Ir para conteúdo

Panamá, Costa Rica, Guatemala e México - Maio/Junho de 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal! Entre Maio e Junho eu e meu esposo fizemos um mochilão por alguns países da América Central e alguns lugares do México. No total passamos 41 dias na estrada. Programei minha viagem somente com as dicas que peguei aqui no Mochileiros e resolvi escrever um relato com a maior quantidade de informações úteis (e algumas inúteis tb hahaha) que eu puder passar pra ajudar outros viajantes.

 

Agradeço a todos que fazem o site funcionar, é realmente bastante útil! ;D

 

Antes de partir eu tinha feito um roteiro com todos os lugares que iríamos conhecer e os possíveis passeios que iríamos fazer. Não deu pra fazer tudo o que gostaríamos e no final da viagem tivemos que mudar algumas coisas, deixando de conhecer alguns lugares. De qualquer forma a viagem foi inesquecível, voltamos felizes e realizados!

 

Começamos a viagem no dia 20.05.14 e regressamos ao Brasil no dia 30.06.14

Segue roteiro simplificado dos lugares que conhecemos:

 

Panamá

- Cidade do Panamá

- San Blás

- Bocas del Toro

Costa Rica

- Puerto Viejo

- La Fortuna

- Monteverde

- Quepos (Pq. Manuel Antonio)

Guatemala

- Antígua

- Lago Atitlan: San Marcos e Panajachel

- Lanquin: Semuc Champey

- Flores: Tikal

México

- Tulum

- Playa del Carmen

- Cancun

- Valladolid

- Chichen Itza

- Mérida: Homun

- Palenque

- Cidade do México

 

Vou escrever o relato separado por dias, no final de cada parte coloco os gastos. Provavelmente o relato ficará grande porque é muita coisa pra contar, mas espero que seja útil ::otemo::

 

Dias 1 e 2

Cidade do Panamá

 

Depois de 7 horas de voo de Recife ao Panamá, por volta das 17h finalmente chegamos. O horário no Panamá está a duas horas a menos do que o Brasil. Viajamos com a CopaAir, mesmo estando de olho nos preços das passagens muito tempo antes da viagem, não consegui pegar uma promoção, no final pagamos U$1005 ida e volta.

 

Ao chegar, pegamos um táxi até o Hostel Lunas Castle por U$25 e lá fechamos duas diárias em quarto compartilhado por U$15 cada. Achei bem bacana a decoração do Hostel, cheio de quadros pendurados nas paredes, bem colorido e tal. O nosso quarto tinha uma vista bonita, que se tornou um incômodo na hora de dormir, pois estava de frente pra rua e a barulheira a noite, dos carros e pessoas na rua, incomodava um pouco. Só não incomodou tanto porque estávamos tão cansados que caímos fácil no sono.

 

O Hostel está localizado no Casco Viejo. É um lugar bem charmoso, com arquitetura antiga e casas coloridas. E do outro lado está a cidade do Panamá, com prédios imensos e modernos. A primeira impressão do Panamá foi muito boa. Andamos despreocupados nos arredores.

 

IMG_2197.JPG.4146e3b4bf0ba3ef5737383054c550dc.JPG

 

No primeiro dia às 7 da matina já estávamos de pé, no estado zumbi hahaha. A recepcionista havia dito que tínhamos café incluso na diária, porém, só vimos bananas e café, foi o que comemos haha. Vi um pessoal comendo panquecas mas pensei que eles tinham feito por conta. Só depois fomos descobrir que só era fazer e comer a vontade!

 

Demos uma volta no Casco Viejo para ver a luz do dia o que tínhamos visto na noite anterior. Depois começamos a caminhar pela Cinta Costera, andamos ao todo uns 6km ida e volta, suficiente pra me deixar bem cansada. Cheguei no hostel só o pó! Toda dolorida! Ai pude ver o quanto estou sedentária, meu esposo fumante estava mais disposto do que eu, um absurdo kkkk. E se não bastasse ainda fomos ao Shopping Albrook que é ENORME e caminhamos outro bocado.

 

IMG_2213.JPG.0fdcd82af4e4cc271a87f90b499bd811.JPG

 

Tomamos umas cerva pra aliviar a dor muscular, detalhe: happy hour cerva por apenas 50 centavos de dollar! E no dia seguinte era dia de ir pro paraíso, conhecer as ilhas de San Blas \o/

 

GASTOS DIÁRIOS:

Dia 1.

U$25 táxi do aeroporto pro Hostel Lunas (÷2)

U$30 2 noites no Lunas Castle com café

U$4,5 Cerveja

U$10 Ceviche e 1 Coca

 

Dia 2.

U$25 Táxis (÷2)

U$7 Lanche

U$15 Pizza (÷2)

U$2 2 águas

U$5,30 Comida pra fazer a janta

U$4 Cervejas

 

TOTAL: U$94,80

 

Dias 3, 4 e 5

San Blas

 

Fechamos o passeio pra San Blas no próprio Hostel. Umas 5h30 eles passaram pra pegar a gente. Fomos na agência deles acertar os pagamentos e depois eles dão um tempinho pra gente comprar coisas no mercado. MUITO IMPORTANTE: Comprem água suficiente pra quantidade de dias que forem passar nas ilhas, no mercado uma garrafa de 1,5L custava U$0,66 e os Kunas cobravam U$3! Levem também lanches pra beliscar, as refeições estão inclusas no preço da diária, mas pode não ser suficiente pra matar a fome!

 

Outra coisa, levem repelente! Eu particularmente sou imã pra mosquitos, fiquei com mais de 50 bolinhas vermelhas nas pernas durante os dias que fiquei em San Blas, sem exageros.

 

Não sou de passar mal em viagens de carro ou ônibus, mas fiquei bastante enjoada durante o trajeto até o lugar onde se pega o barco. A estrada é um sobe e desce com curvas sem fim, foram 2h30 nesse sofrimento. Quando entrei no barco e o vento começou a bater no meu rosto foi um alívio imenso!!!

 

Por volta das 10h30 chegamos na Ilha Senidup, lugar que escolhemos passar nossas 3 diárias. Pra quem não sabe, San Blas, ou Kuna Yala, é uma reserva indígena gerida e conservado pelos índios Kunas, que apesar de terem modernizado parte de seu estilo de vida, ainda mantêm muito de seus costumes e tradições.

 

IMG_2554.jpg.0046f95336cef8f75b95ce19a767de9b.jpg

 

O lugar é simplesmente fantástico! Areia clarinha, repleta de coqueiros, mar cristalino com todos os tons de azul, é um cenário lindo que até nos deixa sem fôlego! As ilhas são bem pequenas, algumas é possível dar a volta a pé em menos de 15 minutos.

 

IMG_2403.JPG.1327c217960f7562aa2f3cac6b5d50db.JPG

 

A hospedagem é em cabanas com teto de palha e chão de areia, tudo bem simples, bem roots. A energia na ilha era fornecida por geradores que funcionavam somente algumas horas durante a noite. É bom levar uma lanterna, depois das 22h as luzes se apagam.

 

Logo quando chegamos já caímos no mar. Pegamos nossos snorkels e fomos dar uma volta pra ver as belezas subaquáticas. Ao redor da ilha tem alguns corais bem coloridos, vários peixinhos e outros seres marinhos. Pela tarde fomos de barco até a Isla Estrellas, fiquei abobalhada com a quantidade de estrelas do mar que tinha ali, muitas muitas!

 

IMG_2349.JPG.9e6b6873b835675ac4f2502ea341631e.JPG

 

O dia seguinte amanheceu com chuva e não deu pra fazer nenhum passeio. Aproveitamos pra fazer snorkel numa outra parte que não tínhamos ido. Foi lindo! Vimos vários peixes, alguns razoavelmente grandes, muitos pepinos do mar, e lulas!

 

Também aproveitamos a paz daquele lugar pra relaxar, ler, pensar... etc.

 

A ilha estava praticamente cheia de Israelenses. A noite formou um grupo e ficamos jogando um jogo de cartas que eu nunca tinha visto, foi legal.

 

No outro dia acordei bem cedo com o cantar dos pássaros, ainda estava escuro. Caminhei até a beira da praia e me deixei ficar ali, contemplando toda aquela beleza. O dia começou a clarear, o sol começou a nascer e um céu azul apareceu. Um belo dia se iniciava!

 

Esse dia foi perfeito! Fizemos o passeio pra Isla Perro, a ida até lá é DESLUMBRANTE. Que mar é aquele, minha gente?! Um azul com verde, água bem limpinha, coisa divina! Em frente a Isla Perro tem um pequeno navio naufragado, vários corais se formaram no casco do navio, apenas com um snorkel é possível contemplar a beleza que ali se encontra. Vários peixes de todas cores, formas e tamanhos! Um momento inesquecível foi estar rodeada por um cardume de milhares de pequenos peixes e toda vez que eu tentava passar entre eles, todos se desviavam, sincronizados, foi encantador! E se não bastasse tudo aquilo, ao redor da ilha tem um arrecife de corais bem grande, algumas partes passavam facilmente dos 10 metros de profundidade, mal dando pra ver o fundo. Muita vida marinha! Terminamos o dia felizes por tudo, mas no dia seguinte era hora de partir... porém, muita coisa boa nos aguardava, a viagem só tinha começado =D

 

IMG_2496.JPG.33658075360b6084d049d2e063ce0a78.JPG

 

GASTOS TOTAIS:

U$15 Lanches e água (÷2)

U$55 4x4 ida e volta

U$10 Taxa reserva dos Kunas

U$2 Taxa de embarque (pois é!)

U$78 3N Senidup Island com refeições

U$40 Barco ida e volta do porto a Isla Senidup

U$7 Barco até Isla Estrelas

U$15 Barco até Isla Perro

U$25 Outros (Água, refri, etc.)

 

TOTAL: U$239,50

IMG_2433.JPG.fd12622dfe2e0457e0d380edf5bc69a2.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Dias 6, 7 e 8

Bocas del Toro

 

Umas 8h começamos o trajeto de volta à Cidade do Panamá. Chegamos no Hostel Lunas, onde tinha ficado nossos mochilões, tomamos um banho e seguimos pro Terminal Albrook de táxi. Como não deu pra comprar nossas passagens pra Almirante com antecedência, pois eles só vendem um dia antes ou no dia, chegamos cedo pra garantir nosso lugar. Depois de comprar as passagens ficamos rodando no Shopping Albrook, que fica do lado do terminal, até dar a hora de pegar o bus. Ás 19h o ônibus partiu. Passamos um frio absurdo no bus durante a noite, totalmente desnecessário aquele ar condicionado na temperatura do Alasca! Fora isso rolava um som com música panamenha bem alta e o bus parava de hora em hora acendendo todas as luzes. No fim, não dormimos nada e chegamos em Bocas só o pó.

 

Chegamos ao terminal de Almirante bem cedo, umas 5h e pouco da manhã, pegamos um taxi por U$1 cada até o porto onde se pega o barco até Bocas. O porto fica bem perto do terminal, teria dado pra ir andando. Bocas nos recebeu com uma tempestade, acabamos tendo que ficar no hostel.

 

Nos hospedamos no Hostel Heike, gostei bastante de lá, banheiros limpos, todos muito simpáticos e adorei as paredes coloridas de lá. Diária em quarto compartilhado por U$10 com café, novamente panquecas com um melado, mas as danadas são bem gostosas, até sinto falta.

 

Umas 14h ainda estava garoando, mas optamos por conhecer Bocas Del Drago mesmo com chuva, afinal, melhor do que não conhecer. Nos demos bem porque assim que chegamos lá a chuva parou e o céu começou a se abrir. Fiquei um pouco chateada por não ter levado minha câmera pensando que iria molhá-la, mas tudo bem, registramos na memória que é mais importante. A praia até que era bonita, uma orla com muitas árvores. Seguimos uma trilha que nos levou à Playa Estrela, uns vinte minutos caminhando. Ficamos um tempinho lá e depois voltamos. Na volta avistamos um pequeno grupo de macacos numa árvore. Voltamos pro hostel, preparamos um jantar com a cara do Brasil e fomos dormir cedo.

 

O dia seguinte amanheceu com um belo sol, fiquei muito feliz por isso. Marcamos de fazer um tour pra conhecer algumas ilhas e tal. Não me lembro o nome da agência, o rapaz passou no hostel bem cedo oferecendo o passeio e fechamos.

 

A primeira parada do passeio foi numa baía onde viviam golfinhos, depois de uns 20 minutos rodando à espera de avistá-los, finalmente alguns apareceram. Foi a primeira vez que eu vi golfinhos pessoalmente, fiquei toda boba!

 

IMG_2570.JPG.631fcd8d9f7febd72c4a38a2afce412f.JPG

 

Em seguida fomos a Isla Zapatilla. Muuuuuito bonita! Eu e o Gu demos a volta nela e gostamos bastante.

 

IMG_2571.JPG.fe1e1193e8c851b1c1a55a9947e50985.JPG

 

Às 14h vieram nos buscar pra almoçar. Depois paramos pra ver um bicho preguiça (tãaaao lindo(a)!), fizemos snorkel nos Cayos Coralles e voltamos pra Bocas.

 

IMG_2609.jpg.380eed1ddd9cf3dc0f8a52edfdaf30f8.jpg

 

Bocas tem vários tours, um que queríamos ter feito era ir pra Isla Red Frog, mas não deu porque perdemos um dia por conta da chuva. De qualquer forma gostei do lugar, mais pelas pessoas que conhecemos ali, que nos trataram tão bem. Bastava dizer que éramos brasileiros e diziam: Ahhh brasileiro sangue bom! Mas era hora de partir rumo ao segundo país da viagem, a Costa Rica!!!

 

IMG_2613.JPG.20788f1ef8160a6dec28da557c8220c6.JPG

 

GASTOS DIÁRIOS:

 

Dia 6.

U$3 Táxi do hostel pro terminal

U$15,5 Pizza de almoço (÷2)

U$27,80 Passagem Panamá – Almirante

U$9 Jantar

U$6 Outros

 

Dia 7.

U$1 Táxi Almirante - Porto

U$6 Barco Porto – Bocas

U$8 1D Hostel Heike (Era U$10 mas ganhamos U$2 de desconto na 1ª diária)

U$16,50 Coisas pra fazer almoço (÷2)

U$6,50 Coisas pra fazer a janta (÷2)

U$5 ida e volta a Bocas Del Drago

 

Dia 8.

U$10 1D hostel Heike

U$5 Lavanderia

U$20 Passeio

U$5 Entrada Isla Zapatilla

U$10 Almoço

U$6 Coisa pra fazer a janta (÷2)

U$10 Outros (Repelente, refri, etc.)

 

TOTAL: U$148,05

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dias 9, 10, 11 e 12

Puerto Viejo e La Fortuna

 

No dia seguinte a preguiça não permitiu que levantássemos bem cedo pra pegar o primeiro barco para Almirante, deixamos Bocas por volta das 8h30. Decidimos ir pra Puerto Viejo por conta, as agência estavam cobrando em média U$27 por pessoa. Dessa vez fomos caminhando do porto até o terminal. Tomamos uma van até Changuinola, não era uma van turística pois só tinha adolescentes panamenhos voltando da escola. Incrível (literalmente!) foi ter tocado uma música da mulher melancia na van. WTF???!!! Hahahaha

 

De Changuinola pegamos um táxi coletivo até a fronteira. Paga-se U$3 de taxa pra deixar o Panamá e atravessa a fronteira caminhando por uma ponte. Pra entrar na Costa Rica foi bem tranquilo, só perguntaram sobre a Copa, e ninguém compreendia o que a gente fazia viajando por aquelas bandas enquanto a festa do ano acontecia no nosso país. É, a gente não é fã de futebol...

 

A fronteira também é conhecida como Guabito ou Sixaola. Passado pro lado da Costa Rica volta mais uma hora no relógio. De lá pegamos outro ônibus até Puerto Viejo, se não fosse o fato do nosso bus ter quebrado no meio do caminho teríamos levado em torno de 1h30 até lá.

 

Eu estava super feliz, pois finalmente tinha entrado neste país que tanto queria conhecer. País com uma das maiores biodiversidades do mundo! E desde já adianto que foi o país que mais gostei, o povo de lá se mostrou bastante educado e positivo, o país é pequeno mas é praticamente uma grande floresta.

 

IMG_2681.png.2910cbfb18252f038fb9de4705e144ea.png

 

Chegando em Puerto Viejo fomos pro Rocking J’S, peguei a dica aqui no site, falaram muito bem do lugar e nós amamos. O lugar tem a estrutura mais fodástica que eu já vi! Tem área pra camping, quartos pra todos os bolsos e uma área de redes, onde ficamos, que também é show!

 

IMG_2625.png.9e64581bd72c1749679312b4e356d6af.png

 

Nos meus planos a gente chegaria cedo em Puerto Viejo e depois ia andar de bike até a Praia de Punta Uva. No fim, chegamos tarde, fomos almoçar. Almoçamos em um restaurante chamodo Flip Flop, ou a comida era muito boa ou nós estávamos com muita fome, ou os dois, comemos um curry mara! Depois ficamos andando pela vila. Que de cara nos encantou!

 

IMG_2658.png.5f5da50a0b93826e627f1ef475ca2cae.png

 

Puerto Viejo é um vilarejo bastante influenciado pela cultura Jamaicana, muito reggae, rastaman, lugar de uma vibe super alto astral! Tem uma orla da praia à caminho do hostel onde estávamos que é muito linda, cheia de árvores!

 

IMG_2671.png.c832967ad32fc186d8508a6b2b0e6a7a.png

 

No dia seguinte pegamos um ônibus pra conhecer o Parque Cahuita. Andamos uns 9km até a outra entrada onde pegamos o ônibus de volta. Foi uma caminhada bem cansativa mas valeu super a pena! As praias do parque são bem bonitas, mas o mais legal é a trilha no meio da mata, é meio difícil olhar pra frente com todas aquelas árvores acima, árvores lindas e altas como prédios! Eu queria ter conhecido os recifes de corais de Cahuita, mas no dia as condições do mar tornaram isso inviável. Pra entrar no parque paga-se a quantia que quiser como doação, não é obrigatório.

 

IMG_2693.png.70a355ef04ce79ccf9af300545bfc5ae.png

 

Ficamos com vontade de passar mais tempo em Puerto Viejo, mas preferimos seguir o roteiro, afinal, tinham muitos lugares legais pela frente. Fechamos um rafting pelo Rio Pacuare com a empresa Exploradores Outdoors por U$99 para o dia seguinte já com o transfer pra La Fortuna. O passeio não é barato mas eu amei. Dura o dia inteiro. Infelizmente o fotógrafo da agência esqueceu de carregar as pilhas da câmera (palmas pra ele!) e ficamos sem foto, mas dêem uma olhada na net, o cenário do lugar é sensacional, coisa de cinema.

 

Quando chegamos em La Fortuna já era noite. Nos hospedamos no Hostel Backpackers La Fortuna por U$12 sem café, passou um pouco do meu orçamento mas estávamos muito exaustos pra procurar outro e o hostel era bem organizado, foi onde tomamos o primeiro banho quente da viagem \o/

 

No outro dia caminhamos cerca de 2h até chegar à Cachoeira do Rio La Fortuna. Tem a opção de ir de táxi, mas como estávamos no pique preferimos ir a pé. Valeu o esforço pra depois ser recompensado com aquela cachoeira linda, bem no meio da mata, com uma queda d’água longa e forte.

 

IMG_2814.png.041fb6eb7ec77a370cbc573ee3ed8d25.png

 

Nossa intenção era ir também ao Cerro Chato, mas quando descobrimos que seriam mais 4h de caminhada ida e volta, desistimos. Fica a dica, é melhor pegar um táxi até a cachoeira e reservar as energias pra conhecer o Cerro Chato ;)

 

IMG_2883.JPG.40d8b834c3ecbd9012362dfeb867da66.JPG

 

Pretendíamos ir no dia seguinte conhecer a Cachoeira do Rio Celeste, só que tinha chovido bastante nos últimos dias e não estavam fazendo o tour, porque a cachu perde sua cor azul celeste e fica marrom. Sendo assim não tinha mais nada que quiséssemos fazer em La Fortuna então acabamos indo pra Monteverde.

 

GASTOS DIÁRIOS:

COTAÇÃO: U$1 = Aprox. 540 Colones

 

Dia. 9

U$6 Barco para Almirante

U$1,5 Bus Almirante – Changuinola

U$1,5 Táxi Changuinola – Frontera

U$3 Taxa pra sair do Panamá

U$3,5 Bus Sixaola(Frontera) – Puerto Viejo

U$7 1D em redes no Rocking J’S

C.6000 Almoço

U$10 Jantar

C.6000 Outros (Água, etc.)

 

Dia 10.

U$7 1D em redes

C.2000 Café da manhã

C.1480 Bus pro Pq. Cahuita ida e volta

C.2000 Doação pro Pq. Cahuita

C.3000 Cartão telefônico de 1h

C.6000 Lanches de almoço e janta

 

Dia 11.

U$99 Rafting

U$12 1D Hostel Backpackers La Fortuna

C.8500 Pizza (÷2)

 

Dia 12.

U$10 Entrada cachu La Fortuna

C. 2500 Coisa pra fazer almoço (÷2)

C. 7000 Jantar

C.2500 Outros

 

TOTAL: U$237,50

IMG_2673.png.724b04a47083ac29cb10749d26e6c3a7.png

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dias 13, 14, 15, 16 e 17

Monteverde e Quepos (Pq. Manuel Antonio)

 

Fechamos o transfer pra Monteverde no próprio hostel e reservamos com eles a hospedagem lá, num hostel conveniado. Pra chegar em Monteverde vai de van até o Lago Arenal, atravessa o lago numa espécie de catamarã e depois pega outra van, não me lembro quanto tempo durou a viagem, mas acho que foi em torno de 5 horas. Ficamos no Hostel Lodge Monteverde, U$14 diária em quarto compartilhado. Foi o hostel mais lindo e aconchegante que já estive! Parecia até um hotel. Todo de madeira e ficava no meio da floresta, amei passar os dias ali. Monteverde é um pouco frio, foi bem agradável dormir naquela temperatura.

 

Assim que chegamos fomos almoçar, um rapaz do hostel nos recomendou comer num restaurante ali pertinho, Sabor Tico. A comida de lá era uma delícia, bem caprichada e ainda era o lugar mais barato que encontramos, no fim, comemos lá todos os dias.

 

Já de barriga cheia fomos conhecer o ranário e borboletário, as entradas estavam bem mais caras do que eu imaginava, mesmo assim pagamos. Foi legal porque vimos várias rãs venenosas, daquelas coloridas. Algumas são ativas pela manhã-tarde e outras somente à noite. A entrada nos dava direito a visitar novamente à noite e nós fomos. Demos sorte de ver todas.

 

IMG_2973.JPG.58c65fb59086c64f4753cb0e7665930a.JPG

 

Fechamos o canopy pro dia seguinte com a Extremos e pela manhã eles passaram no hostel pra nos buscar. Esse dia foi de muuuuitas aventuras e adrenalina! Fizemos mais de vinte tirolesas, um Tarzan e o Superman. As tirolesas são bem altas, acima das árvores, foi bem legal. O Tarzan é um salto de uma plataforma e depois nos balançamos numa corda como o Tarzan no cipó. Só depois do salto vimos que a corda era amarrada no tronco de uma árvore :o Esse me deu um pouco de medo, mas era só a preliminar do grande salto que eu ainda daria aquele dia. No Superman ficamos deitados suspensos nos cabos como o superman quando voa. Não fiquei com medo apesar de ser bem alto, me senti como um pássaro, sério! Realmente senti como se estivesse voando, ou que isso seria o mais perto que eu chegaria de voar. Foi lindo!

 

Agora o melhor do dia... fiz a coisa mais insana da minha vida, saltar de bungee jump! Foi du *araaaalho!!! Nem consigo acreditar que tive coragem de fazer isso. Quando eu pensava nas coisas que eu queria fazer um dia e pensava que nunca teria coragem, essa era uma delas. Como meu esposo disse, pra resumir: é tipo um suicídio só que você não morre, nasce outra vez.

Segue link do vídeo do salto pra quem quiser ver. Gritei pouco hahahaha

 

 

Depois de tudo voltamos pro hostel, almoçamos, demos uma volta pela cidade, pegamos chuva, mexemos na net e depois nos escondemos embaixo das cobertas.

 

No outro dia pegamos um bus e fomos à reserva de Monteverde. Caminhamos por mais de três horas e não vimos quase nenhum animal, devíamos ter pagado um guia, teríamos mais chances de ter encontrado algo. Fica a dica ;) Outra coisa, o bus pra reserva sai 1º às 6h15, depois às 7h30 e depois somente às 11h.

 

IMG_2926.JPG.e66515610fd28de90564d8c1e799d53a.JPG

 

IMG_3145.JPG.624b36bd6fa6c37310a9bf6a823c4c00.JPG

 

Mas tudo bem porque à noite fizemos uma caminhada noturna ao redor do hostel com um biólogo super gente boa e vimos vários bichinhos, como: bicho preguiça, porco espinho, rãs, aranhas, um bicho parecido com macaco, etc. Em pensar que vimos tudo aquilo bem ali, do lado de onde estávamos dormindo.

 

Adorei os dias em Monteverde. E dormir naquele hostel nos proporcionou um contato intenso com a natureza. Da varando do nosso quarto era possível observar pássaros, esquilos, macacos e outros seres. O biólogo da caminhada noturna disse que uma vez reclamaram que não conseguiam dormir ali por conta do som da mata à noite, como ele disse: welcome to the jungle! ;D

 

IMG_2998.JPG.605fc64718ee956f8993d08267e28396.JPG

 

Acordamos às 5h15 na manhã seguinte, pois nosso bus pra Puntarenas partia às 6h. Levou 3h até Puntarenas e mais 3h até Quepos. Nesse dia não fizemos praticamente nada e no outro fomos bem cedo conhecer o Parque Manuel Antonio. Foi o parque que mais gostamos! Além das praias serem lindas vimos muitos animais sem contratar guia.

 

IMG_3365.JPG.68627eceaf7e5f79eecfcb6777442550.JPG

 

Encontramos 2 bichos preguiças, várias iguanas, macacos bugios e outros macacos do rosto branco, guaxinins e outros pequenos seres. Foi massa! Os macacos do rosto branco (alguém sabe o nome dele?) e os guaxinins andavam no meio da gente, cuidado que eles são uns ladrões hahaha vimos dois guaxinins roubar a mochila de um pessoal e correr pro mato, e o macaco roubou um suco de caixinha de alguém.

 

IMG_3429.JPG.d58b65d62efc552bc7bf557e0192ed0b.JPG

 

IMG_3334.JPG.66ea49123597d34efff5a03b7a5f0b8b.JPG

 

Esse foi o nosso último dia conhecendo a Costa Rica, um país que é pura natureza, pura beleza, pura vida! Espero voltar um dia pra conhecer o que faltou e visitar novamente os lugares que conheci. Com certeza iremos lembrar desse país com carinho e muita saudade. Valeu, Costa Rica, foi tudo muuuito bom!

 

GASTOS DIÁRIOS:

 

Dia 13.

U$24 Transfer La Fortuna – Monteverde

U$42 3D Hostel Lodge Monteverde

U$27 Entrada ranário + borboletário

C.3800 Almoço

U$45 Canopy

C.5050 Jantar

C.1500 1 água

 

Dia 14.

U$10 Fotos canopy (÷2)

U$60 Bungee jump

U$15 Vídeo do salto

U$8 Almoço

U$23 Caminhada noturna

C.2500 Outros

 

Dia 15.

C.1200 Bus pra reserva ida e volta

U$18 Entrada na reserva

C.900 Café da manhã

C.4150 Almoço

C.1480 Passagem Monteverde – Puntarenas

C.4600 Jantar

 

Dia 16.

C.1920 Passagem Puntarenas – Quepos

C.725 Café da manhã

U$24 2D Hostel Wide Mouth Frog

C.3000 Coisas pra fazer almoço (÷2)

C.2000 Coisas pra fazer a janta (÷2)

 

Dia 17.

C.570 Bus pro Pq. Manuel Antonio ida e volta

U$3 Café da manhã no hostel

U$10 Entrada no Pq.

U$10 Almoço

C.2500 Lanche de janta

C.1920 Passagem Quepos – Puntarenas

 

TOTAL: U$378,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dias 18 e 19

Translado da Costa Rica pra Guatemala

 

Neste dia às 4h30 começamos nosso longo trajeto rumo a Guatemala. O dia foi bem cansativo, trocamos de ônibus umas 5 vezes. Passei fome, calor, senti cólica e dor nas costas, mesmo assim tentei manter o bom humor e aproveitar o momento. A fronteira com a Nicarágua é bem esquisita, diferente da paisagem repleta de árvores que estávamos acostumados a ver por toda a Costa Rica, ali era meio desértico e tinha uma fila imensa de caminhões. Paga-se U$7 de taxa pra deixar a Costa Rica e U$12 (!!!) pra entrar na Nicarágua. No final do dia chegamos em Granada, só de passagem. Assim que entramos na Nicarágua lembrei de um brasileiro que acompanho a página dele no face que tinha entrado no país há pouco tempo, pensei que só faltava a gente encontrar ele. Sem combinar acabamos ficando hospedados no mesmo hostel, foi massa ter encontrado esse cara super gente boa que está viajando de bicicleta há mais de um ano e meio!

 

No outro dia tomamos um café reforçado (muitas panquecas!) e seguimos pra Manágua onde pegamos outro bus até a Guatemala. Viajamos esse trecho com a Tica bus, a passagem custou U$70 com parada a noite em San Salvador, chegamos ao nosso destino final no outro dia por volta das 10h da manhã.

 

Dias 20, 21, 22 e 23

Antígua e Lago Atitlan (San Marcos e Panajachel)

 

Assim que chegamos na cidade da Guatemala pegamos uma van pra Antígua. Peguei recomendações aqui no site pra ficar no El Hostal, mas não tinha vaga, então ficamos num hostel em frente, Hacia El Sur. Não era o melhor hostel do mundo mas deu pra ficar.

 

Antígua é uma cidadezinha super charmosa! Ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas com flores na janela e pra completar o visual é cercada por 3 vulcões: o Água, o Fogo e o Acatenango. E tem o vulcão Pacaya que fica um pouco mais afastado da cidade.

 

IMG_3650.JPG.05b829c9f9d2a4ca3fda081312415b64.JPG

 

IMG_3645.JPG.c88c7dd0f507a36e51ef4869590407ee.JPG

 

A cidade é pequena dando pra conhecê-la caminhando. Tem várias lojinhas de artesanatos, lojas de chocolate e outras lojas com decoração meio retro, entrei em algumas e parecia que eu tinha voltado no tempo rsrs.

 

IMG_3641B.jpg.a8d9269933b19d2dfb19ffcca36e0ba9.jpg

 

Pretendíamos ir ao vulcão Pacaya no dia seguinte pela tarde mas como estava chovendo desistimos, assim que deu a hora do passeio a chuva parou. Sacanagem! Hahahaha. Aproveitamos pra subir o Cerro da Cruz que dá uma visão legal da cidade e do vulcão enorme atrás dela.

 

Demos uma pesquisada nos preços com umas agências pra fechar o transporte pro Lago Atitlan e Lanquin, depois de pechinchar encontramos uma que ofereceu os melhores preços, infelizmente esqueci o nome da agência, mas fica a dica pra não fechar com a primeira que surgir pela frente.

 

Pela manhã a van nos buscou pra ir ao lago, algumas pessoas vão e voltam no mesmo dia, fazendo um tour rápido pra conhecer os povoados ao redor do lago. Eu e meus esposo decidimos passar uma noite no povoado de San Marcos, gostamos tanto de lá que fomos embora com gostinho de quero mais, um dia pretendo voltar pra ficar mais tempo naquele lugar.

 

IMG_3788.JPG.9100d552973f0b2ba95ee6b496ff1832.JPG

 

San Marcos é um povoado bem zen, vários lugares oferecendo yoga, massagem, etc. Próximo dali tem o Cerro Tzankujil, com uma vista muito bonita do lago, tem também uma plataforma de uns 4 metros de onde se pode pular no lago. Eu fiquei com um pouco de medo, mas tinha umas crianças guatemaltecas rindo e gritando que eu estava com medo dai eu tive que pular né hahaha

 

IMG_3750.JPG.ada077b957edd1213a164cf3591665c0.JPG

 

Nos hospedamos no Hotel Paco Real, numa cabana só pra gente por Q.140 o casal. Tem outros lugares com preços mais barato, é só dar uma procurada, o lugar é bem pequeno. Na manhã seguinte pegamos um barco e fomos pra Panajachel. Passamos o dia inteiro por lá, saindo de uma loja de artesanato e entrando em outra, ou simplesmente sentados observando as pessoas passarem. Observando aquele povo com sua forma típica de se vestir, com aquelas roupas coloridas cheia de detalhes.

 

IMG_3905.JPG.6e65532f87f6d3740b0756b1e43e91b9.JPG

 

A tarde a van da agência nos pegou e voltamos pro hostel em Antígua e no dia seguinte seguiríamos pra Lanquin, conhecer Semuc Champey.

 

GASTOS DIÁRIOS:

COTAÇÃO: U$1 = Aprox. 7,74 Quetzales

 

Dia 20.

U$10 Van Cid. Guatemala – Antígua

U$20 2D Hostel Hacia El Sur

Q.110 Almoço

Q.92 Jantar

Q.35 Outros

 

Dia 21.

Q.56 Coisa pra fazer almoço e muitas frutas! (÷2)

U$18 Shutle ida e volta Antígua – Lago Atitlan

U$16 Transp. Antígua – Lanquin

Q.144 Pizza (÷2)

Q.50 Lavanderia (÷2)

 

Dia 22.

Q.53 Almoço

Q.140 1D Hotel Paco Real (÷2)

Q.15 Entrada Cerro

Q.65 Jantar

 

Dia 23.

Q.32 Café da manhã

Q.25 Barco San Marcos – Panajachel

U$10 1D Hostel Hacia el Sur

Q.55 Almoço

Q.42 Lanche de jantar

Q.30 Outros

 

TOTAL: U$171,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...