Relatos de viagens pelos países da Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Noruega + Finlândia)


#1139899 por juliana3437
22 Nov 2015, 18:26
Olá, Mochileiros!
Vou relatar um pouco sobre uma viagem que fiz em set/out de 2015 à Noruega. Tenho uma imensa gratidão a esse site, pois sempre me ajuda em todas viagens que faço. Sinto-me em falta por não contribuir mais, mas a correria do dia a dia e diversos afazeres fazem com que eu adie tal tarefa. Mas nunca é tarde pra começar... E quero ajudar alguém, um pouquinho que seja, a realizar o sonho que é ver a Aurora Boreal. Sempre tive em mente que meu primeiro relato aqui seria dedicado a uma viagem super especial...e foi!. Ver a aurora boreal é surreal, mágico,fantástico! Um dos fenômenos naturais mais impressionantes da natureza. Faz você lembrar o quanto o universo é perfeito! Vc se sente mais perto do espaço sideral...

Pesquisei muito sobre Aurora boreal, e a cada pesquisa minha paixão por ela ia aumentando. Vi documentários, blogs de caçadores de aurora, aplicativos sobre tempo e atividade solar... Pesquisei quase um ano. Adoro planejar minhas viagens com antecedência. Já começo a viajar desde o primeiro dia de pesquisa, então é muito prazeroso pra mim... Não quero escrever muito para não ficar enfadonho e para ser o mais objetiva possível. Estou a disposição para tirar dúvidas. Podem perguntar por aqui mesmo( a dúvida de um pode ser a de outros e a resposta serve para todos) ,mas, talvez, eu responda com mais rapidez se vc enviar para meu email(juliana3437@yahoo.com.br) porque não entro aqui no site com muita frequência. P. S. Desculpem os erros de português. Tentei escrever o mais rápido que pude.

Meu destino final era a Noruega( Oslo e Tromso), mas dei uma passadinha tb na Alemanha. Então falarei tb sobre Munique e Frankfurt para ajudar a alguém caso faça esse roteiro tb já que muito voos para/de Oslo fazem conexão lá.

Roteiro:
Dia 1: Munique
- karsplatz – marientplatz(descer na estação karsplatz) Esse trajeto entre as praças karlsplatz e a marientplatz é bem central e turístico. Vale a pena passar lá até pq os outros pontos turísticos ficam no entorno. Dá pra conhecer muitas coisas a pé.

- Viktualienmarkt (mercado a céu aberto muito movimentado e animado,muitas opções para comer e beber)

- Cervejaria Hofbrauhaus original (Sede da Hofbrauhaus, cervejaria bastante conhecida, Hitler e seu partido nazista se reuniam lá! :evil: Cruzes! Rsrs mas vale a pena conhecer tb

- Hofgarten (praça e jardins muito bonitos)

- odeonplatz (depois voltar para estação karlsplatz) – Não é muito bonita,mas é uma praça ícone de Munique, lá Hitler fez alguns discursos. Olha eu falando do dito cujo de novo! Afff rsrs mas Munique é isso,gente. Foi o berço do nazismo... fazer o quê,né? :( Achei que a cidade tem um pouco de carga negativa...Mas é interessante ver e sentir com os próprios olhos lugares que carregam tanta história, apesar de grotesca.... Lá perto de Munique(Dachau) tem um memorial onde foi um dos maiores campos de concentração nazista. O primeiro construído pelo capiroto Hitler. Não visitei. Tive pouco tempo lá e tb não sei se conseguiria...

Pois bem, fiz esses pontos turísticos durante o intervalo de uma conexão longa em Munique, deu pra fazer todos eles com tranquilidade. A conexão tinha duração de aprox. 9,10h(não lembro bem),mas deu pra aproveitar o dia todo. De dentro do aeroporto de Munique sai um trem que te deixa na estação karlsplatz e outras bem centrais tb. O trajeto dura por volta de 45 min. É super fácil pegar esse trem(Trem regional s-banh: terminal 1, nível 3, linha s8(amarela), descer em karlsplatz). Comprei o ticket em um balcão dentro do aeroporto com umas senhorinhas alemãs vestidas a caráter. Pergunte no serviço de informação do aero ou a alguém que eles explicam direitinho onde fica.(Todos falam inglês e olha que meu inglês é bem capenga rsrs ruinzinho mesmo,mas foi tranquilo) O balcão onde comprei os tickets fica perto das escadas rolantes onde vc vai descer para pegar o trem. Lembre-se de comprar o bilhete que serve pra ida e volta caso faça essa conexão para não perder tempo na volta.



Oslo
Depois da conexão em Munique, chegamos em Oslo (Prepara os bolsos! Rsrs) Dentro do aero de Oslo tb tem um trem que leva ao centro (estação central). Comprei o ticket em uma máquina,mas foi fácil tb. Só selecionar o idioma inglês que fica tudo certo a não ser que vc saiba norueguês... hehehe Acho q custou 90noks ( Noruega não adota o euro) Uma dica: Ao contrário do Brasil e alguns outros lugares, valeu a pena fazer o câmbio no aeroporto. Lá encontrei uma das melhores taxas. Troquei só um pouco pq geralmente em aeroporto as taxas são caras,mas isso não se aplicou a Noruega. Depois que dei umas voltas na cidade, vi que lá valia a pena fazer o câmbio. Mas, depois de pesquisar em umas três casas de câmbio, encontrei outra com uma taxa boa tb. Fica em frente a estação central, perto daquela estátua do tigre da estação, perto da Rua Karls Johan Gate, quase do lado de uma pizzaria chamada Peppes
Pontos visitados:
- Karls johan gate( rua principal) No final da rua fica o Palácio da família real, atrás do palácio fica um parque muito agradável, vale a pena.

- Galeria nacional (50noks) onde fica o quadro “o grito” horário 10 – 18h

- Fortaleza de Akershus

- Opera de Oslo (Edificação com arquitetura muito interessante! Dentro e fora! Adorei!

- Museu do navio viking ( na península de bygdoy- ir de ferry ou ônibus nº30 q passa em frente ao teatro nacional) horário 09 – 18h O barco que leva para a península sai de um píer em frente a Prefeitura de Oslo. Tem outros museus na ilha,mas só visitei o do barco viking. Muito interessante!

- Vigeland park(ônibus 20 ou tram 12 ) – IMPERDÍVEL esse parque tem vaaaarias esculturas do artista Vigeland. São sensacionais!!!!!

Fiquei dois dias em Oslo. Deu pra aproveitar bem esses pontos turísticos. Adorei todos! Amei essa cidade. Ow saudade... Fiquei hospedada no Anker Hostel(Rua Storgata,55 Grunerlokka). Muito bom para o preço! (explicando: a relação custo-benefício é boa, porque nenhum preço na Noruega é camarada! Hehehe) Bem localizado. Dava pra ir para estação central( 15 min) e boa parte dos pontos turísticos a pé! Bem, eu gosto de andar a pé em outras cidades. Amo! Então 15,20,30 minutos andando, pra mim,vale a pena!
Anexos
SAM_0759.JPG
Prefeitura de Munique
SAM_0759.JPG (5.55 MiB) Exibido 2057 vezes
Editado pela última vez por juliana3437 em 04 Dez 2015, 13:14, em um total de 1 vez.

#1139921 por juliana3437
22 Nov 2015, 19:22
Tromso:
Depois de Oslo, fomos para Tromso. Cidade bem ao norte da Noruega. Uma hora e meia de avião de Oslo.Acima do círculo polar ártico. Considerada um dos melhores lugares para ver aurora boreal. O período mais propício para ver a aurora é entre meados de setembro e março. Nos meses de verão o sol não se põe e, portanto, não tem condições propícias para vê-la. Além de precisarmos de céu escuro, temos que ter céu limpo(sem nuvens) e uma boa atividade solar.
O fenômeno da aurora boreal acontece quando as partículas liberadas pelo sol atingem a atmosfera e interagem com os gases ocasionando as luzes que podem aparecer em diversas cores (verde, rosa,lilás,vermelha, sendo que a cor mais comum visível é o verde). Quanto maior a intensidade da atividade solar, maior a probabilidade de ver as luzes mais fortes e se movimentando parecendo um balé de luzes no céu ;) Ou seja, vc vai precisar de uma boa dose de sorte para conseguir ver aurora boreal em sua plenitude. As vezes ela não aparece, as vezes aparece fraquinha, as vezes aparece tão forte que parece que vc está em outro planeta. Hehehe É um pouco imprevisível.Não é a toa que o passeio chama-se caça a aurora boreal. ;)
Fiquei hospedada no Comfort Xpress Hotel. Muito bom e bem localizado( Rua Gronnergata, 35). Tanto em Oslo quanto em Tromso procurei ficar hospedada nos lugares mais baratos possíveis. Consegui ficar em hostel em Oslo ,mas não encontrei em Tromso. Não lembro bem qnto custou cada, mas esses dois estão entre a opções mais baratas que encontrei. Lembrando que nada é barato na Noruega. Por exemplo: uma garrafinha de água pequena rsrsrs depois de feitas as devidas conversões dava cerca de 15 reais. Um almoço bem simples custa em torno de 70 reais... Um Combo Burguer King dos mais simples, por volta de 40,45 reais ... Carim,né? Rsrs Ahhh cada passeio para ver a aurora custou 450,500 reais (o mais barato pq tem opções de passeios pra todos os gostos e bolsos rsrs) Calma! Não se desanime! Rsrs Vale cada centavo!!!! Pode ter certeza! Essas conversões ficaram caras tb pq fui em uma época em que o dólar e o euro estavam mega valorizados. Moro em Fortaleza e não encontrei casa de câmbio que vendesse Kroners(moeda norueguesa), então tive que fazer dois câmbios: levei euros e lá troquei por noks. 
Comprei a passagem de oslo para tromso pelo site da SAS (Scadinavian Airlines) custou em torno de 450 reais daqui mesmo do Brasil meses antes. Reservei tb com antecedência um passeio para caça a aurora pelo site visittromso.no lá tem várias opções de passeios com várias empresas,não só pra ver aurora,como também passeio pelos fiordes e outros... Quis reservar pelo menos um passeio com antecedência para garantir,mas é super tranquilo comprar lá. Tem uma loja física Visit Tromso lá!( que é o centro de informações turísticas) Eles são SENSACIONAIS! Funciona quase como um coaching sobre os passeios e a cidade! hehe Eles dão dicas e informações sobre tudo o que vc perguntar. Explicam bem direitinho, te dão mapa,traçam as rotas, desenham(rsrs), dão as tabelas com os horários dos ônibus...explicam tudo e de graça! Hehehe além disso vendem souvenirs e os passeios.
Roteiro Tromso:
- Catedral do ártico
- Jardim botânico
- Museu Polaria
- Lago Prestvannet
- Passeio pelos fiordes
- Caça a aurora boreal à noite
Daqui a pouco falo sobre a Caça a Aurora Boreal ;)
Anexos
20151005-_MG_7438.jpg
Caça a aurora-Tromso
20151005-_MG_7438.jpg (1.19 MiB) Exibido 1981 vezes
Editado pela última vez por juliana3437 em 04 Dez 2015, 13:24, em um total de 1 vez.
#1139940 por juliana3437
22 Nov 2015, 20:22
Caça a aurora:

O primeiro passeio que comprei para ver a aurora foi pelo site visit tromso com a empresa Friluftsenter. Reservei logo para a primeira noite em Tromso! Estava mega, ultra,power ansiosa para ver hehehe. Chegando lá, vi que a previsão do tempo para esse dia estava tenebrosa! Céu todo nublado,chuva,neve...bateu logo uma tristezazinha :cry: Fomos para o local onde a empresa iria nos pegar no horário marcado. Esperava que a empresa fosse falar sobre as baixíssimas possibilidades de vermos a aurora boreal naquele dia e que nos oferecesse uma opção de ver outro dia.Mas não foi assim! Mesmo com chuva,saímos pra caçar!
Existem dois tipos de passeio: Um chamado de aurora hunting(nesse, o guia fica procurando o melhor lugar pra ver a aurora, dirige pra vários lugares procurando) e outro chamado aurora experience( nesse,eles levam para um ponto fixo e espera a aurora aparecer naquele local específico). Tinha contratado o tipo aurora hunting pq imaginava que teria mais chance de ver já que eles saem em busca do lugares onde ela está aparececndo. Mas não foi o que aconteceu. Nos levaram para um ponto especifico e ficamos la parados esperando a aurora aparecer,ou seja, diferente do contratado. Apesar de pedirmos para nos dirigir para outros pontos,eles demonstraram pouco interessse. Acho que eles já sabiam que qq lugar que fôssemos naquele dia não conseguiríamos ver a aurora. Fiquei chateada pq eles deveriam ter avisado sobre isso antes de saírmos e nos dado a opção de ir ou não. Resumindo: não conseguimos ver a aurora naquele dia. Somente uma sombra entre as nuvens. Dava pra perceber que ela estava acontecendo forte, mas as nuvens estavam encobrindo tudo! Foi triste!  Mas tenho que fazer jus a simpatia da guia! Ela foi muito simpática,explicou tudo sobre aurora, ajudou a cada um a configurar a máquina para fotografar a aurora,etc...

Ficamos acompanhando a previsão do tempo nos dias seguintes até aparecer um dia queo ceu limpou e a previsão para a noite era promissora. Então fomos lá no vcentro de informações turísticas( visit tromso) e compramos outro passeio com outra empresa (scan adventure). A guia nos pegou no local combinado e fomos caçar! Eles dirigem para locais afastados da cidade pois é melhor para ver a aurora com mais intensidade, porque não tem a influência das luzes e poluição da cidade. Nesse dia, eles dirigiram um pouco e logo pararam a van.Ainda não tava nem muito escuro. Descemos da van e..... LÁ ESTAVA ELA! DANÇANDO EM CIMA DAS NOSSAS CABEÇAS!!!!! LINDAAAAAA!!! É indescritível! Depois de tanta espera, mistérios, ansiedade,sonhos.... consegui ver!!!! Me emociono só de lembrar! Nunca vou esquecer! É mágico. Luzes verdes dançando no céu! Sem contar no céu infinitamente estrelado, muitas estrelas cadentes! A paisagem paradisíaca dos fiordes, A lua milimetricamente encaixada entre um fiorde e outro e refletida no mar... LINDO DEMAIS! Vimos a aurora a noite inteira! Voltamos pro hotel. Demorou um século até eu conseguir dormir! Hehe Extase! E nos outros dias? Conseguíamos ver da janela do hotel. Deitada na cama! Hahaha Danadinha! Demorou a aparecer só pra fazer charme! Depois ficava lá o tempo inteiro! Hehehe Lógico que na cidade ela aparece bem fraca,mas ainda sim eh bem legal! Sobre o serviço da empresa: bom, serviços conforme contratados,mas a guia era um porre, muitas vezes grosseira!!!! ::toma:: Hehehe o contrário da outra empresa. Mas a felicidade era tão grande que isso foi um mero detalhe.
Depois falo sobre os passeios que fizemos durante o dia e termino falando sobre a volta por frankfurt
Anexos
20151005-_MG_7407.jpg
20151005-_MG_7407.jpg (1.43 MiB) Exibido 1951 vezes
#1142940 por juliana3437
04 Dez 2015, 15:00
Passeios em Tromso durante o dia:

- Catedral do ártico - Bem bonita e vale a pena a caminhada até lá passando pela ponte de Tromso. Do nosso hotel que fica no centro até lá deu uma meia hora de caminhada, tem ônibus como opção tb (ônibus 20,24,26 e 28). Se vc for caminhando e, dependendo da época do ano,vá bem agasalhado.Vc vai pegar um pouco de vento ao atravessar a ponte. Em outubro estava bem tranquilo,foi uma caminhadinha agradável) Fomos em um domingo e não pagamos a entrada pq chegamos bem na hora da missa, mas, parece, que a entrada para visita é paga em outro dias. Um detalhe que achei interessante: missa celebrada por uma mulher!

- Jardim botânico - não é taaao bonito,mas valeu a visita, é agradável, ônibus 20,21 e 34 desce na universidade de Tromso - grátis

- Lago Prestvannet – Esse lago fica um pouco afastado do centro, acho que fica mais ou menos meia hora andando.Levamos uma hora pq nos perdemos um pouco rsrs .Como gosto de andar, valeu a pena conhecer a área mais residencial de tromso e a caminhada pelo lago foi bem agradável. Como cheguei lá: Mapa da cidade na mão e perguntando às pessoas. :)

- Passeio pelos fiordes – inicialmente tinha planejado comprar um passeio que promete levar pra vários fiordes de carro,com guia,fotos etc... Cheguei no visit tromso e disse: queria fazer um passeio pelos fiordes .Queria um bonito e barato! Rsrsr O moço abriu um pequeno sorriso,acho q eles não sabem o significado da palavra barato alí! Rsrs O passeio mais barato custava cerca de 1100 kroners (550 reais) Então ele sugeriu que fizéssemos por nossa conta de ônibus. Nos deu mapa, indicou o ônibus, onde pegar, o horário,onde descer, tudo direitinho... e então decidimos economizar essa mini fortuna e fazer como ele explicou. Fomos conhecer o fiorde de Ersfjordbotn. Pegamos o ônibus 42 pertinho do centro de informações. Descemos no ponto final dele e esperamos passar um outro ônibus que levaria até mais perto desse fiorde. Olhando pela tabela dos ônibus, esse último ônibus demoraria a passar. Fomos pedir informação ao motorista pra confirmar o horário e qual pegar, ele nos indicou um outro fiorde que ficava ali perto e dava pra ir andando. Fizemos isso enquanto o outro ônibus chegava. Caminhamos uns 10 min e logo avistamos uma bela paisagem. Muito lindo lá! Não lembro o nome desse lugar agora. Sugiro que vc vá ao centro de informações turísticas e peça a informação de como chegar aos fiordes pq é um pouquinho complicado chegar lá e entender a tabela dos ônibus,mas, com a explicação deles, tudo se resolve. E se vc se perder, vai estar contemplando, no mínimo, uma bela paisagem!  Quando nos perdíamos, pedíamos info aos motoristas ou locais e logo nos achávamos sem problema! Vale a pena! Conhecemos esse fiorde,voltamos a parada de ônibus, logo depois chegou o ônibus para o fiorde de Ersfjordbotn. Só o passeio de ônibus até chegar lá já vale a pena. Tromso é uma cidade linda. Não tem os fiordes mais bonitos da Noruega,mas ainda sim vale a pena!

Tem outro passeio bem interessante em Tromso que é o cable car(bondinho). Leva pra uma parte alta da cidade e lá tem uma vista bem bonita. Não fomos pq na época estava fechado para manutenção.
Tromso é uma cidadezinha linda! Me surpreendi!
Anexos
SAM_1240.JPG
Ersfjordbotn
SAM_1240.JPG (5.67 MiB) Exibido 1737 vezes
Editado pela última vez por juliana3437 em 13 Dez 2015, 15:57, em um total de 2 vezes.
#1145011 por juliana3437
13 Dez 2015, 16:18
Frankfurt:

Roteiro:
- Zeil (rua principal de Frankfurt com várias lojas)

- Romerberg(praça com vários prédios com arquitetura tipicamente alemã)

- Eiserner steg (ponte sobre o Rio Main ) foi ótima a caminhada pelas margens desse rio,é uma parte bonita da cidade.

- Goethe house( Museu e casa do famoso escritor alemão)

Essa foi a ordem de visitação. Fazendo esse roteiro vc vai ver bem mais atrações, como: igrejas,praças,monumentos. E isso vale tb para a ordem do roteiro que coloquei para as outras cidades que já relatei. Todos esses pontos de Frankfurt deu pra conhecer caminhando.
Pegamos o trem para o centro dentro do aeroporto. Compramos o ticket em uma maquininha,foi fácil. A viagem do aeroporto até Hauptbahnhof (estação central) leva cerca de 15 minutos. Mas não descemos nessa estação,descemos na estação HAUPTWACHE pois ficava mais perto das pontos turísticos que queríamos,mas é perto da estação central, a poucos minutos ( do aeroporto para o centro vc vai pegar o trem em direção para Hanau).
E assim termina essa viagem. Tudo foi maravilhoso. Todos os passeios valeram a pena. Conhecer um novo país, cultura, clima, comidas, paisagens... é fantástico! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Desculpem-me por não colocar planilhas de gastos. Durante o relato não me lembrava de alguns valores. Os gastos totais ficaram em torno de 8 mil reais (passagens aéreas, hospedagens, seguro viagem,alimentação, transportes, passeios) Qualquer dúvida, estou a disposição! :)
Anexos
SAM_1279.JPG
Romerberg
SAM_1279.JPG (5.7 MiB) Exibido 1595 vezes
#1192043 por gabisantolive
31 Mai 2016, 17:58
Ju, tudo bem? Estou indo para Amsterdã e depois visitar um amigo em Berlin. Estava pensando em depois ir a Tromso, já que depois vou para Reykjavik. Quantos dias você ficou em Tromso para finalmente ver a Aurora Boreal?

PS: Devo chegar em Tromso entre 22 e 24 de setembro.

Abraços, ::love::
#1210198 por juliana3437
14 Ago 2016, 21:47
Baron escreveu:Que viagem legal, Juliana, parabéns.

Adorei todos os detalhe, ver a aurora boreal é um sonho pra mim também, espero que logo eu tenha a oportunidade também

Obrigado pelo relato



Obrigada, Baron! Realmente vc precisa ir! É uma experiência única! Tudo o que eu disser é pouco. Morro de saudade...
#1210201 por juliana3437
14 Ago 2016, 22:03
gabisantolive escreveu:Ju, tudo bem? Estou indo para Amsterdã e depois visitar um amigo em Berlin. Estava pensando em depois ir a Tromso, já que depois vou para Reykjavik. Quantos dias você ficou em Tromso para finalmente ver a Aurora Boreal?

PS: Devo chegar em Tromso entre 22 e 24 de setembro.

Abraços, ::love::


Olá, Gabi! Tudo bem! Desculpa a demora pra responder! Fiquei 5 dias em Tromso. Acho que é uma quantidade de dias razoável pra aumentar sua chance de ver. Eu vi na terceira noite lá,mas conheci pessoas que viram no primeiro dia que chegaram... depende muito das condições climáticas e um pouco de sorte tb! hehehe Vc tb tem grandes chances de ver na Islândia. Conheci uma brasileira que vinha de Reykavik e ela conseguiu ver lá! :) Vc vai numa época boa! Boa caçada! ;)


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante