Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
Na verdade amigos tenho 38 anos e a intenção de ir para a Europa e não voltar mais, meu avô era Lituano, porem ja faleceu e na verdade nao sei como tentar tirar um cidadania européia e ja me disseram que tenho que reunir documentos e etc.. e é muito trabalhoso e nao sei se irei conseguir esses documentos, porem, eu gostaria de saber qual pais é mais facil de conseguir um visto, pois conhecí diversas pessoas que simplesmente foram para a Europa e se aventuraram em diversos países até realmente se encontrarem com trabalho, local para ficar e etc...
Mais uma observação... $$$ tenho pouquissimo, mas ja passei por situações difíceis aqui no Brasil, inclusive até de morar na rua por um bom tempo, então isso não me assusta, o que eu quero é ir para a Europa... se eu conseguir o restante eu me viro...
O que eu preciso ? Me ajudem...

#1129259 por xxxxxxxxxx
10 Out 2015, 11:44
Vamos lá e por partes...

Sem cidadania europeia, você poderá ficar no máximo 90 dias com visto de turista que não permite trabalhar, você não pode ficar mais tempo ou então trabalhando legalmente na Europa, qualquer coisa que você tentar neste sentido sem um visto adequado será de forma irregular, sujeito a deportação e expulsão da Europa a qualquer momento caso você for flagrado pela polícia ou em alguma fiscalização qualquer.

Se você realmente quer ir definitivamente para a Europa de forma legal, as suas alternativas para isto seriam:

- Conseguir juntar a documentação do seu avô e entrar com um pedido de cidadania lituano, mas pode ser um processo demorado burocrático e custar uma quantia significativa de dinheiro.

- Conseguir um visto de trabalho, mas com a atual crise econômica na maior parte dos países Europeus e as centenas de milhares de refugiados de guerra não qualificados procurando um emprego, os países europeus não estão mais concedendo vistos de trabalho e residência para qualquer profissão, hoje só concedem ainda vistos para profissionais altamente qualificados, como médicos, engenheiros, pesquisadores, profissionais de T.I, executivos e algumas outras poucas profissões altamente qualificadas e bem pagas.

- Se matricular em faculdade ou curso profissionalizante que em alguns países lhe dará a permissão de trabalhar legalmente por meio período durante a duração do seu curso e depois de terminado o curso, você pode tentar obter o visto de residência permanente.

- Comprar uma casa de 500.000 Euros (R$ 2.2 milhões) em Portugal ou Espanha e conseguir um visto permanente, o que infelizmente é para beeeeem poucas pessoas...
Nao cheguei a citar acima minha profissão, sou webdesigner a mais de 15 anos, trabalho muito bem com Corel Draw, Fireworks, Flash, ou seja programas de edição de video e serviços gráficos como tambem construção de sites.
Minha maior dificuldade é conseguir a cidadania lituana, é facil conseguir o visto de turista ?
E no caso de ser pego por passar do prazo o que de pior poderia acontecer ?
#1129515 por xxxxxxxxxx
11 Out 2015, 20:49
Eu acho que conseguir o visto lituano seria a parte mais fácil nesta história toda...

A profissão de webdesigner infelizmente não se enquadra na lista de profissionais altamente qualificados, para se enquadrar nesta categoria você precisa de um curso superior, geralmente com mestrado ou então ser uma pessoa com um talento especial. O visto de trabalho só é concedido caso você tenha uma proposta real e um contrato de trabalho assinado com um salário de no mínimo 3.600 Euros, o que é um valor relativamente alto mesmo para os padrões europeus, a maioria dos engenheiros não recebe este salário na Europa...

Na Europa o visto de turista é concedido lá no aeroporto quando você desembarcar na Europa, mas você tem que atender a algumas condições e conseguir comprovar elas, as condições são:

- Passaporte
- Passagem de volta para Brasil comprada e marcada para no máximo 90 dias
- Ter reservas de hospedagem
- Seguro saúde com cobertura de no mínimo 30.000 euros
- E comprovar que possui dinheiro suficiente para se sustentar pelo período que for ficar lá, no caso são 60 Euros por dia.

Você chega lá e apresenta os comprovantes e o agente de imigração faz algumas perguntas a respeitos das suas intenções na Europa e decide lá na hora se deixa você entrar ou se te manda de volta no próximo voo disponível.

Então é bom ser convincente, chegar lá com uma passagem de volta marcada para 90 dias depois, com certeza o agente de imigração vai querer saber que tipo de turismo você pretende fazer para precisar de todo este tempo. Se não souber explicar direitinho o que vai fazer ou se falar que pretende procurar emprego, é certeza absoluta que será barrado e mandado de volta no próximo voo.

Primeira questão, estando ilegal lá, ninguém vai te oferecer um emprego decente, o máximo que vai conseguir são bicos, trabalhos pesados e mal remunerados que mal vão render o suficiente para você sobreviver.

Agora se você quer tentar mesmo assim, o que pode lhe acontecer caso seja pego numa fiscalização qualquer é a polícia abrir um processo de deportação e você fica tipo em "uma condicional", tendo que se reportar periodicamente a polícia enquanto o seu caso é julgado, e se expulso da Europa, não poderá retornar nunca mais na sua vida, mesmo que seja a turismo de verdade, em alguns casos mais graves caso você se envolva em algum incidente você até pode ficar preso enquanto espera a deportação...

Usuários navegando neste fórum: Lucas Balthazar e 7 visitantes