Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#741676 por Jorge Soto
27 Jul 2012, 08:50
MOCHILEIRO PEREGRINO escreveu:Em respeito ao pedido dos moradores e autoridades locais, a rota do trekking a seguir não será divulgada por motivos de segurança e preservação.

Moradores e autoridades locais? Essa travessia é a famosa do Travessao-Lagoa Dourada, passivel de fazer em 5 dias facilmente e não sei pq tanto "segredo". Por se situar dentro do Parna Cipo nao tem nenhum morador dentro. Fato. E nao tem mimimi nenhum de seguranca e preservacao pois basta pedir autorizacao ao Parna q qq travessia dentro é possivel. Em tempo, as trilhas sao bem batidas e a navegacao, facilitada com tempo bom. E vc pode ir com guia-monitor (contratados em Cardeal Mota-Cipo, logo ao lado) ou sem, caso tenha a rota plotada no GPS ou tenha um bom mapa e bussola em maos. Nao tem perigo ou risco algum. Pressumo q a fcao do site seja a partilha sincera e de boa vontade das informacoes prestadas, passiveis de serem utilizadas por td e qq mochileiro independente.. Relatos (mesmo os fotograficos) devem ser inspiradores e nao demover nossa vontade de cair na estrada (ou trilha), e isso só é possivel disponibilizando o minimo de info (correta!) pertinente. E nao se mantendo omisso sob falsos pretextos, com o intuito apenas de aparecer. Desculpe a sinceridade, mas essa é a impressão q me passou o trecho quotado.
#742173 por Mochileiro Peregrino
28 Jul 2012, 20:24
JORGE :arrow: se vc consegue fazer há travessia com autorização vc de fato ta de parabens, já que o pernoite no parque é proibido, conversei com a própria diretoria e responsaveis do parque, e mesmo se vc contratar um guia, vc não tera autorizacao do parque não, como disse não é permiido o pernoite no parque. ::mmm:
e sim o caminho é conhecido e é possivel realizar em menos dias, porém eu sempre fico dias parados, eu não tenho necessidade de cumprir tempo ::cool:: agora se vc consegue mesmo autorização como disse lhe parabenizo ::lol4::
ja que vc acha que " eu desanimo ou sei la escondo informações " diz ai como se consegue autorização pra fazer pernoites no parque, ja que a própria diretoia me disse que não autoriza ninguém ha fazer pernoite, o parque da autorização somente para os voluntaridos ::cool:: ou a diretoria me informou errado ? bom, talvez por eu ser inexperiente eles não quiseram dar autorização pra mim né?
se eu gosto de me aparecer ? caso eu gostasse, eu não usaria estas fotos para tal e muito menos o site para isso ::cool:: não estou de forma alguma desrespeitando o site, pois gosto muito do mochileros.com, mas se caso eu queira de fato aparecer eu tenho meios bem mais práticos para isso. talvez minhas fotos sejam ruins, porque eu fotografo mal e de fato minhas fotos não inspiram nada ::dãã2:: é por isso que eu recebo MP da galera me pedindo pra parar de postar fotos, pois minhas fotos não inspiram ngm e desanima a galera ::mmm:

mas porque eu não faço um relato detalhado do trekking ? bom a travessia não é permitida por lei, embora seja fácil driblar isso, se bem que vc jorge disse que é só pedi autorização do parque ::cool:: que qualquer travessia é possivel. bom eu peço por gentileza mesmo que vc compartilhe com a galera como se consegue autorização ::cool::
mas vamos supor que a travessia seja proibida ( como eu disse e vc jorge diz o contrario ) imagine uma pessoa sendo flagrada por algum guarda parque e o mesmo aplique os procedimentos da lei, ai a pessoa fala assim, ahhh poxa tem um tal de mochileiro peregrino, um cara do site do mochileiros.com que postou no site as informações da travessia ::lol4::
bacana neh? ::cool:: porque sera que o responsavel do parque sitou alguns sites pra mim que divulgam a travessia ?

bom, pra quem ja é processado pelo governo e passou 2 anos sendo procurao pela policia, sabe bem o que isso significa ::cool:: ::mmm: uma coisa é uma pessoa X receber um simples processo, e outra coisa é uma pesseoa com mais de 10 ocorrencias e diversos processos contra ele ser atuado ::cool::

talvez eu me ache mesmo sabe, e é por isso que não compartilho informações com ngm ::cool:: ::cool:: ::cool::

forte abraço pra vc irmão ::otemo::

OTAVIO :arrow: suave irmao ::cool::
#742221 por Trota Nando O Ateu
28 Jul 2012, 23:43
::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: PROTESTO!!!!
Editado pela última vez por Trota Nando O Ateu em 02 Ago 2012, 20:00, em um total de 1 vez.
#742525 por Kássio Massa
30 Jul 2012, 02:38
Bem, penso que a comunicação, no universo humano, abrange diferentes modalidades, das quais ao menos duas são utilizadas neste fórum: a comunicação verbal escrita e a visual. Apesar das diferenças entre estas, ambas cumprem muito bem o papel de registrar momentos, não necessariamente exigindo coexistência das mesmas em um único tópico, bastando meramente organização por parte do autor da publicação. Lembrando que o conteudo a ser publicado depende da vontade do autor, e de sua intenção para com tal publicação.
Editado pela última vez por Kássio Massa em 30 Jul 2012, 03:03, em um total de 1 vez.
#742526 por Kássio Massa
30 Jul 2012, 02:57
O fato de existirem estas proibições e restrições de acesso nas UC's brasileiras, e em outros países, em muitos casos, se deve à falta de infra-estrutura e investimentos no sistema gestor destas áreas, agravada pela alta burocracia, principalmente no Brasil e ao próprio posicionamento cultural da sociedade e da rede turística tradicional para com o backpacker. De fato, o ato de divulgar informações que promovam ou incentivem práticas ilícitas - no caso, divulgar um mapa de rota da travessia para ajudar outros transeuntes a realizá-la - é considerada crime, segundo o Código Penal brasileiro, portanto, se o autor do tópico não se sente confortável em postá-las, não pode ser forçado a tal.

Agora, entrando na questão que mais nos interessa, talvez: nosso código ambiental é eficiente? é justo? Não podemos levar em consideração apenas os resultados quanto a preservação dos habitats, mas sim, se esta preservação é feita de modo inteligente, ferindo o mínimo possível qualquer parte envolvida na questão, quer sejam os órgãos gestores, quer seja a indústria do turismo, quer sejam os cidadãos. Cabe a nós, mochileiros, que lutamos por uma melhor política ambiental, nos unirmos efetivamente e exigirmos tais melhorias e correções nas falhas dos sistemas gestores por parte das autoridades em questão.
#742652 por Jorge Soto
30 Jul 2012, 13:00
MOCHILEIRO PEREGRINO escreveu:JORGE :arrow: se vc consegue fazer há travessia com autorização vc de fato ta de parabens, já que o pernoite no parque é proibido, conversei com a própria diretoria e responsaveis do parque, e mesmo se vc contratar um guia, vc não tera autorizacao do parque não, como disse não é permiido o pernoite no parque. ::mmm:
e sim o caminho é conhecido e é possivel realizar em menos dias, porém eu sempre fico dias parados, eu não tenho necessidade de cumprir tempo ::cool:: agora se vc consegue mesmo autorização como disse lhe parabenizo ::lol4::
ja que vc acha que " eu desanimo ou sei la escondo informações " diz ai como se consegue autorização pra fazer pernoites no parque, ja que a própria diretoia me disse que não autoriza ninguém ha fazer pernoite, o parque da autorização somente para os voluntaridos ::cool:: ou a diretoria me informou errado ? bom, talvez por eu ser inexperiente eles não quiseram dar autorização pra mim né?
se eu gosto de me aparecer ? caso eu gostasse, eu não usaria estas fotos para tal e muito menos o site para isso ::cool:: não estou de forma alguma desrespeitando o site, pois gosto muito do mochileros.com, mas se caso eu queira de fato aparecer eu tenho meios bem mais práticos para isso. talvez minhas fotos sejam ruins, porque eu fotografo mal e de fato minhas fotos não inspiram nada ::dãã2:: é por isso que eu recebo MP da galera me pedindo pra parar de postar fotos, pois minhas fotos não inspiram ngm e desanima a galera ::mmm:

mas porque eu não faço um relato detalhado do trekking ? bom a travessia não é permitida por lei, embora seja fácil driblar isso, se bem que vc jorge disse que é só pedi autorização do parque ::cool:: que qualquer travessia é possivel. bom eu peço por gentileza mesmo que vc compartilhe com a galera como se consegue autorização ::cool::
mas vamos supor que a travessia seja proibida ( como eu disse e vc jorge diz o contrario ) imagine uma pessoa sendo flagrada por algum guarda parque e o mesmo aplique os procedimentos da lei, ai a pessoa fala assim, ahhh poxa tem um tal de mochileiro peregrino, um cara do site do mochileiros.com que postou no site as informações da travessia ::lol4::
bacana neh? ::cool:: porque sera que o responsavel do parque sitou alguns sites pra mim que divulgam a travessia ?

bom, pra quem ja é processado pelo governo e passou 2 anos sendo procurao pela policia, sabe bem o que isso significa ::cool:: ::mmm: uma coisa é uma pessoa X receber um simples processo, e outra coisa é uma pesseoa com mais de 10 ocorrencias e diversos processos contra ele ser atuado ::cool::

talvez eu me ache mesmo sabe, e é por isso que não compartilho informações com ngm ::cool:: ::cool:: ::cool::

forte abraço pra vc irmão ::otemo::

OTAVIO :arrow: suave irmao ::cool::

Veio, entao falamos de parques completametne diferentes pq o Parna Cipo q conheco faz 20 anos atualmente permite pernoite SIM , desde q agendado com antecedencia e pagas as devidas taxas. Basta se informar bem ou ler os relatos recentes aqui mesmo postados sobre o Parna. TODAS as listas de discussao q faco parte e amigos meus do Pque inclusive dao conta disso. Antigamente era proibido mas hj nao o e. Eu mesmo ja fiz travessias proibidas sem misterio algum no passado, mas nem por isso me omiti de passar as coordenadas pra galera aqui mesmo. Em tempo, minha birra foi justamente essa (e nao com suas fotos, maravilhosas por sinal), no quesito de passar informacoes q NAO procedem mesmo, o q pode confundir quem pretende meter as caras. E ca entre nos, fotos insipiram sim.. desde q venham com alguma info a mais, coisa q nao tem aqui. Ha um abismo enorme ai.

PS. NINGUEM vai preso por fazer pernadas proibidas, e sei bem do q falo. Ja recebi (varias) ameacas de processos por isso, q nao passaram de... ameacas. Foruns tem coisa mais importante do q se importar do q com mochileiros pulando a cerca.

Trota Nando O Ateu escreveu:TODO DIA EU LEIO POSTAGENS NESTE MOCHILEIRO QUE ME FAZEM REFLETIR SOBRE REGRAS DO FÓRUM! AFIRMAR QUE ALGUÉM QUER APARECER ME PARECE OFENSIVO E PELO QUE SEI OFENSAS FEREM AS REGRAS DO FÓRUM. QUANTO A RELATOS FOTOGRÁFICOS CREIO SER ALGO PESSOAL, SE ALGUÉM NÃO CURTE BASTA NÃO ENTRAR NO TÓPICO ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: PEREGRINO SE VC FOSSE EDITOR OU MEMBRO DE HONRA NINGUÉM TE CRITICAVA. ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ADOREI SUAS FOTOS E CÁ PARA NÓS AS FOTOS FALAM POR TI. ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: E NEM PRECISA ESCREVER NADA O LUGAR É LINDO DE MAIS ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

Se parou pra ler direito tds os posts, percebera q a questao ta longe de ser essa e sim no q se refere a informacao q esta sendo passada. E ja q é pra falar de relatos fotograficos, sim questao puramente pessoal. Entretanto, ao ocupar o espaco daqui como mero fotolog pessoal perde-se a gde oportunidade de ajudar os demais, q acredito seja a funcao de um forum destinado a troca de informacoes. Mas ai cada um cada um. Essa é apenas minha opiniao. Da mesma forma uns vao pro mato com guia enqto outros metem as caras sozinhos. Decisao pessoal. No q se refere a ofensas, ai cada um enxerga o chifre no cavalo q melhor lhe convem, e ninguem melhor q nosso colega forista pra versar sobre o tema com devida propriedade.
#742877 por Trota Nando O Ateu
30 Jul 2012, 20:36
: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: ::xiu:: PROTESTO!!!!
Editado pela última vez por Trota Nando O Ateu em 02 Ago 2012, 20:06, em um total de 1 vez.
#743452 por Mochileiro Peregrino
01 Ago 2012, 09:09
jorge soto :arrow:
primeiramente irmão eu gostaria de falar que infelizmente nos conhecemos atravéz desta discussão, algo no meu ver desnecessario ( pra dizer que este não é nosso primeiro contato, há um tempo atraz pedi algumas informações pra vc sobre a travessia hielo sur, mas infelizmente vc não poderia me dar muitas infos, apenas que foi com agencia de turismo e a mesma custaria caro porém valeria a pena ::cool:: ) Vc ainda insiste na autorização do parna, bom vamos la então, o parna permite travessias apenas para os voluntariados, a única autorização que o parna da para as pessoas, são aquelas autorizações para vc passar por dentro do parque e não pernoitar nele, não faz nem 30 dias que sentei na mesa da diretoria do parna pra tomar um café e deixaram bem claro que o pernoite é proibido ::cool:: Ao inves de ficarmos nesta discussão se o parna da ou não a tal autorização, pq não fazemos o seguinte .... diga me por favor quais os procedimentos para tal autorização ? Já que a própria diretoria do parna ( insisto mais uma vez ) me disse pessoalmente que não permite pernoite ::mmm: Claro que se vc usar um guia voluntariado eles vão ceder ::cool:: Uma vez vc falando quais os procedimentos para tal autorização, eu entro em contato novamente com a diretoria e pergunto para os responsaveis do parna o pq que eles me disseram que não é permitido pernoite, então eu posto aqui pra galera o motivo pelo qual a diretoria me disse isso ::cool:: estou pedindo humildemente há vc meu querido que me faça este favor, não por mim mas pela galera do site ::cool::

Agora eu sou acusado de omitir informações tbm ? ::lol3:: ta bom então ::cool::

PS. NINGUEM vai preso por fazer pernadas proibidas, e sei bem do q falo. Ja recebi (varias) ameacas de processos por isso, q nao passaram de... ameacas. Foruns tem coisa mais importante do q se importar do q com mochileiros pulando a cerca.

vc tem razão irmão, mas vc não entendeu o que eu disse anteriormente :arrow:

bom, pra quem ja é processado pelo governo e passou 2 anos sendo procurao pela policia, sabe bem o que isso significa uma coisa é uma pessoa X receber um simples processo, e outra coisa é uma pesseoa com mais de 10 ocorrencias e diversos processos contra ele ser atuado

O problema é que eu ja pulei bem mais do que uma simples cerca ::mmm: e os foruns se importam cmg sim, infelizmente ::mmm: quem me dera se eu recebesse apenas ameacas de processos e não quilometricas fichas de ocorrencias policiais e processos, mas hj posso dizer que minha divida ta paga ::cool::

Se alguem quer meter as caras na travessia, vc pode ter certeza absoluta que não eh porque não dei detalhes da rota que isso vai impedir a pessoa, alem do mais eu nunca omiti uma informação se quer, apenas não a grito aos 4 ventos ::cool:: mas sempre dei a devida assistencia a todas as pessoas que me fizeram contato.

Relatos (mesmo os fotograficos) devem ser inspiradores e nao demover nossa vontade de cair na estrada (ou trilha)

Então relatos "DEVEM SER INSPIRADORES" ? ::mmm: primeiramente vc fala isso e depois vem elogiar minhas fotos? Sabe o que me deixa pra baixo nisso tudo irmâo ? Que meus relatos fotograficos sao tão inuteis e possuem tanta falta de informações que ja foi alvo de diversos trabalhos universitários de filosofos, turismologos e jornalistas ::mmm: Imagine tbm a vergonha que passei quando minhas postagens sobre vulcões aqui apresentadas no site foram referencia para uma aula de geografia numa escola publica no estado do mato grosso ::lol3:: A vergonha que passei quando uma professora apresenta para os seus alunos um trabalho de um mochileiro que ela encontrou no site mochileiros.com ::cool:: Mas o que realmente me pos pra baixo foi quando recebi uma ligação de brasilia do ministério do turismo, departamento de promoção e marketing nacional . Eu acho que pego super mal pro site quando eu disse que era colaborador do mochileiros.com e tals, e disse que no site é possivel fazer contato com diversos viajantes ::lol3:: se vc ja pensava que eu me acho, agora vc pode ter certeza irmão ::cool:: ::cool:: ::cool::

Sei que não costumo compartilhar, não é atoa que passei cerca de 6 meses pesquisando sobre vulcões e quando consegui recolher informações o suficiente sobre o assunto eu escondi tudo em baixo do colchão. Afinal compartilhar pra que, é super facil usar o google ::cool::

Da proxima vez poderiamos tambem fazer o seguinte, sairmos numa trip juntos ::lol3:: ::dãã2:: , vc faz os relatos escritos e eu faço as fotos, por que com certeza uma foto com um copo de bebida na mão e com sua cara sorridente em close up é que não vão inspirar mesmo ::lol4::

segue mais um relatinho informativo pra galera tirar bom proveito, e nao apenas mais uma enxurrada de fotos desconexas, sem utilidade pratica alguma pro forista.

:arrow: gruta-de-beltenebros-a-pe-t72057.html

Estas palavras irmão são diretamente direcionadas há vc ok ? ::cool:: Eu não me escondo atraz de um site e fico mandando indiretas pra ngm, pk vc não postou logo assim ....

SEGUE MAIS UM RELATINHO INFORMATIVO PRA GALERA TIRAR BOM PROVEITO, E NÃO APENAS MAIS UM RELATO DO MOCHILEIRO PEREGRINO QUE CONTEM UMA ENXURRADA DE FOTOS DESCONEXAS, SEM UTILIDADE PRATICA ALGUMA PRO FORISTA

Sinceramente eu espera que vc tivesse uma postura e uma atitude de homem, pra ser sincero vc poderia ter apenas a moral de ser direto e não ficar nas indiretas, que isso irmão um cara velho de trilha e de idade ficar com essas ai ::dãã2:: Eu pensei que quem gostava de se aparecer no site era eu ::mmm:

Agora que todos ja sabem que eu não compartilho informações, que minhas fotos são desconexas e sem utilidade alguma e que gosto de me aparecer no site, o que mais vc quer dizer sobre mim ? Mas uma coisa a galera do site tbm pode ficar ciente sobre mim, eu não mando indireta pra ngm aqui, eu direciono minhas palavras para as devidas pessoas, ao contrario de vc jorge soto que com uma atitude infantil e com total falta de moral, não tem coragem de citar meu nome e minhas enxorradas de fotos.

Forte abraço irmão, e que Deus o ilumine em sua caminhada ::cool::
#743467 por GUILHERME TOSETTO
01 Ago 2012, 10:08
Estou acompanhando esta discussão desde o início e vou dar aqui minha opinião sobre tudo isso.
Antes de iniciar, quero deixar bem claro que o Mochileiro Peregrino É SIM MEU AMIGO PESSOAL, já viajamos juntos , porém isso não influencia nas minhas opiniões, quer ele esteja certo ou errado. Se estiver certo eu o defendo, se estiver errado procuro indicar onde errou, sou imparcial nas minhas análises.

Desde o início dessa discussão, não entendi o motivo do Jorge Soto atacar da maneira que fez o relato fotográfico do MP.
Jorge Soto é reconhecidamente um dos maiores caminhantes do Brasil, quiçá do mundo...mas entendo que sua atitude para com o Mochileiro Peregrino foi muito desrespeitosa.
Se ele faz relatos fotográficos, não vejo isso como omissão de informações, mas como estilo, uma vez que, se assim não o fosse, ele não teria aberto um tópico com todas as informações sobre escalada em vulcões, como as que fez no Equador e que foi muito elogiado por outro grande trilheiro deste site, o Edver Carraro. Do mesmo modo que sei que muitas pessoas entram em contato com ele, via MP, pedindo informações sobre diversos locais onde ele já esteve. E ainda mais, está escrevendo um livro, onde conta suas emoções, sua trajetória de vida, suas viagens, etc. Não entendo isso como forma de omissão de informações, egoísmo ou forma de "aparecer".
A meu ver, se não concorda com a forma usada pelo Mochileiro Peregrino, deveria enviar uma MP ou recado, comentando o que discorda e questionando o que achar pertinaz. Mas não expondo as pessoas como ele o fez.
Entendo que este espaço que o site Mochileiros.com disponibiliza aos usuários é extremamente democrático, todos temos liberdade de opinar e expor nossas idéias, mas sempre de maneira respeitosa aos demais usuários!!!!

Jorge, li sua entrevista no site Alta Montanha e espero, sinceramente, que o sucesso não tenha atingido sua cabeça, que volte a calçar as sandálias da humildade.

Confesso e reconheço que não tenho nem de perto a experiência, a determinação e a CORAGEM que muitos de vocês têm em fazer as trilhas e travessias relatadas, e eu as usufruo como forma de auto-incentivo, para que possa realizá-las também.

Minha opinião.

Abraço a todos!!!!
#743481 por Andrézão
01 Ago 2012, 10:38
Concordo com o camarada que diz que as montanhas são livres e temos o direito de acesso e ao risco que corremos.
O que entrava o conhecimento das cachoeiras do cipó é a sua própria organização intitucional, o parque.
Mas se pedires autorização dentro dos termos deles é claro vc. consegue o ecesso aonde quiser, só tem que fazer isso perante a diretoria do parque péviamente!
Um parque nacional deveria incentivar o conhecimento de suas belezas, de for5ma sustentével pe claro, afinal somos brasileiros e temos o direito de conhecer nossa pátria.
Como preservar sem conhecer?
Tenho todos essas trilhas e mais algumas, se algêm se interessar, entre em contato comigo que é de domínio público essa informação, ou pelo menos, deveria ser...
... mas não se esqueçam de pedir autorização perante a diretoria do parque!
Abraço! Andrézão

tissunami@yahoo.com.br
#743553 por Jorge Soto
01 Ago 2012, 12:54
GUILHERME TOSETTO escreveu:Desde o início dessa discussão, não entendi o motivo do Jorge Soto atacar da maneira que fez o relato fotográfico do MP.

Quica pq eu ainda seja o unico q ainda consegue se indignar com a postagem de informacao deliberadamente equivocada ou ate da omissao assumida da mesma, coisa q nosso colega forista fez questao de salientar sem pudor algum. Ou quem sabe pelo fato q sempre tenho batalhado - desde o inicio do site - em afirmar q a Terra seja redonda, e ficado injuriado qdo vem alguem e diz q a mesma seja quadrada. De fato, um "ataque" sem motivo algum. Qto o resto de sua msg - extremamente sarcastica, ironica e jocosa no q me diz respeito - nem sequer vou me dar trabalho de responder. Reconheco bem qdo a lambanca entre amigos anuvia o bom senso q norteia os objetivos do site, como tb reparo bem qdo a patota td se junta pra pegar o outro la fora da escola. Sem mais, agora parto pra novas trilhas e travessias, pra entao postar aqui neste espaco do forum um relato fresquinho. E com informacoes CORRETAS, passiveis de serem utilzadas por qq um disposto a le-lo.
#743587 por GUILHERME TOSETTO
01 Ago 2012, 13:49
Jorge, não fui irônico, sarcástico ou jocoso, apenas expus minha opinião, coisa que, ao que parece, você não gosta muito que os outros o façam. Peço apenas que RESPEITE a minha opinião.
E acredito que os tópicos nao devem ser utilizados pra brigarmos e ficarmos discutindo o "sexo dos anjos". Quando discordarmos uns dos outros, o melhor a fazer é enviar recados ou MPs, isso evita a exposição tanto dos usuários quanto dos fóruns do site.

Qualquer coisa, manda uma MP pra mim!!!!

Abraços!!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes