Nordeste do Brasil de carro - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre viagens de carro. Destinos, roteiros, relatos de viagens, companhia para viajar e discussões técnicas sobre carros, peças e outros equipamentos relacionados

Mensagem não lidapor ramongn » 19 Jul 2005, 12:57

Valeu Lucky, depois irei mandar o planejamento dela.

Alguem aqui ja pegou a estrada RN-221 ? Que via de São Miguel de Touros a Macau ? gostaria de saber a situação desta estrada, e se da para passar um carro de passeio. Olhei o site do DER de RN (http://www.der.rn.gov.br) mas la não tem nada . . .

Abraços.
ramongn

Mensagem não lidapor ramongn » 19 Jul 2005, 12:58

Alguem aqui ja fez viagem de carro e mandou o carro por transportadora e voltou de avião ?

(Estou pensando em fazer isso para ganhar ais alguns dias na minha viagem)
ramongn

Mensagem não lidapor ramongn » 19 Jul 2005, 13:49

Segue abaixo o roteiro que pretendo fazer, com as respectivas kilometragem diarias, gostaria de saber a opinião de vocês. reservei alguns dias a mais em fortaleza, pois tenho parentes por la.

A volta, estou na dúvida se volto de carro, ou se volto de avião e mando o carro por carreta.

Dia 1 Linhares - ES 677 Km
Dia 2 Trancoso - BA 483 Km
Dia 3 Porto Seguro - BA 0 Km (passeio pela região)
Dia 4 Cachoeira - BA 599 Km
Dia 5 Imbassai - BA 166 Km
Dia 6 Imbassai - BA 0 Km (passeio pela região)
Dia 7 Sitio do Conde - BA 104 Km
Dia 8 Laranjeiras - SE 162 Km
Dia 9 Barra de São Miguel - AL 234 Km
Dia 10 Barra de São Miguel - AL 0 Km (passeio pela região)
Dia 11 Maragogi - AL 178 Km
Dia 12 Recife - PE 134 Km
Dia 13 Recife - PE 0 Km (passeio pela região)
Dia 14 João Pessoa - PB 126 Km
Dia 15 Praia da Pipa - RN 147 Km
Dia 16 Natal - RN 86 Km
Dia 17 Natal - RN 0 Km (passeio pela região)
Dia 18 Touros - RN 211 Km
Dia 19 Macau - RN 139 Km
Dia 20 Mossoro - RN 261 Km
Dia 21 Fortaleza - CE 0 Km (passeio pela região)
Dia 22 Fortaleza - CE 0 Km (passeio pela região)
Dia 23 Fortaleza - CE 0 Km (passeio pela região)
Dia 24 Fortaleza - CE 0 Km (passeio pela região)
ramongn

Mensagem não lidapor marioluc » 21 Jul 2005, 10:45

Olá Ramon,

Vou te dar uma idéia, que comigo funciona bem, inclusive cheguei de Fortaleza, ontem, fui de carro, para vc saber as condições das estradas, ligue na Polícia Rodoviária Federal do Estado que vc está querendo, eles lhe dão todas as informações, inclusive das estradas estaduais, e realmente funcionam.
Saí de Brasília, fui até Belém, São Luis, Lençois, Parnaiba e Fortaleza, e sempre utilizei deste mecanismo, não teve erro.
Outra dica: para saber as condições das estradas federal, acesse o site www.dnit.gov.br, as informações são atualizadas freguentemente, é outra ferramenta importante.

Não esqueça, para chegar em fortaleza vindo de mossoró, quando chegar no CE utilize as estradas estaduais, são ótimas, não tem transito de veículos pesados, e ainda aproveita as prais...
Quaisquer dicas, é só perguntar, estarei a disposição..
Mário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor silaratur » 01 Ago 2005, 09:30

valeu LuckyLu.

Realmente, estou muito empolgado com esta viagem, farei em Outubro sairei no dia 04 e pretendo seguir o seguinte roteiro. (por favor dê seus comentários). Qual o calculo médio que posso usar de tempo / km. Nos meus calculos fiz uma média de 85km/h

Dia 04/10 - Rio (07:00) => Guarapari (12:00) +- 474km
Dia 06/10 - Guarapari (08:00) => Cumuruxatiba (16:00) +- 567km
Dia 09/10 - cumuruxatiba (09:00) => Itacaré (16:00) +- 488km
Dia 12/10 - Itacaré (09:00) => Salvador (15:00) +- 417km (indo por itaparica -Ferry Boat)
Dia 15/10 - Salvador (12:00) => Ilhéus (18:00) +- 385km (indo por itaparica - Ferry Boat)
Dia 16/10 - Ilhéus (08:00) => P.Seguro (12:00) +- 301km
Dia 20/10 - P.Seguro (09:00) => Itaúnas (13:00) +- 368km
Dia 22/10 - Itaúnas (08:00) => Grussaí (15:00) +- 564km
Dia 24/10 - Grussaí (09:00) => Rio (13:00) +- 318 km

Preciso saber algumas dicas destes lugares que ficarei, se os dias em cada lugar estão legais, enfim... preciso de alguns conselhos de alguém bem experiente. Desde já agradeço pela sua atenção de sempre.
silaratur

Mensagem não lidapor luckylu » 01 Ago 2005, 11:49

Silaratur.....tá ótimo o roteiro e o tempo em cada parada....Para vc saber mais sobre essas localidades, aconselho a usar o www.google.com.br

Ramon....o seu roteiro está puxado demais.....praticamente vc vai dirigir todo os dias....e acabará ficando pouco em cada lugar, o que é um desperdício (pode acreditar)...imagine aquela praia paradisíaca (o que não falta por lá) , aquele sol de rachar e vc tendo que dirigir pelo 10º dia seguido!!!! rssss

Abraços
Luckylu
luckylu
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor silaratur » 01 Ago 2005, 18:16

Valeu LuckyLu, o meu roteiro, na verdade defini depois de ler várias dicas aqui no fórum mesmo, vc indica mais alguma coisa, alguns lugares ? dicas de passseios a fazer nestes destinos ? tem ídeia de preços das pousadas ? condições das estradas ? qualquer ajuda será muito benvinda, não conheço nada nesta região. Mais uma vez obrigado.
silaratur

Mensagem não lidapor luckylu » 03 Ago 2005, 13:55

Silaratur....não sei exatamente as condições atuais das estradas (se informe no site do dner.gov.br)

Preço de pousada em média será de 40 o casal....(simples) e passeios...bom...isso tem muitos...acesse cada local que vc quer ir pelo google e terá bastante informação..

Abraçxos
Luckylu
luckylu
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor renata_mf » 29 Ago 2005, 18:15

Silaratur,
só um comentário: as cidades estão, de sul para norte na ordem: Porto Seguro - Ilhéus - Itacaré - Salvador - Cumuruxatiba. Dessas só não conheço Cumuruxatiba, e já fui de carro de Ilhéus para Itacaré (um pouco menos de 2 horas).
Então, acho melhor vc ir de Cumuruxatiba para Salvador, depois Itacaré e Ilhéus, mudando um pouco a sequência da sua viagem.

abs
Renata
renata_mf

Mensagem não lidapor 4X4 » 30 Ago 2005, 23:29

Olá pessoal,

Entrei aqui me inspirar em trechos para mais uma viagem pelo nordeste de carro e vou aproveitar para colaborar com os que pretendem fazer o trecho Vitória>Salvador.

Fui em novembro de 2004 de SP até Salvador. Numa tacada só até Vitória e depois pernoites em Itaunas, Cumuruxatiba, Arraial, Itacaré, Maraú, Morro de SP, Salvador. Voltei de avião de despachei o carro pela transportadora "transtana".

Para despachar o carro vale a pena faze-lo na volta, pois é 50% mais barato que a ida. Consegui o melhor preço cotando direto com a filial de Salvador. Aproximadamente R$400,00 a um ano.

Pousada na baixa temporada com um bom conforto fica em torno de R$50,00

Para fazer ida e volta de carro o ideal é intercalar as paradas na ida e na volta. Desta maneira meu roteiro seria ida: Vitória, Cumú, Itacaré, Morro, Salvador. Volta: Maraú, Arraial, Itaunas.

Minhas impressões das cidades pequenas (que é o que vale):

Itaunas: Imperdível. Visual deslumbrante, praia nem tanto. Pacata durante a semana e agitada de fim de semana. Dali segui de por terra até a divisa com a Bahia. Tranquilo até para carro normal se não tiver chuvas. Peça um mapa para o Coco, na barraca do Coco na praça central.

Cumuruxatiba e Prado: imperdível. Fiquei em Cumu que é mais deserto e charmoso. De lá conheci as belas Ponta do Corumbau e Caraíva ( fui de bugue, até Caraiva, com um Índio que tem autorização para cruzar este trecho que faz parte do parque estadual, mas da para ir caminhando pela praia ). Daqui também da para ir até a BR por terra. A BR daqui até Porto Seguro é horrível, nem pense em viajar de noite por este trecho.

Arraial, Porto Seguro e Trancoso: Fiquei no meio, Arraial. imperdível!!! Menor que Porto, maior que Trancoso, mas com belas praias, bares e restaurantes. ( destaque para o Rest. Paulinho Pescador. o melhor custo benefício ). Trancoso é um paraíso. Não deixe de ir na praia do Espelho e se estiver acompanhado passe o dia curtindo as mordomias da Pousada do Baiano, não é tão caro quanto aparenta . Depois de Trancoso tb tem acesso de carro para Caraíva.

Itacaré: imperdível!!! . Muito bacana e bom para quem gosta de ondas.

Maraú e Barra Grande: imperdível!!! Pode-se conhecer via Itacaré, de 4x4 ou de barco via Camamu. Deserto, poucos carros e a praia mais bonita do Sul da Bahia: "Taipus de Fora". Não deixe de ir no "Morro do Celular".

Morro de São Paulo: Imperdível!!! Badalada mas preserva belas praias.

É isso. Recomendo esta viagem a todos.

Luís
4X4

Mensagem não lidapor luckylu » 01 Set 2005, 10:51

Renata...Cumuruxatiba não fica perto de Salvador não...fica a uns 800 kms de lá....ela está mais ao sul de Porto Seguro!!!

Luis....concordo com todos os seus "imperdíveis"!!!! rssss

Abraços
Luckylu
luckylu
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor silaratur » 06 Set 2005, 10:42

Show Luis, cada vez que leio os relatos das viagens me dá mais vontade de chutar tudo colocar o óculos escuro entrar no carro e conhecer cada um destes "imperdíveis" ... aproveito e encaminho meu roteiro para umas dicas de tempo de hospedagem em cada um (Aceito qualquer sugestão) .. como foi esta parada de mandar o carro pela transportadora ? valia mais a pena ?? pode detalhar isto ?

[ ] ´s
Marcelo

Roteiro:
Dia 04/10 - Rio (07:00) => Guarapari (12:00) +- 474km
Dia 06/10 - Guarapari (08:00) => Cumuruxatiba (16:00) +- 567km
Dia 09/10 - cumuruxatiba (09:00) => Itacaré (16:00) +- 488km
Dia 12/10 - Itacaré (09:00) => Salvador (15:00) +- 417km (indo por itaparica -Ferry Boat)
Dia 15/10 - Salvador (12:00) => Ilhéus (18:00) +- 385km (indo por itaparica - Ferry Boat)
Dia 16/10 - Ilhéus (08:00) => P.Seguro (12:00) +- 301km
Dia 20/10 - P.Seguro (09:00) => Itaúnas (13:00) +- 368km
Dia 22/10 - Itaúnas (08:00) => Grussaí (15:00) +- 564km
Dia 24/10 - Grussaí (09:00) => Rio (13:00) +- 318 km
silaratur

Mensagem não lidapor 4X4 » 09 Set 2005, 00:53

Marcelo,

Eu fiz a minha viagem me hospedando em 8 cidades em 16 dias. Foi um pouco corrido. Mas para o bom paulista que sou, ficar muito tempo numa calmaria e sem novidade me deixa estressado.

A vantagem de despachar o carro é que você vai fazer deslocamentos mais curtos. No meu caso foi muito tranquilo pois o menor preço foi de uma transportadora grande que tinha pátio em Salvador e SP. ( www.transtana.com.br )

A desvantagem poderá ser: o custo; o fato de você chegar antes do carro e ficar sem ele no Rio; e o cuidado com a bagagem, pois você vai de carro mas volta trazendo a bagagem no avião ( eles não dão cobertura para objetos deixados dentro do veiculo, mas no meu caso eu deixei uma cx de ferramentas com lanternas e outras coisas mais no carro e não tive problemas )

No seu roteiro as alternâncias de cidades na ida e na volta estão legais, mas eu faria algumas alterações e vou aproveitar para dar algumas opiniões que podem ser bastante pessoais:

Guarapari para mim lembra muito o Guarujá. Cidade de veraneio, cheia de prédios que escondem o sol da praia e que fica deserta nesta época do ano. Praia com natureza eu só conheci uma no extremo norte da cidade, mas eu não sou o melhor guia do lugar.

Vitória eu achei uma capital bacana, parecida com o Rio. Tem um visual legal subindo no morro do convento ou o morro do moreno, em Vila Velha.

daqui a Cumú acredito que está perfeito.

de Cumú a Itacaré você vai ter que passar por dentro de Ilhéus. Não faz sentido não parar na ida e passar na volta. Eu não conheci Ilhéus, fui direto para Itacaré e de lá tb conheci a Península de Maraú.

de Itacaré a Salvador ta bom tb. Se tiver tempo conheça tb o litoral norte da BA, são mais uns 200km até Mangue Seco com a Praia do Forte no caminho.

de Salvador ao invés de ir para Ilhéus eu sugeriria Morro de São Paulo, que não está no seu roteiro e está nos meus Imperdíveis!!!

daqui a P. Seguro ta legal. Não sei as suas intenções, mas P. Seguro é praia de molecada em viagem de formatura. Para mim o que vale é o lado histórico que a cidade tem. Neste pólo turístico eu me hospedaria em Arraial.

de P. Seguro a Itaunas está ótimo tb. E depois Grussaí eu não conheço.

Uma dica muito importante que eu dou tb é o Guia de Praias da 4 rodas. Lá você tem a característica de cada praia de cada cidade.

Boa sorte. Se tiver mais dúvidas pode mandar.

Obs. estou planejando a minha para Novembro, de Salvador a Natal, despachando o carro na ida e na volta ( valeria mais alugar um carro, se eu não fosse viciado num 4x4 )

[]'s Luis
4X4

Mensagem não lidapor silaratur » 12 Set 2005, 08:59

Maneiríssimo Luiz;

Na verdade eu conheço grande parte das "grande capitais", mas minha esposa não conhece nada deste imenso litoral do "ES" e "BA". portanto quanto a Guarapari, fiz a opção por ser um "grande centro" e para ela não tomar um "choque de cara", tipo lugares sem shopping etc. rsrsrsrs. Vitória é grande demais e eu poderia falir antes de começar a viagem.

Na verdade de Cumú até Ilhéus, realmente não pretendo parar em Ilhéus, devo dar uma passeada de carro mesmo, se estiver com tempo na ida, e na volta é só para pernoite, mas gostei muito da sua idéia de Morro de São Paulo, como é o acesso até lá ? sempre leio sobre pessoas que vão de barco partindo de Salvador. De carro como faço ? alguma dica de pousada ou praias "imperdíveis" ? Depois é tranquilo de seguir para P.Seguro ?

Em Salvador quero conhecer o centro histórico e ir um dia a Costa do Sauípe, você sabe se paga alguma taxa para passar o dia lá ?

Porto Seguro tb conheço e sei como é o esquema da molecada, principalmente nesta época do ano (semana do saco-cheio) mas organizei o roteiro para chegar na segunda-feira após esta semana. Tomara que esteja tranquilo, estou pensando em tirar um dia e ir a "Praia do Espelho" saindo de Trancoso, sempre lí que o lugar é um paraiso, alguma dica ?

P. Seguro >> Itaúnas, você sabe em qual cidade entro vindo da BA ou tenho que seguir em direção a Concenição da Barra ?

Grussaí, é um lugar bem tranquilo perto e Campos, vou mesmo porque já conhceço e lá tem um dos melhores SESC´s do Brasil (Sesc Mineiro de Grussaí) se você tiver a oportunidade de conhecer, não vai se arrepender, é uma cidade de tão grande !!!

Quanto ao GUIA 4 RODAS, já o comprei tb, parece ter dicas muito boas, mas dicas de quem acabou de chegar, creio eu que são muito melhores ....

Este forum foi um achado para mim. Estava meio em dúvida, e depois que comecei a ler, ví que provavelmente esta vai ser minha melhor viagem. Estou na fase do medo (rsrsrrs) medo do carro quebrar, medo de me perder na estrada, mas como já lí por aqui, isto é comum e depois passa, tomara !!!!
silaratur

Mensagem não lidapor luckylu » 12 Set 2005, 11:46

Silaratur...vou atravessar o Luis....rssss

Par ir a Morro de S.Paulo, vá até a cidade de Valença...deixe o carro em dos estacionamentos ou em alguma pousada e pegue a balsa para lá...Vale ficar alguns dias lá...tem muita praia linda!!!

De Valença são uns 500 kms até Portoo Seguro....

Se Vc pretende sair de Salvador p/ ir a Costa do Sauípe, vale a pena conhecer antes a Praia do Forte, Arembepe e se quiser esticar um pouco mais, Mangue Seco!
Não sei se pode entrar no complexo do Sauípe....

Porto Seguro é só balada mesmo....vale mais a pena Arraial, Trancoso e Espelho e Curuípe que são as mais bonitas e tranquilas da região (acesso por Trancoso)

Saido do estado da Bahia, vc andará uns 10, 20 kms e já verá nas placas o acesso para Conceição da Barra....
Para ir p/Itaúnas direto (sem passar em Conceição) tem uma estradinha de terra logo depois da divisa (uns 200, 300 metros), mas é sem sinalização alguma e não recomendo para quem não conhece lá....

O Medo desse tipo de viagem é "gostoso" ...e faz parte!!! em 99,9999% das vezes é beeeeem sossegado (palavra de quem já foi 12 vezes para o Nordeste de carro saindo de S.Paulo!!!) rssss

Abraços
Luckylu
luckylu
Membro de Honra
Membro de Honra

AnteriorPróximo

Voltar para Viagem de carro