Ir para conteúdo

Nepal 2 AZTEQ | Minipack AZTEQ | Bivak T&R | Everest 1 GUEPARDO


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Estou partindo para um mochilão onde vou cruzar toda América e quem sabe depois Europa. Como é uma coisa que vou fazer no estilo "Into the Wild" (antes que falem não quero imitar ele --" apenas mencionei pelo fato de ele ter um destino, mas não ter uma rota e o significado da viagem é o sentido da vida e da liberdade) enfim, para esta longa jornada, é necessário uma ótima barraca e dependendo das situações, ela deve aguentar climas extremos (Chuva e Vento principalmente).

 

Na busca de minha barraca, cheguei a três modelos que são facilmente encontrados em cidades de porte médio sem ter a necessidade de encomendar pela internet ( O que muitas vezes pode sair mais caro, acredite).

 

Essas três barracas são muito diferentes porem com algumas características semelhantes. Encontrei muito pouco sobre a Bivak aqui no Fórum, por isso tive que ir atrás.

 

Fiz um mini-resumo para pessoas inexperientes contando com as principais características de cada Barraca que fui colhendo conforme o tempo. ::sos::

 

[t3]BIVAK [T&R][/t3] ::otemo::

Não se engane, é uma barraca realmente pequena!

 

7470206_1GG.jpg

 

Características (Fabricante):

Peso: 1700 g

Dimensões (aberta): 245 x 90 x 80 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: Piso especial que resiste até 4000mm de coluna d’água. Costuras seladas – os micro furos que a máquina de costura faz são cobertos por uma fita termoaderente protetora que não permite que a água entre.

Teto: Impermeabilização reforçada do sobreteto suporta 2000mm de coluna d’água. Resistência adicional aos raios U.V. (50+)

Vareta: Varetas em alumínio.

Outros: Porta com zíper duplo, em tela mosquiteiro, permitindo melhor ventilação durante a noite e protegendo-o da entrada de bichos e insetos. Estacas de fixação em aço e varetas em alumínio, o que torna a barraca extremamente leve. As armações são interligadas por elástico, facilitando na montagem e no armazenamento da barraca.

 

---Prós

-Leve.

-Preço (Encontrei de R$280 à R$340).

-Rápida Montagem. (8 minutos sem pratica)

-Aguenta boas tempestades sem a necessidade de preocupação.

-Aguenta Fortes Ventos.

-Ótima para uma viajem solo de poucos dias e em lugares seguros.

-Recuo Relativamente Bom (Cabe uma Cargueira | Da para Cozinhar).

-Estacas (Specs) de aço em um formato "V" com boa área de contato.

 

---Contras

-MUITO Pequena

-Não é possível Guardar a Mochila dentro

-Não é possível Ficar Sentado dentro da Barraca.

-As estacas são de difícil manuseio em terenos pedrosos e mais pesadas que o normal.

 

 

[t3]NEPAL 2[AZTEQ][/t3] Minha Escolha ::otemo::

O 2 significa que da para duas pessoas e não que seja uma segunda versão. (Eu pensava --" ::lol4:: )

nepal-ampliado-2.jpg

Características (Fabricante):

Peso: 1950 g

Dimensões (aberta): 255 x 145 x 110 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Dimensões (fechada): 16 x 50 cm

Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 3.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Vareta: Duraluminio anodizado conectado com elásticos especiais.

Outros: Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh, presilhas de engate rápido para fixação lateral do corpo da barraca na vareta, argola superior interna para fixação de lanterna, costuras termo-seladas com Poliuretano (PU), pontos de estresse com reforço extra, abertura para ventilação para climas mais quentes e saia para neve.

 

---Prós

-Muito bem Ventilada!!

-Aguenta um rio embaixo dela e meio em cima! ::hahaha::

-Boa aerodinâmica para fortes ventos.

-Cabe duas pessoas de estatura média e duas cargueiras (Embaixo de cada recuo).

-Material ótimo

-Montagem (>=10min sozinho com pratica).

-Ótima para uma viajem de longa distância e em lugares de climas extremos.

-Recuo Bom (Da para Cozinhar).

-Duas entradas laterais extensas. (Realmente uma ótima vantagem)

-A Vantagem que eu mais curti foi que ela tem boa parte do teto telado. Em dias bons, quem curte dormir olhando as estrelas e a lua, vai comprar ela!

-Varetas leves e resistentes.

-Tem Saia para Neve que pode ajudar com fortes ventos e com a neve ::tchann::.

-Uma boa relação custo benefício se você quer gastar um pouquinho mais.

-Os specs são de alumínio leve, apesar de dobrarem fácil, também desdobram fácil e sua cor marcante dificulta perder os mesmos.

 

---Contras

-Preço (Encontrei de R$510 à R$640). [Cuidado onde compra a facha média é R$580,00]

-Acredito que pelo fato de ela ter boa parte de sua área telada, possa ter uma menor resistência e exija um maior cuidado nestas áreas.

-Não é auto portável (só pára em pé se forem fixados as estacas no chão)

-Talvez um pouco grande para uma pessoa.

-Os engates que prendem o sobre teto são de plastico e podem quebrar.

 

 

[t3]MINIPACK [AZTEQ][/t3] ::otemo::

Vai viajar sozinho? Pense bem nela.

 

minipack-ampliado-3.jpg

 

Características (Fabricante):

Peso: 1750 g

Dimensões (aberta): 248 x 135 x 100 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 3.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Vareta: Duraluminio anodizado conectado com elásticos especiais.

Outros: Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh, argola superior interna para fixação de lanterna, costuras termo-seladas com Poliuretano (PU), pontos de estresse com reforço extra, abertura para ventilação para climas mais quentes e saia para neve.

 

---Prós

-Aguenta um rio embaixo dela e meio em cima! ::hahaha::

-Tamanho Perfeito para um Pessoa.

-Cabe uma pessoa confortavelmente com sua cargueira.

-Material ótimo.

-Montagem (>=10min sozinho com pratica).

-Varetas leves e resistentes.

-Acredito que seja melhor que a Nepal para climas frios. ::Cold::

-Ótima para uma viajem longa distância e em lugares de climas extremos.

-Entrada meia telada com a possibilidade de efeito Blackout (Tem a tela mas também pode ser fechada com o tecido o que impede que as pessoas vejam dentro da barraca mesmo sem o teto)

-Tem Saia para Neve que pode ajudar com fortes ventos e com a neve ::tchann::.

-Uma boa relação custo benefício se você quer gastar um pouquinho mais.

-Existe um acessório que a torna auto portável.

-Os specs são de alumínio leve, apesar de dobrarem fácil, também desdobram fácil e sua cor marcante dificulta perder os mesmos.

 

---Contras

-Preço (Encontrei de R$510 à R$640). [Cuidado onde compra a facha média é R$580,00]

-Não tem uma aerodinâmica muito boa para fortes ventos.

-O recuo é muito pequeno apenas cabendo itens como botas, panelas etc. (Não da para cozinhar)

-Não é auto portável de fabrica.

-O grande problema que todo mundo reclama é que as gotas de água ou de orvalho pela manha sempre caem dentro da barraca quando ela é aberta por causa de seu formato. (Não que isso seja um grande problema).

 

[t3]EVEREST 1 [GUEPARDO][/t3] ::otemo::

Iniciante? Não quer gastar muito para acampar mas quer qualidade? Guepardo Everest 1.

 

barraca_guepardo_everest.jpg

 

Características (Fabricante):

 

Peso: 2450 g

Dimensões (aberta): 240 x 140 x 96 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: -

Teto: -

Vareta: Fibra de Vidro.

Outros: 2 varetas, não é autoportante.

 

---Prós

-Preço (Encontrei de R$180 à R$240). [Cuidado onde compra a facha média é R$210,00]

-Boa aerodinâmica para fortes ventos.

-Tamanho Perfeito para um Pessoa.

-Cabe uma pessoa com sua cargueira.

-Montagem (>=10min sozinho com pratica).

-Ótima para viagens no Brasil. (Coluna de Água de 2000mm)

-Muito bem ventilada

-O recuo é bom de aproximadamente 65cm.(Da para cozinhar | Cabe Equipamentos)

-Uma boa relação custo benefício se você pensa em um bom preço.

-Tem duas entradas como a Nepal.

 

---Contras

-Material bem simples.

-Piso fraco.

-Apesar de 2000mm de coluna de água ser uma boa para o Brasil, ela não aguenta São Paulo em dia de enchente (::lol4::) muito menos climas extremos.

-Não é auto portável (só pára em pé se forem fixados as estacas no chão)

 

Dicas Úteis:

-Não compre direto do site do T&R, eles cobram um valor absurdo comparado com as lojas.

 

Posso ter falado besteira, mas qualquer coisa, me desculpem e me falem que eu corrijo! ::prestessao::

 

Espero ter ajudado alguém.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ótimo resumo. Acabei de comprar a minipack com um preco otimo (404,00) no site orientista.com.br. Espero nao ter problemas com a entrega. Fiquei na duvida entre essas 3 e a guepardo everest, que é mais em conta porem com qualidade pior. Optei pela minipack por querer uma de 1 pessoa mas que coubesse mochila dentro e que fosse o mais leve possivel.

Talvez fosse interessante vc incluir essa guepardo e o peso delas no seu resumo ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Dalvan!

 

 

Bacana o resumão. Creio que ajude realmente quem tem menos tempo para garimpar essas informações.

 

Meu caro, só fiquei meio espantado com estes tempos de montagem que tu mencionou para as Minipack e Nepal... Com prática, 12 e 15 minutos respectivamente! Tu cronometrou isso sendo feito ou retirou a informação de algum lugar? Eu usei ambas mais de uma vez e nunca levei mais do que 10 minutos para montá-las sozinho em situações de campo, isso ainda gastando algum tempo com a "afinação" dos cordins de ancoragem do sobreteto depois de montadas. Não creio que seja um item para constar no "contras" como você citou.

 

 

Outra coisa...

 

 

[...]

 

EVEREST 1 [GUEPARDO] ::otemo::

Iniciante? Não quer gastar para acampar no quintal mas quer qualidade? Guepardo Everest 1.

 

[...]

 

Características (Fabricante):

 

[...]

 

Vareta: Fibra de Carbono.

 

[...]

 

 

 

A Guepardo Everest é bem razoável para o uso mais sério, não diria que se presta apenas para acampar no quintal. Obviamente não tem a mesma qualidade das Azteq e Trilhas & Rumos, mas é uma opção interessante para quem precisa de algo mais em conta. E mais, as varetas dela não são de fibra de carbono, mas fibra de vidro.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

gvogetta, muito obrigado, já efetuei as correções.. é realmente destes tipos de critica q eu preciso para ir corrigindo e alinhando o post!!

 

Quanto ao tempo, foi me baseando em relatos e videos de montagem. Não cheguei a cronometrar montando minha nepal. Ainda não acho que o tempo seja um ponto positivo, por que em condições de chuva repentina, 10 minutos tu já ta um gato molhado...acredito que uma montagem de 5 minutos seja um pró!!

 

att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...] Ainda não acho que o tempo seja um ponto positivo, por que em condições de chuva repentina, 10 minutos tu já ta um gato molhado...acredito que uma montagem de 5 minutos seja um pró!!

 

att.

 

 

Olá Dalvan!

 

 

Então, entendo seu ponto de vista, mas há um mínimo de tempo necessário para montar qualquer barraca. Se "rankearmos" as barracas por tempo de montagem, as Quechua 2 Seconds e outras similares ainda piores que armam sozinhas (aquelas que voce tira do saco e joga, caindo montadas) seriam campeãs absolutas! ::sos::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Neste quesito o "plus" seria uma barraca que permitisse o que alguns fabricantes chamam no inglês de "fast storm pitching", em que se monta a barraca completa a partir da parte externa (sobreteto), evitando molhar a parte de dentro (quarto) e podendo se abrigar dentro dela rapidamente para depois concluir a amarração, o que só é possível em barracas realmente autoportantes. Minha Marmot Grid 2 tem essa configuração e, depois de alguma prática, consigo montá-la (parcialmente, neste esquema que mencionei) em cerca de 2 minutos, ficando pendente a ancoragem correta dos pontos de fixação.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom, não quero nem discutir com você né...pq realmente intende de barracas e eu só pesquisei...

 

Vou botar como ponto positivo... ;DD

 

Seguinte...essa sua Marmot Grid 2...eu dei uma olhada na net sobre ela e achei o máximo...onde você comprou?? Vale o que custa? e a impermeabilidade dela aguenta bem? tipo em uma situação realmente extrema?

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Dalvan!

 

 

Comprei para isso = situações mais extremas. Depois de uma longa pesquisa e acho que acertei.

 

Posso afirmar que vale o que custou (custou EUR 300, pelo câmbio do início de 2012 pouco menos que uma Manaslu Discovery Mountain, nacional, projeto parecido em design). Foi comprada na Alemanha, tendo sido enviada para mim via postal por um amigo que lá reside.

 

Ainda não testei sob condições extremas mesmo pois ainda não tive oportunidade. A condição mais extrema com ela por enquanto foi durante a Travessia MI-Laranjeiras, em Urubici, em junho deste ano, onde pegamos 11 graus negativos numa noite e 9 negativos em outra. No frio sem reclamações, até porque ela é 4 estações.

 

A impermeabilidade dela em tese suporta os maiores rigores em termos de chuva : resistência hidrostática de 5000mm no sobreteto e 10.000mm no piso. A resistência a ventos e neve é excepcional pelo design semi-geodésico da sua estrutura, já consagrado e por contar com vários pontos extras de ancoragem ao solo fixados na estrutura.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Tenho uma barraca Nepal 2 da Azteq e já tive a oportunidade de testá-la em situações bastante adversas e ela se saiu excepcionalmente bem. Talvez eu nem estivesse aqui pra contar essa historia se ela não fosse uma barraca tão boa: Peguei uma tempestade de verão no meio de uma travessia Petrópolis X Teresópolis que eu fazia sozinho ( antes da existência do abrigo do Açu). Montei a barraca em um colo, entre duas montanhas, na esperança de que fosse uma rápida chuva de verão. Meus plano era de desarma-la logo após a chuva e prosseguir a caminhada. O que ocorreu foi uma verdadeira tempestade (acima da conta 2000 o clima é un tanto quanto adverso). Foram ventos fortíssimos que entravam canalizados pelo vale e davam e sensação que me arrastariam dali com barraca e tudo. Muita aguá de cima e também de baixo pois escorria em uma verdadeira cachoeira montanha abaixo e, pra completar granizo. A eficiência dessa barraca de tirou incólume e seco dessa situação.

É sem duvida alguma uma excelente barraca tanto para uso na montanha quanto na praia, pois tem telas que revestem inteiramente as duas laterais por baixo da porta, que pode ficar fechada ou aberta no clima quente.

È uma barraca relativamente leve para ser carregada na mochila pois pesa menos de 2 quilos e tem menos volume dobrada do que o meu saco de dormir.

Enfim, eu já utilizo esse equipamento a anos e ela continua como nova, nada se quebrou, nada rasgou. Portanto é definitivamente uma barraca que indico tranquilamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...