Ir para conteúdo

O Jalapão ama você


Posts Recomendados

  • Membros

“Visitante, seja bem vindo. Sua presença é um prazer. Nós estamos com alegria, o Jalapão ama você!” com esta cantiga somos recebidos pelos moradores do vilarejo de Mumbuca, próximo a cidade de Mateiros que junto a São Felix e Ponte Alta são as três cidades que oferecem opções de hospedagem, alimentação, guias e combustível para os turistas.

 

Jalapa%CC%83o-Cachoeira-Velha-03.jpg?resize=450%2C300Jalapão - Cachoeira Velha

 

Quando falamos de Jalapão, na verdade nos referimos a região do Parque Nacional do Jalapão e seu entorno. O parque fundado em 2001, localizado no leste do Tocantins, quase na divisa com Maranhão, resguarda uma região quente, árida, com clima de deserto, porém verde pelo cerrado. Este deserto verde possui vários oásis de água pura escondidos em suas entranhas.

 

Jalapa%CC%83o-Estradas-01.jpg?resize=450%2C300Jalapão – Estradas

 

O Estado do Tocantins também é recente. Formado pela mudança na Constituição em 1988 recebe o nome Tocantins, que em Tupi significa “bico de tucano”, devido ao formato da confluência do Rio Araguaia e Tocantins, dois importantes afluentes de nossa bacia hidrográfica nacional.

 

Jalapa%CC%83o-Fervedouro-03.jpg?resize=450%2C300Jalapão - Fervedouro

 

Algumas das nascentes na região são conhecidas como Fervedouro e são incríveis. Imagine a água brotando do solo formando uma pequena piscina, e esta é tão intensa que você não consegue afundar. O fundo geralmente de areia fina rosada, parece que vai nos engolir, mas ao contrário sequer nos deixa afundar. A água, não teria como ser mais pura. Seus tons esverdeados, cristalinos, são como um sorriso de bebê que acabou de acordar.

 

Jalapa%CC%83o-Cachoeira-Formiga-02.jpg?w=2034Jalapão - Cachoeira Formiga

 

Como dizem na região, “O Jalapão é Bruto!” E é mesmo! Em vários trechos somente veículos 4×4 conseguem passar. Longas estradas de terra ou areia tornam o acesso de veículo comum muito difícil. Combustível? Só nas cidades e isso quando a entrega é realizada e custa quase o dobro do valor de mercado. Somente em alguns pontos há rede celular e são raros os pontos de internet. Com 7200 habitantes, a cidade mais populosa do entorno é Ponte Alta. Mateiros tem somente 2200.

 

Jalapa%CC%83o-Mumbuca-01.jpg?resize=450%2C253Jalapão – Mumbuca – Artesanato de capim dourado

 

E o que encontramos no Jalapão?

 

Paisagens de tirar o fôlego, nascentes de água pura em formato de fervedouro, cachoeiras de todos os tamanhos com água quente. Encontramos também um povo humilde e atencioso, artesanato de capim dourado e muita diversão.

 

Jalapa%CC%83o-Cachoeira-Velha-05.jpg?resize=450%2C300Jalapão - Cachoeira Velha

 

Ao contrário de vários outros destinos, qualquer época do ano é uma boa época para visitar o Jalapão. Dificilmente as pessoas imaginam o Jalapão como ele realmente é. Eu mesmo imaginava um grande deserto com oásis espalhados, mas não, pense numa vasta região de cerrado, com longas estradas de terra e areia que conectam pequenos e simplórios vilarejos. Tudo muito longe.

 

Jalapa%CC%83o-Dunas-02.jpg?resize=450%2C300Jalapão - Dunas

 

As paisagem das Dunas, que ficam próximas a serra do Espírito Santo, não se repetem em outras regiões, assim como a cachoeira da Velha, no Rio Novo, que são atrações turísticas imperdíveis. É preciso planejar a ida para o Jalapão, porque não é um local com infraestrutura pronta para qualquer forma de turismo. Na duvida, lembre-se “O Japalão é bruto, mas os brutos também amam”.

 

Jalapa%CC%83o-Fervedouro-04.jpg?resize=450%2C253Jalapão - Fervedouro

 

Para visitar, é possível encontrar algumas agências de turismo especializado na região. Recomendo! Uma vez que não estar preparado para o terreno ou escassez pode estragar sua programação. Ir de carro é sim uma opção, mas somente se o veículo for um 4×4 com boa autonomia. Não faltarão oportunidades para desfrutar dos recursos destes veículos.

 

Referências:

Página oficial do turismo no Jalapão: http://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/encantos-do-jalapao/

Artigo original em: http://horizonteencontrado.com.br/posts/o-jalapao-ama-voce/

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...