinho

 

30km, pouco mais de 800mts de subida acumulada. Os números não impressionam, mas não se iluda com a baixa quilometragem e altimetria, pois o terreno para subir a serra foi extremamente técnico (para quem esta com a bicicleta super carregada com barraca, comida, fogareiro, saco de dormir, alforges grandes, etc).

Saímos da cidade pela zona rural, adentramos uma propriedade particular com a autorização do proprietário, atravessamos um milharal, abrimos mato no peito. A todo instante os carrapatos nos mostravam quem eram os donos do pedaço, e tentavam nos expulsar a qualquer custo. Logo interceptamos a trilha principal, mas este acesso para ser feito a pé, de trekking, mas era esta trilha mesmo que procurávamos. As subidas por laje de pedra exigiram muito esforço, alguns trechos carregando a bike pesada no colo, single track bem técnicos, muito empurra empurra, e sapateado com a sapatilha de bike derrapando nas pedras. No topo fizemos uma pausa em uma casinha em obras. Uma vez no topo seguimos por estradinhas de areia fofa, e por single track mais pedaláveis, visual de tirar o fôlego. E "só lazer". Logo caímos em uma estradinha de terra o que rendeu alguns kms, mas tão logo quanto entramos, também saímos, e mais uma vez tocamos de single track fugindo ao máximo dos acessos mais fáceis. Descemos uma encosta esburacada, atravessamos um pasto de capim alto, e novamente em outra estradinha, rumo a cachoeira. Mas nosso destino seguia sentido contrario a cachoeira que estava ainda a 12km. Com o avanço das horas, fizemos um acampamento selvagem em um riozinho perto de um pasto. Banho de rio, vinho pra acompanhar o jantar e hora de esticar o esqueleto para o dia seguinte.

https://www.strava.com/activities/966142078

https://www.relive.cc/view/966142078

.

 

Dia 2: Riozinho x single track pinheiros x retorno estradinhas x serra Carrancas asfalto ida x serra Carrancas volta x acamps riozinho

44 km 1007 mts de altimetria acumulada. Acordamos animados pois hoje o dia prometia mais single track de topo. Soubemos que hoje nesta estrada teria uma prova de bikers até Carrancas, por este motivo a estrada estava toda sinalizada. Rodamos 3 kms pela estradinha, e logo saímos da principal subindo um morro lateral por single track. A subida foi dura pois as bikes estavam bem pesadas, mas muito legal, pedalável. A descida então... só diversão. Adentramos uma propriedade de eucaliptos e dali seguimos descendo trilha e descendo trilha e descendo mais trilha... até que ela acabou...rs... Num riozinho, fim de linha. Vasculhamos tudo e achamos a continuação do outro lado do rio. Mas como perdemos muito tempo ali, e ainda tomaríamos perdido do outro lado do rio, a votação do grupo foi para retornar pelo mesmo caminho até a estradinha e seguir pela principal para ganhar tempo (mesmo trajeto que o grande grupo da prova passaria). E lá fomos nós... subimos tudo de novo, descemos até a estradinha, e nos misturamos aos competidores da prova...rsrs... eram uns 700 ciclistas aproximadamente. Seguimos cada um no seu ritmo, misturamos a tantos outros... e assim tocamos até a pista, pela estradinha principal. Na pista subimos o morro da pedreira de Carrancas pela face mais íngreme, este sim judiou, porque o asfalto pra mtb carregada judia, rsrs... mas subimos tudo pedalando. Chegamos em Carrancas e a cidade estava lotada por conta da prova. Tomamos uma cerveja e uns pasteis... e... voltamos, kkkk, subimos a mesma serra de volta, desta vez pela face menos íngreme. Logo saímos da pista, e saímos na estradinha de terra. Ainda tínhamos 2 horas de sol, e queríamos avançar pelo menos mais uns 15 ou 20 km antes de parar para acampar... porém, em uma descida houve um acidente com um dos integrantes do nosso grupo e não tivemos escolha, paramos no próximo riozinho para os primeiros socorros e ali mesmo acampamos. A Elaine é bem experiente, pedala a muitos anos. Foi um acidente mesmo. Inevitável. Ficamos preocupados com a queda, pois ela bateu joelhos, peito, bateu a face, abriu o queixo e bateu o rosto e lábios, além de sangrar bastante.

https://www.strava.com/activities/966141991

https://www.relive.cc/view/966141991

 

.

Dia 3: Abortado

Infelizmente devido ao acidente de ontem, resolvemos abortar o retorno para Itumirim... A Elaine foi guerreira, aguentou tudo numa boa, acampou mesmo com dor no corpo todo... mas precisava de cuidados, já que os machucados não foram somente ralados... O Ricardo, André e Fabio saíram as 6 horas do acampamento, pedalaram sem bagagem e foram buscar o carro em Itumirim, enquanto ficamos no acampamento aguardando...Fim de linha...

Final de pedalada.... felizmente ela passa bem !!! Melhoras Elaine :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...