Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

[Arquivo] Mochileiros de Portugal

Ponto de encontro para viajantes independentes e Mochileiros de Portugal

Moderador: joycebruja

Mensagempor geno » 08 Fev 2006, 00:15

Pois.. Eu as vezes tambem desapareço por uns tempos....
não podemos é sair todos...

Domingas... Eu esta altura estou em exames na faculdade... se não dava umas voltas contigo por aí, adoro a minha cidade...
Posso-te dar umas dicas...
Se vieres de comboio 1º ao saires em campanhã, apanha um comboio para a estação de S.Bento que é mesmo no centro da cidade. A estação é muito bonita tem vários paineis de azulejos. De la visita a praça da Liberdade(deve esta em obras quando vieres) e a Avenida dos Aliados que juntas são uma praça grande onde fica a Camara municipal do Porto. De la tens varias opções, visitar a torre dos clérigos, vale a pena subir la cimatem horario (penso que até as 17:30) e se por la estiveres de manhã a um sabado podes visitar a feira da Vandoma que é uma feira de usados e velharias como a feira da Ladra..
Do cimo da torre tens uma vista magnifica do centro da cidade e não só..
Podes visitar ali perto várias igrejas, a praça dos Leões, a Praça Carlos Alberto e a Rua de Cedufeita..
Mais importante que isso é uma visita a ribeira, um bairro tipico junto ao rio. Para la chegares é quem sai da estação de S.Bento a esquerda a descer uma rua comprida em paralelo. Até que encontras o palacio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges.
Nesta praça encontra-se tambem um posto de turismo, onde podes obter informações e mapas.
Em frente a estação de S.Bento existe uma loja da STCP autocarros do porto, onde podes comprar umas viagens e informar-te dos percursos e zonas turisticas. Tambem podes viajar de Metro para alem da rede de autocarros. Tens estação de Metro junto a estação de S.Bento por exemplo ou na estação de Campanhã.
Outra zona que deves visitar é a Boavista, onde tem a casa da musica e a rotunda. Dessa rotunda existe uma avenida até ao castelo do queijo, junto ao mar. de um lado tens a praia de Matosinhos e depois o porto de Leixoes. Para o outro lado Tens a Foz, com a avenida Brasil seguida do castelo da foz o passeio alegre e toda a zona junto ao rio. Há um autocarro que faz esse percurso, penso que é o 500, e é a partir do castelo do queijo. mas na duvida pergunta sempre a motoristas que esperam pela hora de saida, eles sabem tudo.
Tambem podes utilizar o electrico que faz parte desse percurso.
Ourtos locais que se devem conhecer são os jardins do Palacio de Cristal, fica perto do jardim da cordoaria onde é a torre dos clérigos. E os jardins de Serralves. Assim como o parque da cidade, por estes dois ultimos podes aceder a partir da avenida da Boavista.
Aconselho-te tambem uma visita a uma cave do vinho do Porto, no cais de Gaia, é so atravessar a ponte quando se esta na ribeira do Porto. O cais de Gaia é Lindo pois tens uma vista sobre o Porto muito bonita e podes observar os barcos rabelos atracados, embarcações antigas tipicas para transporte do vinho do porto. Numa cave podes ter a noção da historia do vinho do porto a produção e os diferentes tipos de vinhos asseim como uma prova de vinhos(tem cuidado não bebas muito se não não ves o resto da cidade).
PAra jantar exprimenta uma francesinha, prato do Porto que podes conseguir em muitos sitios, o molho é um pouco picante, dai que tens qeu acompanhar com um FINO(não é uma imperial) bem tirado.
De momento foi o programa que consegui escrever(nem devia ser para este topico) era para ser so um bocadinho mas ta aí num instante os pontos mais interessantes da visita. Como há mais pessoas do Porto por aqui, se faltar algo, o vão escrever.
Arranja um mapa, é sempre bom para te orientares. Quanto aos transportes, compra um bilhete de 10senhas stcp numa tabacaria por exemplo.
Espero que te divirtas...
geno

Data de registro: 12 Jun 2005, 20:15

Mensagempor pedrodeportugal » 10 Fev 2006, 23:20

e aí pessoal??? tá tudo ou quê?? [:)]

de facto tenho andado afastado mas por motivos pessoais.

espero a partir de agora ser mais constante.

um abraço para todos.
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Out 2004, 17:45

Mensagempor pedrodeportugal » 10 Fev 2006, 23:27

<b> mensagem colocada pelo Jopeg num outro topico - entretanto travado e mais tarde apagado - seguida dos comentários do pessoal </b>

Jopeg
postado - 22/01/2006 : 23:14:37

Caros Amigos,

Sou um jovem português e uma das minhas grandes paixões é viajar.
Conheci este "nosso" espaço uns dias atrás e hoje resolvi fazer o meu cadastro.
Espero aprender, ensinar, fazer amigos, trocar experiências e me divertir neste espaço (Mochileiros.com). Nestes foruns todos ficamos a ganhar com a troca de conhecimentos.
Posso dar uns conselhos sobre cidades na Europa e sobre aviação, uma vez que participo em fóruns de aviação em Portugal. Espero aprender e obter umas dicas sobre alojamento.

Moro na zona de Lisboa.

Na Europa conheço:
- Lisboa (é claro), Madrid, Barcelona, Londres, Paris, Amesterdão, Bruxelas, Luxemburgo, Oslo, Estocolmo, Helsinquia, Estocolmo, Copenhaga, Viena, Praga, Budapeste, Munique, Roma, Florença ...

No Brasil (a minha grande paixão) conheço:
Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Manaus (selva amazônica), Natal, Fortaleza ...

Podem ver algumas das minhas fotos de viagens em:
http://www.flogao.com.br/jopeg

Um abraço amigo e contem comigo

Jopeg

-------------------------------------------------------------------------------------

zocuni
Postado - 23/01/2006 : 09:29:28

Caro,Jopeg

Seja muito benvindo.Qualquer coisa estamos aqui.

Abraços,

-----------------------------------------------------------------------------------

geno
Postado - 29/01/2006 : 23:57:59

olá jopeg
eu tenho uma simpatia pela aviação.
tens que me der uma dicas. uns sites interessantes.
sê bem vindo ao cantinho tuga.
abraço

--------------------------------------------------------------------------------------------------

pedrodeportugal
Postado - 11/02/2006 : 00:17:34

Bem vindo Jopeg.

vou transferir esta tua apresentação junto com os demais comentarios para o topico "mochileiros de Portugal" que é onde o pessoal se encontra.

tenho a certeza que encontrarás muita informação neste site, assim como irás dar muita informação.

um abraço.
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor pedrodeportugal » 12 Fev 2006, 14:57

Geno, estive a ver o teu album de fotos.

o Peter Caffe é conhecido mundialmente; espero um dia tomar uma bebida neste cafe famoso e ao mesmo tempo acolhedor.

os Açores são uma coisa deslumbrante; há uns anos, cheguei a começar um itinerário para conhecer todas as ilhas dos Açores; o transporte entre as ilhas seria o barco e nas ilhas, a bicicleta. só que como o dinheiro para a viagem acabou por nao cair do céu, acabei por desistir temporariamente. [:)]

espero ter oportunidade de visitar essas ilhas durante alguma visita a Portugal.

quais os teus custos na viagem?
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor geno » 13 Fev 2006, 16:49

Pedro
Espero que tenhas gostado das poucas fotos que tenho aqui no site, tenho por mais algumas...

Eu sou fascinado pelos Açores, penso em la voltar pela 3ª vez.
Ainda tenho que escrever um topico sobre os Açores..

O Peter's é algo de fantastico.. Aquela mitica marina, toda pintada por viajantes de veleiros vindos de todo o mundo.
Um Gin (especialidade) ao chegar aos açores, e um na despedida, uma vez que faço os voos para a horta na ilha do faial. São algo de que não posso prescindir, assim como de todas as escalas que pelo Faial parei nas minhas muitas viages de barco pelas ilhas.
Podes descubrir mais sobre o peter's e um pouco da realidade da ilha e dos Açores em http://www.petercafesport.com/

Quanto a gastos.... Não te sei dizer ao certo...
O caro para mim foi a viagem. Porque por la a vida é barata (se não fores em ratueiras para turistas).
Tens muitas facilidades para campismo, e pedem pouco dinheiro, ou mesmo nada. Cheguei a acampar em varios sitios por 1euro a noite por pessoa incluindo a tenda, e com todas as condições como o mar perto ou vista para o mar, churrasco com lenha e acendalhas para usufruires gratuitamente, mesas de madeira, banca de cozinha com detregente e esfregão, (eu so andava com o esfregão, arranjava sempre maneira de ter detregente da loiça), e limpeza de chuveiros e casas de banho, boas sombras e vista fabulosa.
Tens campismo para todo o tipo, desde o selvagem (em todo o lado excepto onde tem letreiros a dizer que não podes acampar) tens parques de campismo municipais e de empresas privadas(mais caros).

Os Açores estão sempre em festa nos meses de verão, por lá tens festas todos os dias em todas as ilhas, é possível fazer um itenerario de festa em festa. Onde conheces sempre muita gente e tens a possibilidade de acampar tambem sem gastos com as condições de um parque de campismo normal.

A gastronomia é algo de fascinante pelas ilhas..
Pixes de nome que nunca ouvi falar , muito saborosos..
As frutas e productos agricolas que crescem naquelas terras, com ar do mar.... Fico já com agua na boca....

Optimo para pesca submarina e pesca com linha.. onde se pode arranjar um bom jantar ou almoço..

Quanto aos transportes é possivel utilizar os autocarros dentro das ilhas pelas principais vilas cidades e aldeias.
Algumas ilhas tem um serviço mais rudimentar.
Mas aqui existe um factor interessante... É facil arranjar buleia (carona)...
Eu andei muito a buleia. Eles por la tem muitas carrinhas de caixa aberta tipo pick-up. Assim é possível apreciar melhor as vistas, os caminhos, habitações e tudo o que se ve em todas as viagens, até andei em cima do milho e de palha..

O mais interessante é a amabilidade das pessoas, desde arranjares buleia e fazerem um dessviozinho para te deixar onde queres, a convidarem-te para jantar, a pagarem rodadas, oferecerem peixe... etc, etc...
Desde que não digas mal da ilha em da pessoa em causa e és uma pessoa que adoras os açores, estás a adorar, que eles denotem isso em ti.. Estás sempre bem... E pessoas com sotaque nortenho ainda melhor...

Quanto a entenderes o que dizem, ao fim de algum tempo de adaptação aprendes uns truques..
Normalmente diz-se o "falar açoreano"... O que se transmite para o continente é que nos Açores se fala como em S.Miguel..
Mas nos Açores, cada ilha tem um sotaque diferente, e dentro das ilhas se fala diferente de localidade para localidade, como por exemplo a zona de Rabo de Peixe que é uma zona de pescadores, de relativa miseria, onde não se percebe completamente nada, na RTPAçores quando falam pessoas dessa zona, tem que ter legendas por baixo, mesmo para açoreanos entenderem.
Portanto nos Açores existem cerca de 250 sotaques diferentes... Embora Cada ilha tenha um sotaque próprio.
Tive casos que não compreendi o que me disseram (até alguem me traduzir)..

Eu estive mais pelo Pico pois tive por la facilidade de alojamento, daí não ter gasto muito dinheiro e conseguir sobreviver por la 2 meses, mas tambem andei muito tempo pelas ilhas de mochila as costas e no Pico comprava sempre as minhas refeiçoes. No Pico deixei a minha bicicleta com o pretexto de la voltar para a ir buscar. Por la me deu muito jeito, era um meio de transporte diario.

Outro promenor foi as viagens de barco.. Em que comprei passe ao estilo de um interrail.
O Governo Regional do Açores proporciona um cartão jovem (no preço de 48wuros e até aos 26anos) que da descontos em museus, em festivais e festas e nos bilhetes para os barcos; todos os barcos.
Com o cartão cada viagem independentemente de ter escalas ou não, fica apenas por 1?uro. Por exemplo, uma viagem de S.Maria para as Flores passando por S.Miguel,Terceira,Faial(onde para para jantar e ir beber um gin ao peter's) fica apenas por 1euros!!!
Uma viagem media fica pelos 30euros, pode custar desde os 3,50euros, 8euros, 16euros, 20euros, por aí até aos 45euros +\-.
Aqui poupei muito dinheiro.

As Viagens de Barco são lindas, passar junto a ilhas ver varios tipos de aves marinhas, assim como golfinhos e cachalotes.
É possível conhecer sempre pessoal, tem bar onde é possivel comer uma sandes ou beber uns copos para não enjoar.. :D
Vi dos melhores pores do sol da minha vida assim como nascer do sol, noites de lua cheia reflectinda no mar e com o ceu carregado de milhões de estrelas como eu nunca alguma vez vi, ou mesmo tardes de um quente sol misturado com frescos ventos, proporcionando umas conversas agradaveis junto de uns bons finos banhos de sol e boas imagens ;).
O pessoal que anda sempre de festa em festa, muitos com djambes e outros instrumentos, que oriundos de varios destinos e com destinos comuns ou não, se juntam normalmente na rona de convivio ao ar livre na ré do barco(parte de traz), elaborando melodias que encaixam prefeitamente em toda as imagens fabulosas captadas pelo olhar.

Tenho vivências naquelas ilhas que não mais vou esquecer!
geno

Mensagempor Melancia » 13 Fev 2006, 18:35

<font color="blue"><font face="Comic Sans MS">E saudades das tardes que eu passava aqui com o mochileiros de portugal .. ainda não deu pra ir pra Portugal por isso voltei aqui pra ler as dicas.
Olha só o show do U2 acontecendo lembrei do Pedro que é fã , pena q num rolou nem vip pra esse show...
Aqui vou postar uma foto da galera brazuca ...
e quem quiser acompanhar minhas pirações mentais....olha aqui
www.fotolist.com/melmochilas

Um beijaço

Mel</font id="Comic Sans MS"></font id="blue">

Insert Image: Imagem
Melancia

Data de registro: 03 Jun 2004, 16:15

Mensagempor pedrodeportugal » 13 Fev 2006, 23:42

Geno, grande visão essa que tu deste sobre os Açores. aumentou a minha vontade de conhecer essas ilhas mágicas. mar, lua refletida no mar, estrelas no céu, paisagens na terra... espectáculo!!! [8D]

Senhorita Mel... nem um convitezinho??? [xx(] agora que estou aqui no Brasil pensei que ia ver os U2 já que nao consegui bilhete para o show de Portugal... [:(] mas tudo bem... irei cobrar-te um convite para mim e para a minha mulher para um outro evento!!! [:P] (é verdade... já casei... sim, E DEPOIS??? [:D] )
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor geno » 17 Fev 2006, 21:04

Pedro casaste aí pelo Brasil??? Parabens!!!!!
Um dia talvez faça o mesmo...
Pelo Brasil deve estar-se bem...
Quando la for vou querer ir de vez...

Espero que tenhas gostado da resposta... Foi apenas uma dica "rapida" do que aquilo é.... Muito tem que se falar.... e muito por la se encontra... Por isso quero ir outra vez...
As ilhas são mesmo magicas, e misteriosas, são as terras da antiga atlantida..

Mel... isso é que é festa... faz lembrar festivais... hehe
geno

Mensagempor pedrodeportugal » 19 Fev 2006, 14:28

Geno, por aqui está-se muito bem!! [8D] até ao momento não tenho razões de queixa!! estou no sul do Brasil, que acaba por ser uma espécie de "europa brasileira", então a adaptação tem sido fácil.

Quanto ao casamento, de facto casei aqui no Brasil. Estamos a pensar em fazer o casamento religioso quando for a Portugal. [:)]
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor geno » 22 Fev 2006, 00:30

Pedro é bom saber que estás bem por aí! É sinal que tenho um sonho que não é uma utopia...

Estou a pensar em ir a algum lado agora no Carnaval. Mas ainda não sei bem onde, as economias não estão em alta..

Talvez Neve em Tras-os-Montes algures para uma aldeia.

Ou uma estadia numa praia junto a S.Jacinto pelo pinhal as dunas e o mar.

Curtia ir a penhiche, mas fica para outra altura.
geno

Mensagempor geno » 22 Fev 2006, 00:53

Por acaso... Nunca acampei na neve...

Será que há neve? :P
geno

Mensagempor pedrodeportugal » 22 Fev 2006, 13:38

bom... parece que está muito frio para aí... vai ser um Carnaval gelado!! [}:)]

Geno, vai para a serra da estrela ou do marão que fica mais perto. neve deve haver... local para acampar é que já não sei... [:p]

se não chover aproveita para conhecer algum local, nem que seja perto de casa! há sempre alguma coisa para conhecer, ou então para rever!!
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor geno » 26 Fev 2006, 20:12

Concordo plenamente... Há sempre muito para aprender, conhecer ou mesmo para rever com outros olhos.

Aqui ta a nevar a altitudes superiores a 800m. Ta bem frio...
Aí no Brasil é que se deve tar a curtir muito.... Tambem quero :(

Ainda não tenho nada programado do que vou fazer.. Se tivesse o calor que está por aí, já não tava em casa.

Abraços
geno

Mensagempor Melancia » 01 Mar 2006, 19:55

Oi Portugas!!!

Como foram no carnaval??
Pedrão 1º vez carnaval no Brasil... consegui desfilar hauaau.
Eu não desfilei mas curti muito no interior e viva os portugueses que trouxeram o carnval pro Brasil!

Um beijo a vcs todos .
PS: acampar na neve??? Bruuuuuuuuuu q friooooooooooo
Melancia

Data de registro: 03 Jun 2004, 16:15

Mensagempor pedrodeportugal » 03 Mar 2006, 14:20

pois é Mel!!! o carnaval foi bem diferente para mim desta vez!!
não desfilei pois tinha tanta gente na cidade que nao consegui chegar nem perto do desfile!!! [:P]

mas deu para ver muita mulher interessante!!! [:D] é que as pessoas podem ser casadas mas nao são cegas!!! [8D]
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

AnteriorPróximo

Retornar para Mochileiros de Portugal

Submarino.com.br