por heka » 24 Jun 2009, 23:57
Ola´,
O preço do jeep é o mesmo, não faz diferença levar a barraca e sleeping bag. O sleeping vc vai precisar de qualquer jeito pra dormir nos yurts, pois faz frio de noite. E geralmente os yurts vc paga 3 a 5 dolares por noite, incluindo o jantar ( arroz e carne e talvez cenoura) e um café da manha simples ( pão e chá) Não acho que valha a pena acampar. E pelo que vi já existem vários acampamentos montados. A comida do almoço vc compra e leva. Nós compramos muitos Instant Noodles coreanos que vendem em nos supermercados de UB e levamos água quente em garrafa termica. E enchiamos a cada parada. Não sei se ainda é possivel pernoitar com os nomades, talvez se vc for bem para o interior onde não há acampamentos para turistas. Bom vc confirmar se pode, pois o governo estava pensando em proibir isto devido a abusos.E de qualquer maneira, nos yurts que ficamos todos eram de familias nomades e tinhamos contato com eles. Eles montam as tendas no verão e no inverno desmontam e voltam a fazer seus afazeres normais. A comida tipica local é simples: arroz, carne, cenoura e batata. As vezes macarrão. Vc pode no meio do caminho, quando encontrar uma familia com rebanho pedir pro guia ( se ele falar ingles, nem todos falam ingles, o meu foi por mimicas) ver se consegue o aguardante deles feito de leite de égua, airag. Parece um yogurt meio azedo, rsrs.
O hostel em UB eu paguei mais porque fiquei em um single, 10 dolares, mas um dormitorio é cerca de 5 dolares eu creio. Dê uma olhada no google e procure pelo UB guesthouse. Eles buscam na estação de trem de graça.
Eu achei muito interessante ficar em tendas, pois vc vê por dentro como são e o sistema de aquecimento, ainda com o fogão a lenha. E o chão todo coberto com tapetes. São espaçosos por dentro.
Espero ter ajudado
Boa viagem!