Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Nordeste do Brasil de carro - Dicas

Cruzar o Brasil ou todo continente de carro é uma aventura em todos os sentidos da palavra.

Re: Nordeste do Brasil de carro - Dicas

Mensagempor destri em 29 Set 2009, 23:59

Olá pessoal!
Sou recém cadastrado no site, mas frequento há algum tempo para tirar dúvidas. Dessa vez não foi possível resolver meu problema e por isso estou aqui postando!
No final do ano, logo após o Natal, estou planejando fazer um mochilão pelo Nordeste, começando por Jericoacoara-CE e terminando no estado de Alagoas. Como a grana está curta estou decidindo o melhor jeito de ir. Eu sou de São Paulo e até agora o jeito mais econômico pareceu ser ir de carro. Estou com mais dois amigos. Então quero saber se compensa mesmo, se não há muito risco de ser roubado, se ele vai voltar destruído, se gasta-se muito com estacionamento... Eu tenho um celta 1.0.

Outra coisa também, ouvi falar de uns esquemas que é possível arranjar com uma transportadora no Ceasa aqui em sp em que você vai ajudando o caminhoneiro até o destino da viagem e não paga nada.
E a última dúvida, vocês sabem de algum tipo de passeio ou trajeto que seria possível fazer saindo da foz do Rio São Francisco na divisa entre AL e SE e terminando na Chapada Diamantina?

Muito Obrigado!
destri

Reputação: 0

Mensagempor Natalense em 06 Out 2009, 19:34

Para DESTRI:

Você informou que vai passar alguns dias viajando de Jeri para Alagoas.
Jericoacoara fica lotada no verão, sendo MUITÍSSIMO difícil vaga em hoteis/pousadas no período entre 20/12 e 10/01. POrtanto, caso resolva ir, faça logo sua reserva. Caso você opte por ir num carro sem 4x4, deixe ele estacionado em JIJOCA e pegue um 4X4.
Embora tenha alguns malucos que teimam em ir de carro até Jeri, todos pagam caro por isto (vi alguns carros de passeio com o pneus estourados, pois tem de andar com a pressão baixissima para não atolar na areia. Além de danificar amortecedores e outros componentes).
Além disso, devido o grande numero de pessoas, geralmente tudo fica caro. Não se consegue pousada com ventilador e sem TV por menos de R$ 100,00 a diária por casal.
Passeios imperdíveis em Jeri são os das lagoas. Conheci a de Tatajuba. Excelente o peixe assado na brasa. Estes passeios podem ser feito de buggy.
Planeje bem a viagem para Jeri, pois é MUITO LONGE. Além disso, os guias "autônomos" danificam as placas de trânsito num raio de mais de 100km para as pessoas terem dúvidas quanto as estradas e utilizar seus serviços. Estude bem o mapa, pois tem de pegar algumas bifurcações. Lembre-se que o local não tem infra estrutura como cidade, ou seja, não tem hospitais, delegacia, etc (ao menos eu não vi). A comida é muito cara, mas, se faltar dinheiro, procure uma padaria que tem lá... risos compre uma pizza grande e mate a fome.
Fortaleza é imperdível. Visite as praias, vá a show de humor (tem muitas opçoes e os preços são bons). Lembrando que no final do ano é quase impossível conseguir vaga em hotel em Fortal. Geralmente os hoteis de lá so querem vender o "pacote" de 7 dias, por preços acima de mil reais (casal).
Indo em direção ao RN, não deixe de conhecer Canoa Quebrada (acho bem melhor que Jeri). Acesso fácil, praia mais barata, hospedagem mais barata e mais fácil. A Broadway é imperdível (mas para comer saia dela... tem locais mais baratos).
NO RN sugiro você vir logo para Natal e daqui conhecer as diversas praias, tando do litoral norte, quanto do litoral sul. Deixe uns 4 dias (no mínimo) para Natal. Aqui também é muito movimentada no verão, mas mesmo assim, se consegue pousadas/hoteis.
Conheça as praias de Macarajau, Jacuma, Genipabu, Redinha, Forte - Meio - Artistas - Areia Preta (Via Costeira), Ponta Negra, Cotovelo, Pirangi (a do maior cajueiro do mundo), Buzios, Tabatinga. Também conheça Pipa (100km de Natal - litoral Sul). Lembre-se que em Pipa tudo é caro.
João Pessoa também é legal de se conhecer. Tem várias praias bonitas (não tanto quanto as do RN, risos). O por do sol do Jacaré é muito bom. Se curtir naturismo, pode conhecer Tambaba.
Já em Pernambuco, talvez o mais legal seja conhecer Recife mesmo e sua vida noturna. Quanto a praias não as vejo tão atrativas quanto as outras que mencionei.
Saindo de Recife para Alagoas, vá pela litoranea (veja no mapa para pegá-la no CABO). Irá conhecer praias maravilhosas. Não deixe de curtir Maragoji. Continue até Maceio. Reserve uns 3 dias para conhecer as belezas do local. Muitas praias otimas (Francês, do Gunga, Jatiuca, Ponta Verde, Pajuçara, etc).
Se for a Sergipe, conhecerá uma cidade super organizada (Aracaju). Lá não deixe de fazer o passeio para o canyon da hidrelétrica de Xingó, localizada no Rio Sao Franscico, na divisa enter Sergipe e Alagoas. Lá você irá fazer um passeio de barco com cerca de duas horas e meia de duração, com parada para mergulho e almoçará num restaurante flutuante. É EXCELENTE. Existem empresas que fazer tal passeio.
Quanto ao carro, pode fazer a viagem sem medo. Respeitando os limites do carro e das rodovias, não tem porque temer. A menos que você dirija forçando muito....
Estacionamentos aqui no Nordeste em geral não são caros. É comum se parar na rua e os flanelhinhas (pastoradores em Natal) aceitam um real de bom grado (com exceção de Salvador - não vale a pena nem falar). Em geral os hoteis/pousadas tem estacionamento gratuito.
Quanto a assaltos a carros, isto ocorre mais nas rodovias de menor fluxo, em especial no interior da Bahia e de Pernambuco. Como você provavelmente irá trafegar pela BR 101 e outras de grande fluxo, não há porque temer. Além disso, basta não viajar tarde da noite. Mas na 101 pode viajar a qualquer hora.
Lembre-se que o combustível aqui é mais caro. Como imagino que seu carro é flex, ressalto que não vale a pena usar alcool, pois o litro custa em média R$1,70.
No mais, boa sorte e curta sua viagem.
Natalense

Mensagempor Deia SSA em 18 Out 2009, 18:56

Boa noite pessoal.
Eu e meu marido vamos fazer a viagem de Salvador até (talvez) São Luiz - MA. Se não formos até MA vamos parar em Jeri mesmo.
Gostaria de dicas de roteiro, pois vi que várias cidades necessitam de um tempo maior, pois é necessário atravessar de balsa e algumas em dunas. Vamos de carro e gostaria que o Luiz mandasse as coordenadas para mim do GPS (você disse que possuía o arquivo). Ah... vamos pular Aracaju, porque já conhecemos. Gostaria de dicas do tipo ida e volta de carro. Ou seja deixando alguns roteiros para a volta. Obrigada!!!!
Deia SSA

Próximo Destino: RS e MG em jan/2010.

Mensagempor valdilene em 24 Out 2009, 16:48

olá pessoal acabei de mim cadastra,porem ja vinha sempre visitando esse forum que por sinal é marvilhoso..
bem eu e meu marido e duas filhas, estamos pretendendo faser uma viagem ao nordeste em Dezembro la pra o dia 18 porai , pra uma cidade que se chama Quipapá
fica no Pernambuco,porem é a primeira vez que vamos faser uma viagem dessa de carro,porem gostaria de ir parando para conhecer algumas cidades
mais não conhecemos nada,vamos sair de São Paulo,que rodovia devemos pegar que seje mais segura, e mais perto,mim disseram que tem uma rodovia que é mais perto e outra mais longe,eu prefiro a mais segura..sei que vamos passar em minas,na bahia,em sergipe,alagoas,é isso mesmo se vcs puderem mim dá algumas dicas vo ficar muito agradecida..confesso que tenho um pouco de medo,é seguro ir pra tão longe de carro,meu marido disse que só vai andar durante o dia.
Gostaria de saber se tem alguma dessas estrada que vai proximo das praias.Se vcs puder faser um roteiro pra mim, vo ficar feliz meu carro é um S10.2.0
muito obrigada que DEUS abençoe tds vcs e tenham um maravilhoso fim de semana.
valdilene

Mensagempor valdilene em 30 Out 2009, 14:53

oi pessoal por favor mim responde ,minha viagem sera agora em Dezembro,por favor mim ajudem bjssssss
valdilene

Mensagempor Evaldo Andrade em 31 Out 2009, 13:30

DICAS MUITO LEGAIS NESSE FORUM, PARABENS. PESSOAL EU MORO EM VIDEIRA - SC, E PRETENDO FAZER UMA VIAGEM PARA O NORDESTE, PASSANDO POR GOIANIA(MEUS PAIS MORAM EM GYN, POR ISSO JA ESTOU ACOSTUMADO COM ESSE TRAJETO). DE GOIANIA PARA FORTALEZA, QUERO PASSAR EM LAVRAS ONDE TENHO PARENTES, CIDADE PERTO DE JUAZEIRO DO NORTE. NA VOLTA QUERO PASSAR PELO MARANHAO E DESCER PELA 153 ATÉ GOIANIA. SE TIVEREM DICAS DE PARTES DESSE TRAJETO FICO AGREDECIDO. AINDA ESTOU EM FASE DE PLANEJAMENTO DA VIAGEM, DEVO FAZER EM FEVEREIRO DE 2010. VOU VIAJAR COM ESPOSA E DOIS FILHOS.
Evaldo Andrade

Mensagempor pipapipa em 16 Nov 2009, 11:54

Eu pretendo ir de São Paulo para o ceara de carro e parar em alguns lugares, quero dicas de rodovia, vc pode me ajudar?
pipapipa

Mensagempor dj bico em 19 Nov 2009, 14:31

Valdilene...
Tambem sou novato nesse site...graças a Deus fui para Pernambuco no ano passado...em Sao Jose da Coroa Grande....estou em Sampa...pela primeira vez fui para lah....fui pela Fernao Dias BR 381 e parei para posar em Governador Valadares...infelizmente nao fui para conhecer as belezas no meio do caminho...somente quando cheguei no nordeste mesmo...Peguei a Rodovia BR 116 e fui embora Posei em Jequeie depois fui ate quase Feira de Santana...chegando antes de Feira...entrei na BR 324 e depois peguei a BR101 ate Pernambuco......graças a Deus de boa....foi eu, minha esposa e meus dois filhos de 9 e 3 na epoca....rs...espero ir novamente mas...somente ano que vem...esse ano os parentes vem para ca...boa sorte...
dj bico

Mensagempor Anailuj em 24 Nov 2009, 21:46

oI lUCKYLU,
Estou me programando para ir de carro do rio de janeiro passar o carnaval em Olinda.
Queria dirigir umas 5h por dia e gostaria de sugestões de melhor percurso, onde domir - quais cidades e pousadas/albergues.
Vamos numa parati, meu marido e eu e talvez mais um casal.
Em Pernambuco tenho onde ficar e conheço tudo de Maceió pra cima... Minha dúvida mesmo é a saída do Rio a té chegar à Bahia.
Será que você poderia me ajudar?
Obrigada!
Abs,
Juliana
Anailuj

Mensagempor valdilene em 08 Dez 2009, 17:23

Dj bico fico muito agradecida pelas respostas ..bem gostaria de saber se a Fernão dias que vc foi,é a que vai direto pra minas,mim disseram que ela é muito peigosa o que vc achou..
tbm mim falaram que seria melhor ir pelo o rio de janeiro ou é a mesma rodovia.Tem uma que vai beirando praia vc sabe mim dizer qual é.
Desde de já agradeço a atenção grande abraço.
valdilene

Mensagempor dj bico em 11 Dez 2009, 08:18

Ola Valdilene....olha quando eu fui programar minha viagem, me passaram tambem todas as rodovias, tanto Fernao Dias, como indo pelo Rio de Janeiro ou indo beirando praia.
Eu fui pela Fernao por ela ser duplicada ate Belo Horizonte, depois de Belo...aih que ela fica mao ida e volta. Foi minha primeira vez em ir para o Nordeste, eu ainda nao fui pelo Rio e nem beirando Praia, mas se for para chegar logo prefiro ir pela Fernao Dias, agora se vc quer ir vendo mais paisagens interessantes, entao eh melhor ir pela Dutra e depois Rio de Janeiro, na parte beirando praia, dizem que vc tem que ir ate o centro do Rio de Janeiro, pegar a Ponte Rio Niteroi e ir sentido Macae, se for interessante para voces irem por este caminho, olhando lindas paisagens fiquem a vontade. Se eu fosse viajar novamente este ano eu iria de novo pela Fernao Dias. Mais rapido menos desaceleracao do carro e o pedagio mais barato. Agora eh peh no acelerador, olho na estrada e fazer uma otima viagem....ja estou com sds de fazer isso...rs...mas aproveitem bem...se quiserem ir beirando praia quando chegarem em alagoas...entrem sentido sao miguel dos campos/Maceio e perguntem que querem ir para Pernambuco sentido Jacarecica...vao adorar este itinerario.....good luck...
dj bico

Mensagempor valdilene em 11 Dez 2009, 12:03

Djbico muito obrigado mesmo,valeu pelas as dicas vai ser de muito valor,agora esclareceu minhas duvidas..tenha um natal de muitas coisas boas e m ano novo repleto de saude,paz e muitas realizçoes grande abraço.
valdilene

Mensagempor dj bico em 19 Dez 2009, 10:36

Obrigado Valdilene...espero que sua viagem seja muito proveitosa e que o seu retorno seja melhor ainda...Felicidades,Paz, Ano novo prospero para vc e sua familia...vao e voltem com Deus.
dj bico

Mensagempor naldolopes em 04 Jan 2010, 17:20

Olá pessoal eu Sou de Porto Velho - Ro e vou quero viajar com minha familia para o Nordestes de Carro e Gostaria que alguem q ja fez o trajeto me desse alguma dica. obrigado
naldolopes

Mensagempor KROLCAT em 09 Jan 2010, 23:20

Olá, farei uma viagem do RJ à Salvador de carro com minha família. Como nunca fizemos este trajeto, gostaria de saber algumas dicas como qual cidade parar para pernoitar, qual hotel, tempo de viagem e condições da BR 101, além de outras informações. Grata. Obs.: URGENTE!!Pretendemos sair do RJ no dia 14/01/10.
KROLCAT

AnteriorPróximo

Compartilhar este tópico:

Voltar para Viagem de carro