Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Pachamama

Documentários sobre, viagem, aventura, história, Política, Cultura Popular, etc

Moderadores: joycebruja, MariaEmilia, Leticia Quaresma, Leo Ramalho

Pachamama

Nova mensagempor PauloMotta » 16 Mar 2010, 17:56

Título Original: Pachamama
País: Brasil
Gênero: Documentário
Site Oficial: http://www.pachamamaofilme.com.br/

Diretor: Eryk Rocha
Roteirista: Eryk Rocha
Duração: 105 minutos
Censura: Livre

Sinopse: O filme Pachamama - título que significa para os indígenas andinos “mãe-terra” e designa a deusa agrária dos camponeses – narra a viagem do diretor pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que pela primeira vez na história buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. É uma pequena odisséia de trinta dias pela realidade amazônica e andina, que revela um continente em ebulição, perpassado pela cultura milenar andina, que irradia pelo continente sul americano substancia primordial na constituição de novos paradigmas políticos.

Crítica:
(Por João Carlos Sampaio)

O documentário Pachamama, terceiro longa-metragem do cineasta Eryk Rocha, apresenta uma espécie de diário de viagem, que observa as margens de estrada, cidades e pessoas que cruzam o caminho do diretor e sua equipe.

O filme atravessa as fronteiras do Brasil, Peru e Bolívia, encontrando uma certa similitude de problemas e identidades. O tom do discurso é despojado, apresenta um ar de espontaneidade de movimento, mas tudo é bem amarrado numa proposta de visão poética.

Este gosto por uma formatação lírica torna Pachamama diferente da média dos documentários sobre temas étnico-sociais, geralmente contaminados por uma objetividade pouco criativa.

O que se vê é um registro que, sem virar as costas para as frestas do real, aproxima-se dos assuntos com delicadeza e vontade de gerar um discurso sustentado pela força das imagens.

O título, uma expressão da nação indígena quéchua, significa “Terra-Mãe” e sintetiza a ideia de fertilidade, além de traduzir o olhar terno (sem ser condescendente) a respeito das matrizes culturais que unem as pessoas da região amazônico-andina. O cineasta, que estreou com Rocha que Voa, um perfil não convecional do seu pai famoso (Glauber Rocha), desta vez faz um “filme de mochileiro”, que alcança a essência do seu tema com uma colagem propositiva a partir do bom material captado por suas lentes atentas.

Trailer:
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Out 2008, 01:07
Próximo Destino: Mais uma vez Chapada...

Re: Pachamama

Nova mensagempor Gabriel Freire » 25 Out 2010, 21:37

Recomendo ::cool::

Tenho a honra de ter um dos historiados que participaram do longa, como meu professor, o historiador Rafael Araújo. Posso dizer me senti na própria viagem ao ouvir cada detalhe, histórias e tudo sobre a viagem. Realmente, quem tem vontade de conhecer algo mais sobre o cotidiano dos povos andinos, entender suas posições sociais e políticas, é o Pachamama, um longa-metragem que você não pode deixar de assistir.
Gabriel Freire

Data de registro: 25 Out 2010, 21:29

Re: Pachamama

Nova mensagempor leo_thc » 28 Nov 2010, 00:44

Estava a muito tempo procurando este doc, achei na Livraria Cultura Paulo... muito interessante, mas eu ainda vou fazer um doc mochileiro, cansei de lado político.... estudei esse lado exaustivamente pra meu TCC. hehe
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano

"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Dez 2004, 13:07
Próximo Destino: Dezembro 2011 - Chapada diamantina; Carnaval 2012 em Olinda e Recife!

Retornar para Documentários

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor

Submarino.com.br