Panamá - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre destinos do Panamá. San Blas, Bocas Del Toro, Panama City...

Mensagem não lidapor Luca Pedreira » 20 Fev 2008, 16:26

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...
• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.
• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.
• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.
• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.
• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...
• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.
• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)
• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.
• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.
• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.
• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.
• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.
• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.
• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.
• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.
• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.
• O Panamá se parece muito com os EUA.
• Ótimo lugar para comprar.
• Há diversos cassinos.
• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.
• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.
• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.
• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.
• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.
• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.
• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.
Luca Pedreira

Um dia no Panamá

Mensagem não lidapor Alexmelo » 13 Mar 2008, 09:48

Pessoal, estou começando a pesquisar algo para Colombia e Equador no 2º semestre, e vi que dependendo do que comprar na parte aérea, posso fazer uma escala de umas 10 horas em Panamá City, porém normalmente sai 100 dolares a mais.

Minhas perguntas:
1) Vale a pena?
2) O que poderia ver durante o dia? O avião chega umas 9 AM e sai 7 PM, então teria o dia inteiro para conhecer a região.

Obrigado,
Alex
Alexmelo
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor regish » 15 Mar 2008, 10:41

Alex,
Não sei se vale muito a pena...o Panamá é muito bonito para se ver em pouco tempo. Mas com pouquíssimo tempo recomendo você a visitar o Canal do Panamá que é um dos lugares mais importantes para o comércio internacional e também o Casco Viejo, que é a parte histórica da cidade...
"The world is a book and those who do not travel read only a page"
http://www.youtube.com/regishoshino
regish

Mensagem não lidapor regish » 15 Mar 2008, 11:07

O balboa é como os panamenhos chamam o dólar americano. As notas que são utilizadas são exatamente as do dólar americano mas as moedas não, as moedas utilizadas são as moedas locais com o brasão do país.

Para sair à noite vá à Calle Uruguai, lá estão as melhores baladas da cidade...você pode caminhar pelas redondezas. No entanto, é muito popular no Panamá as Chivas Rumberas que são baladas que são realizadas em barcos ou em ônibus. O ônibus vai andando e parando, com bebidas e DJ's...Para ir nas chivas Rumberas, vá até o Causeway que é um dos lugares mais bonitos da cidade, um estrada construída com a terra que foi tirada do canal do panamá ligando a cidade até algumas ilhas.
regish

Mensagem não lidapor Alexmelo » 17 Mar 2008, 08:47

É.. pensei só no canal mesmo.
O problema é o que você falou, pouco tempo demais :-(

Bom, como ainda tem um tempinho pela frente, vamos ver. E obrigado, agora é só procurar mais do Casco Viejo ;)
Alexmelo
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor RosanaSpider » 20 Mar 2008, 19:28

O casco viejo é realmente lindo, adorei visitá-lo principalmente por poder ver e conversar com várias índias Kuna. São lindas, educadas, e seu trabalho, as famosas molas, são um dos trabalhos artesanais mais perfeitos que já vi. Eu que sou tremendamente pão-dura, hehehe, não resisti e comprei uma maravilhosa, que vou colocar em um quadro em breve.
E o canal, ah, o canal, esse é imperdível. Único no mundo, é um must.
E o tamanho das crianças (os cargueiros) é algo inexplicável, imensurável, que nem sua câmera vai conseguir captar tão facilmente.
Portanto, espero que vc consiga ficar ao menos um dia inteiro lá pra poder curtir ao menos isso. :D
RosanaSpider
RosanaSpider
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor RosanaSpider » 20 Mar 2008, 19:33

Regis, estive na cidade do Panamá no final de janeiro deste ano e me informaram que as chivas rumberas só saem aos sábados à noite e eu cheguei lá justamente no domingo de madrugada, não podendo assim curtir esse passeio que dizem ser o mais divertido da cidade. :(
RosanaSpider
RosanaSpider
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor regish » 21 Mar 2008, 08:46

RosanaSpider escreveu:Regis, estive na cidade do Panamá no final de janeiro deste ano e me informaram que as chivas rumberas só saem aos sábados à noite e eu cheguei lá justamente no domingo de madrugada, não podendo assim curtir esse passeio que dizem ser o mais divertido da cidade. :(

É, creio que vc está correta mesmo, eu também nao consegui ir, mas vi algumas fotos da chiva rumbera feita no barco....fiquei com bastante vontade de ir, mas próxima à Calle Uruguai tem bastantes lugares bons...
regish

Re: Panamá

Mensagem não lidapor regish » 21 Jun 2008, 23:03

Entre estes paises tenho a comentar:

- Chile: o custo de vida em Santiago é muito caro, fora da capital é mais barato. Ao sul de Santiago a paisagem é mais parecida com o norte da europa e faz bastante frio durante os períodos de inverno, bem ao sul estão os glaciares. A norte de Santiago o clima é muito árido a paisagem é desértica. A costa é sem dúvida mais bonita (de se ver) no sul do Chile...mas até mesmo a praia mais parecida com as que temos no Brasil (Iquique) ainda é muito gelada. A temperatura da água em Iquique no verão é parecida com as praias de Santa Catarina no inverno. O mar do Pacífico é muito frio no sul das Américas.

- México: o custo de vida é um pouco mais barato que no Chile, as praias mais bonitas estão na região do Yucatán e Quintana-Roo que é a região conhecida como Riviera Maia, que é a parte do Atlântico Mexicano...As cidades mais badaladas Cancún e Playa del Carmen estão cheias de turistas americanos e a tendência é quererem cobrar tudo em dólar e muito mais caro. Evite as regiões turísticas das cidades e o custo é menor.

- Panamá: o custo de vida é um pouco mais barato que os dois países acima. As praias são mais inexploradas e peca em infra-estrutura. A costa do Pacífico é bonita, mas nada se compara à costa caribeña do atlântico. Acabei não conhecendo as praias mais bonitas (Bocas del Toro e Kuna-Yala). Mas se você vai estudar entendo que ficaria em Panamá City e teria tempo para conhecer todos os pontos turísticos do país.

- Honduras: não conheço.

Quanto ao visto de estudos não saberia te dizer, mas acredito que no Panamá deve ser mais fácil pois o governo brasileiro por muitos anos incentivava panamenhos a fazerem a faculdade em universidades públicas do país. Deve existir algum tipo de acordo.
regish

Re: Panamá

Mensagem não lidapor joaowerlang » 24 Ago 2008, 21:27

Olá viajantes!

Eu e minha esposa estamos planejando viajar ao Panamá e Costa Rica em janeiro/2009. A idéia é pegar um vôo até um dos países e seguir o resto da viagem em um carro alugado.
Com relação ao Panamá, o que vale a pena conhecer além da Cidade do Panama, Canal e Boca del Toro?
Será que uns 4 dias são suficentes?
Um grande abraço a todos!
João e Leila
Turista? Não. Viajante!!!
joaowerlang

Re: Panamá - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Silnei » 24 Set 2008, 06:24

Os 3 Top destinos do panamá são:

San Blas
Bocas Del Toro
Panamá City

Se você não tem mais tempo uns 10 dias para esses 3 está bom.

Dê uma olhada no tópico de San Blas!
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Turismo no panamá

Mensagem não lidapor kellton » 19 Out 2008, 12:39

Ai galera moro em manaus, e estou indo ete a venezuela e possivel chegar no panamá de carro ? se for como eu faço...
kellton

Mensagem não lidapor ticbmelo » 17 Nov 2008, 21:37

Salve Simpatia!!!
Dia 27 de fevereiro de 2009 chego no Panama, regressando de NY.
Gostaria de saber o que posso fazer lá em 3 dias aproximadamente!?
Vi que tem umas baladas bacanas, alguém indica ??
Abraços[b][/b]
ticbmelo

Mensagem não lidapor alfranger » 02 Jan 2009, 23:10

Estivemos começo do ano 2007 por lá.
Casco Viejo é realmente linda - florida, arquitetura antiga. Tem um restaurante português memorável - o dono era carioca filho de portugueses.
O shopping Albrook Mall tem preços ótimos, similares aos do free shop do aeroporto - e a boa é dar uma pechinchada, sempre baixam mais. O café Duran é delicioso. Outra boa pedida é fresas c/ crema (em um dos quiosques) e Cinnamon (acho q é isso) é uma franquia q vende paezinhos c/ canela e nozes...
Hard Rock Cafe é uma boa pedida em Panama City, mas nos fins-de-semana.
Onibus é bem prático e barato p/ se ir mais longe pelo Panamá. Se não gosta de música latina ou regaeton, já saia do Mall c/ seu MP3 - o som dos ônibus é potente - cx e subs Pioneer... As praias e a serra sao longe... A rodoviária é em uma das saídas do Albrook mall.
Colon é roubada. Favelal, perigoso de andar - principalmente se tem cara de turista, e tudo q se encontra por lá tem os mesmos preços do Albrook (que é zona livre também).
Próximo a colon tem Isla Grande, q é linda, tem uma estátua do cristo negro dentro de águas transparentes/azulíssimas, mas tem uma infra-estrutura podre - iríamos dormir por lá, mas não conseguimos nem almoçar, mesmo - muito ruim nesse sentido...
Ilhas bem legais de visitar são a ilha das flores (isla Taboga), saindo do causeway de barco. Dormir em arquipélago Las Perlas é imperdível.
San Blas pode ser estupendo, mas fazer necessidades no oco de madeira - PUTZ!!! - deve ser péssimo! Passamos batido por essa experiência, porque gostamos de um mínimo de conforto... Não dava p/ ir e voltar no mesmo dia também.
Praias do lado pacífico visitamos algumas - a do decamerón (passadia e show à noite p/ gringo ver), a do hotel playa bonita - é legal o passadia (café, almoço e drinks inclusos - bem melhores q o Decameron), playa Veracruz, San Carlos (praia quase deserta, pouca infra-estrutura - almoço c/ patacones - q são bananas fritas em rodelas!), Santa Clara (limpa, calma; dormimos por lá, q os hotéis maiores estavam lotados). San Félix é uma praia linda, mas extremamente complicado p/ chegar/sair - disseram p/ a gente: brasileños locos - hahahaha.
Bocas del Toro/Isla Colon - água azul/transparente, mas cadê praia???? As mais distantes do centro da ilha são mais bonitas, mas têm pouca areia, e tem q ter paciência pelo único e tosco ônibus da ilha (escolar americano, de 1970) - c/ direito a parada d 15 minutos no meio da viagem p/ o motora descer em casa e brigar c/ a mulher - hehehe. Possibilidade: passeio de barco (tinha um desaparecido na noite anterior - que medo) p/ 3 praias, mas meio caro...
Mas a melhor parte é a serra! Boquete, em David (Panamá é um prato cheio p/ o Casseta e planeta) é uma cidadezinha de colonização americana muuuito arrumada (andar por "valle escondido"), onde fizemos, entre outras coisas, o tour do café na fábrica do café Ruiz - perfeito. E um jardim de um senhor, enorme e muito bem cuidado, c/ muitas plantas e aquários/tanques c/ carpas (mi jardim es su jardim) muito agradável e interessante. É uma área q se pratica muito rafting, trekking e mountain bike. Subindo um pouco mais a serra, chegamos a Cerro Punta - frio pacas à noite, comidinha orgânica muito caprichada... E paz/paisagens. Tem o trekking pelo vulcão Baru, de onde se avista Atlântico e Pacífico do topo, em dias c/ poucas nuvens. Pelo caminho, criação de salmão nas corredeiras gélidas. E as piscinas térmicas c/ águas sulfurosas - com direito a ficar de molho um tempão... E o sítio arqueológico que até saiu na National Geografic, onde tem um riacho que sobe (pela força das pedras magnéticas q tem por lá - inclusive tem um local tipo Stonehenge - muito mágico). No caminho de volta passamos por Chiriquicito e Ocú (é longe mesmo - hahahahaha).
Ah - ia esquecendo - o canal do Panamá e a operação das eclusas são programa imperdível!
Ai, que vontade de viajar hoje...
alfranger

Mensagem não lidapor Israel Thomas Darosa » 16 Jan 2009, 16:54

hwy galera
to saindo dos Eua pro brasil
preciso de visto pra entrar em algum pais?
eu e meu amigo naum temos carteira de moto americana,mais temos a brasileira
precisamos de visto pra entrar no mexico e outro paises?
quanto devemos levar em dinheirooo?????
Israel Thomas Darosa

Próximo

Voltar para Panamá