Ir para conteúdo

Moradores de cidade de Minas temem ficar 'ilhados' pela seca


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ô tristeza!!! Acesse o link para ver a foto desoladora.

 

Com o reservatório que banha a cidade no nível mais baixo em 15 anos, os moradores de Delfinópolis (MG) vivem a pior crise do município: temem desemprego, piora da economia e isolamento.

 

A travessia de balsa de 15 minutos pela represa –formada em 1957 para abastecer a usina Mascarenhas de Moraes– tem sido uma preocupação por causa das quedas no nível da água.

 

Sem a quantidade certa, fica praticamente impossível atracar na cidade. Com isso, os moradores temem ser isolados –outro acesso é pela estrada sem asfalto de 35 quilômetros até Passos (MG).

 

Obras de rebaixamento do embarcador estão sendo feitas, mas a espera para atravessar o trecho, de três quilômetros, pode levar até quatro horas. Além disso, há apenas duas balsas, que apresentam constantes problemas devido à falta de manutenção.

 

Furnas já foi autorizada a captar mais água e reduzir em até 13 metros o nível do reservatório, que ainda pode cair mais quatro metros para evitar que partes do rio Grande fiquem completamente secas.

 

Operador de balsa há 30 anos, Nilton de Faria, 63, teme a situação. "Há o risco de alguma coisa atingir a embarcação e acontecer acidente."

 

A seca é maior nos "braços" da represa, onde ficam concentrados ranchos e pousadas, e de onde produtores retiram água para irrigação das plantações de banana –o município é o quarto maior produtor da fruta em Minas.

 

O produtor Sávio Marinho, 53, diz que não consegue puxar água desde o mês passado e já estima queda na safra.

 

Caseira de um rancho há seis anos, Silvana Vilela, 28, teme perder o emprego, já que o patrão não vai a Delfinópolis há dois meses. "Quem vai vir para ver essa cena triste?"

 

"É assustadora a nossa situação e eu não tenho mais onde realizar cortes", diz o prefeito Pedro Paulo Pinto (PMDB), que já demitiu 10% dos funcionários da prefeitura em função da queda na arrecadação municipal.

 

[creditos]http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1538408-moradores-de-cidade-de-minas-temem-ficar-ilhados-pela-seca.shtml[/creditos]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...