Pois.. Eu as vezes tambem desapareço por uns tempos....
não podemos é sair todos...
Domingas... Eu esta altura estou em exames na faculdade... se não dava umas voltas contigo por aí, adoro a minha cidade...
Posso-te dar umas dicas...
Se vieres de comboio 1º ao saires em campanhã, apanha um comboio para a estação de S.Bento que é mesmo no centro da cidade. A estação é muito bonita tem vários paineis de azulejos. De la visita a praça da Liberdade(deve esta em obras quando vieres) e a Avenida dos Aliados que juntas são uma praça grande onde fica a Camara municipal do Porto. De la tens varias opções, visitar a torre dos clérigos, vale a pena subir la cimatem horario (penso que até as 17:30) e se por la estiveres de manhã a um sabado podes visitar a feira da Vandoma que é uma feira de usados e velharias como a feira da Ladra..
Do cimo da torre tens uma vista magnifica do centro da cidade e não só..
Podes visitar ali perto várias igrejas, a praça dos Leões, a Praça Carlos Alberto e a Rua de Cedufeita..
Mais importante que isso é uma visita a ribeira, um bairro tipico junto ao rio. Para la chegares é quem sai da estação de S.Bento a esquerda a descer uma rua comprida em paralelo. Até que encontras o palacio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges.
Nesta praça encontra-se tambem um posto de turismo, onde podes obter informações e mapas.
Em frente a estação de S.Bento existe uma loja da STCP autocarros do porto, onde podes comprar umas viagens e informar-te dos percursos e zonas turisticas. Tambem podes viajar de Metro para alem da rede de autocarros. Tens estação de Metro junto a estação de S.Bento por exemplo ou na estação de Campanhã.
Outra zona que deves visitar é a Boavista, onde tem a casa da musica e a rotunda. Dessa rotunda existe uma avenida até ao castelo do queijo, junto ao mar. de um lado tens a praia de Matosinhos e depois o porto de Leixoes. Para o outro lado Tens a Foz, com a avenida Brasil seguida do castelo da foz o passeio alegre e toda a zona junto ao rio. Há um autocarro que faz esse percurso, penso que é o 500, e é a partir do castelo do queijo. mas na duvida pergunta sempre a motoristas que esperam pela hora de saida, eles sabem tudo.
Tambem podes utilizar o electrico que faz parte desse percurso.
Ourtos locais que se devem conhecer são os jardins do Palacio de Cristal, fica perto do jardim da cordoaria onde é a torre dos clérigos. E os jardins de Serralves. Assim como o parque da cidade, por estes dois ultimos podes aceder a partir da avenida da Boavista.
Aconselho-te tambem uma visita a uma cave do vinho do Porto, no cais de Gaia, é so atravessar a ponte quando se esta na ribeira do Porto. O cais de Gaia é Lindo pois tens uma vista sobre o Porto muito bonita e podes observar os barcos rabelos atracados, embarcações antigas tipicas para transporte do vinho do porto. Numa cave podes ter a noção da historia do vinho do porto a produção e os diferentes tipos de vinhos asseim como uma prova de vinhos(tem cuidado não bebas muito se não não ves o resto da cidade).
PAra jantar exprimenta uma francesinha, prato do Porto que podes conseguir em muitos sitios, o molho é um pouco picante, dai que tens qeu acompanhar com um FINO(não é uma imperial) bem tirado.
De momento foi o programa que consegui escrever(nem devia ser para este topico) era para ser so um bocadinho mas ta aí num instante os pontos mais interessantes da visita. Como há mais pessoas do Porto por aqui, se faltar algo, o vão escrever.
Arranja um mapa, é sempre bom para te orientares. Quanto aos transportes, compra um bilhete de 10senhas stcp numa tabacaria por exemplo.
Espero que te divirtas...

Resumo