Ir para conteúdo

O que comer durante o trekking?


jvictor

Posts Recomendados

  • Membros

Nosso organismo necessita, e muito, de alguma forma de "combustível" para funcionar e nada mais "alimentar" (com o perdão do trocadilho) que uma boa refeição quando estamos praticando alguma atividade.

 

Em atividades outdoor, como o trekking, devemos dar a devida atenção à alimentação, pois além de garantir o combustível necessário para aproveitar a atividade ela também garante a nossa saúde.

 

Durante uma atividade, podendo ser de menor ou maior dificuldade sempre é importante a hidratação. Água em quantidade e qualidade é importante para nosso rendimento em um Trekking. Digamos no mínimo 2 litros por dia. Faça o seguinte, durante o seu Trekking leve uma garrafa de pet 2L ou cantil e a encha sempre que achar água (potável é claro), uma boa é comprar algumas pastilhas de cloro, que desinfetam a água em poucos minutos.

 

Dependendo da extensão do seu trekking seu cardápio poderá variar de algumas frutas e lanches até ter que cozinhar por muitos dias. A regra é: leve o menor peso, mais energético e maior conservação.

 

Trekking Leve (1 dia)

 

Frutas : qualquer tipo, cuide para não amassar dentro da mochila - recomendo Bergamota (mexerica),laranja ou kiwi pelas vitaminas, Banana pelo potássio e/ou frutas cristalizadas como figo, ameixa;

 

Chocolates;

 

Sanduíches : Presunto, queijo ou salame ( preparados no dia ), não use maionese, requeijão. Opte por margarinas lights ou geleias. O salame tem maior durabilidade;

 

Bolachinhas recheadas;

 

Alguma coisa com um pouco de sal, tipo avelã, amendoim ou castanha de caju;

 

Um pé de moleque é uma boa pedida e junto com uma Bebida isotônica (santal/gatorade/red bull) garantem a reposição de sais minerais.

 

Faça paradas estratégicas para a alimentação, respeite seus horários, pare na sombra, em um lugar aprazível, descanse o que achar necessário após a refeição.

 

Evite cardápios exóticos pêlos lugares que passa. Muitas iguarias regionais são um veneno para quem não está acostumado. Assim como frutas silvestres.

 

Travessias

 

Em um Trekking com mais dias adicione a sua mochila:

 

Frutas : Maçã, laranja;

 

Leite em pó e café solúvel;

 

Sopas /macarrão instantâneo;

 

Patê de fígado ou de frango;

 

Pão integral ou bisnaguinhas;

 

Arroz em saquinhos.

 

Acondicione em embalagens plásticas e não misture-os. Se possível embrulhe sanduíches e patês em papel alumínio, ele também tem utilidade para outras coisas.

 

Durante a noite use e abuse de chás naturais. Cidreira, Camomila, marcela, laranjeira, hortelã, funcho, tudo de graça e muito saudável. Aprenda a identifica-las na sua cidade em uma visita ao jardim botânico ou floricultura.

 

Coma em intervalos menores, poucas quantidades e evite alimentação gordurosa ou que só sirva para "tapar buraco", quando estiver com muita fome beba água ou outra bebida, isto ameniza a ação dos ácidos e envia uma mensagem para nosso cérebro que diminui a sensação de fome.

 

Nunca é demais lembrar: Não deixe embalagens e alimentos pelos locais que passam, atraem animais, doenças e deixam sua marca (coisa que a natureza não precisa). Embrulhe tudo nas embalagens e traga de volta, no máximo material orgânico poderá enterrado para que a própria natureza recicle-o..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

[align=justify]Complementando o tópico do amigo:

 

Quando caminhamos com sobrecarga, isto é, com uma mochila cargueira, o exercício realizado pode ser considerado como de média a alta intensidade e longa duração, considerando um percurso de no mínimo dois dias. Temos algumas variáveis, mas dependendo da aptidão física de cada um e as condições do terreno, o exercício terá as características acima.

 

A alimentação para um exercício deste tipo então deve ter uma composição balanceada, levando em conta sua praticidade e volume, devido a otimização do espaço e peso conferido a sua mochila. Durante um percurso de dois ou mais dias, na composição do alimento devem predominar os carboidratos 60 a 70%, completados com gorduras 20% e proteínas 10%. Os nutrientes não energéticos, isto é, sais minerais, vitaminas e água completam a lista de necessidades de nosso organismo e devem ser fornecidos através da alimentação normal sem a necessidade de complementos especiais, do tipo complexos vitamínicos e minerais.

 

A água, por sua vez, não pode faltar durante toda a caminhada, lembrando porém que mesmo o exercício sendo muito pesado não se deve beber mais do que 800ml de líquido por hora de atividade, pois o estômago não consegue absorver mais do que isso neste período.

 

Os carboidratos são fundamentais para recuperar e manter os depósitos iniciais de energia de nosso corpo, fazendo com que a fadiga muscular não apareça precocemente durante o exercício. Um bom exmplo são pães, massas, barras energéticas especiais para esporte. Evite alimentos gordurosos, condimentados e com muito açúcar, algum tempo antes e durante a trilha. Os primeiros dificultam a digestão e causam gases podendo causar algum desconforto e diminuir o rendimento.

 

Os alimentos do tipo bolos, chocolates e doces em geral causam um aumento da resposta insulínica e acabam reduzindo a disponibilidade de glicose sanguínea, reduzindo assim o desempenho. Durante o exercício, o consumo de glicose pode ser feito através de alimentos especiais tipo gel ou, melhor e mais barato, frutas secas ou in natura. A absorção da frutose pelo organismo é mais lenta diminuindo assim a resposta insulínica imediata.

 

Durante o percurso, o aumento do consumo de carboidratos deve ser no jantar, devido ao tipo de alimento preparado, podendo ser um macarrão ou purê de batatas com complementos. O amido contido nas massas, batata e cereais, por exemplo, recebem o nome de polissacarídeo vegetal. São muito importantes na dieta de um ser humano, devendo esta ser a principal fonte de carboidrato do total ingerido. A fibra alimentar é o outro tipo de polissacarídeo vegetal.

 

Após o término do dia de caminhada, a alimentação pode e deve ser mais completa. É muito importante preparar um alimento quente no jantar e no café da manhã, principalmente em locais frios. O corpo reage melhor a isso, possibilitando uma melhor recuperação.

 

Abraço

Edy[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Uma vez conversando com soldados em uma feira, estava como demonstração o que eles levam para seus acampamentos e missões.

 

Alem de sua tradicional comida liofilizada, muito boa por sinal, tinha strogonoff e outros pratos bons. Agua em saquinhos, soro, uma mistura quimica que esquenta a agua e consequentemente a comida para evitar fazer fogueira e fumaça e uma coisa que me chamou a atenção: Balas de Goma

 

Perguntei o porque, eles disseram que sempre esta presente pois é fonte de energia, açucar pra caramba. e ocupa pouco espaço.

 

Depois disso adicionei e minhas caminhadas a bala de goma e tambem sempre levo "bananadas".

 

Agora que lembrei, procurei no google e achei isso, um boletim do exército Brasileiro:

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=626&act=bre

apartir da pagina 7 fala sobre a montagem das rações, dividida pelos numeros de dias de duração

 

fica ai a dica tambem

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu tambem ja por muito tempo procuro a formula ideal entre alimento que de muita energia e que seja leve ( se for gostoso ainda melhor)....

Depois de ler uma revista gringa (backpacking acho) de um americano camarada meu, me deparei com algo que parece ser muito funcional.

 

Os americanos da velha guarda chamam de GORP ( good and old raisiens and peanut) algo como a "boa e velha passas com amendoin".

Uma verdadeira gororoba eu sei, mas depois de ler umas paginas pesquisadas no google (e traduzidas) pareceu a solucao ideal.

A ideia é misturar passas com amendoim, castanhas, frutas secas, MMs, chocolate e o que te der na telha em sacos tipo ziplock e ir comendo pelo caminho....

 

No comeco a ideia me pareceu meio doida mas fiz essa mistureba toda e nao é que o negocio é bom mesmo ? ::otemo::

 

Nesse inverno penso em ir pra serra fina e vou de GORP ( ja nao consigo mais comer as barrinhas de cereais ::xiu:: , ja comi tantas que nao rola mais..)

Comprei tudo no mercado municipal aqui em Sampa (milhares de opcoes em frutas secas e o que mais existir) e ja guardei tudo... tenho que cuidar pra nao comer antes da viagem :lol: pois o negocio ficou bom pra caramba...

 

Dá uma super energia.... e nao precisa nem parar pra comer....

 

 

Quanto ao café da manha numa travessia, acho que o pao poderia estragar... ser forem muitos dias, o calor da mochila pode mofar tudo... e voce teria que barbear o seu pao...

 

Nesse caso, dessa vez, vou levar uma mistura de farinhas, granola, leite em pó, acucar mascavo, ovomaltine... ... com enfase na farinha de arroz que é muito rica em carboidrato, pesquisei bastante mas se alguem conhecer outra fonte melhor de carboidrato me avisem pois nesse campo sempre estamos aprendendo...

 

tudo isso com água quente, da o animo e a energia pra comecar bombando....

 

Numa proxima vez vou tentar fazer um pao tijolo que o Sergio Beck descreve num livro de comida para camping..." manual do excursionista esfomeado" ou algo assim..... diz que o pao dura meses. É duro igual concreto mas é um pao ne...

 

Pra janta, nao tem jeito ... o velho miojo (que nem aguento ver na frente) ainda é o rei... só como miojo nas trilhas.... porque nao gosto... mas com um queijo ralado, molho de tomate ou sardinha fica bem poderoso, carboidrato na veia...

 

Ja pesquisei sobre as comidas liofilizadas mas como sao meio caras, acho que vale a pena se for uma travessia de uma semana ou mais ( falo por mim, ja que é meio caro ainda)

 

Mas imagino que no meio de uma trilha, longe de todo mundo ou em alta montanha, naqueles dias miseraveis dentro de uma barraca esperando uma janela para atacar o cume, um strogonof,, camarao, sorvete ou manga liofilizada devem fazer um milagre.

 

valew

 

 

 

legal essa troca de ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nunca fui fã de barrinhas de cereais, então substitui juntamente com as bananadas e doces de amendoin pelo velho e bom Torrone. Adoro esse negócio com textura de piche branco. ::otemo::

 

[align=center]Torrones.jpg?et=TDvbCk0l2iOVYIr2LGTw7A&nmid=24813739[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ploca,

 

Essa tal mistura é a tal ração humana que o pessoal anda montando por ai ? Pelo menos é nutritiva.

 

Sandro, esse torrone me fez lembrar de outra coisa, só que bem mais gordurosa hahaha

mocoforte.jpg?w=500

 

 

abs

 

 

Eu tambem ja por muito tempo procuro a formula ideal entre alimento que de muita energia e que seja leve ( se for gostoso ainda melhor)....

Depois de ler uma revista gringa (backpacking acho) de um americano camarada meu, me deparei com algo que parece ser muito funcional.

 

Os americanos da velha guarda chamam de GORP ( good and old raisiens and peanut) algo como a "boa e velha passas com amendoin".

Uma verdadeira gororoba eu sei, mas depois de ler umas paginas pesquisadas no google (e traduzidas) pareceu a solucao ideal.

A ideia é misturar passas com amendoim, castanhas, frutas secas, MMs, chocolate e o que te der na telha em sacos tipo ziplock e ir comendo pelo caminho....

 

No comeco a ideia me pareceu meio doida mas fiz essa mistureba toda e nao é que o negocio é bom mesmo ? ::otemo::

 

Nesse inverno penso em ir pra serra fina e vou de GORP ( ja nao consigo mais comer as barrinhas de cereais ::xiu:: , ja comi tantas que nao rola mais..)

Comprei tudo no mercado municipal aqui em Sampa (milhares de opcoes em frutas secas e o que mais existir) e ja guardei tudo... tenho que cuidar pra nao comer antes da viagem :lol: pois o negocio ficou bom pra caramba...

 

Dá uma super energia.... e nao precisa nem parar pra comer....

 

 

Quanto ao café da manha numa travessia, acho que o pao poderia estragar... ser forem muitos dias, o calor da mochila pode mofar tudo... e voce teria que barbear o seu pao...

 

Nesse caso, dessa vez, vou levar uma mistura de farinhas, granola, leite em pó, acucar mascavo, ovomaltine... ... com enfase na farinha de arroz que é muito rica em carboidrato, pesquisei bastante mas se alguem conhecer outra fonte melhor de carboidrato me avisem pois nesse campo sempre estamos aprendendo...

 

tudo isso com água quente, da o animo e a energia pra comecar bombando....

 

Numa proxima vez vou tentar fazer um pao tijolo que o Sergio Beck descreve num livro de comida para camping..." manual do excursionista esfomeado" ou algo assim..... diz que o pao dura meses. É duro igual concreto mas é um pao ne...

 

Pra janta, nao tem jeito ... o velho miojo (que nem aguento ver na frente) ainda é o rei... só como miojo nas trilhas.... porque nao gosto... mas com um queijo ralado, molho de tomate ou sardinha fica bem poderoso, carboidrato na veia...

 

Ja pesquisei sobre as comidas liofilizadas mas como sao meio caras, acho que vale a pena se for uma travessia de uma semana ou mais ( falo por mim, ja que é meio caro ainda)

 

Mas imagino que no meio de uma trilha, longe de todo mundo ou em alta montanha, naqueles dias miseraveis dentro de uma barraca esperando uma janela para atacar o cume, um strogonof,, camarao, sorvete ou manga liofilizada devem fazer um milagre.

 

valew

 

 

 

legal essa troca de ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Entao, realmente ha uns pacotes de farinhas descritos como racao humana por ai...

Mas no fundo acho que devem ser aqueles cereais pra emagrecimento que o Ratinho vendia ( puxa essa eu desenterrei mesmo...)

Como a ideia é ter muito carboidrato e nao somente dar um sentimento de saciedade prefiro eu mesmo escolher as farinhas para esse fim..

Alias algo que é muito bom, mas ainda caro por aqui é a Quínoa, muito consumida na Bolívia...

 

valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ploca, Entendi, aqui em Sampa tem uma loja que vende esse tipo de produtos que voce fala: http://www.emporioxingu.com.br/produtos.asp

Fica proximo ao mercadão municipal.

 

Bem lembrado Otavio, o pão sirio alem de durar mais, é bem mais leve.

Um pão que costumo levar tambem é o ciabatta ;)

Mas ai para no maximo 3 dias de trip

 

abs

 

Entao, realmente ha uns pacotes de farinhas descritos como racao humana por ai...

Mas no fundo acho que devem ser aqueles cereais pra emagrecimento que o Ratinho vendia ( puxa essa eu desenterrei mesmo...)

Como a ideia é ter muito carboidrato e nao somente dar um sentimento de saciedade prefiro eu mesmo escolher as farinhas para esse fim..

Alias algo que é muito bom, mas ainda caro por aqui é a Quínoa, muito consumida na Bolívia...

 

valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Colaboradores

Deve-se ter um cuidado quanto ao consumo de oleaginosos em grandes quantidades, como amendoim e castanhas, o excesso pode fazer com que o organismo rejeite o alimento e então vc terá uma bela ca_neira... kkkkkkkkkkkk

o excesso de doces também pode ser um problema, diminui o desempenho, ou seja, tudo de mais é ruim...

 

Acho legal testar o alimento antes, consumir a dieta que pretende levar algumas vezes antes da viagem, assim você fica sabendo se é algo que vai te fazer mau ou não. Qualquer alimento que não esteja acostumado a consumir no dia-a-dia pode trazer reações inesperadas.

 

Seria bom incluir no kit primeiros socorros um adstringente, analgésico, anti-ácidos, etc.. sei que o tópico não trata disso, mas é sempre bom comentar, afinal, se você tiver um problema de diarréia em uma trilha pesada, terá rápida desidratação e isso pode ficar bem complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...