Marcelo,
Eu fiz a minha viagem me hospedando em 8 cidades em 16 dias. Foi um pouco corrido. Mas para o bom paulista que sou, ficar muito tempo numa calmaria e sem novidade me deixa estressado.
A vantagem de despachar o carro é que você vai fazer deslocamentos mais curtos. No meu caso foi muito tranquilo pois o menor preço foi de uma transportadora grande que tinha pátio em Salvador e SP. (
www.transtana.com.br )
A desvantagem poderá ser: o custo; o fato de você chegar antes do carro e ficar sem ele no Rio; e o cuidado com a bagagem, pois você vai de carro mas volta trazendo a bagagem no avião ( eles não dão cobertura para objetos deixados dentro do veiculo, mas no meu caso eu deixei uma cx de ferramentas com lanternas e outras coisas mais no carro e não tive problemas )
No seu roteiro as alternâncias de cidades na ida e na volta estão legais, mas eu faria algumas alterações e vou aproveitar para dar algumas opiniões que podem ser bastante pessoais:
Guarapari para mim lembra muito o Guarujá. Cidade de veraneio, cheia de prédios que escondem o sol da praia e que fica deserta nesta época do ano. Praia com natureza eu só conheci uma no extremo norte da cidade, mas eu não sou o melhor guia do lugar.
Vitória eu achei uma capital bacana, parecida com o Rio. Tem um visual legal subindo no morro do convento ou o morro do moreno, em Vila Velha.
daqui a Cumú acredito que está perfeito.
de Cumú a Itacaré você vai ter que passar por dentro de Ilhéus. Não faz sentido não parar na ida e passar na volta. Eu não conheci Ilhéus, fui direto para Itacaré e de lá tb conheci a Península de Maraú.
de Itacaré a Salvador ta bom tb. Se tiver tempo conheça tb o litoral norte da BA, são mais uns 200km até Mangue Seco com a Praia do Forte no caminho.
de Salvador ao invés de ir para Ilhéus eu sugeriria Morro de São Paulo, que não está no seu roteiro e está nos meus Imperdíveis!!!
daqui a P. Seguro ta legal. Não sei as suas intenções, mas P. Seguro é praia de molecada em viagem de formatura. Para mim o que vale é o lado histórico que a cidade tem. Neste pólo turístico eu me hospedaria em Arraial.
de P. Seguro a Itaunas está ótimo tb. E depois Grussaí eu não conheço.
Uma dica muito importante que eu dou tb é o Guia de Praias da 4 rodas. Lá você tem a característica de cada praia de cada cidade.
Boa sorte. Se tiver mais dúvidas pode mandar.
Obs. estou planejando a minha para Novembro, de Salvador a Natal, despachando o carro na ida e na volta ( valeria mais alugar um carro, se eu não fosse viciado num 4x4 )
[]'s Luis