Ola pessoal eu tenho uma Forclaz 70+10 Symbium.
O externamente ela usa 3 tipos de tecido. O do fundo, que fica em contato com o chão é Cordura. O corpo em geral da mochila é uma mistura de dois tecidos que (segundo a etiqueta) são em Poliéster. Na minha visão um deles é uma espécie de nylon Rip Stop, porém com um desenho hexagonal. O outro tecido parece ser emborrachado. Lembrando que todos os dois recebem uma camada impermeabilizadora por dentro, o que dificulta a entrada de água. Nunca pequei chuva forte com ela pra saber se realmente esse tecido bloqueia a água. Mas acho que unindo a capa de chuva e esses tecidos emborrachados dificilmente entra água na mochila.

- Tecido da Forclaz Symbium.jpg (191.1 KiB) Visualizado 3557 vezes
Estive dando uma olhada e tentando comparar a Forclaz 70 com a Forclaz 70 Symbium . Vi que a principal diferença é o sistema de ajuste e amortecimento das alças. Esse descritivo “Symbium” quer dizer que a mochila possui esse tipo acessório ou seja, você ajusta a mochila de acordo com a sua altura e quando você “dá um baque”, o sistema amortece o peso pra não descarregar tudo nas suas costas e quadril. Vi no site da quéchua que já estão no Symbium 4, mas não sei dizer quais as diferenças.
Outra coisa importante que achei é a espuma que reveste as alças do quadril, das costas e dos ombros. Na Forclaz Symbium parecem serem bem mais densos e mais acolchoados além de revestida com um material respirável, portanto mais confortáveis.

- forclaz 70 e Symbiumjpg.jpg (173 KiB) Visualizado 3550 vezes
O material que é feito as mochilas me pareceu ser o mesmo, pelo que vi no site da Quéchua.
Pelo que vi, a forclaz 70 não tem capa de chuva e não tem bolsos laterais com redinha.. pra por um squeeze por exemplo. Não estou certo, mas acho que a forclaz 70 também não vem com dispositivo pra camelback.
Quanto ao preço, no Brasil tudo é muito caro né! Comprei a minha na Decatlon da Espanha e paguei 110 Euros. O equivalente a R$ 330,00. Na Decatlon do Brasil ela ta custando R$ 549,00.
Acabei de ver no site da quéchua que na Espanha a Forclaz 70 custa 60 Euros, o equivalente a R$ 180.
http://www.decathlon.com.brhttp://www.quechua.com/Acho que essas são as principais diferenças. Eu estou muito satisfeito com a minha, tanto no quesito durabilidade, quanto beleza, conforto, materiais, acessibilidade, só o preço no Brasil é que é salgado né..
Abraços, Marcelovisk