Já que vc está perguntando se está sendo maluco em levar "só isso de roupa": cada um tem uma idéia do que é o essencial. Eu acho que vc pode reduzir mais sua bagagem eliminando o par de tênis extra, pra que levar dois pares de calçado do mesmo tipo? Leve apenas o mais confortável. Quanto às calças e bermudas, será que precisa mesmo de 4 pares no total para um mês, considerando que vc já decidiu usar lavanderias? Bom, vc que sabe. Em maio pode fazer um certo friozinho sim, então é bom ter um casaco. Um conselho: se tiver como, evite calça jeans e camisas de algodão... não sei bem o nome dos tecidos mas dê preferência pros sintéticos que secam mais fácil, daí vc perde menos tempo/dinheiro com as secadoras. Taí um conselho que meu marido nunca segue e a gente acaba sempre tendo que colocar tudo no mais quente por mais tempo...
Vc pergunta o que fazer com a roupa suja? Eu gosto de lavar a roupa na pia ou no banho no fim do dia e deixar secando no quarto, não sei se dá pra fazer em albergue mas em hoteis e campings eu faço isso sempre, o que possibilita viajar com menos ainda e ter roupa sempre limpinha. Viajo com roupas de tecidos leves que secam super rápido. Já meu marido não curte lavar roupa na pia, ele prefere ir acumulando a roupa suja dentro de um plástico (que fecha super bem fechado!) e depois quando só tem mais uma muda de roupa limpa, ele vai pra uma lavanderia, sempre faz assim. A exceção foi agora em junho quando fizemos um cicloturismo, para evitar carregar muito peso na bici viajamos apenas com 3 peças de roupa cada e no fim do dia de pedal a gente sempre entrava no banho com a roupa que tinha pedalado e era aquela lavação de roupa suja! A segunda muda era a roupa limpa para jantar e a terceira era a roupa de dormir. Em campings com máquina de lavar a gente aproveitou para lavar tudo, incluindo casacos, luvas, toalhas etc.
Vc perguntou por preço: semana passada estivemos em Berlim lavando roupa (entre outras coisas
) e se lembro bem pagamos 3.50 euros para lavar e 1 euro para secar nessas lavanderias de bairro. Deixamos lavando e fomos jantar, depois colocamos a secar e fomos dar uma caminhada, não precisa ficar dentro da lavanderia esperando.Eu acho super válido sair de casa com pelo menos um sabonetinho, desodorante, pasta e escova de dentes. Vai que seu voo atrasa, ou acontece algum contratempo, vc já pode se refrescar no próprio aeroporto ou mesmo no avião se tiver vontade. Se ficar dentro dos limites (acho que é menos de 100ml para cada item) não há nenhum problema e é uma coisa a menos para vc comprar logo que chega cansado de viagem. Basta tirar o par de tênis extra da mochila e voilà, vai sobrar espaço pra sua necessaire.

Resumo