Ir para conteúdo

Panamá - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

 

 

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 492
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Pessoal, estou começando a pesquisar algo para Colombia e Equador no 2º semestre, e vi que dependendo do que comprar na parte aérea, posso fazer uma escala de umas 10 horas em Panamá City, porém normalmente sai 100 dolares a mais.

 

Minhas perguntas:

1) Vale a pena?

2) O que poderia ver durante o dia? O avião chega umas 9 AM e sai 7 PM, então teria o dia inteiro para conhecer a região.

 

Obrigado,

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alex,

Não sei se vale muito a pena...o Panamá é muito bonito para se ver em pouco tempo. Mas com pouquíssimo tempo recomendo você a visitar o Canal do Panamá que é um dos lugares mais importantes para o comércio internacional e também o Casco Viejo, que é a parte histórica da cidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O balboa é como os panamenhos chamam o dólar americano. As notas que são utilizadas são exatamente as do dólar americano mas as moedas não, as moedas utilizadas são as moedas locais com o brasão do país.

 

Para sair à noite vá à Calle Uruguai, lá estão as melhores baladas da cidade...você pode caminhar pelas redondezas. No entanto, é muito popular no Panamá as Chivas Rumberas que são baladas que são realizadas em barcos ou em ônibus. O ônibus vai andando e parando, com bebidas e DJ's...Para ir nas chivas Rumberas, vá até o Causeway que é um dos lugares mais bonitos da cidade, um estrada construída com a terra que foi tirada do canal do panamá ligando a cidade até algumas ilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O casco viejo é realmente lindo, adorei visitá-lo principalmente por poder ver e conversar com várias índias Kuna. São lindas, educadas, e seu trabalho, as famosas molas, são um dos trabalhos artesanais mais perfeitos que já vi. Eu que sou tremendamente pão-dura, hehehe, não resisti e comprei uma maravilhosa, que vou colocar em um quadro em breve.

E o canal, ah, o canal, esse é imperdível. Único no mundo, é um must.

E o tamanho das crianças (os cargueiros) é algo inexplicável, imensurável, que nem sua câmera vai conseguir captar tão facilmente.

Portanto, espero que vc consiga ficar ao menos um dia inteiro lá pra poder curtir ao menos isso. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Regis, estive na cidade do Panamá no final de janeiro deste ano e me informaram que as chivas rumberas só saem aos sábados à noite e eu cheguei lá justamente no domingo de madrugada, não podendo assim curtir esse passeio que dizem ser o mais divertido da cidade. :(

 

É, creio que vc está correta mesmo, eu também nao consegui ir, mas vi algumas fotos da chiva rumbera feita no barco....fiquei com bastante vontade de ir, mas próxima à Calle Uruguai tem bastantes lugares bons...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Entre estes paises tenho a comentar:

 

- Chile: o custo de vida em Santiago é muito caro, fora da capital é mais barato. Ao sul de Santiago a paisagem é mais parecida com o norte da europa e faz bastante frio durante os períodos de inverno, bem ao sul estão os glaciares. A norte de Santiago o clima é muito árido a paisagem é desértica. A costa é sem dúvida mais bonita (de se ver) no sul do Chile...mas até mesmo a praia mais parecida com as que temos no Brasil (Iquique) ainda é muito gelada. A temperatura da água em Iquique no verão é parecida com as praias de Santa Catarina no inverno. O mar do Pacífico é muito frio no sul das Américas.

 

- México: o custo de vida é um pouco mais barato que no Chile, as praias mais bonitas estão na região do Yucatán e Quintana-Roo que é a região conhecida como Riviera Maia, que é a parte do Atlântico Mexicano...As cidades mais badaladas Cancún e Playa del Carmen estão cheias de turistas americanos e a tendência é quererem cobrar tudo em dólar e muito mais caro. Evite as regiões turísticas das cidades e o custo é menor.

 

- Panamá: o custo de vida é um pouco mais barato que os dois países acima. As praias são mais inexploradas e peca em infra-estrutura. A costa do Pacífico é bonita, mas nada se compara à costa caribeña do atlântico. Acabei não conhecendo as praias mais bonitas (Bocas del Toro e Kuna-Yala). Mas se você vai estudar entendo que ficaria em Panamá City e teria tempo para conhecer todos os pontos turísticos do país.

 

- Honduras: não conheço.

 

Quanto ao visto de estudos não saberia te dizer, mas acredito que no Panamá deve ser mais fácil pois o governo brasileiro por muitos anos incentivava panamenhos a fazerem a faculdade em universidades públicas do país. Deve existir algum tipo de acordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá viajantes!

 

Eu e minha esposa estamos planejando viajar ao Panamá e Costa Rica em janeiro/2009. A idéia é pegar um vôo até um dos países e seguir o resto da viagem em um carro alugado.

Com relação ao Panamá, o que vale a pena conhecer além da Cidade do Panama, Canal e Boca del Toro?

Será que uns 4 dias são suficentes?

Um grande abraço a todos!

João e Leila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...