Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oregon

 

Entre dois importantes estados americanos (Washington e Califórnia); o Oregon, por vezes, fica ofuscado por seus vizinhos mais famosos. Mas suas belezas naturais e a cidade de Portland precisam estar no seu radar em sua próxima viagem à América.

 

Oregon? Por que vamos para o Oregon?

 

Morei por 06 meses em Vancouver e graças ao Barba (e muito suor and trabalho nos meses/anos anteriores) consegui viajar bastante durante esse período. Vancouver foi estrategicamente escolhido por mim, pois gostaria de voltar à Califórnia, além de querer conhecer outras cidades da costa oeste americana e canadense.

Vancouver fica muito, mas muito próximo à fronteira com a terra do Tio Sam e por diversas vezes durante este período eu visitei a Obamaland, pois de carro são apenas 2,5 horas entre Vancouver e Seattle.

A curiosidade de conhecer o Oregon surgiu por 3 motivos:

 

- Eu gosto de futebol americano e a final 2014/2015 do futebol universitário foi entre Ohio e Oregon (praticamente um 7x1 para Ohio). Foi a primeira vez que pensei na possiblidade de conhecer o Oregon, um estado "próximo" à Vancouver;

- Também gosto de fazer roadtrips, conhecer cidades menores e apreciar o caminho, e não poderia fazer uma viagem longa, pois tínhamos apenas 10 dias;

- E também não poderia gastar muito (passagens e bla bla bla) e uma roadtrip dividindo os gastos de carro/hotel/alimentação com a turma ficaria bem mais em conta.

 

Ok, decidido o destino, iniciamos o planejamento da viagem.

O Oregon não é exatamente a Florida, visitada aos milhares por brasileiros, e por isso encontrar informações para montar meu planejamento não foi das tarefas mais fáceis.

Não encontrei muitas dicas em sites "hu3.br" e acabei usando muito o Trip Advisor para, pelo menos, decidir se iriamos pela costa ou se visitaríamos o interior.

 

Portland, Portland

 

Se você não gosta de seriados (Porlandia), não acompanha basquete e futebol americano universitário (Portland Blazers/Oregon University) e não é um aficionado de cerveja (há muitas breweries) dificilmente deve ter ouvido falar de Portland. Mas a cidade é fantástica, sensacional, animal e weird!

 

IMG_2518.JPG.e28e2faff9d912464eb210698befa152.JPG

 

Alguns de meus professores em Vancouver haviam falado muito bem de Portland, recomendado a viagem e bla bla bla, mas não achei que fosse me surpreender tão positivamente.

Após uma longa viagem entre Vancouver e Portland (aproximadamente 08 horas de carro), chegamos à cidade no começo da noite e decidimos dar uma volta por Downtown para já conhecer uma das atrações de lá, a maior bookstore independente de livros novos e usados do MUNDO! Sim, a Powell’s Books (http://www.powells.com) é gigantesca, com vários andares repletos de livros, alguns souvenirs e um café dentro da loja.

Algo curioso e bem legal são os “recados” que os funcionários de lá deixam nos livros, indicado a leitura ou citando alguma curiosidade sobre os títulos.

 

No dia seguinte fomos ao Pioneer Courthouse Square, que é um espaço aberto onde fica o Visitor Center, o Umbrella Man, o Wheater Machine, uma fonte sob o Visitor Center, a famosa escadaria onde as pessoas sentam para conversar, algumas mesas de xadrez ao ar livre, um monumento com a direção de várias cidades/distâncias e um relógio regressivo para o campeonato mundial de atletismo que será sediado na cidade.

Se forem para lá, notem que todos os tijolos do chão possuem o nome de um cidadão que doou USD 15.00 para ajudar a reformar o local.

PS: Sempre acho válido passar no Visitor Center, pois conseguimos dicas dos locais que não estão nos guias/fóruns. Sempre um novo passeio e/ou informação.

 

Must-go em Portland:

 

- Food Carts: São quase 500 espalhados por Portland e você encontra todos os tipos de comidas! A maior concentração fica próximo à Pioneer Square na SW Adler x SW 9th (um quarteirão inteiro, lotado de guloseimas!)

- Japanese Garden: O maior jardim japonês fora do Japão é um passeio que deve ser feito! É bem interessante, apesar dos mosquitinhos irritantes no final da tarde (sem dengue)

- International Rose Test Garden: Ok, o passeio não é exatamente o mais emocionante and sensacional, mas é interessante ver um jardim aberto com trocentas rosas

- Voodoo Doughnut & Blue Star Donuts: MUST-GO! Vocês precisam provar os donuts de ambas. O Voodoo tem alguns donuts mais simples por USD 2.00 e outros com formatos/gostos diferentes/estranhos e as vezes a fila é ENORME. Já o Blue Star possui menos sabores, porém na minha humilde and sincera opinião é bem melhor que a do Voodoo. O Voodoo da SW 3rd Ave fica em frente ao mural Keep Portland Weird

- Pittock Mansion: Trata-se da mansão de um casal pioneiro em Portland que mantem a decoração/pertences de seus donos. Eu não entrei (kkkk), mas fomos lá, pois a vista de Portland com o Mt. Hood atrás é sensacional!

- Portland Saturday Market: Feira tradicional as margens do Willamette River, possui artesanatos, bugigangas, roupas, comida e tudo que você pode imaginar. A feira fica próxima ao famoso letreiro de Portland (Portland/Oregon Old Town).

 

IMG_2478.jpg.0972ca416883ba474136497c595b1a0e.jpg

IMG_2442.jpg.2bb852f2ea62485379b9a642c9679b66.jpg

IMG_2502.JPG.43dd09d45f6eb1e64c7061ba5b65b6de.JPG

IMG_2977.JPG.ceee114c2a598d34d8338726e92b29e2.JPG

IMG_2566.JPG.e1e2afccdee8e8c554c1f2d5f1d702ef.JPG

IMG_3063.JPG.fef154c1b709b54acbb08140dc031e81.JPG

IMG_2513.JPG.ed6ac67fce37fa76a7028932a702b10f.JPG

IMG_2485.JPG.6446548f5aaa314e5c538ed2825b786d.JPG

IMG_2516.JPG.1b14c38dc6977eb606f0f14796c17f08.JPG

IMG_3014.JPG.a18100f626e5ca6a4c2ab77a394e5721.JPG

(Se tiver tempo) must-go em Portland:

 

- Oregon Zoo: Se você tiver tempo, vale a pena passear pelo Zoo do Oregon, porém nada de diferente (você não encontrará nenhum animal weird lá.. ☹)

- TOMS Store: Essa é uma marca americana que primordialmente faz sapatos (bem comuns no USA e Canadá), mas que possui óculos de sol e algumas outras peças. A cada par de sapato que eles vendem, eles doam outro para crianças carentes; a cada óculos de sol vendido, eles doam um óculos de grau. É bem interessante e bem legal, por isso vale a pena dar um pulo and buy lá né!? (http://www.toms.com)

- Portlandia/Letreiro Portland/Escultura do Alce: São legais para tirar foto, bem coisa de turista...

 

IMG_2465.JPG.57f5ce9c5a50e0dc0c4ef31bdc20054e.JPG

IMG_2496.JPG.78c37ec6761a6099c9590a88aac7e8bc.JPG

IMG_2545.jpg.388f98dc13d53fabc6eb374ad356ca02.jpg

IMG_3050.jpg.144c49605f6456b5d85d23818c42b33b.jpg

Não fui, mas ACHO que vale a pena:

 

- Portland Aerial Tram: Trata-se de uma gondola que leva as pessoas para o prédio do campus principal do Oregon Health & Science University. A vista impressiona (pelas fotos da internet.. kkkk)

- Lan Su Chinese Garden: Se você estiver com tempo de sobra, gostar MUITO de jardins (afinal, já foi em um de graça – Rose Intl Test Garden – e em um pago – Japanese Garden) ou for chinês, esta ai mais um passeio que ACHO que deve valer a pena.

- Oregon Museum of Science and Industry: Museu de ciência e que conta também a história da indústria. Nesse eu realmente queria ir, porém fui voto vencido (sad, but it’s true).

- Local Breweries: Portland é conhecida por inúmeras micro-cervejarias artesanais, por isso há guias e até passeios por elas.

 

Vale a pena visitar também Nob Hill com suas casas mais antigas, restaurantes e cafés super legais.

 

Ok, tell me more about Oregon...

 

Bom, a viagem continuou e nosso próximo destino foi um dos mais famosos locais no Oregon: o Crater Lake National Park.

O parque fica a aproximadamente 450km de distância de Portland, por isso decidimos sair de Portland no final da tarde e dormir na cidade de Eugene, que fica mais ou menos no meio do caminho entre os dois locais.

Na manhã seguinte seguimos em direção ao parque, pagamos a taxa de USD 15.00/carro e fomos conferir o famoso lago dentro do vulcão.

 

IMG_2583.JPG.15e2f7a05f4c53a317b83c38bca52766.JPG

IMG_2629.JPG.9c2b205288a769290401f49327dea4b2.JPG

O parque é extenso e possui uma boa estrutura para os turistas, com vários viewpoints no entorno do lago. Há também alguns passeios que podem ser feitos como uma trilha para poder chegar mais próximo à agua, um passeio de lancha dentro do lago, entre outras opções que devem ser adquiridos a parte.

Dentro do parque também há uma loja de souvenirs com um restaurante e banheiros, e para os que quiserem explorar mais o parque há também um hotel/lodges.

 

Obs 1: No inverno é possível praticar alguns esportes no parque

Obs2: No inverno algumas entradas ficam fechadas, por isso consulte o site do parque

Obs3: O Crater Lake é o lago mais profundo do USA e um dos 10 mais profundos do mundo (ok, não mudou nada em sua vida saber disso, mas é informação né!? :)

 

Seguimos viagem para outro local muito famoso no Oregon: o Smith Rock State Park.

Para seguir para o Smith Rock, usamos Bend como cidade de apoio, onde dormimos e comemos. No dia seguinte fomos conhecer o parque, onde é necessário pagar USD 5.00 de estacionamento e não há taxas de entrada.

O parque é impressionante, com algumas trilhas para subir a imponente formação rochosa (e que não fiz, por motivos óbvios de preguiça) e outras para observar a beleza do rio que corta as montanhas.

 

IMG_2741.JPG.1f3b0b970d14bba93c96b573dfcc6cfc.JPG

IMG_2682.jpg.a82fed8bcfeec3211ed677522762c73e.jpg

IMG_2684.JPG.5abdc6c126e4b7e96c10cef61250c99f.JPG

A próxima parada era o Painted Hills! Trata-se de uma das três unidades do John Day Fossil Beds National Monument e são colinas formadas através de diferentes eras e por isso a coloração diferente. (check it out: http://www.placestoseeinyourlifetime.com/surreal-landscape-at-the-painted-hills-usa-10218/)

IMG_2861.JPG.53fb4b86224ab9adb9d4698391a951e4.JPG

IMG_2837.JPG.cb8e903ad71175feb3fa2453dc3d8344.JPG

Por se tratar de um ambiente sensível, nenhum visitante pode pisar nas formações e por isso há uma passarela entre elas para o trânsito.

É possível também fazer algumas trilhas por dentro das colinas, mas sempre respeitando os locais marcados. O mais legal é que as cores podem mudar, de acordo com o clima (por exemplo, se chover ou se fizer muito sol as cores das colinas podem ficar mais claras ou mais escuras - não somente no dia, mas durante um período).

 

Usamos a cidade de Redmond como base para no dia seguinte voltarmos a estrada e ver o incrível Columbia River Gorge, a Wahclella Falls, a impressionante Multnomah Falls e dirigir pela cênica estrada entre Bend e The Dalles.

 

IMG_2867.JPG.93521ba9566ce9379df60fe6898153ae.JPG

IMG_2878.jpg.18e36f182b8cd10b58f28148ada9b6a2.jpg

IMG_2899.JPG.4526b5c0404c06865f5c3fd93292b4a6.JPG

IMG_2941.JPG.21c92f0863ed25b25e2207426ef5dd19.JPG

IMG_2951.jpg.82d5e8be73bd51b4c429d72d583f28c8.jpg

IMG_2966.JPG.cc1f2794ea5cdf8a2d258db8e666c882.JPG

IMG_2972.JPG.e082cc78c1fa890e23fd52779dfd8b37.JPG

Algumas das cachoeiras é necessário pagar USD 5.00 de estacionamento (envelope onde você informa a placa do carro e deposita numa caixa) e outras são de graça! Fiquem atentos, pois levar uma multa não é muito legal quando se viaja né!?

 

(Espero que vocês tenham reparado que meu relato não segue uma cronologia, alguns pontos fizemos no mesmo dia, outros fomos fazendo de acordo com o trajeto que planejamos).

 

Antes de rumar de volta à Portland, paramos em dois Outlets: Woodburn Premium Outlet e Columbia Gorge Premium Outlet. O primeiro fica entre Portland e Eugene (inclusive é em Eugene que localiza-se o Autzen Stadium, a casa do Oregon Dukes, o time de futebol americano universitário) e o segundo fica no caminho de volta entre The Dalles e Portland.

 

Impressões do Oregon

 

O Oregon superou em muito minhas expectativas! Ficar entre dois estados muito fortes economicamente e conhecidos não favorece sua popularidade, mas talvez isso mantenha sua simplicidade e essência (uau.. que poético!). Esqueci de destacar duas coisas muito legais: o Oregon não possui Sales Tax (sim, é 0%) e tem uma das populações mais amigáveis que já conheci no USA.

 

Espero que tenham gostado do relato, assim como espero que vocês visitem o Oregon ou pelo menos Portland, pois é um lugar incrível.

Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou crítica (mentira, crítica não) tentarei ajudá-los.

 

Abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

No inverno de 2012 passei por Portland quando ia de Seattle para San Francisco. Foi de passagem mesmo, entrei na cidade dei uma volta pela downtown e pela região da universidade e segui viagem pois meu objetivo no momento era o Redwood National Park com sua árvores gigantes, na California. Pelo pouco que vi Portland ma pareceu uma cidade bem acolhedora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Muito legal o relato, passei pelo Oregon final de 2014, mas foi de passagem só. Fomos no Columbia River Gorge Scenic area até Multnomah Falls, espetácular mesmo! ::otemo:: Paramos também no Woodburn Premium Outlets na volta do estado do Washington até a Califórnia. Na próxima trip queremos aproveitar melhor o estado do Oregon, seu relato vai ajudar muito ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...