Ir para conteúdo

Moeda – O que levar - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Moeda – Viagem internacional – O que levar?

Em espécie - Peso Mexicano -Reais – Cartão de Débito – Cartão de Crédito - Visa Travel Money - Dólar

 

A intenção é para que cada um leia e tome a sua própria decisão, por que cada caso é um caso e cada um tem um modo de viajar.

Levar sempre em consideração que se o teu gasto previsto ficar em torno de US 1.000 a diferença entre os cartões que der para mais ou menos nunca vai aviltar o final dos gastos da tua viagem.

 

LEVAR EM ESPÉCIE - REAL

Tem países que é fácil o câmbio tem outros que não. Se for positivo é vantagem levar em espécie.

Leve Reais e troque lá você só perde uma vez na troca. Se comprar Dólar ou Euros você paga uma taxa da moeda no paralelo mais comisão, e na troca vai pagar mais uma vez quando for o caso.

Cada vez que você troca o teu dinheiro você esta pagando alguma coisa, ninguém trabalha de graça.

No México é muito difícil trocar Reais por pesos, você vai encontrar poucas casas de câmbio que fazem a troca.

Os cartões VTM hoje ja tem a opção de carregar aqui em Pesos Mexicanos. Veja as condições no tópico VTM.

 

LEVAR DÓLAR - Sempre é bom levar uma parte em dólares, mas lembre sempre que você estiver fazendo um câmbio sempre estará pagando uma taxa.

 

 

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Esta é uma das melhores opções, você paga a cotação real. Com o cartão de débito Internacional da sua conta corrente que tenha a bandeira Cirrus e Maestro, você pode sacar em caixas eletrônicos, pagar pequenas despesas no débito em supermercados, shoppings entre outros.

Custo para pagamento na função débito. IOF 0.38%.

Custo para saque, IOF 0.38%%, mais uma taxa que varia de banco para banco normalmente fica em torno de UD S 4.00, alguns bancos no exterior podem cobrar uma tarifa adicional, que pode ficar em torno de mais US 3,00, e uma tarifa de uso da caixa estas cobranças são informadas na tela sendo incluído no valor do saque, convertido na moeda corrente do país que você estiver. O valor sacado será convertido em US dólar oficial, debitado na mesma hora na sua conta em Reais.

Em muitos caixas você tem a opção de sacar em Dólar.

Quando você for sacar, aparece na tela o idioma preferido. Se for ENGLISH. Selecione a opção WITHDRAWAL PARA RETIRAR E A ORIGEM deve ser CHECKINK ACCOUT, conta corrente. Antes do saque, vai aparecer se você concorda com as taxas, se não concordar não é terminada a operação, sempre pegue o recibo de saque para controle.

PIN é a senha de 4 ou 6 dígitos conforme o banco. Não é a eletrônica (Internet).

O valor do saque diário e/ou semanal é de acordo com o que você tem de crédito no Banco e não é o que você tem na conta.

Para usar o teu cartão no exterior é necessário que você libere por Internet ou diretamente com o teu gerente. E informe em que país vai usar e em que datas.

Dica

Pode acontecer que o teu cartão não funcione num caixa, não entre em pânico, vá a outro caixa de outra rede. Também pode estar fora do ar ou o caixa sem dinheiro.

Tenha em mãos o telefone do seu gerente e/ou do Banco.

 

CARTÃO DE CRÉDITO

 

O cartão de crédito Internacional tem uma taxa de 6.38% de IOF.

Onde esta a vantagem. Você paga na cotação do dólar Oficial do dia, diferente quando você compra moeda em casa de Câmbio que é no paralelo e no VTM que é no dólar Turismo e o Dólar e na cotação do dia em que é fechada a tua conta. Se você tiver a opção de milhagem. Recebe ainda Milhas que revertem em uso para viagem e outra promoções, na maioria dos cartões quando você compra a passagem tem um seguro adicional de viagem e desconto do seguro no aluguel de carro. E paga toda a despesa na data do vencimento do cartão sem juros.

A maioria dos hotéis aceita fazer reservas por Internet.

Sabendo usar é uma grande opção.

 

VISA TRAVEL MONEY – VTM

È um cartão de débito internacional que você carrega o valor que pretende usar e se necessário você pode recarregar a distância por internet Pode ser carregado em Dólar Americano, Dólar Australiano, Dólar Canadense, Dólar Neozelandês, Euro, Franco suíço, Libra Esterlina, Iene, Peso Argentino, Peso. Chileno, Peso Boliviano, Peso Mexicano, Shekel Israelense, Rand sul Africano e Yuan.

Já têm cartões na versão multi moedas que permite o carregamento de diversas moedas no mesmo cartão e pode ser feita a conversão entre elas pela internet.

 

Para recarregar o valor é convertido no dólar do dia e creditado na tua conta em 24 horas.

Você adquire o cartão em Bancos, Agências de viagem, Câmbio.

Hoje os Bancos estão entregando dois cartões, um de emergência que funciona no caso de perda ou roubo do primeiro. Funciona com o cancelamento do original. A maioria não cobra aquisição do cartão.

Com ele você saca em caixas eletrônicos, faz pagamento no comércio e compra por Internet, o débito é convertido e feito na moeda do dia. Para compras não existe limite. Para saque depende do caixa automático a ser utilizado

 

Como utilizar o saldo remanescente

Você escolhe como utilizar o saldo do cartão no retorno ao Brasil. São três opções: devolver em reais nos Bancos e lojas credenciadas, guardar o cartão carregado para uma próxima viagem ou utilizar o cartão em qualquer estabelecimento afiliado à rede visa no Brasil.

DICAS

Considerando todas as opções e você não comprou Dólar ou Euro é recomendado que você tivesse um pouco de reais para uso no Aeroporto ida e volta e tenha um valor de segurança em dólar ou euro, o resto saque de acordo com a tua previsão de gasto por um período com o cartão de Débito ou VTM.

Se a tua opção for sacar com cartão de débito, por que não pegar no o cartão VTM do banco que você tem conta (sem carregar) e levar para uso em emergência carregando por internet.

Compete a você pesquisar e ver basicamente o quanto você vai gastar por dia, leia os tópicos de Perguntas e Respostas, Tópicos de Dicas, os Guias de Informações e os Relatos de Viagem.

Em nenhuma condição deixe dinheiro dentro da mochila/mala ou objetos de valor.

 

[info]NÃO ESQUECER DE LIBERAR OS CARTÕES ANTES DE VIAJAR[/info]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Estive no México recentemente, mais precisamente em Cancun.

Em Cancun podia pagar quase tudo com dólar. A unica exceção que eu me lembro é o onibus em que o pagamento é feito exclusivamente em pesos.

Cartões de crédito são aceitos em quase todos os estabelecimentos comerciais e em alguns casos acaba saindo vantajoso dependendo do cambio mesmo com o pagamento de iof.

Por exemplo, comprei um Ipod shuffle que custava 899 pesos, convertendo no cambio do dia 74 dólares, pagando no cartão o valor debitado na fatura caiu para 65 dólares, uns 10% a menos. Um amigo que comprou um tenis e um relógio também teve a agradável surpresa de ver o valor debitado na fatura do cartão ser menor do que ele esperava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cancun e Playa del Carmen a moeda corrente é o dolar. A cotação sempre pouco vantajosa. Nenhum outro lugar do méxico é tão fácil sacar dinheiro com cartão de débito, tanto dolar quanto pesos. Caixas ATM em todas as esquinas, rs. Além dos bancos mundias: Santander, HSBC, etc.

 

Minha dica para um roteiro que inclua a travessia por alguma fronteira com a Guatemala ou Belize é sempre ter alguns dolares. Existem taxas e propinas em quase todas elas e com o dolar você consegue pagar fácil. Se tiver que cambiar pesos, a "cotaçao" de fronteira é abusiva.

 

Essa dica de levar consigo informações da sua agência é importante demais! Tem desbloqueios que só eles fazem. O meu cartão não funcionou em algumas viagens e precisei ligar pro Brasil. Se o seu não funcionar, procure um caixa HSBC ou outro banco mundial do nível e faça o teste novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

eu acho que 6% não altera o custo total de uma viagem seja no cartão de crédito ou VTV. Se quem tiver dúvida e ler no início do tópico eu procurei mostrar que na realidade qualquer tipo de moeda que vc leve, troque ou use o cartão a diferença é irrelevante para quem vai viajar em média 20 dias que é o caso da grande maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...