Ir para conteúdo

Panama - 14 dias (Cidade do Panama, San Blas e Bocas Del Toro)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera..

Estou aqui para relatar a minha viagem a 3 cidades do Panama (Cidade do Panama, San Blas e Bocas Del Toro).

Fui somente eu e minha namorada, embarcamos dia 29/01/2015 e retornamos dia 11/02/2015.

Em anexo coloquei uma planilha de custos e planejamento.

Embarcamos dia 29/01 de Guarulhos com destino a Cidade do Panama pela companhia aérea Copa Airlines. Cheguei a pesquisar por outras empresas, mas essa era a que tinha voos mais baratos e também sem escalas. A duração do voo é cerca de 7 horas. Ótima agencia e os voos ocorreram sem problemas (lanches muito bons, sem comparação com a Gol por exemplo). O valor da passagem foi de R$1800,00 por pessoa.

 

OBSERVAÇÕES

[*] É necessário o comprovante da anvisa de vacina de febre amarela (verificaram isso na entrada do Panama);

[*] É necessário um passaporte com no mínimo mais 6 meses de validade na data de embarque (também verificaram isso no embarque);

[*] Fuso horário de 2 horas normalmente. 3 horas no caso de horário de verão brasileiro;

[*] Moeda local se chama Balboa, porém raramente é usada. A moeda corrente é o dolar americano. Recebemos apenas algumas moedas de troco em Balboa. A cotação é um dolar= um balboa;

[*] Todos os dados de hostel esta na planilha em anexo.

 

CIDADE DO PANAMA

Chegamos a Cidade do Panama por volta de 10:00 da manhã e nos dirigimos a nosso hostel Villa Vento (taxi, no máx U$30,00) que eu havia reservado por email (dados na planilha em anexo). Hostel muito bom, com ótima localização e funcionários muito prestativos (principalmente Carmelo, Leo e Ezequiel) que nos ajudaram em tudo durante nossa estadia na Cidade do Panama.

DSC06449.JPG.59b0724177c082b916039e36c33d6ce7.JPG

Primeiro dia(29/01) alugamos duas bikes no próprio hostel e fomos passear sem destino. Pegamos a ciclovia da praia e fomos no sentido do Mercado de Mariscos, passando por toda a costa. Almoçamos no mercado, onde temos diversas opções de peixes a preços bons (ceviche a U$4,00 e corvina a U$10,00). A costa é muito bonita e vale a pena para ter uma bela ideia do que é a Cidade do Panama. Fomos também a Casco Viejo, que é um centro histórico, com muitas igrejas e praças para conhecer.

Segundo dia (30/01) fomos conhecer o canal do Panamá logo pela manhã. Impressionante toda a engenharia envolvida e sua complexidade. A duração é de umas 3 horas. Na saída, pegamos um taxi e pagamos cerca de U$40,00 para que ele fizesse um “City Tour” conosco. Ficamos com ele por mais umas 4 horas, conhecendo vários pontos da cidade, incluindo feirinhas de artesanatos e centros históricos.

Terceiro dia (31/01) fomos a Cerro Ancon, que é cerro mais alto da Capital e de lá é possível ver toda a cidade! Ótimo para tirar umas fotos, e pra quem gosta de caminhadas e bike também é excelente! Muito verde e pássaros. Ficamos umas 2 horas e após isso fomos as compras no shopping Albrook Mall. Esse é um super shopping, imenso onde temos todos os tipos de lojas. Encontramos muitas coisas baratas, mas também muitas coisas que não estavam valendo a pena comprar (principalmente pelo valor do dólar na época que fomos R$2,80). Eu acabei comprando algumas camisetas, bermudas. Para se ter uma idéia, uma camiseta Gap estava por cerca de U$20,00. Eletronicos não estava muito atrativo (uma go pro 4 por cerca de U$400,00 o modelo mais simples).

DSC06535.JPG.d555e3564957c6a9db5983bbbc57eaf7.JPG

Neste dia fechamos no próprio hostel a nossa estadia em San Blas (3 dias e duas noites). Agendamos a saída para o dia 02/02 as 06:00.

Quarto dia (01/02) fomos ao Calzada Amador que é um calçadão bem bacana para caminhar ou pedalar, e tem uma vista bem bonita da cidade do Panamá. Tem várias empresas que alugam bikes no local. Almoçamos novamente no Mercado de Mariscos.

DSC06515.JPG.170a3d87002b9308c953a53c6677f144.JPG

As noites na Cidade do Panama fomos quase todas para a Calle Uruguai, que é bem próxima do nosso hostel e tem diversos restaurantes e baladinhas.

 

TRANSPORTE

Do aeroporto para o centro: taxi U$30,00. Se for taxi compartilhado, U$10,00

OBSERVAÇÕES

[*] Pegar Taxi fora do aeroporto;

[*] Fechar o passeio para San Blas com antecedência no Hostel;

[*] Imprimir localização do hostel no Google Maps. Taxistas não conhecem muito;

[*] A estação rodoviária da Cidade do Panamá fica anexa ao centro comercial Albrook Mall.

 

SAN BLAS

 

Saimos do hostel dia 02/02 ás 05:30 da manhã (a pick up foi nos buscar). Deixamos nossa maior parte da bagagem no hostel, e levamos apenas duas mochilas pequenas com suprimentos para os 3 dias.

DSCN1450.JPG.82b399b1f3a610d8cb29ba24efc1bf14.JPG

DSCN1444.JPG.acfdfdf2301ad381cf6eaabc0d3f27bf.JPG

DSCN1435.JPG.2cbed38f5cae1aea910696110e64ba5b.JPG

DSCN1433.JPG.f85ebd06ad56b6da8cd78d24b7ae9461.JPG

Nosso primeiro destino foi a Isla Perro, onde chegamos por volta das 09:00. Esta ilha é a mais linda de todas, com um mar impressionante e ainda tem um barco naufragado bem próximo a ilha ótimo para se fazer snorkel. Almoçamos nessa ilha e saímos rumo a Ilha Franklin por volta das 14:00. Ficamos hospedados nela três dias, duas noites. Valor de U$26,00 por pessoa uma cabana privada (uma cama de casal). Esta ilha tem 3 refeições inclusas, banheiro com agua doce (quase doce, na verdade é uma agua salubre). A luz é ligada por volta das 18:00 e fica ligada até as 22:00, onde somente a luz do luar fica disponível. O lugar é perfeito, a praia é linda..paradisiaca. Vale muito a pena ir.

DSCN1458.JPG.fdbf7cf45076c90f4d42e5e3a29d55f2.JPG

DSCN1457.JPG.3ff15b6e3790ea6992d4436dff1f826c.JPG

DSCN1466.JPG.823211207cfa99e317f3db01a3a63b87.JPG

DSCN1471.JPG.f0a903d7b0c48460d0b9d811e3d6bd8f.JPG

Segundo dia (03/02) fomos visitar outras ilhas com os índios Kunas, todas lindas e vale muito a pena. Alias, todas as ilhas são comandadas por índios Kunas. A ilha tem alguns produtos para venda, como alguns salgadinhos, cerveja gelada e agua. Mas aconselho a levarem agua e alguns mantimentos para se manter durante sua estadia. Nós levamos salgadinhos para beliscar durante o dia e agua. Compramos dos índios apenas cerveja (U$2,00 cada).

Terceiro dia (04/02) acordamos e arrumamos nossas coisas, pois partimos de volta a Cidade do Panama após o café da manhã, por volta das 08:00.

Chegamos no hostel Villa Vento por volta de meio dia. Primeira coisa que fizemos foi ir ao terminal rodoviário comprar a passagem para Bocas Del Toro. Valor da passagem foi de U$28,00 por pessoa (mais U$5,00 de barco para chegar a Isla Colon) e a partida do ônibus é as 19:30. Nos aconselharam a comprar com antecedência para não correr o risco de esgotar. Retornamos ao hostel após comprar a passagem, pegamos nossa bagagem, tomamos um banho e ficamos curtindo o dia por la mesmo, aguardando o horário de partir para Bocas Del Toro.

 

Valores do transporte para Cidade do Panama - San Blas por pessoa:

[*] U$55,00 transporte ida e volta de 4x4;

[*] U$12,00 taxa de visitação;

[*] U$20,00 barco incluso ida e volta.

 

OBSERVAÇÕES

[*] Levar água e comida;

[*]Levar dinheiro trocado;

[*]Tomar dramin durante a viagem, estrada bem agitada;

[*]Levar cordinha para varal, papel higiênico, pregadores;

[*] Procurar ficar nas barracas de frente para o mar. Melhor sensação;

 

BOCAS DEL TORO

 

Partimos da cidade do Panama as 19:30. Onibus tem um ar condicionado muitoooo gelado, é sério, levem agasalhos e calça (único momento em toda viagem que coloquei calça e agasalho). Chegamos ao local chamado Almirante as 06:00 do dia 05/02 e é onde vc pega o barco para a ilha de Boca Des Toro. Bocas é um conjunto de ilhas, onde a ilha principal se chama Isla Colon, onde nos hospedamos no hostel Mar e Iguana. Esta ilha é bem estruturada, tem muitos restaurantes, mercados, baladinhas e é ponto de partida principal para os passeios por outras praias e ilhas. O hostel é bem legal, tem um pessoal bacana que ajudou bastante nós. Pagamos U$30,00 a diária para um quarto privado com banheiro, sem nenhuma refeição inclusa. Ele fica cerca de 10 minutos a pé do centro ou um taxi por cerca de U$1,00 por pessoa.

No mesmo dia (05/02) fomos fazer um passeio que incluía as Islas de Los Delfines, Cayo Coralles, Zapatilla pelo valor de U$25,00 por pessoa. São praias bonitas, mas o tempo não nos ajudou muito. Choveu em diversos momentos e isso prejudicou até mesmo nosso snorkel. Além disso, aconselho a não fecharem passeios no próprio hostel e sim ir até o centro, onde existem diversas agencias com diversas opções de passeio com valores muitas vezes negociáveis.

DSCN1559.JPG.d877a18d2580bab4927d8ec32c806017.JPG

No dia 06/02. Fomos passar o dia na praia Red Frog. No centro, pagamos U$5,00 por pessoa para um barqueiro nos levar e trazer de volta no horário combinado. A praia é linda e para chegar nela vc caminha uns 5 minutos por dentro da mata. Tem restaurantes e tb um bar a beira mar. O sapinho vermelho (red frog) é bem difícil de ser encontrado, mas o barqueiro caminhou conosco por uns 5 minutos e finalmente encontramos um. Vale a pena conhecer esta praia.

DSCN1610.JPG.cab8e57d43050e74087a3d2ffa3e5d5e.JPG

DSCN1604.JPG.ccf7d8253446ddf2a7a41080001d7ff9.JPG

No dia seguinte (07/02) fechamos um passeio para a isla Estrella com Deep Surfing incluso. Galera, essa ilha vale a pena.. tínhamos que tomar cuidado ao caminhar pela beira do mar para não pisar nas estrelas. Fora isso, almoçamos os dois uma Lagosta enorme pelo valor de U$25,00. E para completar, o Deep Surfing, que é um passeio onde vc é puxado por um barco através de uma corda e vc se segura em uma prancha parecida com uma prancha de natação. Vc pode mergulhar com ela ou ir por cima da agua para respirar. Nada complicado e muito gostoso. Uma pena que o mar estava turvo e não deu para nós vermos muita coisa, mas mesmo assim valeu muito a pena.

DSCN1496.JPG.a32e13fe6f911b14cf348ea9a83a2ff3.JPG

DSCN1691.JPG.88ac715f7972c0ca6e6db1ddebc4824f.JPG

DSCN1669.JPG.a2b1c5425753c93e30f8b21cd19fbb1b.JPG

DSCN1645.JPG.cd6711742886bd4c777eb8533a183c21.JPG

No dia 08/02, fechamos um passeio com uma agencia de mergulho. Como não tínhamos tempo e nem dinheiro para fazer o curso iniciante, fechamos apenas para acompanhar eles para realizarmos snorkel. Valeu muito a pena. Fomos a dois pontos de mergulho fantásticos e ficamos cerca de uma hora em cada ponto. Vimos diversos peixes, corais e para completar nossa felicidade, vimos uma arraia que parecia posar para nossas fotos..rs.. Pagamos U$15,00 por pessoa e valeu muito a pena.

DSCN1787.JPG.8046892f2aadff83d210fd8b382cfaf3.JPG

No ultimo dia (09/02), alugamos duas bikes no próprio hostel e nos dirigimos a Playa Bloffe. Uma estrada a beira mar, com alguns bares pelo caminho. A pedalada durou uma hora e meia até a playa Bloffe. Praia com ondas fortes e por isso muitos surfistas, onde só entramos no mar na parte mais rasa. Ficamos em um restaurante em frente a praia e aproveitamos o dia até cerca das 15:00. Retornamos de taxi (pick up com as bikes em cima) porque havíamos bebido um pouco e acabado de almoçar (não aguentaríamos pedalar mais uma hora e meia de retorno.rs).

DSCN1836.JPG.f5eb61e9767209d5dce908488a0e1604.JPG

DSCN1818.JPG.6a44c50ea2a70b01d33a944382682e85.JPG

Voltamos ao hostel, tomamos um banho e partimos para o Almirante pegar nosso barco e posteriormente nosso ônibus de volta a Cidade do Panama.

 

Observações:

[*] Restaurante Coco Bambu é muito bom. Jantamos duas vezes nele, com valores acessíveis, comida e atendimento muito bons;

[*] Bar Iguana muito bom e animado. Fica a beira mar e possui um píer no fundo do bar onde os mais animados podem pular no mar que mais parece uma piscina natural. Musica animada e bebida barata;

[*] Existem vários bares e agitação noturna. Cada noite o agito é em um lugar diferente. Basta se informar.

 

Chegamos a Cidade do Panama por volta de 04:00 e fomos para o Hostel Villa Vento, onde o pessoal gentilmente nos deixou passar o dia lá, até nosso horário do voo (inclusive nos deixaram tomar banho e utilizar a piscina). Ficamos até as 11:00, horário que partimos rumo ao aeroporto, afim de aproveitar e ver se tinha ainda algo interessante para comprar no free shop antes do nosso embarque (consegui um nike shox por U$120,00).

Embarcamos de volta a SP as 15:45 e chegamos as 01:45 horario do Brasil (07:00 de viagem, 3 horas de fuso devido ao horário de verão).

 

E assim foi nossa viagem. Espero que possam aproveitar este relato. Nossa viagem foi perfeita.. do jeito que queríamos e graças a outros relatos aqui do mochileiros.

Um abraço a todos e caso precisem, podem me mandar email que respondo assim que puder.

Viagem.xls

DSCN1795.JPG.6348cb5c64fbded1978b757181523d4f.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Muito bom o seu relato Fabricio! Eu estou planejando ir em junho, e o seu relato já me tirou várias dúvidas.

 

Quanto ficou esse passeio a isla Estrella com Deep Surfing incluso?

Você acha que é de boa encontrar hostel com preços de até USD 15 em quarto compartilhado? Viu isso por alta lá?

É tranquilo encontrar passagens de Almirante a Bocas del Toro, e vice-versa? Ouvi dizer que tem ônibus diariamente em até três horários...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Muito bom o seu relato Fabricio! Eu estou planejando ir em junho, e o seu relato já me tirou várias dúvidas.

 

Quanto ficou esse passeio a isla Estrella com Deep Surfing incluso?

Você acha que é de boa encontrar hostel com preços de até USD 15 em quarto compartilhado? Viu isso por alta lá?

É tranquilo encontrar passagens de Almirante a Bocas del Toro, e vice-versa? Ouvi dizer que tem ônibus diariamente em até três horários...

 

 

edu, todos hostel que eu passei tem estadia nessa faixa de preço para quartos compartilhados..eu preferi os quartos privados por causa do banheiro já que eu estava com minha namorada..mas todos eles pareceram ser bem limpos e organizados mesmo nos quartos compartilhados..

 

sobre as passagens aereas, não tenho ideia amigo...cheguei a pesquisar valores, mas como achei caro nem procurei saber os dias e horarios..

sobre as passagens de onibus, tem diariamente ás 19:00.. nos dois sentidos..e o valor é por volta de U$30,00 por pessoa..

 

abraços pessoal..qualquer dúvida mandem ai..ou me procurem no facebook..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Fabrício, muito bom seu relato.

Todas as fotos que vejo sobre a cidade do Panamá ou San Blás sempre o sol está brilhando, nunca vi postagens com dias chuvosos. É sempre assim em qualquer época do ano?

Pretendo ir com minha esposa em julho do próximo ano. Faz frio em algum mês? Julho é um mês legal?

Nunca me hospedei em hostel, não sabia que tinha quarto com banheiro privado. Esse que você ficou, você recomendaria para um casal já não tão jovem?

Grato.

Humberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Olá Fabrício, muito bom seu relato.

Todas as fotos que vejo sobre a cidade do Panamá ou San Blás sempre o sol está brilhando, nunca vi postagens com dias chuvosos. É sempre assim em qualquer época do ano?

Pretendo ir com minha esposa em julho do próximo ano. Faz frio em algum mês? Julho é um mês legal?

Nunca me hospedei em hostel, não sabia que tinha quarto com banheiro privado. Esse que você ficou, você recomendaria para um casal já não tão jovem?

Grato.

Humberto.

 

 

Ola Humberto,

Eu não peguei nenhum dia chuvoso em san blas ou cidade do panama. Peguei apenas em Bocas del toro, um dia. Porém, tem epocas do ano que me disseram que chove bastante..vale a pena pesquisar mais sobre isso. O mesmo vale sobre a temperatura, não tenho conhecimento sobre outros períodos.

Sobre os hostels, os quartos são privados, com banheiro privativo. Eu acredito que não teriam problemas com a hospedagem/quarto nesse sentido. O único ponto a se observar é que não tem nenhuma refeição inclusa (vcs teriam que fazer tudo por conta propria.

 

Boa sorte..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa noite !

 

Como contrataram o serviço para San Blás ? Lembram o nome da agência ?

 

Obrigado desde já !

 

Att,

 

Karl

 

Ola Karl,

Não lembro o nome do serviço, mas foi indicação do hostel. Alias, o proprio hostel tinha convenios com 3 empresas que fazem esse percurso. Acredito que muda muito pouco, inclusive os valores são bem parecidos. Acredito também que todos os hostels possuem esse tipo de parceria com empresas. Pode ficar tranquilo quanto a isso.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...