por Otávio Luiz » 17 Set 2010, 08:52
O Itupava é uma trilha só, então não tem como perder alguam atração, fatalmente você passará por ela.
Do lado direito (+/- 20 m) da ruína da casa do Ipiranga tem uma cachoeira com uma piscina boa pra banho, bem do lado do trilho.
Neste local as pessoas se perdem um pouco, pois a trilha atravessa a trilho bem em frente ao casa, mas não é muito visível do outro lado. Mas ela está lá, bem em frente a casa do Ipiranga.
A cachoeira do Véu não é visível da itupava, só do trem. Pra chegar lá tem que seguir por outra trilha, ou voltar pelos trilhos do Cadeado.
Você vai passar pela cachoeira que fica antes da represa do véu. Se tiver folego dá pra subir ela, tem umas piscinas bem legais lá pra cima. Esta cachoeira fica depois da casa do Ipiranga, uns 40 mim ~ 1 hora.
Minha última vez lá foi ano passado, e foi minha primeira travessia (Borda do Camp-Porto de Cima). Se pretende fazer este percurso pense num resgate lá embaixo, no posto do IAP no Nhundiaquara. Porque de lá até a ponte metálica são 6km e mais 10km até Morretes.
Tem um ônibus de Morretes-Curitiba que passa em Porto de Cima e sobe pela Graciosa, mas é apenas um horário por dia, pesquise no site da Graciosa ou no tópico da Trilha do Itupava aqui no mochileiros, eu postei lá o horário dos ônibus e também um telefone de uma pousada que tem uma kombi e pode te levar pra Morretes. Mas fique esperto, meu celular (BrT) não tinha sinal no posto do IAP.
Eu levei sorte, achei uma kombi logo abaixo do IAP (aquelas que levam a galera pra descer o rio de bóia), foi o que salvou, porque andar até Morretes depois de descer a Itupava inteira não é fácil.
Blog da AMC"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam e furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mt 6:19-21