Oslo - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos na Noruega

Oslo - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 29 Jun 2008, 19:32

Oslo (antiga Christiania e Kristiania) é a capital e a maior cidade da Noruega. Localiza-se no sudeste do país. Foi fundada em 1050 e é a capital do país desde 1299. Oslo, detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Designou-se Cristiânia entre 1624 e 1924, em honra do rei Cristiano IV da Dinamarca. Em 1952, Oslo foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1952. É a cidade onde é entregue o Prémio Nobel da Paz. De acordo com o The Economist, é a segunda cidade mais cara do mundo, depois de Tóquio (até 2004 era a mais cara do mundo, paguei por um big mac + bata + refri = +- 25 reais!).

Fundada em 1049 por Harald Hardråde, Oslo em 1299 tornou-se capital do país em decorrência da fixação do rei Håkon V na cidade. Uma época de rápido crescimento econômico e conseqüentemente populacional seguiu-se, e a prosperidade manifestava-se, sobretudo, através do seu porto; também foi construída nessa época a Fortaleza de Akershus. Logo Oslo transformou-se em um importante ponto nas rotas marítimas. Entretanto, um século depois, seu status de capital teve fim com a união da Noruega à Dinamarca, época cujo poder centralizou-se em Copenhague, além de ter sido atingida e destruída por um grande incêndio. À mando do rei Christian IV da Dinamarca, Oslo foi reconstruída e passou a ser denominada Christiania em homenagem ao rei. Com a dissolução da união dano-norueguesa em 1814, a cidade ocupa novamente o posto de capital. Durante o século XIX, passa por outro momento de grande prosperidade, construções como o Palácio Real e a Universidade de Oslo foram efetivadas, bem como o Stortinget e o Nationaltheatret. Em 1878 tornou-se Kristiania, e em 1925, mais uma vez, Oslo. Em 1993 e 1995 foram assinados os Acordo de Oslo I e II que resultou na retirada israelense de parte da Faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia. A capital norueguesa mantém-se como centro econômico, político e cultural do País.

CENTRO

Na região central, nas proximidades da avenida Karl Johan, estão situados os principais monumentos e prédios históricos da cidade,como o Palácio Real de Oslo; o Museu Histórico; a Galeria Nacional de Arte; a Universidade de Oslo; o Teatro Nacional;

Teatro Nacional.o Museu Ibsen, dedicado à vida e à obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906); e o Radhuset, edifício onde funciona a sede da prefeitura da cidade. Todos esses locais ficam muito próximos uns dos outros e podem ser visitados com facilidade, caminhando. Isso torna a Karl Johan, projetada por H. Linstow (o arquiteto que planejou o Palácio Real), uma espécie de Campos Elísios de Oslo: uma bela avenida cercada de prédios históricos por todos os lados.

ACOMODAÇÃO

Hostel Haraldshein - 180 NOK por dia! serviço amigável, embora não fique muito perto do centro.
http://www.hostel.com" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.couchsurfing.com" onclick="window.open(this.href);return false;

HIGH LIGHTS

Prefeitura
Imagem

Centro
Imagem

Estátuas

Imagem
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Oslo - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor nandacoite » 02 Mai 2011, 15:02

Olá! Estarei indo p Olso final de junho! Ficarei 15 dias e gostaria de informações sobre o tipo d roupa q devo levar!! abraço
nandacoite

Mensagem não lidapor joycebruja » 02 Mai 2011, 17:48

Nanda
Uso sempre o site abaixo para pesquisar .Dá pra ter uma ideia .
Mas não se assute se estiver morrendo de frio e os noruegueses de bermuda e camiseta. ::lol3::
http://br.weather.com/weather/climatology/NOXX0029
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor nandacoite » 04 Mai 2011, 15:33

Esse é o problema!! rs
Vc deve se sentir um peixe fora d'agua! rs
mas valeu pela dica!
abraço
nandacoite

Mensagem não lidapor buarque_renata » 23 Jun 2011, 09:20

Área do Porto, próximo à prefeitura.
Imagem

Prefeitura de Oslo.
Imagem

Ópera de Oslo, que construção moderna e curiosa!
Imagem

Ópera de Oslo, que construção moderna e curiosa!
É possível caminhar por cima e pelas laterais da ópera de Oslo, é uma construção bem moderna, as pessoas ficam tomando sol pelo prédio, é muito maneiro.
Imagem
buarque_renata

Mensagem não lidapor buarque_renata » 23 Jun 2011, 09:23

Eu achei bem interessante essa obra.
Imagem

Palácio Real
Imagem

Parlamento
Imagem

Algumas das curiosas estátuas que vc encontra na rua Karl Johans Gate
Imagem

rua Karl Johans Gate
Imagem
buarque_renata

Mensagem não lidapor buarque_renata » 23 Jun 2011, 09:30

Fotos tiradas no Vigeland Park, Oslo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
buarque_renata

Mensagem não lidapor MMAlbertini » 22 Jan 2013, 09:56

Oi Pessoal
Estou tentando finalizar minha imersão no gelo nórdico (Aurora com o Daniel, depois Bergen, Capitais e Rovaniemi).
Li em muitos relatos que 1 ou 2 dias em Oslo seriam suficientes, mas olha quanta coisa marquei.
Como faz?
Hop on-hop off só volta em maio.

Imagem
MMAlbertini

Mensagem não lidapor joycebruja » 23 Jan 2013, 14:26

MMAlbertini

Se vai pra Oslo no inverno corte parques em Oslo. Nenhum parque é verde no inverno.

Da uma olhada no relato do zervelis
http://www.mochileiros.com/dinamarca-noruega-suecia-finlandia-e-russia-18dias-maio-2012-eu-e-minha-mae-t69779.html
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor MMAlbertini » 23 Jan 2013, 16:34

Oi Joyce
Corto parques por causa da cor ou porque estarão fechados?
Já tinha dado uma olhada no relato do Zervelis, marcando vários pontos de interesse.
Vou reler aproveitando que agora sei mais dos lugares, e vou repassar pelo post do planejamento.
dinamarca-noruega-suecia-finlandia-e-russia-maio-2012-eu-e-minha-mae-t64977.html
Obrigada
Mariana
MMAlbertini

Mensagem não lidapor joycebruja » 23 Jan 2013, 17:18

Ue se estão fechado eu não sei ,mas com certeza só verá pé de neve . Parques são legais no verão dá pra caminhar, sentar e olhar pro nada , fazer pic nic. No inverno vc nao aguenta ficar muito tempo fazendo essas coisas.
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor irene.blcp » 28 Nov 2013, 15:30

Estou começando a planejar uma viajem pela Europa pra daqui a dois anos. Sabem como é,quanto antes melhor,até pra me programar em relação a estudos e dinheiro,mas queria saber qual é a melhor época pra ir a Oslo e o que eu não posso deixar de ver por lá. Não me incomodo muito com neve nem frio,mas queria ir em uma época que dê pra aproveitar bem a cidade. Meu roteiro é basicamente Londres - Oslo - Estocolmo - Copenhague - Berlim. Qualquer informação já é grande ajuda.
irene.blcp

Mensagem não lidapor marciog18 » 28 Nov 2013, 20:59

irene.blcp escreveu:Estou começando a planejar uma viajem pela Europa pra daqui a dois anos. Sabem como é,quanto antes melhor,até pra me programar em relação a estudos e dinheiro,mas queria saber qual é a melhor época pra ir a Oslo e o que eu não posso deixar de ver por lá. Não me incomodo muito com neve nem frio,mas queria ir em uma época que dê pra aproveitar bem a cidade. Meu roteiro é basicamente Londres - Oslo - Estocolmo - Copenhague - Berlim. Qualquer informação já é grande ajuda.

Irene,

com certeza a melhor época para visitar a Europa, na minha opinião, é o verão de lá, pois os dias são mais longos, o clima é agradável, as pessoas são mais alegres etc. Por isso, o melhor é ir em junho, julho, agosto... Em Oslo, o principal para ver é o que já está nessa página, nos tópicos acima. Recomendo muito o Vigeland Park (parque das esculturas) e o Holmenkollen, onde tem os saltos de esqui. Mesmo que não for inverno, dá pra ir lá visitar.
Agora, eu não sei quanto tempo vc terá e quais são as suas preferências, mas eu incluiria Amsterdam nesse roteiro.

Um abraço,
Marcio.
marciog18

Mensagem não lidapor douglas_om » 06 Fev 2014, 12:56

É tranquilo sacar NOKs com cartão de crédito internacional chegando no aeroporto de Oslo? Preciso me preocupar em já chegar com algum dinheiro em moeda local? Pretendo fazer um mochilão (começo em Oslo) mas não queria ter de levar moeda de cada país...
douglas_om

Mensagem não lidapor marciog18 » 07 Fev 2014, 18:54

douglas_om escreveu:É tranquilo sacar NOKs com cartão de crédito internacional chegando no aeroporto de Oslo? Preciso me preocupar em já chegar com algum dinheiro em moeda local? Pretendo fazer um mochilão (começo em Oslo) mas não queria ter de levar moeda de cada país...

Douglas, eu não tive problema em sacar NOK com cartão de crédito internacional. Só um detalhe: no início eu tentava sacar 5 mil ou 7 mil NOK de uma vez só pra não precisar fazer vários saques e cada vez pagar a taxa, mas isso não funcionou. Então eu só conseguia sacar uns 2.000 NOK de cada vez, mas isso talvez depende de cada banco. Sugestão: como tu vais começar o mochilão em Oslo, eu já levaria alguns NOK junto porque, em início de viagem, a gente sempre fica um pouco apreensivo. Talvez a chegada seja tarde da noite, vc esteja cansado, talvez o banco esteja fechado, talvez seja feriado, sei lá, tudo pode acontecer. Por isso eu levaria euros (ou dólares) e alguns NOK pra não depender de achar um caixa eletrônico assim que vc chegar lá.
marciog18

Próximo

Voltar para Noruega