Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel

Fórum com as Últimas Notícias que interessam ao público mochileiro e também a agenda dos shows, baladas, palestras e feiras imperdíveis.

Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel

Nova mensagempor marcelvinicius » 05 Jan 2007, 02:10

Secretaria do Meio Ambiente do Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel

O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai, diz Secretário.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), suspendeu no último sábado (30) a entrada de turistas na Ilha do Mel, que já atingiu o limite máximo de 5 mil visitantes por dia. De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, cerca de 1.500 pessoas estão apenas passando o dia na ilha e que estas vagas deverão ser liberadas já no período da tarde.

"A partir do momento que estes turistas começarem a retornar ao continente, nós poderemos liberar a entrada de novos grupos. O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai", explicou Rasca. Segundo ele, a Ilha do Mel possui um limite para o recebimento de visitantes, o que deve ser respeitado.

O chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, disse que os proprietários de campings e pousadas também devem respeitar a infra-estrutura para que não haja dano ao meio ambiente. "Estamos falando de uma unidade de conservação e a superlotação prejudica o bem-estar do próprio turista e da ilha também", lembrou.

No terminal de embarque de Pontal do Sul, não estão mais sendo vendidas passagens para travessia de barco. Funcionários da Eco Paraná estão oferecendo aos turistas - que chegam ao terminal com destino a Ilha do Mel - passeios de quatro horas para a Ilha das Peças, também conhecida como Ilha dos Golfinhos, a partir de R$ 10,00.

A Eco Paraná e o IAP, que administram o terminal de embarque, alertam para que os turistas procurem informações sobre o número de vagas antes de se deslocar até Pontal do Paraná para uma visita a Ilha do Mel. O telefone do terminal é (41) 3455-1690 .

Segundo o chefe do IAP, cerca de 20% dos visitantes procuram a ilha apenas para passar o dia. "Por isso, é importante que os visitantes busquem informações antes de embarcar, pois o número de pessoas na ilha varia de acordo com o horário", concluiu Reginato.

Fonte: Texto da Agência de Notícias do Paraná (Envolverde/Ecoagência)
marcelvinicius
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Dez 2002, 01:35

Nova mensagempor Jonas.Schwertner » 06 Jan 2007, 06:23

estas restrições sempre foram assim. Agora estão fiscalizando ja antes de entrar (não todos dias) os passageiros atraz de drogas...
Jonas Schwertner

http://jonasschwertner.blogspot.com/

Em algum lugar do Mundo
Jonas.Schwertner
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 20 Fev 2003, 00:47
Próximo Destino: setembro: Illha de Pascoa e Canada
Outubro: Egito, Israel e devo dar mais uma volta pela Europa este ano
Novembro: USA
Dezembro: Venezuela

Nova mensagempor federico » 11 Jan 2007, 20:47

Esto vale tambien para personas que ya tienen reservaciones hechas?? Yo reservé en una pousada para fin de enero, para ir con mi familia, desde Paraguay...
federico

Data de registro: 14 Set 2006, 13:32

Nova mensagempor marcelvinicius » 11 Jan 2007, 22:38

Olá Federico!
Não sei como funciona para as pessoas que fizeram reservas. Aconselho você telefonar para o número listado na notícia acima.
marcelvinicius
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Dez 2002, 01:35

Nova mensagempor Sandro » 12 Jan 2007, 03:04

Perdoem minha ignorância, mas não entendi porque o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a empresa Eco Paraná estão atrás dos maconheiros... rsss... (Ahhh! Eu não agüento!).

Falando sério... Eu quase não acredito que após anos esta lei enfim esta sendo aplicada e fiscalizada, pois até então era mais uma entre milhares ignoradas só existentes num pedaço de papel... Como a queima de fogos de artifício (inclusive no Réveillon), fogueiras em espaços públicos, assim como a entrada de animais domésticos no local... Vamos ver até quando... Ou... Até por quanto R$... A começar pela questão das reservas nas pousadas.
Visto que das 678 moradias existentes na ilha 296 ocupações (43%) são irregulares desrespeitando o Plano de Manejo da Ilha do Mel elaborado em 1982, contendo uma série de normas para preservação do meio ambiente local. As irregularidades são em relação ao tamanho, altura e local das construções - geralmente em áreas de invasão.
Dezenas de casas fora dos padrões estabelecidos pelo Plano de Uso da Ilha estão para serem demolidas e cinco ações já estão com sentenças demolitórias expedidas – todas irregulares, com notificação em andamento pelo Ministério Público, aguardando finalização das fases processuais. Algumas demolições deverão ser totais, outras parciais, com a redução da altura, ou cômodos.
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 01 Nov 2003, 17:33

Nova mensagempor Jonas.Schwertner » 12 Jan 2007, 07:12

Vc ter uma rezerva em uuma pousada não garante sua entrada na ilha....Pois a capacidade de hospedagem com os campings e tudo mais é maior que a capacidade da ilha...

Quanto a fiscalização contra Maconha sempre existiu na Ilha do Mel e inclusive foi no passado motivo para um topico com duras criticas contra a policia do PR que realmente busca fazer uma limpa nos "usuarios"....mas esquecem dos verdadeiros problemas...
Jonas Schwertner

http://jonasschwertner.blogspot.com/

Em algum lugar do Mundo
Jonas.Schwertner
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 20 Fev 2003, 00:47
Próximo Destino: setembro: Illha de Pascoa e Canada
Outubro: Egito, Israel e devo dar mais uma volta pela Europa este ano
Novembro: USA
Dezembro: Venezuela

Nova mensagempor Sandro » 12 Jan 2007, 09:26

Agora sim... Uma boa resposta. As vezes você só precisa de um empurrão na ladeira... 8)
Ainda que no meu ponto de vista os policiais não “esquecem” os verdadeiros problemas, é tudo uma questão de cada um cumprir com suas obrigações e respeito às leis. E o abuso no uso de drogas por alguns inconseqüentes é também um verdadeiro problema em qualquer lugar, só que não tem nada a ver com o assunto abordado neste tópico.

Abraços.
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 01 Nov 2003, 17:33

Re: Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel

Nova mensagempor silvana paulista » 24 Dez 2008, 10:42

Olá pessoal!

Pretendemos, eu e minha família ir para a Ilha do Mel, assim gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer uma coisa. Como a entrada na Ilha é restringida, como que se faz a reserva em um hotel com antecedência e depois não há risco de perder um dia de estadia por não conseguir entrar?Agora nas férias de janeiro deve haver muita procura.

Quem puder me esclarecer e me orientar eu agradeço desde já.

Bom natal a todos.
silvana paulista

Data de registro: 16 Out 2008, 19:01

Retornar para Notícias & Eventos

Submarino.com.br