Ir para conteúdo

Mochilão América do Sul - Chile, Peru e Bolívia (24 dias) Agosto/14


Posts Recomendados

  • Membros

História e Preparativos

 

Então pessoal, como na organização dessa viagem li muitos relatos, peguei muitas dicas por aqui que ajudaram demais no roteiro, e me diverti horrores lendo as histórias do pessoal, nada mais justo do que deixar meu relato aqui também. É provável que surjam outros relatos parecidos com o meu, e vocês logo vão entender porque...rs

 

A ideia de fazer um mochilão por alguns países da América do Sul surgiu em janeiro desse ano, eu e uma amiga conversamos sobre isso e decidimos que seria entre agosto ou setembro, quando as duas conseguissem tirar férias juntas.

 

No final de junho conseguimos marcar as férias, compramos a passagem de ida (Rio de Janeiro x Campo Grande), e aí começou a contagem regressiva: tínhamos 40 dias pra fechar o roteiro, definir os gastos e embarcar.

 

O Roteiro

 

O roteiro definido foi esse abaixo, que acabou não sendo o realizado ::mmm: , mais detalhes depois.

 

02/08 - Rio x Campo Grande x Divisa BR/BO (Avião e Ônibus)

03/08 - P. Quijarro x Santa Cruz (Via "Trem da Morte")

04/08 - Santa Cruz x La Paz

05/08 - La Paz

06/08 - La Paz

07/08 - Copacabana

08/08 - Isla del Sol

09/08 - Cusco

10/08 - Águas Calientes

11/08 - Machu Picchu

12/08 - Cusco

13/08 - Arequipa

14/08 - Arequipa

15/08 - Tacna x Arica x San Pedro do Atacama

16/08 - San Pedro do Atacama

17/08 - Salar de Uyuni

18/08 - Salar de Uyuni

19/08 - Uyuni

20/08 - Potosi

21/08 - Sucre

22/08 - Sucre

23/08 - Santa Cruz

24/08 - P. Quijarro

25/08 - Volta ao Brasil ( =P)

 

Gastos

 

Fizemos uma planilha de gastos, mas como tivemos muitas alterações não vou colocar aqui. Nosso gasto ficou estimado em USD 1000, que foi levado todo em espécie na doleira. No fim ultrapassei muito pouco esse limite, gastei entre 100 a 150 dólares a mais. Vou detalhando os gastos principais em cada dia do relato, pra ir ajudando quem está se planejando ;)

 

Seguro de Viagem Assist Med: R$ 75,71

 

Preparativos

 

Levei uma mochila de Deuter de 60L, uma mochila de ataque, comprei segunda pele térmica, fleece e jaqueta impermeável da Quechua (Ah, a bota também, uma Novadry Forclaz 100).

Levei um saco de dormir da Nautika Antartik, próprio pra temperaturas negativas, mas como não fiz nem Inka Trail, nem Salkantay, acabei não usando, só fez volume e peso na mochila.

 

Mochila.jpeg.051ec05bd4c560b7bf6786d469777b10.jpeg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Depois de vários dias de ansiedade, chegou o dia de começar a viagem! Meu voo pra Campo Grande era só ás 16:55 da tarde, então no dia anterior resolvi encontrar uns amigos pra beber e me "despedir" antes da viagem. Resultado: acordei no sábado com uma ressaca daquelas, com tudo fora da mochila ainda, tive que arrumar tudo correndo e correr pra rodoviária, já começando com emoção! ::lol4::

 

Deixa eu explicar porque rodoviária e não aeroporto: Compramos nossa passagem de Campo Grande x Divisa BR/BO pela internet, e combinei com minha amiga de encontrar ela na rodoviária pra passarmos no guichê da Andorinha e retirarmos os bilhetes, já que nosso ônibus era às 2:10 da madrugada. Muita gente compra a passagem de Campo Grande pra Corumbá, nós decidimos comprar direto pra fronteira, além de mais barato não tem o incômodo de ficar pegando taxi ainda quando chegar na rodoviária de Corumbá.

 

Quando botei a mochila nas costas pra sair de casa a primeira coisa que pensei foi: não vou conseguir passar quase 1 mês viajando com isso nas costas MESMO! ::mmm: Foi o primeiro mochilão, tava mega acostumada a viajar com mala de rodinha, mas só chegar na rodoviária, minha amiga ajustou as tiras, o peso saiu do meu ombro e ficou muito mais fácil andar com ela!

 

Depois de pegarmos as passagens na rodoviária fomos pro aeroporto, voo tranquilo com conexão em Campinas (que foi mais tranquila ainda, nem o saguão do aeroporto eu conheci, saímos de um avião direto pro outro), chegamos em Campo Grande por volta de 19:30 da noite. Enquanto fazia os preparativos da viagem, conheci uma menina através aqui do mochileiros (a Isabella) que ia estar em Campo Grande no mesmo dia que a gente, e combinamos de pegar o mesmo ônibus até P. Quijarro. Assim que cheguei no aeroporto entrei em contato com ela, ela estava na casa de um amigo, passaram no aeroporto pra buscar a gente e fomos pra casa do amigo dela fazer hora até de madrugada. No caminho passamos numa loja de conveniência, compramos bebidas, e passamos o resto da noite bebendo e fazendo novos amigos (essa hora a ressaca já tinha passado ::lol4:: ).

 

casa_diego.jpeg.2a4a13f5111744181a5e80483243d78e.jpeg

 

bebidas.jpeg.34a5298c0c19a6149bcad8ed1e7ca013.jpeg

 

Chegou a hora de ir embora, nos despedimos dos novos amigos, eles nos deram uma carona até a rodoviária, chegando lá a Isabella que também tinha comprado a passagem pela internet foi tentar trocar o voucher e o guichê da Andorinha estava fechado, ficamos de tentar embarcar com o voucher mesmo, convencendo o motorista que não era nossa culpa por estar tudo fechado =P

 

Esse ônibus vem de SP, e por algum motivo ele atrasou mais de uma hora pra chegar, nesse tempo o guichê abriu (eles alegaram que estavam com um problema elétrico, por isso estava fechado), a Isa conseguiu imprimir a passagem e nós tivemos que carimbar as nossas ali naquele guichê também, senão o moço do terminal não deixava a gente passar pra área de embarque (é tipo um comprovante que você pagou a taxa de embarque, que no caso já estava incluída no valor total da viagem)

 

rodoviaria.jpeg.181db15834373babdb54f6f0806e6c69.jpeg

 

Na hora de embarcar mais um problema, o ônibus estava lotado e não tinha lugar pra todo mundo. Depois do motorista conferir a passagem de cada passageiro, descobriu que tinha gente embarcando com passagem pro dia seguinte, mandou descer e finalmente saímos com quase 1h30 de atraso. Depois disso dormi e acordei já com o dia claro, chegando no destino...

 

Passagem aérea Rio x Campo Grande pela Azul: R$ 227,47

Passagem rodoviária Campo Grande x Divisa BR/BO pela Andorinha: R$ 84,78

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pelo amor de deus! não vai deixar a gente na mão sem acabar esse roteiro :lol: . Estou indo mes que vem e preciso de todas informaçoes que vc puder dar ::otemo::

 

Maria, pode deixar que vou tentar escrever um pouquinho cada dia pra terminar antes de você ir! Os relatos daqui me ajudaram muito antes da viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A previsão de chegada do ônibus era 8:35, mas por causa do atraso chegamos lá quase 10 da manhã.

 

Esse ônibus não para na fronteira pra você fazer o processo de imigração, ele passa direto e te deixa alguns metros depois, no "ponto final" dele. Aí você bota sua mochila nas costas e volta andando, atravessa a ponte, vai na casinha do Brasil e carimba seu passaporte com a saída (não sei qual o procedimento de quem está viajando com a identidade), atravessa a ponte de volta, vai na casinha da Bolívia, preenche o formulário e carimba sua entrada. O canhoto verde que eles devolvem, você guarda porque vai precisar entregar quando sair da Bolívia.

 

Depois de passar por esse processo, fomos trocar dinheiro. Nesse pedaço logo depois da fronteira já tem várias "casas de câmbio" (brincadeirinha, são só pessoas na rua ou nas lojinhas mesmo)... Escolhemos uma senhora que tinha cara de simpática e trocamos com ela, 1 USD = 6,9 Bol. Ali onde tem o ponto final do ônibus ficam vários caras te oferecendo taxi, fechamos com um por 20 Bol o carro até a estação de Ferrocarril, é bem perto, coisa de 5-10 minutos.

 

Quando começamos a nos aproximar a estação vimos um grupo com uma bandeira do Brasil nas escadas tirando foto. Já falei pras meninas "vamos pagar e correr pra entrar na foto também"... Pagamos o taxista, pegamos a mochila, subimos as escadas correndo e entramos na foto dos outros =P. Conversamos com o pessoal, nos apresentamos, perguntamos se eles já tinham comprado a passagem e fomos compras as nossas. Chegamos no guichê e o rapaz disse que não tinham mais passagens, que ia ligar pra ver, ligou pra alguém e conseguiu as 4 últimas passagens (3 pra gente e 1 pra outra menina que estava na fila atrás da gente). Sério, foram as 4 últimas... depois disso ele fechou a janelinha e ninguém comprava mais! (Na verdade o rapaz anotou nosso nome e número do passaporte, pegou o dinheiro, disse que ia buscar as passagens e depois perto da hora de embarque voltava pra entregar). Como era domingo, a única classe disponível era a Super-Pullman, que sai de P. Quijarro às 14:50 e chega em Santa Cruz às 7:40 do dia seguinte.

 

image.jpeg.78f94fa3d3874d7c5377190d8979beb1.jpeg

 

Agora éramos 10 (Eu, Jess, Isabella, Miriam, Bruno, Rafael, Rayane, Dunga, Geo e Anderson). Ficamos um tempo batendo papo na estação e resolvemos sair pra comer. Lembrei que tinha uma zona franca ali perto, li em algum relato daqui, e fomos andando até lá. O nome é Shopping China, mas como era domingo estava fechado! Voltando andando, com as mochilas nas costas, debaixo de muito sol (nem é longe, mas estava calor), acabamos parando numa vendinha que tinha um pouco depois da estação, compramos uns snacks e voltamos pra lá.

 

Ainda faltava um tempo pro trem sair, tava todo mundo morrendo de calor, resolvemos procurar um lugar pra tomar um banho. Tem uns 2 ou 3 alojamentos quase em frente a estação, a Jess foi lá negociar com eles, fechamos o preço e foi todo mundo tomar um banho feliz antes de embarcar. Voltamos do banho já correndo, pq estava na hora do trem sair, o pessoal todo ficou num vagão mais na frente, eu e a Jess acabamos ficando no último vagão.

 

O trem é bem confortável, tem ar condicionado, não vi lugar pra despachar bagagem, todas as mochilas foram junto com a gente, tentamos dormir um pouco, apreciamos a paisagem, ele faz algumas paradas, mas são todas rápidas, pelo que vi não dá tempo de descer não. Numa dessas paradas entrou uma senhora vendendo um tipo de churrasquinho, mas fora isso não vi outros vendedores no trem. Mais pro fim do dia resolvemos ir pro vagão restaurante descobrir o que tinha pra comer, chamamos todo o pessoal e fomos pra lá!

 

598dbbe94e5cd_image(1).jpeg.0a36e3988ca947feeefa6bec308c0bdd.jpeg

 

598dbbe953f80_image(2).jpeg.81436bb1daa37572eb7853920b5bd336.jpeg

 

O vagão restaurante não é muito grande, mas o trem em si também não é, então supre bem a necessidade. Nos trens mais caros a passagem já inclui a janta, como nós pegamos o mais barato não tinha nada incluído. As opções eram poucas (frango ou chuleta, acompanhado de arroz e salada), e devo dizer que me surpreendi com a comida! Pedi a chuleta, e tanto a carne quando o arroz estavam bem temperados, parecia comida caseira. Quem comeu o frango também gostou, mas acho que a carne estava melhor! rs

 

598dbbe9580f5_image(3).jpeg.7ef6b02f435b5a9744e8f17eba1917d4.jpeg

 

Depois da janta resolvemos fazer algo pra passar o tempo, e o Bruno surgiu com um jogo chamado "Cidade Dorme". Pronto, passamos a próximas horas (e foram muitas) jogando no vagão restaurante, fazendo a maior bagunça. Até que os funcionários do restaurante disseram que precisavam apagar as luzes, que os outros passageiros precisavam dormir, mas viram que estávamos nos divertindo tanto que deram mais uma horinha de luz acesa só pra gente continuar jogando. Depois disso foi cada um pros seus lugares dormir. Eu dormi relativamente bem, acordei algumas vezes durante a noite, o trem de vez em quando dá uns trancos, mas a poltrona é bem confortável. Acordei na manhã do dia seguinte, faltando mais ou menos uma hora pra chegar em Santa Cruz...

 

Passagem de Trem P. Quijarro x Santa Cruz - 70 Bol (Só vende até 11 da manhã)

Snacks - Água 2L (7 Bol), Pringles (20 Bol), Biscoito tipo Clube Social (10 Bol)

Banho no Alojamento Cochabamba- 10 Bol

Jantar no Trem - 15 Bol

Refrigerante no Trem - 7 Bol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...