Missões, Posadas e San Ignacio - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre a Argentina, o país dos 5 continentes. Neve, montanhas, desertos, pântanos e cidades maravilhosas.


Missões, Posadas e San Ignacio - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor vanlorenzi » 25 Set 2004, 23:03


O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a província de Missões, ou no original Misiones, e suas principais cidades, como Posadas e San Ignacio. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece Missões, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder!






Missões
Conhecer a região das Missões é descortinar um cenário de 400 anos de História. A volta no tempo nos faz reviver a fantástica obra evangelizadora dos Padres da Companhia de Jesus e sua determinação em converter à Fé Cristã os indígenas que habitavam esta região da América.

Os Povos Missioneiros se organizaram num conjunto de 30 Reduções em território pertencente à Espanha, hoje Argentina, Brasil e Paraguai. No atual território do Rio Grande do Sul, os Jesuítas iniciaram sua obra em 1626, frustrando-se tal iniciativa devido aos ataques dos Bandeirantes. Retornaram em 1682 fundando os históricos Sete Povos das Missões.

São Miguel foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1983, sendo o principal atrativo turístico-cultural do Rio Grande do Sul, onde o visitante conhecerá as raízes da formação do Povo Gaúcho.

Recebendo turistas de todas as partes do mundo, tem as melhores condições de serviços para encantar os visitantes. Visitar as Missões é mergulhar na Cultura, onde além de ver, você sentirá o espírito presente.

Site para consultas:
http://www.missoesturismo.com.br


Trinidad del Paraná - Paraguai
Imagem
Pulpito de la Iglesia Mayor - foto de Timothy Shoup em flickr


São Miguel das Missões - Brasil
Imagem
São Miguel das Missões e o Gaúcho - foto de Luciano Stabel em flickr


San Ignácio Mini - Argentina
Imagem
Iglesia San Ignácio Mini - foto de tc2_flickr2 em flickr

Por Editores Argentina



post de vanlorenzi
Galera,

Acabei de voltar de um giro pelas Missões Internacionais (Brasil/Argentina/Paraguai) Dá um roteiro bem legal para Mochileiros. E não é tão longe (do Sul e Sudeste, é claro). Principalmente para quem deseja fazer uma viagem internacional e passar pelas experiências de aduanas, balsas, pontes, etc... A Base´pode ser Posadas, na Argentina e de lá circular pelos três patrimônios da humanidade:São Miguel, no Rio Grande do Sul; San Ignácio, na Argentina e Trinidad, no Paraguai. Quem vem do Sudeste, certamente vai passar por Foz do Iguaçu. posadas fica a 215km de Foz.

Os sítios arqueológicos são muito bonitos. Posadas tem a avenida Costanera, com calçadão e um bela vista do imenso Rio Paraná, onde a galera se reúne para caminhar, happy-hour, etc.... uma orla (Copacabana) guardadas as proporções, é claro).

Deculpem se me empolguei, mas penso que vale a pena divulgar.

Um abração a todos. Ah! A história das Missões está no filme "A Missão" com Robert de Niro, que conquistou a Palma de Ouro em Cannes.

Vander
vanlorenzi
 
Mensagens: 40
Desde: 21 Fev 2003, 00:29
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor RosanaSpider » 12 Out 2004, 12:53

Eu também já percorri as missões jesuítas (em Trinidad, Paraguai já estive duas vezes). Fui de carro, com amigas, foi realmente uma belíssima experiência.Conheci bem o Paraguai e também todo o RS. Só tenho boas recordações. Quem sabe agora com esta divulgação as pessoas abram os olhos para este grande tesouro que temos aqui no Sul e em suas fronteiras.
Um abraço Vander e parabéns pela iniciativa. :)
Avatar do usuário
RosanaSpider
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 418
Desde: 21 Mar 2004, 19:06
Localização: Campo Mourão PR

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 12 Out 2004, 20:41

Vanlorensi...iria fazer um comentário no seu topico assim que tivesse voltado de lá. Comentei aqui,não me lembro no tópico de quem, que iria percorrer as Missões neste feriado de 12 de outubro (estaria voltando hoje), mas meu pai sofreu um infarto no mês passado e cancelamos a viagem (agora ele tá bem!). O problema é que iriamos com uma empresa de turismo daqui de Blumenau (eles fretaram uma TOPIC com motorista) e só iríamos nos reocupar com outras coisas. Como pai é um só, cancelei a viagem com eles, já me reembolsaram , MAS AINDA GOSTARIA DE FAZER TAL ROTEIRO, ´porém a dona da agencia disse que só fará outra dessa ano que vem. Então estou pensando em fazer de carro no fim do ano, mas apesar de morar em SC nunca atravessei a fronteira de CARRO, e esse lançe da carta verde me preocupa. Talves vc e a Rosana pudessem me dar as dicar nesta questão.
Abraços. Junia.
Avatar do usuário
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1003
Desde: 26 Jun 2004, 20:46
Localização: Blumenau/SC-Brasil

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 12 Out 2004, 20:51

A minha programação inicial era:SEXTA- Sair de Blumenau as 6:00 A.M, previsão de chegada em São Miguel das Missões as 7:00 P.M. ( que longe!)SABADO-São Miguel das Missões/Santo Angêlo/São Miguel das Missoes para ver o espetáculo de luzes.DOMINGO- Saíde de São Miguel a caminho de Posadas ( Redução Jesuítica de San Ignácio Mini)
SEGUNDA- Encarnacion ( Redução Jesuítica de Santíssima Trinidad del Paraná), depois voltar pra casa. No caminho tinhamos marcados alguns jantares típicos,café missioneiro e afins...ah! e tinha tbem Redução de Santo Angelo Custódio. Lugares pra ficar já sei, o problema agora é atravessar as fronteiras de carro e a documentação que precisa. Tem que ser retirada SOMENTE NO Consulado?
Abraços. Junia.
Avatar do usuário
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1003
Desde: 26 Jun 2004, 20:46
Localização: Blumenau/SC-Brasil

Mensagem não lidapor RosanaSpider » 12 Out 2004, 23:10

Oi Júnia. Olha, acho que você não deve se preocupar com documentação não. Você levando todos os seus documentos originais: identidade, carteira de motorista e documento do carro (se o carro estiver no seu nome melhor, ou se o dono estiver viajando junto, menos problemas ainda), você pode viajar tranquila.
Fotocópia autenticada eles não aceitam de jeito nenhum, e não adianta reclamar. A autorização para viajar de carro pela Argentina ou Paraguai você tira na própria aduana. É só dizer aonde pretende ir e quantos dias pretende ficar e pronto, é muito fácil.
Relaxa e diverta-se. Vai valer muito a pena, você verá. [:)]
Um grande abraço,
Avatar do usuário
RosanaSpider
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 418
Desde: 21 Mar 2004, 19:06
Localização: Campo Mourão PR

Mensagem não lidapor Jonas.Schwertner » 13 Out 2004, 09:43

Outro detalhe todos que entran no Paraguai para ficar mais de um dia prescisam tirar o " permisso" não custa nada e é rapido. Se vc não tirar e os policiais te pegarem tera que pagar suborno. ou a multa. Bem que a grana eles vão ficar do mesmo jeito.
Avatar do usuário
Jonas.Schwertner
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1550
Desde: 20 Fev 2003, 00:47
Localização: em algum lugar do Mundo

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 13 Out 2004, 11:01

TODAS as documentações necessárias podem ser retiradas nas Aduanas???? Ouvi algo sobre a carta verde somente no consulado!....

Ah! E sobre o roteiro acima, faltou algum lugar em especial?
Avatar do usuário
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1003
Desde: 26 Jun 2004, 20:46
Localização: Blumenau/SC-Brasil

Mensagem não lidapor Jonas.Schwertner » 13 Out 2004, 11:26

No Paraguai eu tenho certeza que vc resolve tudo na Aduana, na Argentina que ue saiba tambem.
Avatar do usuário
Jonas.Schwertner
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1550
Desde: 20 Fev 2003, 00:47
Localização: em algum lugar do Mundo

Mensagem não lidapor serneiva » 13 Out 2004, 14:03

Oi Junia, tudo beleza ? Vou tentar te ajudar por partes.
1º- E necessário um cabo de aço de 3 metros para rebocar o seu carro caso de pane, (eu levei uma corrente deste tamanho) são necessários dois triângulos de segurança, a carta verde e um seguro contra terceiros, e obrigatória, e de prazos variáveis, a minha foi de 10 dias e custou R$41.00 na Sul América, obtem-se junto a corretores de seguros.
Caso o proprietário do veiculo não esteja junto e necessário outros procedimentos que não sei dizer.
2º- O espetáculo das luzes e em São Miguel das Missões, e não em Santo Ângelo, como vc vai com pouco tempo, e a única localidade que realmente vale a pena ser vista no Brasil e São Miguel.
Em Santo Ângelo a única coisa a ser vista e a igreja, que e copia da redução de São Miguel.
O lugar mais próximo para se atravessar a fronteira e em Porto Xavier, donde se pega a balsa para San Javier, mas quando fui, a fronteira ficava fechada aos domingos.
Passando em São Luis Gonzaga não deixe de dar um pulo na Igreja Matriz e ver as imagens que são do tempo das reduções, existe também na cidade o museu arqueológico, não visitei pois também fecha aos domingos.
3º- Tendo atravessado a fronteira e já na Argentina, pegue a ruta 2 em direção a Aposteles, e uma estrada novinha, fique de olho a direita pois nos primeiros quilômetros vais passar pela redução de Santa Maria de La Mayor, de Aposteles pegue a ruta 105 e vá para Posadas.
4º- Em Posadas fiquei no Hotel Continental, fica na Bolívar nº. 1879, no centro, em frente a praça da Igreja Matriz..
Não quis atravessar para o Paraguai com meu carro, por isso o porteiro do hotel apresentou-me um motorista de táxi que me levou para conhecer as reduções de Trinidad e de Jesus no Paraguai. Como voltamos cedo ficamos em Encarnacion para irmos a zona franca, no final do dia voltamos de ônibus para Posadas.
5º - Indo de Posadas para San Ignácio pela ruta 12, vc passa por Santa Anna onde também existe uma redução. A partir de San Ignácio vc pode continuar pela ruta 12 ate Eldorado donde muda para a ruta 17 ate alcançar a fronteira em Dionísio Cerqueira, já em SC.
Espero que tenha ajudado, qualquer duvida me pergunte que terei o maximo prazer de ajudar se souber.
Caso queira ver fotos que tirei das reduções mande um e-mail para mim.
serneiva@superig.com.br
Serjao
Avatar do usuário
serneiva
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 236
Desde: 20 Out 2003, 14:57
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor vanlorenzi » 17 Out 2004, 00:09

Estou super contente em ver a região das Missões circulando por aqui. obrigado a todos que entraram
neste tópico.

Serneiva, vi tuas fotos e estão muito dez! Também fiquei no hotel continental, barato, bem localizado.
(só o café da manhã é fraco.Na Argentina, pelo que eu sei, servem o chamado café continental, bem simples.)
Juni, quanto a documentação pra carro, fico te devendo pois viajo sempre de ônibus de linha, mas pelo que eu li, a galera aí em cima já nos ensinou o caminho. Depois me conta como foi a viagem? OK?

Um abração a todos.
Vander
vanlorenzi
 
Mensagens: 40
Desde: 21 Fev 2003, 00:29
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor mao » 20 Out 2004, 07:54

Olá pessoal, passei rapidamente pelas Missões no começo de setembro e gostei muito, quem gosta de história não deve perder. Acho que posso deixar algumas dicas. Primeiro, acho que não dá para escolher uma cidade como base: Posadas e Encarnación são juntas uma da outra mas São Miguel fica longe (umas seis horas de ônibus), não dá por exemplo para se hospedar em São miguel e ir e voltar no mesmo dia para as outras duas. Portanto, acho que tem ir para San Miguel (que além das ruínas não tem mais nada pra se fazer; aliás, foi a impressão que tive das 3 cidades: quem quiser conhecer não deve esperar mais do que isso) e depois para Posadas. De Posadas, conheci as ruínas de San Ignácio e Trinidad no mesmo dia , de ônibus coletivo (tanto um como outro saem da rodoviária de Posadas). Fica corrido mas é possível numa boa. Em Posadas, bem em frente à rodoviária, atravessando a avenida principal, tem um hotel legal, não lembro o nome mas é o único, tem quartos individuais de 15 a 25 pesos. Taí uma dica pra quem tá com pouca grana. Ah, em San Miguel tem um albergue da juventude que na verdade mais parece um hotel, na verdade é um hotel que tem alguns quartos destinados ao albergue, se não me engano estava 22 reais c/ carteirinha. Agora vou pedir uma dica: fiquei fascinado pela história das missões, alguém conhece algum bom livro sobre o assunto? O filme é muito bom, mas queria saber mais. Valeu!
mao
 
Mensagens: 13
Desde: 08 Ago 2004, 09:46

Mensagem não lidapor FERNANDO LUIS » 20 Out 2004, 16:40

Qual a média de gasto deste roteiro amigo???
abraços
FERNANDO LUIS
 
Mensagens: 7
Desde: 20 Out 2004, 11:19
Localização: Brazil

Mensagem não lidapor mao » 21 Out 2004, 08:32

Vou te passar alguns preços (setembro/2004) que me lembro:
onibus de Sp-Santo Angelo pela Pluma: 105 reais
onibus de Santo Angelo-São Miguel: +/- 12 reais
albergue em São Miguel: 22 reais c/ carteirinha
entrada no sítio das missôes: 5 reais
espetáculo som e luz: 5 reais
onibus Santo Angelo-Posadas: 40 reais
hotel em Posadas (em frente a rodoviaria, pode ir tranquilo, é bom): quartos de 15 a 25 pesos ( 1p=1r)
Ruinas de Posadas: se não me engano era 10 pesos ou algo em torno disso; (para nós do Mercosul tem um desconto, lembre-se disso na hora de pagar.)
Ruinas de Trinidad, Paraguai: quase de graça; 5000 guaranis(cerca de 2,5 reais)
Lembrando que para chegar as ruinas tanto de Posadas quanto de Encarnacion tem um onibus coletivo que sai da rodoviaria de Posadas, o preço é irrelevante.
Lembrando tambem que de Posadas para Encarnacion tem de cruzar a fronteira Arg-Paraguai, e nisso vc perde uma meia hora mais ou menos.
A viagem desde a rodoviaria até as ruinas duram de 1h a 1h30, confirme, quando comprar a passagem.
mao
 
Mensagens: 13
Desde: 08 Ago 2004, 09:46

Mensagem não lidapor vanlorenzi » 22 Out 2004, 21:25

Oi Mao!
Talvez eu tenha me expressado mal, mas quando me referi a cidade base, queria dizer que, no meu entendimento, a cidade que "em termos" mereceria uma parada maior, seria Posadas, até pela sua posição geográfica, isso dentro de um roteiro exclusivo para as missões.
Tenho uma amiga lendo um livro escrito por um francês. Vou perguntar o nome e depois te passo.
Um abração.
vander
Missões.
vanlorenzi
 
Mensagens: 40
Desde: 21 Fev 2003, 00:29
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor vanlorenzi » 02 Nov 2004, 00:18

Mao,
O nome do livro é A República Comunista-Cristã dos Guaranis, um a tradução do francês, de 1949. Vou tentar descobrir o autor.
Um abração.
Vander
vanlorenzi
 
Mensagens: 40
Desde: 21 Fev 2003, 00:29
Localização: Brasil

Próximo

Voltar para Argentina



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes