Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#814466 por José Luiz Gonzalez
03 Mar 2013, 20:21
Olá Natália,

Pois é... não existe ônibus direto, mas você não precisa parar em La Rioja saindo de Mendoza... daria pra ir de Mendoza a Tucumán e depois pegar outro ônibus de Tucumán a Cafayate...

Outra alternativa também seria ir direto de Mendoza a Salta e depois você faria passeios para Cafayate a partir de Salta.

Agora, uma possibilidade que acho que seria interessante você pesquisar seria se existe a possibilidade de pegar um voo entre Mendoza a Tucumán ou Salta já que só o trajeto de ida de ônibus de Mendoza a Tucumán te custaria mais de 500 pesos além de perder umas 15h de viagem só nesse trecho.

Abraço!

#814854 por M.Hoffman
04 Mar 2013, 18:23
_

Olha eu te incomodando outra vez José Luiz rsrs

Dúvida: Você acha que dá pra fazer o passeio ao Geiseres del Tatio + Sandboard (Vale de la Muerte) + Vale de La Luna no mesmo dia ?

Agradeço desde já pelas informações ! :D

_
#815033 por José Luiz Gonzalez
05 Mar 2013, 08:06
M.Hoffman escreveu:Dúvida: Você acha que dá pra fazer o passeio ao Geiseres del Tatio + Sandboard (Vale de la Muerte) + Vale de La Luna no mesmo dia ?


Como eu não fiz o sandboard, não tenho certeza... mas acho que tem agências que fazem o sandboard junto com o passeio clássico ao Valle de la Luna mas acredito que saindo mais cedo... nesse caso daria pra fazer...

Mas será um dia bem corrido... já que vc terá que acordar antes das 4h da manhã, voltará pra SPA por volta das 12h e logo depois terá passeio...

Enfim, acho que o melhor jeito seria entrar em contato com alguma agência e perguntar... agora, se vc quiser fazer o sandboard independente (alugar bike e board e ir por conta e voltar) acho quase impossível fazer os 2 a tarde... não esqueça q vc voltará cansado do passeio da manhã, terá que ir almoçar, depois fazer passeio logo após o almoço...
#815863 por Natália Cota
07 Mar 2013, 12:18
Olá José Luis!

Tenho mais uma dúvida... vc acha realmente melhor ficar em Purmamarca que em Tilcara? Ainda não decide realmente qual cidade irei ficar... Outra coisa... estou indo agora em março... como é o clima lá no verão? Quente de dia e frio a noite?

Mais uma vez obrigada!
Natália
Editado pela última vez por Natália Cota em 07 Mar 2013, 12:38, em um total de 1 vez.
#815866 por Fábio Villela
07 Mar 2013, 12:36
Natália Cota escreveu:Olá José Luis!

Tenho mais uma dúvida... vc acha realmente melhor ficar em Purmamarca que em Tilcara? Ainda não decide realmente qual cidade irei ficar... Outra coisa... estou indo agora em março... como é o clima lá no verão? Quente de dia e frio a noite? Muita chuva?

Mais uma vez obrigada!
Natália


Natália, se me permite uma opinião ...(já que vc perguntou ao José)

Pelo que andei lendo, e se eu não estiver errado, parece-me que ficar em Purmamarca é mais negócio.

Eu mesmo tbm estou indo em março e acho que ficarei em Salta e farei passeios saindo e voltando de lá pois estou com um tempo mais curto... Mas eu gostaria muito de ficar em Purmamarca pois a cidade parece ser linda (pra quem gosta daquele estilo de cidade).

Espero ter ajudado.
#816068 por José Luiz Gonzalez
07 Mar 2013, 22:24
Natália Cota escreveu: vc acha realmente melhor ficar em Purmamarca que em Tilcara? Ainda não decide realmente qual cidade irei ficar... Outra coisa... estou indo agora em março... como é o clima lá no verão? Quente de dia e frio a noite?

Como disse no relato, eu fiquei em Purmamarca por acaso já que planejava ficar em Tilcara, mas no fim gostei da escolha... mas tem lados positivos e negativos cada opção.

Purmamarca é a cidade com melhor atrativo da Quebrada de Humahuaca que é o Cerro de los 7 colores. Só em se hospedar na cidade com vista todo dia pra esse Cerro já é motivo pra ficar lá.
Além disso, se vc tem intenção de ir a San Pedro de Atacama, o busão passa por Purmamarca e não por Tilcara. Outro atrativo é que as Salinas Grandes ficam perto de Purmamarca e é possível contratar um transfer desde lá.

No entanto, Purmamarca possui menor frequência de ônibus pra Tilcara/Humahuaca. Não possui ônibus direto desde Salta (é necessário trocar de ônibus em Jujuy). Tilcara também é uma cidade com mais opções de restaurantes/hospedagens e até por isso é mais barata que Purmamarca.

Enfim, falei os pontos positivos e negativos de cada. Agora cabe a cada um analisar e ver o que é melhor.

E quanto ao clima, como são cidades em torno dos 2.500/3.000 metros, geralmente são frias durante a noite mas durante o dia faz bastante calor. Bom, em dezembro mesmo de noite não fazia muito frio, talvez em março faça mais, mas é um frio bem suportável...
#816135 por Fábio Villela
08 Mar 2013, 08:19
José Luiz Gonzalez escreveu:
Natália Cota escreveu: vc acha realmente melhor ficar em Purmamarca que em Tilcara? Ainda não decide realmente qual cidade irei ficar... Outra coisa... estou indo agora em março... como é o clima lá no verão? Quente de dia e frio a noite?

Como disse no relato, eu fiquei em Purmamarca por acaso já que planejava ficar em Tilcara, mas no fim gostei da escolha... mas tem lados positivos e negativos cada opção.

Purmamarca é a cidade com melhor atrativo da Quebrada de Humahuaca que é o Cerro de los 7 colores. Só em se hospedar na cidade com vista todo dia pra esse Cerro já é motivo pra ficar lá.
Além disso, se vc tem intenção de ir a San Pedro de Atacama, o busão passa por Purmamarca e não por Tilcara. Outro atrativo é que as Salinas Grandes ficam perto de Purmamarca e é possível contratar um transfer desde lá.

No entanto, Purmamarca possui menor frequência de ônibus pra Tilcara/Humahuaca. Não possui ônibus direto desde Salta (é necessário trocar de ônibus em Jujuy). Tilcara também é uma cidade com mais opções de restaurantes/hospedagens e até por isso é mais barata que Purmamarca.

Enfim, falei os pontos positivos e negativos de cada. Agora cabe a cada um analisar e ver o que é melhor.

E quanto ao clima, como são cidades em torno dos 2.500/3.000 metros, geralmente são frias durante a noite mas durante o dia faz bastante calor. Bom, em dezembro mesmo de noite não fazia muito frio, talvez em março faça mais, mas é um frio bem suportável...


Salinas Grandes deve ser um lugar impar !!!
#825527 por Arthur_Y
04 Abr 2013, 21:03
José Luis,

MUITO OBRIGADO pelo seu post! Eu mudei completamente o roteiro q estava montando pra fazer esse q sempre tive vontade só nao sabia como. Estou indo em Maio agora!!!

É meu primeiro mochilão por isso agradeço duas vezes por ter encontrado seus relatos detalhados.

Tenho umas dúvidas,
Há onibus de San Pedro pra Purmamarca devolta?
Quando tempo levou de Purmamarca a San Pedro?
Você comprou o voo de Calama para SP por onde? estou achando um pouco caro...

Se alguem mais souber eu agradeço!

Obrigado,
#825535 por José Luiz Gonzalez
04 Abr 2013, 21:17
Fala Arthur, blz?

Tem sim ônibus de San Pedro até Purmamarca... na verdade, os ônibus vão de San Pedro até Salta mas é possível descer em Purmamarca ou Jujuy ou Salta... e o preço é o mesmo independente de onde você for descer...

Quanto ao tempo de viagem, eu não lembro exatamente e depende também de sorte/azar com a imigração... mas acho que peguei o busão em Purmamarca por volta das 10h30 e cheguei em San Pedro por volta das 17h.

Quanto ao voo SP-Calama, eu comprei diretamente pelo site da TAM apesar de ter sido operado por aviões da LAN... na verdade, o que sempre faço é buscar voos pelo matrix.itasoftware.com e depois que achei um bom preço/horário, acesso o site da companhia para comprar o bilhete.

Abraço!
#825922 por Arthur_Y
05 Abr 2013, 23:27
Muito obrigado novamente José Luis!

Eu gostei muito desse roteiro, apesar de ter um problema de dor de cabeça com a pressão, mesmo assim vou faze-lo heheh acho q vale a pena.

A maioria das cidades ficam em altitudes bem acima né? Ou será que é só em Purmamarca que a altitude é extraordinária de 2000 mts.... Preciso dar uma pesquisada mas acredito q vale a pena mesmo q de uma dorzinha de cabeça heheh

Vlw cara!
#825965 por José Luiz Gonzalez
06 Abr 2013, 09:37
Arthur_Y escreveu:A maioria das cidades ficam em altitudes bem acima né? Ou será que é só em Purmamarca que a altitude é extraordinária de 2000 mts....

Sim.... quase todas as cidades do NOA estão entre os 2.000 m ou acima disso...
Justamente pela questão da altitude que fiz a minha viagem de sul ao norte pois assim eu fui me acostumando gradativamente a altitude e com isso não tive qualquer problema.
Aliás, não considere apenas a altitude da cidade pois os passeios podem te levar a lugares bem mais altos que a cidade. Por exemplo, Salta está a 1.200 m mas os passeios para Cachi e San Antonio de los Cobres chegam a passar dos 4.000 m.

Para ter uma ideia de altitude:

Cafayate: ~1.700 m
Salta: ~1.200 m
Jujuy: ~1.300 m
Purmamarca: ~2.300 m
Tilcara: ~2.500 m
Humahuaca: ~3.000 m
San Pedro: ~2.400 m
#830179 por Arthur_Y
17 Abr 2013, 20:14
Bom já fiz o check up no médico e com dor ou sem dor to indo pra essa viagem de peito aberto pronto pro que vier!

Quando voltar em junho eu deixo meu post aki falando como foi!!!

Uma ultima pergunta, vc acha que foi cansativo os trechos de onibus? bastante gnt segue esse caminho ou é uma coisa mais solitária?

Abs Luiz
#830237 por José Luiz Gonzalez
17 Abr 2013, 22:02
Arthur_Y escreveu:Uma ultima pergunta, vc acha que foi cansativo os trechos de onibus? bastante gnt segue esse caminho ou é uma coisa mais solitária?


Sem dúvida é cansativo... mas o que acho importante é você já ter consciência disso ao viajar...
Eu ouvia muita gente reclamando das distâncias, dos horários dos ônibus, da demora deles e talz... mas eu já fui bem consciente dessa situação então não me estressava como muitos durante os trajetos de ônibus... a palavra é planejamento!

Mas de todos os trechos de ônibus, o que foi mais cansativo mesmo foi o de Valle Fértil até Cafayate que foram quase 24h de ônibus sendo 3 trocas de ônibus... os outros trechos foram mais tranquilos... o que me estressa mais é viagem entre fronteiras pois a aduana é um porre às vezes...

E quanto a muita gente fazer esse caminho, depende do trajeto e da época do ano... tem muito mochileiro que faz o trecho de ônibus entre Salta e San Pedro do Atacama por exemplo...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes